Verdade dá calafrios na Folha e no Globo

Postei aí na seção de vídeos a reportagem  veiculada ontem pelo SBT sobre as precauções de segurança tomadas para assegurar a inviolabilidade do túmulo do ex-presidente João Goulart, em São Borja, Rio Grande do Sul.

Tem lógica, pois se aguarda a exumação de seus restos mortais, proposta pela Comissão da Verdade e autorizada pela família, que não acredita estarem plenamente esclarecidas as circunstâncias de sua morte, em dezembro de 1976.

As cartas trocadas naqueles dias entre o general Ernesto Geisel e o recém-ditador argentino – morto esta semana – Jorge Rafael Videla, recém-reveladas, só ampliam as suspeitas.

E as viúvas da ditadura estão em polvorosa com a pretensão da maioria da Comissão da Verdade brasileira representar pela revisão do esdrúxulo julgamento do Supremo que, contrariando os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, aceita a prescrição dos crimes de Estado cometidos aqui, ao contrário do que fizeram os argentinos, após a redemocratização.

Esta semana, O Globo publicou um editorial no qual qualifica como “no mínimo, ilegal” que a comissão encaminhe qualquer nomes – e provas, portanto – ao Ministério Público para levar ao Judiciário assassinos e torturadores. Agentes, aliás, de um regime que cevou e engordou o império Globo.

Hoje é a vez da Folha, que chama a ditadura de “ditabranda”, sair em defesa dos fantasmas da repressão, dizendo em editorial que a ação dos integrantes da Comissão da Verdade “a desconfiança de que os trabalhos em curso se pautem pelo espírito de revanchismo”.

A ambos, pelo seu papel colaboracionista nos tempos de um regime que só pode despertar nojo e revolta em qualquer democrata, falta autoridade moral para falar em revanchismo ou institucionalidade.

Aliás, qualquer coisa que tenha o nome de Verdade parece lhes provocar calafrios.

Comentários no Facebook

9 Respostas

  1. Marisa Amaral disse:

    Mas sem o apoio da sociedade a Comissão da Verdade falará sozinha, portanto é imperativo que o impossível para que nossa voz seja ouvida e tenhamos nossa história contada para que nunca mais ela se repita.

  2. Marisa Amaral disse:

    retificando…imperativo que façamos o impossível…

  3. estamos quase vivendo hoje as mesmas circunstancias da época do golpe abram os olhos pseudo democratas.cuidado com a robalheira e os desmandos os militares estão de olho.

  4. Mbt Melo disse:

    Os militares que fiquem de olho na sua chefe, Dilma Roussef, para que estejam sempre a postos para defender sua presidenta, o país e a democracia, ameaçados pelos lambedores de coturno, viúvas da ditadura e demais boçais sem-noção.

  5. Foi dado um golpe subliminar nos brasileiros pela judicialização da política que precisa ser revertido.

    Declarações do novo ministro do STF sobre mensalão. Ops! Mentirão segundo a Hildergard Angel que teve o irmão e a mãe assassinados pela ditadura militar em conluio com o PIG de ontem e de hoje ainda.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/novo-ministro-do-stf-podera-julgar-embargos-a-ap-470
    “Parece muito nítido que o STF aproveitou a oportunidade para condenar toda uma forma de se fazer política, amplamente praticada no Brasil. O tribunal acabou transcendendo a discussão puramente penal e tocando em um ponto sensível do arranjo institucional brasileiro”, escreveu Barroso, em artigo de janeiro de 2013, assinado em conjunto com o advogado Eduardo Mendonça.
    “O advogado acrescentou que os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010) “aderiram” ao modelo que presume uma série de irregularidades”
    De outras fontes na blogosfera escolhi mais estes:
    Segundo afirmou, o modelo político “que não vem de ontem” está na origem do mensalão.
    “É compreensível que os condenados se sintam, não sem alguma amargura, como os apanhados da vez, condenados a assumirem sozinhos a conta acumulada de todo um sistema”, disse, ao defender uma reforma política abrangente.
    Ainda no artigo, Barroso diz não ser contrário aos ministros levarem em conta “a realidade e o sentimento social”, mas alerta ser necessário que não se tornem subservientes à opinião pública, nem sejam “pautado pelas pressões da mídia”.

    E nesta linha dizer que a política partidária brasileira é um foco de corrupção teoria que o STF julgando-se menos corrupto tenta emplacar; trechos do post http://www.ocafezinho.com/2013/05/25/a-historia-nao-anda-de-aviao/#more-11407
    ‘Ao contrário, se a corrupção política é um mal que corrói o desenvolvimento, a desonestidade judiciária desequilibra a democracia e mina o próprio Estado de Direito”
    “Por quanto tempo o STF, por submissão a interesses políticos e midiáticos, infligirá sofrimento a réus inocentes? Por quanto tempo os juízes pretendem interferir na vida política do país mantendo acesa a chama de uma mentira?”

    Agora eu…..
    Que haja reforma política com financiamento publico de campanha e reforma do Judiciário que está com 60.000 processos a serem julgados. E que parem de proteger roubalheiras de Daniel Mendes, estupro por parte de um médico agora foragido, de achar que a ditadura foi um ”mal necessário” Ou seja no meio desta tormenta Dilma tem que pilotar a nau Brasil diminuindo a vergonhosa desigualdade de renda das famílias. Este é o ponto. Foi dado um golpe agora menos subliminar nos brasileiros pela judicialização da política que precisa ser revertido

  6. sinceramente eu acredito que infelizmente ele foi assassinado.

  7. De imbecilidade este país já estourou a cota, não precisamos de mais um. Para vc saber e sossegar o facho nas pretensões golpistas, como ex-militar da força Paraquedista, acho sua posição sem noção.O que impera é respeito total à constituição e, ao seu povo. O alta conta dos últimos governantes , Lula e Dilma, mudaram a mentalidade e a face da instituição.

  8. João Lucas disse:

    TENTE dar um golpe de estado e NÃO HAVERÁ PALAVRAS para o que será feito a você!!!

  9. nike air max disse:

    I precisely wanted to say thanks once again. I do not know the things I would’ve sorted out in the absence of those tips documented by you about that problem. This has been a very daunting issue in my opinion, nevertheless looking at the well-written avenue you handled that took me to weep over contentment. I am just happier for the guidance and even have high hopes you really know what an amazing job your are undertaking educating others with the aid of your blog post. More than likely you have never come across all of us.
    nike air max http://www.hscalumet.org/nam90.asp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *