UOL mostra que reforma da previdência é de chamar a Princesa Isabel

isabel1

Quando se anunciou a intenção do Governo Temer de estender para até 12 horas a jornada de trabalho, este blog achou que estivesse usando uma força de expressão ao pedir que se chamasse a Princesa Isabel.

Hoje, uma reportagem de Marcus Lopes, no UOL mostra que não é só para isso, não, que a filha de D. Pedro II precisaria nos socorrer, ao dar conta que o primeiro embrião de sistema previdenciário, em sua regência em  março de 1888, para funcionários dos Correios, estabelecia idade mínima de 60 anos e 30 de contribuição.

Cinco anos a menos de idade e 19 anos a menos de contribuição. O que, talvez, se explique por serem aqueles tempos de alta tecnologia, com computadores, máquinas, robôs e outros avanços da modernidade de quase 130 anos atrás, não é?

Mas, acredite, a matéria não é tão chocante quanto a enxurrada de comentários favoráveis a que se trabalhe até a morte.

Não são todos, claro, mas encontram-se pérolas como esta: “”O presidente Temer foi o único desde o império que fez e faz algum esforço para salvar o sistema previdenciário brasileiro. Tudo bem que foi os próprios políticos que lascaram tudo, mas não foi ele próprio que sucateou a previdência, pelo contrário, ele está tentando salvar alguma coisa.

Daí me ocorreu que já que estamos lançando brados ao além chamando a Dona  Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de  Orléans e Bragança poderíamos chamar também o sanitarista Oswaldo Cruz, com suas vacinas.

Porque se avolumam os sinais de que este país está acometido de uma epidemia pior do que a de chicungunha, de dengue e de zika: a da burrice suicida.

Ou melhor, burrice assassina, porque se fosse apenas suicida, nenhum problema: afinal, ninguém é impedido, se aguentar e tiver quem o empregue, de trabalhar até o último suspiro. Mas não pode obrigar os outros a isso.

É inacreditável que o desenvolvimento das tecnologias de produção, que os ganhos de produtividades que o trabalho acumulou durante tanto tempo, aumentado em escala muitíssimo maior que a expectativa de vida não faça esta gente pensar que seja preciso trabalhar muito mais para sustentar um sistema previdenciário.

Comentários no Facebook

25 Respostas

  1. Edson disse:

    Coxinha defendendo trabalhar até morrer?
    É COXINHA ESPERTO, COMO O JOÃO DORIA!

  2. TheWhuEla disse:

    Tudo bem, que se alterem as regras das aposentadorias mas, que se crie um sistema de renda mínima DIGNA para todos.

  3. Jaziel disse:

    A mentalidade da sociedade brasileira nunca se distanciou da mentalidade do período colonial.
    É a mesma merda de sempre.

  4. Reforma previdenciária

    • ernesto disse:

      Mais respeito com os padeiros. Exceto por um ou dois padeiros petistas, que não conseguem raciocinar muito bem, eles sabem que o “ganho” da poupança mal compensa a inflação (às vezes dá até menos que ela). Assim, mil reais podem valer cem mil em algumas décadas, mas, quando isso acontecer, cem mil talvez não compre um aparelho de TV.

  5. Mauricio disse:

    A direita brasileira, tão bem representada pelo excremento fascista que habita o blog, é infinita em sua burrice e estupidez. Se a mídia e os senhores do capital disserem que eles precisam amputar uma perna sem anestesia e doar todo o seu patrimônio em prol do “ajuste fiscal” das contas públicas, teríamos vários deles mancando pelas ruas e comemorando o exemplo de idiotia em estado puro. Temos que inventar uma vacina pra burrice, a direita desapareceria do Brasil e do mundo…

  6. roubrdario diniz valerio disse:

    Esta argumentação que hoje um numero menor de trabalhadores trabalham para sustentar um numero maior de aposentados é de uma estupidez cavalar e de um cinismo criminoso. Basta verificar a riqueza produzida por um trabalhador a 30/40 anos passados e quanto produz hoje com a tecnologia disponível. O valor pago a previdência tinha que ser estabelecido sobre o faturamento (a riqueza produzida) e não sobre o o numero de trabalhadores de cada empresa. Pois, em ultima análise vale o total da riqueza produzida pela sociedade.

  7. Carla disse:

    Trabalhar até morrer e morrer de tanto trabalhar.
    Tupiniquins que adoram o primeiro mundo deviam conhecer como é trabalhar na Alemanha (só para ajudar no início da pesquisa)

  8. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    FÁBIO DAMES: espíritas não fazem previsões e muito menos preveem o futuro. Deixa isso por conta de espiritualistas.

  9. ernesto disse:

    Qual era mesmo a expectativa de vida na época da Princesa Isabel? Pois é, como é praxe em todo raciossímio petralha, se pega alguns dados falsificados ou desconectados do conjunto para formar um discursinho de militante estudantil e se toca ficha. Mas o fato é que a Princesa pensou no assunto. E o Getúlio também, e os militares, o Collor, o FHC, o Temer …só quem não parece ter pensado, até porque essa não é a praia deles, foram o analfabeto e jumenta, que só gostam de quebrar o país e criticar quem tenta consertá-lo.
    Mas ainda está em tempo, vamos lá pessoal: O que foi proposto é ruim? Ok, digam como deve ser a reforma no conceito de vocês. Ou o negócio é só criticar quem trabalha?

    • leonardo disse:

      alfafa para esse ernesto BURRO é pouco.

      • ernesto disse:

        Sinto, mas o Relinchão comeu toda a alfafa. Da próxima vez peço para ele guardar um pouco para você.
        E, aproveitando, qual é a sua proposta para a reforma da previdência?

        • Roberto Monteiro disse:

          Lembras da 85/95?

        • Nelson disse:

          Lula, em entrevista para os estatizados, da qual participou inclusive o bestial PHA, disse que a previdência deve ser reformada de tempos em tempos para se adequar à nova expectativa de vida das pessoas. Qual seria essa nova previdência do PT? Será que o benefício iria aumentar e o tempo de contribuição diminuir? Afinal, para os estatizados, tudo que vem do PT é bom para o “povo”.

  10. Francisco de Assis disse:

    Poe que Temer e seus jumentos do PSDB, não copiam a Europa e esqueçam de por as maos nos cofres “di novo” e copiem alguns paises da Europa, que a cada ano aumentam os direitos previdenciarios do cidadão.

  11. Mauricio disse:

    Analfabeto e jumenta são os excrementos que botaram um verme como você no mundo. Se já não estão no inferno, deveriam ser presos por crime contra a natureza.

    • Mauricio disse:

      Arnesto, Alisson e bronco pagapau, os 3 patetas fascistas do blog (ou seriam a mesma figura doente???)

  12. Nai disse:

    Caramba, aqui no blog a popularidade do golpisto tá maior do que na datafalha, quem diria…a verdadeira mandioca chegou e há muitos para aplaudir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *