Um Gugu chique na Prefeitura

gugudoria

Estava errado quem achou que João Dória Jr. era uma imitação de Janio Quadros ao empunhar – para as câmeras, claro – uma vassoura  que esfregou duas ou três vezes contra o chão que a “produção” já havia deixado limpo.

Janio,  como já narrou aqui o professor Nilson Lage,  tinha um significado.

Dória, é um entretenimento – como, aliás, Eliane Brum menciona em seu ótimo artigo no El País -, algo que só está ali para impedir que outro esteja.

Não foi posto para fazer nada, está ali para que alguém faça qualquer coisa que mereça o nome de estruturante numa metrópole que mata a inteligência e suicida seu futuro.

Não tem política, tem “quadros” e ninguém estranhe se, daqui a pouco, Dória estiver dirigindo um táxi ou levando a desejada geladeira para a casa da Dona Maria, com a “produção” cuidando de que haja abraço emocionado, lágrimas e até um beijo que ele receberá constrangido, para limpar depois com um lenço umedecido.

Claro, em homenagem às famílias paulistas e ao seu patrono Opus Dei Geraldo Alckmin, é certo que não teremos  a “Banheira do Gugu”, mas o resto é garantido.

É mesmo um retrato do que foi possível apresentar da decadente elite paulista: um aventureiro, com cara de bundinha de bebê e cabelos caprichosamente arrumados, incapaz de, ao contrário dos velhos capitães de indústria, de fazer qualquer coisa produtiva ou de sequer ter um esboço do que seria o progresso e a grandeza da Pauliceia.

A caspa espargida sobre os ombros de Quadros parece mesmo, agora, um rasgo de humanidade.

A “locomotiva do Brasil” vai estar muito bem organizada, limpa e tinindo na primeira classe, livre dos “penetras que enfeiam a “Cidade Linda”.

Em volta dela, um selva, onde naturalmente haverá animais selvagens, que volta e meia furarão a cerca e aparecerão, ferozes ou assustadiços, no palco iluminado.

Mas não se diga que o novo prefeito tratará aos pobres como cães.

Afinal, ele é promotor de desfiles de pets em Campos do Jordão e não duvido que sinceramente, ame os cães.

Comentários no Facebook