Tuiuti: sem fantasia, o samba que já entrou na História

vampvamp

Há sambas que, ganhando ou mais frequentemente não vencendo o concurso oficial do desfile das escolas de samba no Rio, a gente sabe, ao ouvir, que entraram para a História. como fez o inesquecível “Canudos” da União da Ilha, em 1976.

São aqueles que conseguem arrancar de nós as memórias atávicas, as histórias que nos escondem, os orgulhos que sobrevivem.

O samba e o desfile da Paraíso do Tuiuti -vencedores  sem contestação na preferência popular mas, provavelmente, nada além disso nos “júris” oficiais – são destes que serão lembrados anos a fio, por tudo o que têm de qualidade poética, crítica social e humor político dos mais ácidos.

Uma maravilha que me manda o amigo Celso Vicenzi, como a lembrar o que pode ser o carnaval sem megapatrocínios, tapetes e astronautas voadores, que reproduzo abaixo, sem a solenidade do desfile, sem as roupas e  adereços brilhantes, mas com os homens e mulheres da vida real.

Que cantam, sem fantasia, o que é pura realidade e tanta gente só enxerga e sente na Passarela.

Comentários no Facebook

32 Respostas

  1. Batista Nogueira disse:

    Lindo demais.

    • edson augusto brito disse:

      PO CARIOCAS COMO VOCÊS PODEM TER UM PREFEITO QUE NÃO GOSTA DA CIDADE? SE ELE NÃO GOSTA DA CIDADE O QUE TÁ FAZENDO AI?

  2. Rogério Ferraz disse:

    A Tuiuti arrasou em 2018. E faço uma correção, Fernando Brito: o samba de 1976 se chama Os Sertões e foi da escola Em Cima da Hora. Fui conferir sua dica, pois não conhecia o samba, e percebi o erro

  3. Messias Franca de Macedo disse:

    [Excelente] Programa Duplo Expresso, live especial: Carnaval não é globeleza – é política na veia!
    13 de Fevereiro de 2018
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=81jKTNobxqU

  4. Rogério Ferraz disse:

    De fato, a Tuiuti arrasou em 2018. E faço uma correção, Fernando Brito: o samba de 1976 se chama Os Sertões e foi da escola Em Cima da Hora. Fui conferir sua dica, pois não conhecia o samba, e percebi o erro

  5. Tomas disse:

    O Senhor Paulo Abreu, todo confortável em suas insinuações maliciosas, quer que se explique os “dez milhões” em previdência privada que o presidente Lula contratou. Aqui está a explicação:

    Nota Oficial: Previdência privada da família de Lula é legal

    24/07/2017
    http://www.pt.org.br/nota-oficial-previdencia-privada-da-familia-de-lula-e-legal/

    A contratação dos planos de previdência privada destinados aos filhos e à mulher do ex-presidente Lula, Marisa Letícia, foi feita dentro da lei, com recursos legais e declarados, provenientes de 72 palestras contratadas por 45 instituições e empresas do Brasil e do Exterior, entre elas a Info Globo, do Grupo Globo, a Microsoft, Iberdrola, Telmex, Nestlé e Bank of América, entre outras.
    Para capitalizar os dois planos de previdência, Lula utilizou recursos obtidos em suas palestras no Brasil e no Exterior, destinando R$ 7 milhões a um plano que tem como beneficiários seus filhos. O outro plano, no valor de R$ 1,8 milhão, estava em nome da esposa de Lula, dona Marisa Letícia, que faleceu neste ano.
    O dinheiro bloqueado na semana passada pela Força Tarefa de Curitiba foi declarado às autoridades e obtido após Lula deixar a Presidência da República.
    Mais do que nunca, está claro que o ex-presidente Lula está sendo vítima de uma perseguição política, que tenta tirá-lo a todo custo da eleição de 2018, em que ele aparece na liderança de todas as pesquisas divulgadas recentemente. Lula é inocente!

    Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores

  6. Itamar Perenha disse:

    A Justiça Brasileira é paga para vendar os olhos para o andar de cima. As raras vezes em que alguém é “sacrificado” significam que milhões, do andar de baixo, serão imolados no altar da hipocrisia jurídica. Os “patos” reais que ocuparam a av. Paulista e outras país afora foram meros “fantoches” para a elite que deu o golpe. Vão continuar mamando nas tetas, comprando jatinhos financiados com dinheiro público enquanto posarão de ricos e independentes de governo. A Escola de Samba expressou sentimentos que já deveriam ter contaminado o povão e fazer a Justiça a se preocupar com aquilo que o senso comum é capaz de distinguir quando uma decisão é justa ou não.

  7. Messias Franca de Macedo disse:

    … PORÉM, MUITO CUIDADO, AINDA É POUCO!

    ***

    Jornalista alerta: catarse com a Tuiuti não faz uma revolução

    Para Leneide Duarte-Plon, “um povo que se contenta” com um desfile de protesto na Sapucaí “NUNCA VAI FAZER a revolução”; “Estou cansada da superficialidade. O Brasil cai no samba e faz sua catarse. O que muda com o samba que falou da escravidão?”, questiona

    13/02/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/341892/Jornalista-alerta-catarse-com-a-Tuiuti-n%C3%A3o-faz-uma-revolu%C3%A7%C3%A3o.htm

  8. Vicente disse:

    Dizem que a rede roubo já articula forçar o júri a rebaixar a Tuiuti como forma de punir a escola por dizer a verdade e dar exemplo pra que outras escolas não façam o mesmo.
    Se isso acontecer, sugiro um crowdfunding para levantar fundos e mostrar pra escola e pro Brasil que ser honesto compensa, apesar da rede roubo não querer honestidade.

    • ernesto disse:

      Se ocorrer, o rebaixamento da Tuiuti não é nada demais. Ela já deveria ter sido rebaixada o ano passado e só não o foi porque mudaram as regras em função do incêndio em outra escola. Quanto ao futuro, não creio que o samba fique na memória de ninguém. O que pode ficar é o Temer-vampirão, que está muito engraçado.

      • HOCUS POCUS disse:

        a mocinha gaúcha e seus pitacos”engraçados”.Na verdade vcs ficaram na história e foram retratados na avenida –os patos paneleiros manipulados por mãos gigantes—- ,imagem perfeita do triste e estúpido papel que vcs IMBECIS FASCISTAS protagonizaram.
        Agora igual camisinha que foi usada ,foram descartados e jogados não no paraíso que lhes “prometeram”, mas,no inferno que os FILHA DA PUTA GOLPISTAS CRIARAM NO BRASIL.
        BOA VIAGEM DE RETORNO A REALIDADE BABACA!!!!!!

  9. Benedito disse:

    E a Globo envergonhada, dona da maior mão de manipular fantoches, foi a mais humilhada por tudo o que não disse. Samba e enredo magistrais . O Brasil estava precisando!!!!!!!!

  10. Sertanejo/PE disse:

    Tem que explodir a globo e seus asseclas.

  11. Messias Franca de Macedo disse:

    Bom dia 247 (13/2/18) – 2018: o Carnaval do ‘fora Temer’ vai tirar o Brasil da letargia?
    E o neofascismo descarado do “prefake” DEMoTucano joão dória
    https://www.youtube.com/watch?v=RtqScPhhAoA

  12. FELIPE VICENTE disse:

    Leneide Duarte-Plon
    Lamentável. Essa senhora conquista espaço no 247 para reclamar do Povo Brasileiro, que ainda não saiu para as “vias de fato”. Somente protestos como este da Tuiuti, em plena Avenida, no meio da multidão e na telinha da Globo… Ela, de seu sofá, em Paris, reclama porque o Povão ainda não fez nada. Será que ela está reclamando a falta de explosivos caseiros?

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Eu creio que a senhora Leneide Duarte-Plon está nos advertindo:
      o valoroso protesto da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti somente produzirá consequências objetivas na medida em que a mobilização popular aumente e torne-se frequente até a derrubada do golpe ora em curso!
      Creio – e espero – que seja esta a mensagem!

  13. Antonio disse:

    Corrija ai meu caro em 1976 o samba que falava de canudos nao foi da uniao da ilha e sim da escola em cima da hora com o enredo sertoes… vcs precisam pesquisar mais sobre historia para nao divulgar bobagens.

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    O senso imoral de justiça de Moro e Bretas

    Por egrégio e intimorato jornalista Renato Rovai

    As leis são filhas do seu tempo. São utilizadas em boa medida para impedir o livre arbítrio dos seres humanos em nome da boa convivência em sociedade. E servem à domesticação, como já apontou Foucault.
    Leis são construídas a partir dos interesses de quem tem mais força pra fazê-las. A escravidão foi legal no Brasil até 1888. Homens brancos que torturavam suas posses negras agiam amparados pela lei.
    Não há mérito em cumprir a lei quando ela é injusta, imoral, corrupta e atenta contra os interesses de grupos ou da sociedade como um todo.
    Os juízes Sérgio Moro e Marcelo Bretas foram flagrados em ato imoral e indigno, (…)
    (..)
    Essa justiça é inclementemente injusta. É preciso democraticamente lutar contra o moralismo sem moral de Moros e Bretas. Eles são o império da lei, mas de uma lei que é socialmente injusta. E que não interesse à ampla maioria da população.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2018/02/02/o-senso-imoral-de-justica-de-moro-e-bretas/

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    Entrevista Fernando Horta: Lava Jato e crise política
    Por Luis Nassif
    https://www.youtube.com/watch?v=t48RYl78BWA

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    … E “veja só”, a ‘veja’ ‘DESmoroLIZA’ a Globo da Fatinha ex-do Bonner!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    Enquanto Fátima trabalha, namorado ‘descobre petróleo’ em Olinda
    Túlio Gadêlha posta vídeo em bloquinho de rua sujo e comemorando com a multidão. ‘Foi uma honra carregar o oleoduto em 2018’

    13 fev 2018

    (…)

    FONTE, pasme: https://veja.abril.com.br/entretenimento/enquanto-fatima-trabalha-namorado-descobre-petroleo-em-olinda/

  17. Messias Franca de Macedo disse:

    … Falando no vampirão ‘presiMENTE’ ladrão!…
    SUPERMERCADO É SAQUEADO NO LEBLON E POLÍCIA NÃO INTERVÉM
    https://www.youtube.com/watch?v=7KaN84Gcapc

  18. indio-z disse:

    Tem um mané que eu não sei se é fake ou um homônimo meu, frequentando este blog e falando pelos cotovelos, um legítimo representante da direita xucra, segundo o reinaldo azevedo. Eu sou o paulo de abreu um progressista, já esse imbecil eu eu não faço ideia de quem seja. Vade retro satanás…

  19. Paulo Abreu trouxinha paneleiro, serra batalhou e conseguiu vender a preço de banana a Vale do Rio Doce, um dia após a privataria a filha dele se associou ao UNIBANCO, logo em seguida a empresa dela passou a ser parceira da VALE DO RIO DOCE. O negócio do filho do GRANDE ESTADISTA LULA foi licito, e não precisou dá de bandeja o pátrimônio publico

  20. Rui disse:

    Não teve prazermaiir neste carnaval do que ver o mafioso vampiresco do Temer na avenida e os paneleiros que tanto lutaram para colocar o homi no planalto. Imaginei ali entre eles o Ernesto, o Capiaue o kavara desaparecida. Pobres idiotas, fizeram uma grande merda e não querem admitir. Mas o prazer foi imenso. E a escravidão não tinha acabado?

  21. Edna Baker disse:

    M A R A V I L H A!!! Mil PARABÉNS Tijolaço .

  22. Carvalho disse:

    Boas. Inesquecível Canudos da União da Ilha de 1976.
    Quiz dizer, “Inesquecível Sertões da Em Cima da Hora de 1976.?
    saúde.

  23. Tem gente ai da “justissa” quando saísse para uma solenidade nunca deveria esquecer a vassoura de palha. Cês viram ontem? que coisa redícula a fantasia da Dona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *