Temer, um mês depois, vai processar Joesley Batista

numeros

Michel Temer é mesmo um caso de quem tem a honra como hímen complacente, se me perdoam o termo antiquado.

30 dias depois de ter sido chamado de ladrão e chantagista resolveu processar seu acusador, diz a Folha de S. Paulo.

O motivo é a entrevista do empresário à Época dizendo que o ocupante do Palácio do Planalto é o chefe  da “maior organização criminosa do país”.

Temer vai divulgar uma longa nota ainda neste sábado (17) para dizer que entrará com ação civil e penal contra o empresário.

Segundo a Folha apurou, o presidente acredita que o Ministério Público Federal vai utilizar as novas declarações de Joesley para “reconstruir” a base da denúncia que deve apresentar contra ele na próxima semana.

Na nota, Temer acusará Joesley de proteger determinado partido político, em referência ao PT, e criticará a impunidade, também em citação indireta, desta vez em relação à PGR (Procuradoria-Geral da República) e seu comandante, Rodrigo Janot.

A razão do “bico” de Temer é o fato de, na entrevista, apesar das acusações a Lula, Batista admite que não teve sequer “uma conversa não republicana com o petista”.

A providência, a esta altura, só é menos ridícula do que seria pedir a devolução da mala de dinheiro por “falta de provas” de sua origem ilícita.

Veremos qual será a forma jurídica da tardia reação de Temer. Não será simples que se aceite uma ação criminal autônoma por calúnia e difamação sobre algo que já  é objeto de uma investigação por crime no STF.

Além do mais, vai se configurar uma esperta covardia jurídica, porque o Código Penal proíbe que seja invocada a exceção da verdade ( o direito de provar que alguém é mesmo o que se disse dele)  quando a suposta injúria é dirigida ao Presidente da República.

Pior ainda será se Temer escolher a esfera cível, onde poderia pedir indenização por dano moral a Joesley.

Não se anule a hipótese. Afinal, como disse o dono da JBS em sua entrevista, Temer “não é um cara cerimonioso com dinheiro”.

Mas é inútil: a porta está arrombada demais para que se pense em colocar trincos.

 

Comentários no Facebook

7 Respostas

  1. alvaro disse:

    Quanto à devolução da mala… a própria ‘justissa’ se incumbirá de mandar devolver-lhe a pensão tão penosamente conquistada.

  2. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Depois de tudo que o Joesley mostrou, o vampiro acha que ainda pode jogar a culpa no PT? Isso o Moro já está tentando fazer, sem sucesso. A casa caiu, e com ela, todas as teses de que o Lula era o chefe da quadrilha. Acabou, coxinhas. De agora em diante tudo que vocês ainda podem fazer é latir, latir e latir. A quadrilha que vocês apoiam acabou de ser desbaratada. Alguém disse que “não ficaria pedra sobre pedra”. Na mosca. Mas não posso me furtar de fazer um comentário à la coxinha: KKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    TCHAU, TROUXINHAS DA GLOBOSTA.

  3. Pablo disse:

    Mortos não falam. Até mais ver em Alcatraz

  4. Lenita disse:

    Fábio Dames, obrigado pela aula. Muito legal ter vc por aqui para esclarecer um pouco esse nevoeiro. Abraços :-)

  5. Pereira disse:

    FACÍNORAS!!!

    Destruindo e entregando o Brasil.

    A CIA é a grande vencedora como em 1964!

    Sem o mote: comunistas!

    E os marinhos, febraban e fiesp masi uma vez continuam a comandar o barco.

    Enquanto isso o povo NAUFRAGA, se deixando ser MANIPULADO pelos eternos marinhos.

  6. Pereria disse:

    A corda e a caçamba

  7. waltet pastori disse:

    PORQUE O ILEGITIMO PRESIDENTE QUE CAIA JA ADORA JANTAR COM AMIGOS PRA NAO DIZER OUTRA COISA E COCHICHAR ELE NAO CONSEGUE TER UMA CONVERSA NORMAL PODEM REPARAR NA MAIORIA DAS VEZES ELE TA COCHICHANDO ESTRANHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *