Temer, o sorvete e os brioches

paohaagen

Como este blog não é primário ao ponto de achar que 500 potes de sorvete resolveriam a crise econômica do país, deste ridículo episódio da compra da despensa do avião presidencial o essencial são os efeitos que produz na opinião pública e aquilo que revelam do comportamento do nosso – a contragosto e com uso muito licencioso da palavra – governante.

Significa a incapacidade de compreender que, nos momentos de crise, governantes e agentes políticos incapazes de compreender e até sentir as agruras em que vive a população estão sujeitos a provocar, com pequenos atos e declarações, um sentimento de ódio que disso jamais viria se vivêssemos situações minimamente equilibradas.

É o efeito “Maria Antonieta” ao perguntar porque os pobres, se não tinham pão, não comiam brioches.

O episódio, em matéria de gravidade, é infinitamente menor perto de crueldades como a PEC da Morte, mas tem um fator de multiplicação muito mais concentrado que  aquela, porque vira assunto de botequim, indefensável, capaz de colocar no ridículo – ou no silêncio – a já minúscula porção da sociedade que apoia Michel Temer.

Mais um produto da insensibilidade que transbordou de sua fala natalina, que só não resultou pior porque pouca gente viu, em meio às festas.

No sorvete e no discurso, Temer comete o erro a que sua frieza o induz, o de não partir do princípio que, para ter credibilidade, primeiro é preciso reconhecer que o país está em uma crise profunda e os espasmos desta situação se evidenciam por toda parte.

E como isso, que é evidente, não aparece nas palavras e gestos do ocupante do Palácio do Planalto acentua-se em tudo o que sorvetes e brioches representam: a indiferença e até a cínica crueldade com seu povo.

Temer escorrega rapidamente do terreno do desprezo para o do ódio popular. E na sua mente servil, amaciada pelos faustos palacianos, só enxerga como remédio para isso ser ainda mais cruel.

Despreza, assim a lição de Maquiavel, que sustenta que “um príncipe deve estimar os grandes, mas não se fazer odiado pelo povo.

Comentários no Facebook

41 Respostas

  1. Fabio disse:

    Temer é um canalha da pior espécie.

    • Lenita disse:

      FB, se o vampiro não fosse um decorativo em tudo que faz além de ser pequeno demais para o Brasil, como disse nossa coração valente, até poderiamos pensar na maxima do Machiavel. Não é o caso, esse verme nem sequer tem estatura para ser um governane, ele não existe pois é um engodo ambulante, um espasmo de horror feito de excrescência. Nenhum povo do mundo merece ter um ser assim abjeto. Fico so’ feliz de saber que seu fim esta proximo. Nem ver, escutar ou saber desse cara tenho vontade. Nem sei que historia é essa de sorvete … Não consigo mais acompanhar essa decadência dantesca do nosso pobre pais !!!

  2. Dinio disse:

    Texto IMPERDÍVEL do Mauro Santayana sobre (palavras minhas): “O ASSASSINATO DA ENGENHARIA BRASILEIRA…E OS ASSASSINOS NÃO SERÃO PUNIDOS PELE JU$TIÇA BR…seria AUTO-PUNIÇÃO…”http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2016/12/nota-de-falecimento-engenharia-brasileira-esta-morta-1598.html

  3. ernesto disse:

    O texto é pertinente e o presidente Temer fez bem em cancelar o sorvete e a coisa toda. Mas o engraçado é que quando se fazia coisas muito piores que geraram a crise, como criar uma TV Brasil para acomodar comparsas a um custo de quase 1 bi por ano, o blog não tinha essa preocupação.

    • sergio disse:

      “Arnesto isso não se faz.”
      Você é um coxinha desgraçado.
      Filho da puta !

    • renato arthur disse:

      Todos os países da Europa, da Ásia e da América possuem TV estatal, porque a comunicação tem que ser só privada? Você tem ideia quanto custa a BBC para os cofre britânicos? Ela é um orgulho para essa nação porque o Brasil deve se informar pela Globo?

      • renato arthur disse:

        Quem cria TV p/ acomodar amigos é em SP , a TV cultura que só entra quem tiver carteira do PSDB, e 5% do orçamento do governo são p/ os jornalões p/ acobertar patifarias.

      • ernesto disse:

        O Brasil também, possui várias… Cultura, Educativa … O que a TV Brasil acrescentou? Nem para propaganda política do PT serviu, pois quase ninguém assiste. Foi só para arrumar boquinhas para Cruvineis, Nassifras e cia.E ainda que fosse algo de valor deveríamos ver se compensava gastar aí o dinheiro que falta em tantas áreas. É uma tremenda incoerência criticar os gastos menores e ter se omitido enquanto arrombavam o cofre desse jeito.

        • Rei disse:

          AULA DE HIPOCRISIA COM ERNESTO!!!!

          RELINCHADA: “É uma tremenda incoerência criticar os gastos menores e ter se omitido enquanto arrombavam o cofre desse jeito.”

          1-MAS VOCÊ NÃO ESTÁ CRITICANDO GASTOS MENORES COM A TV BRASIL ENQUANTO SE OMITIU SOBRE O AUMENTO DO JUDICIÁRIO DE 70BI, SE OMITIU SOBRE O PRESENTE DE 100BI PARA AS TELES.
          2-VOCÊ NÃO CRITICA A CORRUPÇÃO DO LULA SEM COMPROVAÇÃO ENQUANTO SE OMITE SOBRE OS 23 MILHÕES DE SERRA EM CONTAS NO EXTERIOR, SE OMITE SOBRE O MINEIRINHO E SUAS 10 DELAÇÕES E CONTAS NA SUIÇA??? TEMER NO PORTO DE SANTOS, COM CHEQUE NOMINAL E NAS PLANILHAS DA ODEBRETCH???
          3-VOCÊ NÃO CRITICA O GOVERNO LULA SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE E SE OMITE SOBRE O GOVERNO FHC MESMO COMIGO SURRANDO NA SUA CARA VÁRIOS INDICADORES QUE MOSTRAM ENORME SUPERIORIDADE DE LULA?

          HIPÓCRITA!!!!!

          COVARDE!!!!

    • paul moura disse:

      Agora temos os trouxinhas Häagen-Dazs..não é o máximo.
      Esse Brasil desafia qualquer lógica.

    • Rei disse:

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAHAHAHAHAHAHAHAA

      VAI DESCENDO NA BOQUINHA DA GARRAFA, ERNESTO!!!

      CADA DIA MAIS PATÉTICA ESSA DIREITA BRASILEIRA… QUANDO A GENTE ACHA QUE NINGUÉM VAI SER BURRO O BASTANTE PARA DEFENDER ESSE LIXO DE GOVERNO… APARECE O ERNESTO… OS AMIGUINHOS DELE ATÉ SUMIRAM DE VERGONHA!!!

      FORÇA ERNESTO!!! CONTINUE SENDO ESSA PIADA QUE TANTO NOS DIVERTE!!!

    • Joao Maria disse:

      Arnesto, voce conhece ademir, eu conheço a de 500. 1 bi por ano? Esta confundindo com 100 bilhoes para as teles? Li em outro blog que a OI pertence a familia Jereissati. Ta explicado o presente.

  4. maria do carmo disse:

    O Temer Ursurpador, deve estar maluco, nos estamos na era da comunicacao global, perdeu o senso so fala e faz tolices, diz desdiz, se faz de anjo aos nordestinos , so conta com a inteligencia mediocre dele, esquece de contar com a inteligencia do povo, que sabe que esta sendom expoliado pelo ditador aventureiro, esta na contra mao do mundo, subiu na cabeca do arrivista vaidoso, esta precisando de um geriatra e psiquiatra urgente, fora traira,eleicoes ja!

  5. renato arthur disse:

    Mas se fosse apenas o Temer e sua insensibilidade com as questões sociais do nosso país ainda seria tolerado pois sabemos que esse indivíduo é rastejante. Mas temos o Judiciário o Ministério público e políticos com salários astronômicos a custa do estado a chantagear e a procurar brechas p/ aumentarem mais os seus lucros. Essa falta de dignidade de agentes públicos que me revolta, são todos patrimonialistas do estado, quero o meu quinhão o resto da população que se lixe. Quando o Brasil tiver mais cultura isto não será tolerado.

  6. renato arthur disse:

    Será que o ministro da justiça vai mandar prender o cidadão pelo vídeo? Ele revela o que é Temer e o sacrifício que a nação brasileira enfrentará com desemprego, desaposentadoria, jornada de 12 h, salário negociado c/ patrão, fim da carteira de trabalho, fim das férias e 13 salário.
    https://www.youtube.com/watch?v=J0yZAWvHqdQ

  7. Sergio disse:

    Brito, não tenho notícias de ações judiciais sendo movidas, por Fup, Partidos, Associações de Engenharia, tentando bloquear ou cancelar a entrega do Pré-sal ou ativos da Petrobrás.
    Não é possível que não haja algum Juiz por aí que tenha alguma coragem e nacionalismo.
    Porque ninguém se mexe?

  8. renato arthur disse:

    Observem que no vídeo acima, o Youtube proibiu comentários, ou seja estamos em regime de plena censura pública isto não acontecia quando publicavam vídeos da Dilma e do Lula.

  9. marco guerra disse:

    QUANDO ESSE PESADELO ACABARA?

  10. Messias Franca de Macedo disse:

    Da Série “Ineditismos surreais do ‘braZ$&l'”

    O ‘braZ$&l’ é a única republiqueta do CU(nha) do Mundo em que
    1- “constitucionalista” é golpista;
    2- apartamento na planta derruba ‘miniSTRO’;
    3- sorvete top de linha estraga licitação em menos de 12 horas após ‘vazamento’ do rótulo!

    RESCALDO TRÁGICO:
    Deus estava com uma baita ressaca no dia em que resolveu criar o ‘braZ$&l’!
    Um milagre fora da curva!

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Eu já comprei um banquinho e um boné vermelho!
      A partir de agora eu irei reservar algumas horas do dia para assistir ao mar pegar fogo!
      Bebendo água de coco à beça!
      Somente para apreciar os(as) ‘coxinhas’ comendo traíras assadas!
      Traíras da predadora, venenosa &$ parasitária espécie ‘libanesas disenterinus decorativus brevis’!

      Viu, “rebanho” de abestados(as) [quase]anencéfalos?!
      “Receba a pós-verdade da máfia Global!”
      E ‘vazem’ salmão e caviar!

      • Messias Franca de Macedo disse:

        … Eu também já estou orando para que o libanês usurpador decorativo ‘disenterino’ ‘vaze’ até as tripas fétidas os sanduíches de mortadela!
        E em pleno voo para a Miami do joaquim barbosa &$ do ‘mor(t)o’!
        Vai, energúmeno desalmado glutão suarento!

        … Junto com o sorvete Corneto estragado!…

        Pano rápido!

  11. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Lembram quando FHC mandou o avião presidencial comprar camarão para o palácio aqui no RS?
    A sra. Obama, mulher do Barak, usa vestidos de 100 dólares. Aqui se paga quase isso por um sorvete.

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    Muito além do sorvete: Temer e Häagen-Dazs têm em comum a história falsificada.

    Por ínclito e intrépido jornalista Kiko Nogueira

    27/12/2016

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/muito-alem-do-sorvete-temer-e-haagen-dazs-tem-em-comum-a-historia-falsificada-por-kiko-nogueira/

  13. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    1,75 milhões não vai resolver o problema do Brasil. O problema maior é a sonegação. Os 500 maiores sonegadores deviam até o final de 2015 “só” 1,5 trilhões de reais. Entre eles Globo, RBS, Gerdau, etc.
    Veja a lista dos 10 maiores devedores até 2015. Algumas jamais pagarão, como Varig e Vasp.

    A mineradora Vale do Rio Doce encabeça a lista dos dez maiores devedores com uma dívida de R$ 41,9 bilhões, seguida por Parmalat (R$ 24,9 bilhões), Petrobras (R$ 15,6 bilhões), Ramenzoni Indústria de Papel (R$ 9,7 bilhões), Duagro (R$ 6,6 bilhões), Vasp (R$ 6,2 bilhões), Bradesco (R$ 4,9 bilhões), Varig (R$ 4,7 bilhões), American Virgínia Tabacos (fabricante dos cigarros San Marino, Seleta, Oscar, Indy e West. Deve R$ 4,1 bilhões) e Condor Factoring (R$ 4,1 bilhões).

    E a pergunta é: Se todos esses devedores foram acionados judicialmente, por que nossos juizes ainda não obrigaram eles a pagar o que devem? Qual é a dificuldade?

  14. Diego disse:

    A ponte para o futuro é o próprio Temer, essa ponte Temer foi projetada pela mídia lixo e políticos canalhas para tentar retornar ao poder de forma indireta e detonar o Brasil com ajuda do podre judiciário, sendo que a ponte já começou com a destruição do estado de direito, das empresas nacionais, dos empregos. Os políticos que formam essa canalhocracia querem voltar como santos, enganando a população, dizendo que vão consertar os estragos que eles mesmos causaram. Operação lava jato é falsa, foi criada por agentes internacionais em cooperação com os traidores do Brasil para perseguir tudo que representa o bem estar dos brasileiros, destribuição de renda, desenvolvimento educacional, verdadeira justiça, indústrias nacionais, setores de energia, enfim, exploração total de nossas reservas naturais e humanas, tudo isso com a ajuda da mídia lixo; é uma operação enorme de tentativa de destruir um partido, destruindo um país, gerando novamente as grandes mazela brasileiras: desemprego, pobreza, fome e mortes por desumanidade desses canalhas a população brasileira.
    O BRASIL se divide numa imensidão de BRASILEIROS e um grupelho de golpistas.

  15. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    O que devem de imposto paga 10 vezes o déficit nas contas públicas. E o STF nada faz? Sim, por que todos os devedores vão até a última instância para não pagarem ou para ganharem tempo. O que, no caso deste último, é considerado obstrução da justiça. Portanto, mais um crime!

  16. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Na era de youtube, whatsapp, instagram e facebook, esses coxinhas vagabundos e midiotizados só enganam quem quer ser enganado. São tão imbecis que a página do MBL só fala em comunistas, Lula e Dilma. Escondem destes imbecis o que realmente está acontecendo neste país. Esqueceram que o cara do MBL é sonegador e tem vários processos contra ele? Gente estúpida.

  17. Celso Junqueira disse:

    Esse tanto de alimento não estragará com o tempo?
    Aos imbecis: o atual avião presidencial – FAB VC1A – foi comprado no governo Luiz Inácio por sugestão da Aeronáutica, que através do GTE (Grupo de Transporte Especial) queria substituir o velho Boeing 707. A escolha pelo modelo Airbus teve como contrapartida a instalação de uma fábrica da empresa francesa em SJ dos Campos, que gerou 150 empregos para brasileiros.

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    … Que tal o canalha libanês usurpador decorativo glutão suarento ‘disenterino’ “recepcionar presenteando” os “novos” ‘miniSTROS’ do TSE com uma baita cesta básica?
    &$, por óbvio, os há muito da Casa!
    A cesta básica ‘Suprema Cooptação Premiada’!
    Hã tribunal!
    Hã Eleitoral!

    ***

    Vídeo escracho: isso é um avião ou uma food shop?
    https://www.youtube.com/watch?v=J0yZAWvHqdQ

  19. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    BRITO: mandei um link do Estadão sobre as despesas do Aerolula e demais aeronaves do governo em 2007, mas o site não está aceitando. Sabe qual o motivo?

  20. CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO, O CPP! disse:

    Bom dia meus brothers e sisters,

    Um feliz Ano Novo (apesar dos pesares).

    Estão despertando agora a Andre Souza, Amadeu Rock, Estevão Zanchetta, Carlos Brito, José Braga e Paula Lins, “pobres de direita”?

    Não é só GOLPE DE ESTADO contra nossa DEMOCRACIA e sim, uma sucessão de golpes, uma sequência de trapaças golpistas insanas que estão lhes tornando uns párias na sociedade. Cidadania, dignidade, soberania, nossas riquezas naturais e patrimoniais, estão indo ao buraco sem fim.

    “O FAMIGERADO, O AVARENTO, O CRIMINOSO “TIO SAN”, PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS COM TODAS AS GARRAS, COM TODA FEROCIDADE!”

    Despertem mesmo e estejam ligados na vida. Movam-se. Vão à luta. Resistir! Resistir! Resistir!

    “A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA”! “Homi!” “Homi!” “Abram do olho!” “Babado não é bico não!” Juízo gente e jáaáááááá…!!!

    Assim também, a omissão, a indiferença etc, têm sido um valioso coadjunvante aos golpistas, um valioso colaborador do vergonhoso e avassalador GOLPE CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA!

    O GOLPE É, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, CONTRA CADA UM DE NÓS BRASILEIROS, DO OIAPOQUE AO CHUÍ, MORMENTE E SOBRETUDO, CONTRA A CAMADA MENOS PROTEGIDA, OS TRABALHADORES DE TODAS AS CATEGORIAS!

    NINGUÉM, NINGUÉM MESMO, ESTÁ A SALVO DAS DANOSOS, DESASTROSOS E ORA JÁ QUASE IRREVERSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DO GOLPE E SUAS DERIVAÇÕES! “Homi!”

  21. Maria Rita disse:

    Uma manchete internacional deveria dizer assim: Filme preferido dos golpistas brasileiros: “Curtindo a vida adoidado”. Executivo, judiciário e legislativo tupininquim é medíocre até a ponta dos cabelos, mas muito rico às custas do povo. E extremamente debochado em plena crise. E a música preferida? Eu hoje vou me dar bem…

  22. Messias Franca de Macedo disse:

    Filha de Cerra é sócia do homem mais rico do Brasil

    A filha do Cerra também já foi sócia em Miami (em Miami !) da irmã do Dantas

    19/03/2013

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/03/19/filha-de-cerra-e-socia-do-homem-mais-rico-do-brasil

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Diletto recebe aporte de R$ 100 milhões de Lemann
      Um mês depois de anunciar uma megaoferta para a aquisição da empresa de alimentos Heinz, o empresário Jorge Paulo Lemann decidiu investir na sobremesa. O homem mais rico do Brasil, sócio da cervejaria AB Inbev e da rede de lanchonetes Burger King, fechou a compra de uma participação minoritária na sorveteria Diletto. O negócio é estimado em R$ 100 milhões e envolve aproximadamente 20% das ações da companhia.
      (…)

      FONTE, pasme, saiu no Valor, o PiG (*) cheiroso

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2013/03/19/filha-de-cerra-e-socia-do-homem-mais-rico-do-brasil

      • Messias Franca de Macedo disse:

        COM FILHA DE SERRA, LEMANN COMPRA SORVETERIA

        Fundo Innova, que tem como sócios Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do País, e Verônica Serra, filha de José Serra, fez aporte de R$ 100 milhões na compra de 20% da sorveteria Diletto, avaliada em R$ 500 milhões; ligações entre Lemann e o círculo serrista vêm desde a década de 90, quando o empresário bancou os estudos da filha de um provável presidente em Harvard

        20 DE MARÇO DE 2013

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/96601/Com-filha-de-Serra-Lemann-compra-sorveteria.htm

  23. augusto2 disse:

    Acho q até o piloto Quiroga da Lamia podia ensinar ao SerraTalhada ai em cima algo elementar sobre o consumo de uma turbina antiga de boing velho e a de um novo.
    O talhada nao entende p*+*$%* de avião e sucatão voador, sabe subzero dos motivos q levam obama a trocar o dele q foram os mesmos q Lula.

  24. Messias Franca de Macedo disse:

    … AINDA FALANDO EM SORVETE DE MILIONÁRIO NO CU(nha) DO POVO!
    “A mulher ficou milionária de um dia para o outro! A mulher é uma ‘gênia’!” Por egrégio e impávido jornalista e escritor Amaury Ribeiro Junior, autor do best seller ‘A Privataria Tucana’
    NOTA: a mulher em tela é a Verônica (S)erra! Sim, a filha do DEMoTucano ‘José TRENSALÃO (S)erra’!
    Privataria Tucana – Verônica Serra
    https://www.youtube.com/watch?v=5t3zuoEOPvE&t=127s

  25. betinho disse:

    Enquanto os GOLPISTAS USURPADORES tomam sorvete Haagen-Daz, os COXINHAS POBRES DE DIREITA que os apoiaram nem Kibon estão podendo tomar, devido à crise em que meteram o país!
    E ainda defendem o usurpador e sua gang.

  26. antonimo disse:

    Parte do menu é coisa de turbas de idiotas paulistas que vão pra disneylandia. Haagen Dazs nutela e merdas que tais são menu classico desses caiporas deslumbrados. Deve ser pedido do mixelzinho. Outra parte como presunto cru e brie é coisa dos mesmos idiotas classe media paulista de pacote turistico quando vão pra europa. Por ai se vê o nível cultural ZERO próprio de gente boçal ignorante e inculta.

    • antonimo disse:

      De todos os queijos franceses os imbecis s? conhecem brie. Talvez por causa dos saduiches merda de brie com mel que a canalha americana faz. Monte de merdas. Porra um bosta politico há cem anos tão infantil quanto uma criança de 6 anos.

  27. José Rosa disse:

    Boa, a comparação veio a calhar
    Apesar de tudo que aconteceu naquele tempo
    Aconteceram mudanças profundas e duradouras
    Não apenas na França, mas no mundo, em geral

    Eu tenho comigo que o PSDB/PMDB/DEM cometeram um gravíssimo erro
    De proporções histórica ainda não calculada
    Os políticos Evans, a proliferação de partidos
    A politização do judiciário… a poeira vai baixar
    A saída desse emaranhado e desse rude tempo se dará
    De forma grandiosa e trágica talvez como a solução francesa
    Talvez como a Cubana, talvez inédita do jeito Brasil, como o final de um campeonato, ou de uma novela mexicana, ou como uma canção aqui de Minas

    “No final será o que eu não sei, mas será.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *