Temer e o fim do autoengano. Por Fernando Nogueira da Costa

fbcf

Mais cedo, escrevi aqui sobre a queda nos investimentos comprometer as possibilidade futuras de crescimento da economia brasileira. Ainda não tinha visto os comentários do professor Fernando Nogueira da Costa, em seu blog, sobre reportagem do Valor que dá números precisos a esta paralisia, que é pior do que a estagnação presente, porque se projeta para o futuro.

E que desmente a historinha da retomada, que só ocorre, volta e meia, por esgares, porque a ociosidade e a depressão do consumo fazem com que qualquer pequena circunstância iluda (a quem quiser se iludir) sobre o Brasil ter “voltado aos trilhos”.

Transcrevo trechos da publicação do professor da Unicamp.

“Sergio Lamucci , no jornal Valor da sexta-feira, 16, avalia que a nova crise política aumentou as chances de o investimento encolher pelo quarto ano consecutivo. Com as incertezas causadas pelas dúvidas quanto à continuidade do governo do golpista Michel Temer, a confiança dos empresários deve ser afetada, prejudicando as perspectivas para a retomada da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida das contas nacionais do que se investe em máquinas e equipamentos, construção civil e inovação.

Nesse cenário de indefinição, algumas instituições reduziram as projeções para o investimento em 2017, passando a projetar uma nova queda para o componente da demanda que mais apanhou nos últimos anos. Para se ter uma ideia, a FBCF recuou nada menos que 29,8% em relação ao nível do terceiro trimestre de 2013.

Na série do IBGE das contas nacionais que se inicia em 1996, não há registro de uma queda remotamente parecida. A FBCF encolheu quase 20% no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, na esteira da crise financeira global, mas logo se recuperou – nos últimos três meses de 2009, já havia superado o nível vigente no terceiro trimestre de 2008.

A Tendências Consultoria passou a apostar em retração de 1,1% na FBCF neste ano — antes, previa uma alta de 2%! Além do impacto do Efeito Temer, o péssimo resultado do investimento no primeiro trimestre contribuiu para o corte na estimativa.

Nos três primeiros meses do ano, a FBCF recuou 1,6% em relação aos três meses anteriores, feito o ajuste sazonal, desempenho pior do que o esperado por boa parte do mercado – a média das estimativas dos economistas ouvidos pelo Valor Data era de uma baixa de 0,3%. Nos últimos 14 trimestres, a FBCF caiu em 13. A exceção foi o segundo trimestre do ano passado, quando houve alta de 0,1%.

As dúvidas quanto ao encaminhamento das reformas no Congresso e a manutenção da atual agenda econômica devem impactar negativamente a confiança dos empresários e, portanto, a expectativa de bom cenário para investimentos. O Mercado Onisciente, Onipotente e Onipresente ficou amuado ao falar do impacto causado pela divulgação da gravação de uma conversa comprometedora de Temer com o empresário Joesley Batista, da JBS.

Além disso, há potenciais impactos no custo de financiamento, por causa do aumento dos prêmios de risco, diz ele, para quem esses fatores tendem a fazer com que os investidores coloquem “novos projetos em compasso de espera”.(…)

A queda da FBCF fez a taxa de investimento encolher brutalmente nos últimos anos. No primeiro trimestre, ela ficou em 15,6% do PIB, mais de cinco pontos percentuais do PIB abaixo dos 20,7% do PIB registrados no mesmo período de 2014. É um número mais baixo do que o de muitos países emergentes. No ano passado, a taxa ficou em 19,5% do PIB na África do Sul, em 21,6% do PIB no Chile, em 25,6% na Rússia, em 31,4% do PIB na Índia e em 44% do PIB na China, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).”

Comentários no Facebook

10 Respostas

  1. Betinho disse:

    A atual recessão vai virar uma DEPRESSÃO. Tal como ocorreu na Grécia!
    Pq tanto lá como cá, o desgoverno insiste com medidas neoliberais de austeridade q só servem pra deprimir o consumo.
    Neoliberais são como gafanhotos numa plantação: por onde passam não sobra nada!

  2. Sidnei Oliveira disse:

    É foi o Lula que institualizou a corrupção é será o Aecio que vai ser preso!A tua imbecialidade não lhe incomoda?

    • Carla Toscani disse:

      Imbecil é a pessoa cair nesse papinho e esquecer como foi a reeleição de fhc. Então Lula institucionalizou a corrupção pra dar dinheiro ao pmdb e ao psdb /aecio?

    • José disse:

      Uma avaliação psicométrica é urgente.

  3. Johnny disse:

    “E que desmente a historinha da retomada, que só ocorre, volta e meia, por esgares, porque a ociosidade e a depressão do consumo fazem com que qualquer pequena circunstância iluda (a quem quiser se iludir) sobre o Brasil ter “voltado aos trilhos”.”

    A situação não melhorar tão cedo.

    Bancos cortam cartões de crédito de clientes com renda mais baixa

    Só as duas maiores instituições do País – Banco do Brasil e Itaú – já retiraram de circulação 1,2 milhão de cartões entre janeiro e abril deste ano

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bancos-cortam-cartoes-de-credito-de-clientes-com-renda-mais-baixa,70001846416

    No 1° tri de 2016 para 1°tri de 2017 mais 7 milhoes de cartoes foram desativados nos dois maiores bancos do país. Dessa forma como a população ira manter seu comsumo?

    E nao estao apenas desativando cartoes de mal pagadores mas tambem reduzindo limites de credito e estimulando o portador do cartao a abandonar. Como exemplo aumentando a taxa de anuidade como forma de a pessoa desistir do cartao.

    Bem que o blogueiro do Conversa Afiada tem razão. Os bancos vao derrubar o Temer. O que resta é aguardar. kkkkkkkk

  4. renato arthur disse:

    Qualquer pessoa que frequenta supermercado, que acompanha as atividades econômicas em sua cidade, que conversa com as pessoas do comércio, constata o que esta ocorrendo. Não há nenhuma atividade que esteja melhor, só mesmo na imprensa e nos comentaristas da Gobonews o Brasil melhora, mas ali impera a enganação, como sempre foi.
    Essa política de concentração de renda, de corte se salários e desemprego nunca deu certo, já vimos esse filme no governo do FHC e eles não se convencem.

  5. hocus pocus disse:

    Deixando de lado os que nunca perdem e nestas crises são os que mais lucram(o sistema financeiro),farei um breve comentário sobre o empresariado brasileiro.Se a qualidade/função/ocupação de empresário em qualquer lugar do mundo exige a ausência de moral (quem tem o lucro como seu deus carece de todo senso de moralidade),parece ser que no Brasil, fomos presenteados com o pior daquilo que já é péssimo ,a moral dos empresários.

  6. Adelmo Ribeiro da Silva disse:

    Será que pelo menos a própria Mirian Leitão acredita no que ela mesma diz sobre a recessão haver acabado, que a economia finalmente volta a crescer, etc, etc, etc?
    O que fica evidente a cada análise é que, exceto por alguns espasmos, a economia continua ladeira a abaixo e, se o Brasil estover saindo da recessão, é em direção a uma depressão.
    O papel dela parece ser dizer o que o chefe quer ouvir ou o que o chefe quer que o Brasil ouça. Essa gente ainda não entendeu ou se recusa a perceber que, à revelia de suas vontades, acabou o monopólio que detinham sobre as comunicações, ficou para trás o tempo em que seu noticiário invadia todas as residências com suas visões enviesadas e dava ares se verdades a informações manipuladas com o fito de construir a realidade “a sua imagem e semelhança”. Com as alternativas agora disponiveis, já não é necessário sequer filtrar a água suja com que queriam nos inundar – ao contrário, é possível, e recomendável, simplesmente escanteá-los.
    A essa altura, ela já pode mudar para a grade de humor da Globo – onde continuaria tratando de economia. Embora seja pessoa sem graça, bisonha mesmo, sempre será possível rir dos desacertos de sua análise do ambiente econômico.

  7. Luix Carlos disse:

    Na verdade eles só querem ganhar mais um tempinho para aprovarem as reformas encomendadas pelo Mercado. Depois esperam Lula voltar para colocar novamente o país a andar senão estão fritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *