Sua Excelência, o cínico. Com Lula pode, comigo, não pode

foisoconvite

O futuro ministro da Justiça, Carlos Velloso, acha que o destacamento policial fortmente armado, que chegou antes de 6 horas da manhã ao apartamento de Lula, no dia 4 de março do ano passado, foi apenas fazer-lhe “um convite” para prestar depoimento.

Ele diz que o juiz Móro (assim ele pronuncia) não mandou conduzir o ex-presidente, mas convidá-lo e, se ele não quisesse ir, aím sim, empurra-lo num camburão.

Já daria vergonha ter um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e futuro Ministro da Justiça capaz de tanto cinismo.

Mas um post que Luiz Nassif republica hoje (o original é de março, logo após a entrevista em que Velloso diz aquilo da quase prisão de Lula) mostra que ao cinismo se junta a hipocrisia, ao lembrar que o próprio Velloso revoltou-se quando a Polícia Federal, no curso de uma investigação, reagiu, furioso, a ter recebido um convite (aí sim, um convite) para depor, daí a dois dias, sob pena de sujeitar-se à condução coercitiva.

Em 2008, já aposentado do STF, Velloso foi intimado pela Polícia Federal a depor em inquérito da Operação Pasárgada, que investigava o desvio de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ele tinha sido consultado por um dos acusados para pegar sua causa.

Ele estava sendo intimado pacificamente. Sua reação foi clara: não iria comparecer e só compareceria em local e data que ele definisse.

Velloso foi se queixar ao então presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes (http://migre.me/tcaWj) do abuso da mera intimação.

Imediatamente Gilmar enviou ao presidente Lula a recomendação para edição de um projeto de lei punindo autoridades por vazamentos em operações sigilosas. Mendes declarou que estava disposto a combater vazamentos e prisões desnecessárias.

No dia 27 de junho de 2008, o site do STF publicou  mensagem de Velloso a Gilmar (http://migre.me/tcb4W).

“Não pude aceitar os termos da intimação que me enviou a Polícia Federal, deixada em meu apartamento e recebida ontem à noite, quando cheguei a Belo Horizonte para participar do casamento de um sobrinho. O mandado de intimação, datado de 25 do corrente, marcava meu depoimento para o dia 27, sexta-feira, às 9 horas da manhã, na sede da Superintendência em Minas Gerais, com a advertência de que o meu não comparecimento, sem motivo justificado, poderia ser passível de condução coercitiva, caracterizando ocorrência de delitos de resistência (art. 329), desobediência (art. 330) e desacato (art. 331), todos do Código Penal. Não é desse modo, evidentemente, que a Polícia deve se dirigir a um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral”.

Veloso tem tida a razão. Nada custa o tratamento civilizado a ninguém, tanto que a condução coercitiva é algo que tem sentido apenas quando o investigado se recusa a prestar declarações. Mas vão é possível que ele se insurja contra um ofício marcando data se considera “normal” que um esquadrão militar madrugue na casa de um ex-presidente da República e diga: “o senhor está convidado a vir agora e  se não quiser vir agora, vai agora também, e arrastado, algemado”.

Veja a cena de Velloso dizendo que “Lula foi convidado”, na sua entrevista ao Roda Viva. E com a ressalva de que não faria assim, que preferia mandar ofícios “e deixar o sujeito sangrando”. Que alma generosa!

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

36 Respostas

  1. Azevedo disse:

    Tudo que vemos e vivemos hoje, Lula tem culpa; por ter achado que a casa grande iria aceitá-lo, foi muito condescendente; e por ter escolhido Dilma, que se mostrou de uma incompetência ímpar como governante e continuadora do seu legado. Taí o resultado.

  2. renato arthur disse:

    Tabaré Vasquez presidente do Uruguai está em Moscou para aprofundar relações com Putin. Ele sabe que a CIA está por trás do que ocorreu na Argentina, Brasil, Venezuela. Está tomando medidas corretas para se proteger. Se canalhas tivessem valor comercial o Brasil teria um presaldecanalhas só no judiciário é uma Amazonas de reserva de golpista cada qual mais ordinário que outro.

  3. Serralheiro velho disse:

    Seu Veloso , para mim este. Papo eh de canalha .

  4. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Não dá bola. O Hurgulino é um velhaco contumaz. Ele tem dificuldades em compreender textos. Se ele lesse alguma coisa, saberia que o texto do Nassif é verdade.

  5. abelardo disse:

    Esse senhor tem que idade? Ele parece ter problemas …

  6. abelardo disse:

    Esse senhor faz tantas poses, que se fosse do reino animal seria um pavão

  7. Pereira disse:

    A Republica virou poleiro de canalhas.

  8. Silas Mó Lá Craia disse:

    Mais um monstrinho produzido na esbórnia brasilis. Viva a Imbecilizacao coletiva induzida pela mídia.

  9. Fernando disse:

    Esta velhinha não ta conseguindo sentar direito …
    Uiiiii

  10. Fábio Rodrigues disse:

    Mais um cínico num governo cínico. E tem gente que acha que não pode piorar. …

  11. Marilourdes Trindade disse:

    Amigo Brito, como diria o sábio: “tamo f….” Deus é um cara gozador. Adoooooora brincadeira, pois tinha o muuundo inteiro. Mas porque nóis? E como a gente sai dessa, Deus. #SóTijolaçoSALVA

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    O gênio Tião Macalé manda um recado para o ‘miniSTRO’ “neófito” [Risos] da (IN)justiça do caranguejo libanês nazigolpista usurpador!
    E colaborador da suprema blindagem do caranguejo amigo ‘Mineirinho’!
    &$ de Furnas!
    &$ do paraíso fiscal do Principado de Liechtenstein!
    &$ do ‘AeroPÓrto’ de Cláudio (sic)
    (…)

  13. Messias Franca de Macedo disse:

    O gênio Tião Macalé manda um recado para o ‘miniSTRO’ “neófito” [Risos] da (IN)justiça do caranguejo libanês nazigolpista usurpador!
    E colaborador da suprema blindagem do caranguejo amigo ‘Mineirinho’!
    &$ de Furnas!
    &$ do paraíso fiscal do Principado de Liechtenstein!
    &$ do ‘AeroPÓrto’ de Cláudio (sic)
    (…)

    “Ih, NOJENTO! Tchan!”
    https://www.youtube.com/watch?v=qgpbiCviMtQ

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    Crau &$ Créu!
    Não necessariamente nesta (DES)ordem!
    http://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop_0_39_1280_496/images%7Ccms-image-000534248.png

    • Messias Franca de Macedo disse:

      “O DEMoTucano ‘Mineirinho’ que seria o primeiro a ser comido, morrerá virgem!” Por Sérgio Machado, retado com a indicação do MT [Risos]

      Lá isto é Justiça, sô?
      Da estatura moral de um pé de coentro, murcho!
      Ah se desse na telha florida (sic) do caranguejo libanês MT resolver privatizar este paquidérmico, oneroso, tendencioso, antipovo, em prol da plutocracia genocida e avacalhado Poder judi$$$iário de Pindorama!
      Pensa com seriedade na PEC do Teto dos gastos, estropício desalmado procedente do Líbano!

      RESCALDO EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      brincaram de combate a corrupção, destruíram a nação, “mudaram, para continuar tudo como está! um adendo: conseguiram assaltar a plenitude dos Poderes, para roubarem mais – raspar o tacho – e sossegados!

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Ajuste desprezível

        Pense com seriedade na ‘PEC do Teto dos gastos’, estropício desalmado procedente do Líbano!

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    O caranguejo ‘Mineirinho’ agradecendo ao MT a providencial (sic) indicação do “advogado amigo Veloso”!
    A suntuosa embarcação Chalana Champanhe os levará do Jaburu “até onde somente o Diabo tem conhecimento”!
    E, quiçá, os ‘penas amestradas’ ricardo Noblábláblát, MERDAL pereira, “estoriador” protofascista marco antonio villa, a ‘Renatinha Não Presta’ &$ Moreno de ‘O Globo’!…
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/wp-content/uploads/2016/06/aecio-temer.jpg

  16. Messias Franca de Macedo disse:

    A marchinha do ‘carnaval da eterna suprema corrupção’
    “Alguém aqui já viu algum Tucano preso?”
    https://www.youtube.com/watch?v=wfdhivDUsa0

  17. Daniel disse:

    Crlos veloso é um exemplo perfeito de filho da putice. Daquele tipo que deveria ser abatido a tiros assim que identificado.

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    [MAIS UM] MEGA ESCÂNDALO INACEITÁVEL!
    Ô ‘MÁFIA NOTÁVEL’!
    Sem precedentes!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Cotado para ministro da Justiça, Velloso é amigo e advogado de Aécio no STF
    Ex-presidente do Supremo, que teria sido convidado por Temer para substituir Alexandre de Moraes, representa o tucano, de quem não ganha honorários, em dois inquéritos na Corte; senador mineiro é citado por delatores da Lava Jato

    Cotado para assumir o Ministério da Justiça, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso é amigo e atua como advogado do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de quem não cobra honorários, nos dois inquéritos que o tucano responde perante o Supremo Tribunal Federal como desdobramento da Operação Lava Jato.
    Velloso afirma que os casos em que atua para Aécio não têm relação com a Lava Jato.
    “Fui amigo de Tancredo Neves, avô de Aécio, e de Aécio Cunha, pai de Aécio. E sou amigo de Aécio desde os seus 22 anos, quando o conheci, em Belo Horizonte. Sou seu advogado nesses dois casos, em razão dessa amizade. Mais até como conselheiro”, afirmou Velloso, por email, à reportagem do Estadão. Ele admitiu ainda atuar para o tucano sem cobrar nada.
    As duas investigações contra Aécio tem origem na delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT e ex-PSDB, atualmente sem partido) que foi preso em novembro de 2015 acusado de tramar contra a Lava Jato. Para se livrar da cadeia, Delcídio fez delação premiada.
    O ex-senador acusou Aécio de atuar para maquiar dados do Banco Rural na CPMI dos Correios (presidida por Delcídio) que poderiam atingir membros do PSDB e também de receber propinas em um esquema de corrupção em Furnas.
    Os dois inquéritos estão sob relatoria do ministro Gilmar Mendes [‘Cuma’?! Paro a leitura! ‘Tá’ tudo supremamente dominado!]
    (…)

    • Messias Franca de Macedo disse:

      FONTE: blogue do Fausto Macedo – jornal ‘Estadão’ em estado comatoso!

      • Messias Franca de Macedo disse:

        COM A PALAVRA O CÍNICO MILITANTE DE [ULTRA]DIREITA CARLOS VELOSO, ‘AMIGO DO PEITO’ &$ ADVOGADO DO CARANGUEJO ‘MINEIRINHO’ DA MÁFIA DO LIBANÊS USURPADOR MT!

        $$$$$$$$$$$$$$$$

        COM A PALAVRA, CARLOS VELLOSO:

        Em e-mail encaminhado à reportagem, o ex-presidente do STF esclareceu sua atuação como advogado:
        “Sou advogado do senador Aécio Neves em dois casos antigos: Furnas e CPI dos Correios (não estou bem certo sobre o nome dessa CPI). Nada têm que ver com a Operação Lava-Jato.
        Fui amigo de Tancredo Neves, avô de Aécio, e de Aécio Cunha, pai de Aécio. E sou amigo de Aécio, desde os seus 22 anos, quando o conheci, em Belo Horizonte. Sou seu advogado nesses dois casos, em razão dessa amizade. Mais até como conselheiro. Pois há outros advogados com procuração nos autos. Advogado para Aécio sem custos de sua parte, sem cobrar honorários advocatícios.
        E é claro que, se aceitar e ser empossado no cargo de Ministro da Justiça, estarei impedido de advogar. Nesses dois casos, como em todos os casos em que sou advogado, me afastarei, nos termos do Estatuto da Advocacia.
        São esses os esclarecimentos que lhe presto, estando ao seu dispor para quaisquer outros esclarecimentos que entender necessários.
        Não atuo como advogado em nenhum caso da Lava-Jato, tampouco atuo como conselheiro de advogados em casos da Lava-Jato. Cheguei a ser procurado, logo no início, por mais de um advogado, a fim de estudar a possibilidade de emitir parecer. Em razão do sigilo profissional, só posso dizer-lhe que não emiti nenhum parecer em caso da Lava-Jato.
        Sou advogado, na companhia de outros advogados, de um advogado, que é deputado, num caso da denominada Operação Zelotes, em curso no Supremo Tribunal Federal, ora distribuído ao ministro Ricardo Lewandowski. Aceitando assumir o Ministério da Justiça, me afastarei do caso, na forma do Estatuto da OAB.”

        FONTE: blogue do Fausto Macedo – jornal ‘Estadão’ em estado comatoso!

  19. Messias Franca de Macedo disse:

    … E já que está absolutamente instalado o pornográfico bacanal de nudismo regado a patifarias supremas &$ surreais, alguém pode, data venia, até suspeitar de que a indicação do “Carlos Amigão do ‘Mineirinho’ Velloso” tenha o propósito de blindar o… Próprio ‘miniSTRO’ da (IN)justiça do MT, “Carlos ‘Amigão do Peito’ do ‘Mineirinho’ Velloso”…
    ENTENDA AS MINHAS CONVICÇÕES (sic)

    Acerca da condução coercitiva do Carlos Velloso pela gloriosa Polícia Federal

    $$$$$$$$$$$$$$$

    Carlos Velloso responde à revista Época

    terça-feira, 1º de julho de 2008

    Resposta de Velloso

    A última edição da revista Época afirma, em reportagem, que o ex-presidente do STF Carlos Velloso estaria “na mira” por ter sido chamado a depor na PF. Para prestar os devidos esclarecimentos, o advogado enviou carta ao periódico. Entre as ponderações, Velloso diz que a reportagem lhe causou intenso sofrimento.
    Leia abaixo a carta na íntegra e logo depois a reportagem.
    (…)

    FONTE: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI63753,11049-Carlos+Velloso+responde+a+revista+Epoca

  20. Messias Franca de Macedo disse:

    TUCANOS ESTÃO MAIS BLINDADOS QUE O PMDB
    OS [DEMo]Tucanos são ‘incanáveis’!
    Mineirinho é o Engavetador Geral da República!
    Por egrégio e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim
    16/02/2017

    https://www.youtube.com/watch?v=FbtxLnvX2NE

  21. Nelson disse:

    A fonte – uma das tantas do PIG, em que ela busca informação – de Paula Lins explica o porquê de ela aparecer por aqui só para dizer besteiras e dar mancadas.

  22. Nelson disse:

    Resumindo. Eis mais um sujeito “podre até debaixo d’água”, que vai fazer parte de um governo de podres.
    Vamos acabar estabelecendo um recorde em canalhice que, provavelmente, não se consiga batê-lo em qualquer parte desse nosso mundão.

  23. L'Amie disse:

    Lembrem-se, estão se desgastando com pouca importância. O HM é um robô, não tem CPF. É uma holografia, que parece ter três dimensões, nem mesmo um fantasma é. Há um alguém mal remunerado que tem a tarefa de escrever o que lhe mandam. Os mandantes são bem conhecidos. Seus nomes: psdb, dem, pmdb, fiesp, fierj, mídia corrupta ( à frente a gLobo do sistema traira de televisão). Deixem os trolls à vontade, escrevam para quem entende. Eles são UM com vários apelidos. É, nome é para pessoas, robôs são apelidados. Vamos em frente…

  24. antonio carlos martins disse:

    Cinico mesmo! De longa data.qdo presidia a corte ficava de plantao para derrubar liminares contra a privatizacao de fhc…volta natural ao covil..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *