Sobre condenados e esquecidos. Por Celso Vicenzi

rafaelfalco

Veja se você consegue lembrar quem condenou Tiradentes à forca? Quem condenou Sócrates a beber a taça de cicuta? Quem executou Che Guevara?

O juiz vaidoso que não esconde suas frustrações pessoais nos mínimos gestos e comportamentos, é mais um condenado a desaparecer na história enquanto a figura de Luis Inácio Lula da Silva irá permanecer para sempre nos livros de história, de ciência política, de sociologia, em biografias, em poesias, na literatura de cordel, em peças de teatro e tantas outras formas de imortalidade. Verdade ou mito, não importa, Lula será símbolo. De um Brasil que ousou retirar milhões da miséria e sonhar com mais igualdade, alçar voo entre os maiores do mundo, antes de ser abatido por mais um golpe.

É assim com os grandes personagens da história da humanidade. Já aos seus algozes, que cumpriram papéis ordinários, coube o esquecimento. Ou, talvez, para que não esqueçamos jamais, figurem como exemplos de injustiça e ignomínia.

Moro agiu em fina sintonia com os mais potentes veículos de comunicação do país, sob o manto da cumplicidade de seus superiores, para torturar um cidadão e sua família diuturnamente com injúrias, calúnias e difamações.

À história caberá demonstrar, com mais clareza, o que significou a Operação Lava Jato para consumar o golpe no Brasil. Da mesma forma que, passadas algumas décadas, hoje sabemos muito sobre os bastidores do golpe de 64. Para quem gosta tanto de “indícios”, são fartos aqueles que nos levam a suspeitar de um golpe jurídico-midiático-parlamentar-policial-empresarial contra a presidenta Dilma. Com know-how (tudo indica) de quem fala muito bem essa língua.

O golpe, que ainda prossegue, destituiu uma presidenta sem crime para promover um assalto ao poder que consuma o maior retrocesso aos direitos trabalhistas da história nacional e que deve completar-se com outros ataques: aos direitos humanos, à soberania do país, à educação, às mulheres, aos negros, à população LGBT, aos movimentos sociais e à população mais pobre.

Que Moro não se engane. A história é pródiga em transformar heróis em vilões e vice-versa. O golpe avança para entronizar duas das forças mais nefastas que tomaram conta do país: a de pastores políticos de igrejas que, se não fosse o álibi da religião poderiam ser enquadrados como estelionatários, e a do fascismo liderado por Bolsonaro, capaz de capitalizar o ódio de milhões de brasileiros que foram às ruas e às janelas bater panelas contra Dilma, Lula e o PT pelo que representavam como projeto de país, porque a corrupção nunca os incomodou, como agora, aumentada e escancarada, não provoca nenhuma reação.

Que Moro não se iluda com o brilho fugaz das telas de TV e com a sua aparente fama, porque será lembrado como infame. Ao condenar Lula a nove anos e meio de prisão, numa alusão aos nove dedos do ex-presidente, Moro prova que é um juiz perverso. E medíocre. Produziu uma sentença que será objeto de estudo e escárnio, um case do que a justiça não pode ser. A condenação de Lula é mero pretexto, porque a sentença é contra um projeto de nação, que aos poucos vai sendo subjugada em sua soberania, entregue às forças do mercado, ávidas por lucros obscenos no país que já é um dos 10 piores em distribuição de renda.

Há muitos casos na história de acusações e condenações espúrias, como as de Nicolas Sacco e Bartolomeo Vanzetti, nos Estados Unidos, a do capitão Alfred Dreyfus, na França, ou a de Nelson Mandela, na África do Sul. Condenações que sempre serviram a propósitos políticos.

Luis Inácio Lula da Silva, que já colocou o seu nome na história por promover a maior ascensão social da população mais miserável do país, que liderou – com todos os problemas – um projeto de inserção do Brasil entre as maiores nações do planeta, terá seu nome ainda mais cultuado diante da injusta perseguição que sofre. A tortura a que é submetido, por acusações não comprovadas que contra ele e seus familiares foram engendradas em dezenas de capas de revistas e jornais, e incontáveis minutos em emissoras de rádio e TV, certamente o alçarão à condição também de perseguido político. De uma nova forma de perseguição política, mais sofisticada, nem por isso menos cruel.

Moro condenou Lula, mas condenou-se também. Lula permanecerá uma lenda viva na história do Brasil. Tanto maior quanto mostrarem-se infundadas, no futuro, as acusações e as manobras que certamente vão impedi-lo de ser candidato e derrotar o golpe pela via democrática, se eleições houver em 2018.

Moro, o juiz que se comporta muito mais como um acusador seletivo, que é moroso com corruptos golpistas e sem morosidade com quem apoiou Lula, Dilma e o PT, condenou-se a ser, muito em breve, um nome a ser esquecido no pé de página da história, um mero instrumento de forças maiores que consumaram o golpe. Alguém, no máximo, a ser lembrado de forma pouco digna como exemplo do que a justiça não pode ser, caso queira ter esse nome.

*Celso Vicenzi é  jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas/SC e publicou este texto em seu blog.

Comentários no Facebook

35 Respostas

  1. Lula disse:

    De fato LULADRAO irá ser lembrando como um câncer que só serve para afundar e matar o país enquanto o Excelentíssimo Sr. Juiz Sérgio Moro como um Salvador da nossa história comparado a Tiradentes, tirando essa facção denominada pt de nossa história, viva ao Excelentíssimo Sr. Juiz Sérgio Moro um homem que já entrou na história

    • Elisabeth Ripoll disse:

      Vou defini-lo em uma só palavra: IDIOTA.

      • Lula disse:

        LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO, LULADRAO

        • ADEMAR ACLIMAÇÃO BESSA disse:

          ACREDITO sinceramente, que ele não faz parte de sua NEFASTA FAMÍLIA. Que triste LAR tiveste, ANALFABETO de MERDA.

          • Lula disse:

            Aclimação kkkkkkkkk que nome é esse kkkkkkkkk ar condicionado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Nilson Fernandes disse:

      Seja homem e apresente-se no Blog seu coxinha que se esconde com o nome do ex-presidente e maior líder do Brasil, Lula.

      • Lula disse:

        Maior líder kkkkkkkkk é bom começar o dia com uma boa piada Nelsinho gostei do seu comentário kkkkkkkkk maior líder de facção criminosa kkkkkkkkkkk

        • Ana disse:

          Pobre, burro,analfabeto político, descerebrado! Kkkkkk e quer falar em política , o jumento! Kkkkkk vai pastar, vai! Desempregado, sem aposentadoria. E de direita! Kkkkk

          • Lula disse:

            Aninha vamos juntos ou você tem seu pasto particular kkkkkkkkkkkk

          • paulo roberto disse:

            Não responda a esses trolls idiotas, eles recebem por “respostas” que provocam. Se os deixarmos no mais absoluto silêncio e insignificância, eles serão o que sempre foram: inúteis.

    • Gersier disse:

      Essa é pra vc AMEBIANO sem cérebro, LULA guerreiro do povo brasileiro, moro juizeco caipira, moro capacho da casa grande, moro, sabujo da CIA, moro grandessíssimo fdp.

      • Lula disse:

        Viva ao Excelentíssimo Sr. Juiz Sérgio m colocou o cachaça de nove dedos no seu lugarzinho CADEIA, o maior mafioso da facção criminosa do PT

        • Nilson Fernandes disse:

          O maior crimino do PSDB está solto, o Padim Pade Cerra. Na nova revulução que se avizinha antes de 2018 não sobrará pedra sobre pedra.

          Que inveja do Erdogan da Turquia que mandou fechar a globo turca e mandou prender juízes com Dr. Moro e promotores Delanhois Turcos que estava no golpe NA Turquia;. a HORA DESTA CASTA golpista brasileira E CANALHAS VAI CHEGAR.

        • Nilson Fernandes disse:

          A DILMA FOI MUITO REPUBLICANA EM NÃO ANTEVER O GOLPE DE ESTADO DO PSDB E PMDB E DEVERIA TER MANDADO FECHAR A GLOBO E MANDAR PRENDER OS GOLPISTA. O QUE FALTOU FOI A DILMA NOS CONVOCAR PARA DEFENDER SEU MANDATO A FORÇA ! DEVERÍAMOS TER PEGOS EM ARMAS PARA DEFENDER A DEMOCRACIA DA ELEIÇÃO DE 2014.

  2. Cesar disse:

    14 de julho, transformaram a queda da bastilha em evento burguês na frança
    Que ironia.
    Quilhotina!!!!!!!!

    • Nilson Fernandes disse:

      Cesar, guilhotina está fora de moda no momento . O melhor é construir paredes “paredon” e fuzilamento em massa de golpistas do PSDB , PMDB JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO TUCANO.

      • Lula disse:

        Mimimi, mimimi,mimimi,paredon, fuzilamento mimimi, mimimi, mimimi para de chorar

      • Edemar Motta disse:

        Para essa gente, bala é misericordioso. Forca no poste, guilhotina ou o melhor de todos, garrote vil. Um dos primeiros deverá ser esse Lula dos comentarios acima, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

        • Lula disse:

          Edemar kkkkkkkkk LULADRAO foi condenado e só o começo, vai ter que comprar lingerie nova para usar com teu macho o LULADRAO, mas as viúvas são muitas vais ter que pagar senha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Angela disse:

    É fato que a história não perdoa esses tipos mas eu continuo achando que eles devem ser lembrados incessantemente pelo que fizeram, pelos crimes que cometeram para desencorajar aqueles da mesma laia a fazerem o mesmo. Se Esses psicopatas e seus crimes forem incessantemente lembrados há alguma chance de Intimidação que os fará pensar duas vezes, quem sabe?

    • Lula disse:

      Verdade Angela, somente dois exemplos MENSALÃO, PASADENA. Espero que pensem duas vezes, esses psicopatas irão acordar um dia.

    • Nilson Fernandes disse:

      LADRÕES NÃO SÃO PSICOPATAS. VOCÊ ACHA CERRA, ÍNDIO, EUNÍCIOS, TARJA PRETA, BOTAFOGO, TEMER, ALOISIO 500 MIL, DÓRIA ETC SÃO LADRÕES E NÃO PSICOPATAS.

      • Lula disse:

        Colegas do LULADRAO, Dilma assaltante de bancos , Lindbergh ladrão na BF é a Geisi dispensa comentários e mais este que citou, madeira, cacique,treme, Doriana

  4. Francisco J O de M e Silva disse:

    Provavelmente os descendentes desse “juiz”, sentiram vergonha dele.

    • Lula disse:

      Viva ao Excelentíssimo Sr. Juiz Sérgio Moro o Salvador da PÁTRIA vai ser lembrando para sempre na história

  5. Gerriv disse:

    Esse asqueroso personagem que se regozija e comenta com o cognome falso Lula parece o cão faminto que acabou de ganhar um osso rs… e se chegar perto ele rosna. Querem ver?
    O verdadeiro presidente deste país já está em campanha e vai voltar ao poder nos ombros de onde o verdadeiro poder emana, do povo. Força LULA! Estamos com vc e seu projeto de soberania popular e nacional. Até lá deixemos os ossos para os imbecis se regozijarem e rosnarem, pois é só isso que sabem fazer.

    • Lula disse:

      Gerriv, você já sabe para qual CADEIA o LULADRAO vai? Lá tem ADA, PCC, terceiro, CV o PT e facção nova o LULADRAO vai ter que fazer aliados, mas cuidado eles não são PMDB

  6. serralheiro velho disse:

    Celso Vicenzi deixa com seu texto mais um testemunho deste iníquo processo contra Lula, a se juntar a outros de Fernando Brito, Nassif, PH Amorim, e outros valentes jornalistas que não se vendem aos espúrios desígnios da rede groubo. moro somente existe por estar servindo a uma organização criminosa que além de imbecilizar importante parte de nosso povo se dedica a destruir tudo que traga algum valor para o Brasil. Vergonhoso tempo de horror, com a quadrilha temer empoderada, que nos separa dos dias de resgate social de pobres e miseráveis marginalizados aqui.

  7. Gerriv disse:

    Desculpa Paulo Roberto, 9:38. Não resisti de chamar o cão faminto pra rosnar e ele veio mesmo rs…Foi só pra me divertir. Vc está correto, não devemos dar ossos aos trolls, eles estão famintos.
    Devemos nos regozijar com textos como o acima. Abraço.

  8. Lula disse:

    Aí mudou um pouco lerdonardo, midiático burro para vagabundo imundo kkkkkkkkk isso aí lerdonardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *