Só a mobilização do povo salvará o Brasil do caos em que o lançam

domino

As crianças más, mesquinhas e mimadas, preferem destruir um brinquedo a esperar a sua vez de usá-lo.

Embora o Brasil não seja um brinquedo e contenha em si  duas centenas de milhões de vidas humanas,  permitam-me a comparação.

A ambição de poder dos sem-voto – e Michel Temer é muito mais isso do que qualquer líder tucano, até – está detonando uma corrida de apetites que nem mesmo vergonha tem de se exibir.

Porque, é obvio, Temer pode ter a força para retirar um pilar do desgastado Governo Dilma, mas não tem, nem nas próprias forças, nem numa aliança que não seja totalmente subalterna, para erguer outro que não seja objeto de um loteamento faminto do Governo e uma chantagem permanente.

Pior, com várias portas abertas para que não seja o desfecho, mas o intermezzo de uma situação imprevisível.

Eduardo Cunha, depois de ser o principal operador da degola presidencial,  aceitará uma solução que implique cortar o seu próprio?

Os tucanos, agora tão silenciosos, trêmulos diante de sua rejeição na turba de classe média que exige o linchamento, vão se contentar em ter o comando da economia, fazer o serviço sujo de cortar os programas sociais e não ter a hegemonia que a vaidade que lhes assola? Olhem as personalidades de Fernando Henrique, José Serra e Aécio Neves, em ordem crescente de mediocridade e veja se são capazes de se conformar com algo que não o próprio trono…

O lixo geral dos pequenos (e de “boa” parte dos grandes) partidos terá de ser saciado imediatamente, com cargos, financiamentos e contratos. E às vésperas de eleições sem financiamento privado, imaginem…

Marina Silva, cujos apetites fizeram uma pessoa amarga e odiosa que a expressão vítrea dos olhos  mal disfarça, trabalha abertamente para pressionar o TSE, com ou sem impeachment – e com será muito mais fácil – casse o mandato de Temer pelas mesmas razões pelas quais – e apeada do poder e maldita politicamente – se aponta a Dilma e não poderá ela se defender.

Gilmar Mendes, por isso mesmo, tem o eventual “mandato” de Temer preso pela gravata, tal e qual fosse uma coleira e, ao mesmo tempo, é a espada de Dâmocles dos tucanos sobre a cabeça do ambicioso vice, agora tornado rainha desta nada Inglaterra.

Na extrema direita, os dentes do fascismo já procuram mais presas. O jovem energúmeno que foi promovido pela Folha a porta-voz da juventude “coxinha”, já anuncia hoje que se voltará contra Marina e seu “petismo verde”, a dar uma pista de que nova cor de camiseta poderá ser usada sem risco nas ruas.

Sobre Bolsonaro, “o mito”, dispensam-se comentários sobre seus compromissos e intenções.

E do outro lado, o que haveria?

Uma massa ferida e sangrando a destruição do maior líder popular das últimas décadas, que se pode erodir, demolir em parte mas cujos alicerces – e nem as pesquisas o negam – permanecem sólidos e, mais ainda, entranhados profundamente na alma do povão que assiste perplexo o que se passa.

Poderia colocar outros ingredientes explosivos, mas creio que já se viu que o caldeirão dos aprendizes de feiticeiro tem um conteúdo que não pode, em hipótese alguma, desembocar em qualquer situação de estabilidade.

Mesmo que os agentes econômicos possam manifestar certa euforia pós-golpe – pela possibilidade de abocanharem o pré-sal, as reservas internacionais do país (pela via dos juros) e arruinar os direitos trabalhistas e previdenciários -.  a crise política com que potencializaram os problemas da economia não vai cessar, mas agravar-se.

Os “investiment grades” das agências de classificação de  risco são nada perto de um país com as ruas conflagradas.

Contra tudo isso, diante da – tibieza já é muito fraca expressão – anomia do principal garantidor da Constituição, o Supremo, só o que resta é a mobilização do crescente sentimento legalista do país

O povo é a única coisa que nos separa do caos.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

28 Respostas

  1. Freira disse:

    Totalmente correto. Só lembrando que Skaf já teve a cara de pau de se filiar a um partido socialista. Estaríamos nas mãos de homens sórdidos.

  2. Freira disse:

    Vocês tem visto manifestação do sindicato dos petroleiros? Não escrevem mais….

    Estarão se ocupando em pressionar os deputados contra o impitim?

  3. Messias Franca de Macedo disse:

    DA SÉRIE FUNESTA “AVISA, AÍ, AO ‘SUPREMO DECANO’ CELSO DE MELLO”!

    $$$$$$$$$$$$

    Petrobras demitiu 170 mil funcionários desde o início da operação Lava Jato

    Estatal em crise

    Sindicato teme nova demissão de até 12 mil trabalhadores na Petrobras

    29/03/2016

    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1755010-pos-lava-jato-petrobras-ja-demitiu-170-mil-funcionarios.shtml

    • Messias Franca de Macedo disse:

      DE UMA CANETADA SÓRDIDA SÓ O PROCURADOR JANOT PERPETRA DOIS CRIMES HEDIONDOS, E UM TERCEIRO

      Crime hediondo I –
      covarde e irresponsavelmente, acusa publicamente a presidenta da República de ter cometido flagrante dolo no exercício do cargo.
      Natureza do dolo: desvio de função, estelionato, peculato, etc., etc., etc.
      Deblatera, procurador Janot, “líder do Alto Comando do golpe”, segundo o catedrático e destemido jornalista Luis Nassif:
      “Porém, em virtude da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato”.

      Crime hediondo II –
      recomenda ao STF a aceitação Legal da nomeação do ministro Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto – e em inédito apensado – determina que o foro privilegiado do novo ministro-chefe da Casa Civil seja a ‘Guantánamo do Paraná’ do DEMoTucano com ares de nazifascista psicopata militante “juiz” sérgio ‘mor(T)o’! Ou seja, e pasme, o procurador geral da República encaminha parecer pra lá de esdrúxulo [ou inusual para resgatarmos termo caro ao senhor ‘Janót’] orientando a [suposta] Corte Suprema a rasgar a Constituição Federal.
      Neste sentido, data venia, a Corte [em tese] guardiã da Constituição é instada pelo atual procurador da República a, simplesmente, afrontar a Carta Magna, rasgando-a de morte…
      E com as cinzas do incêndio, asperge-se a nação benzida que aflora pós-golpe de Estado!

      E um terceiro crime –
      o arrazoado calhorda do procurador parcial (sic) da República presta-se ainda para legitimar os crimes perpetrados pelo mequetrefe militante de primeira instância de uma comarca qualquer da província das masmorras miasmáticas da ‘Guantánamo do Paraná’!
      No uso de suas atribuições funcionais, o procurador ‘Janót’, entre outras obrigações, ao invés de denunciar, sobretudo, o crime de atentado à Lei de Segurança Nacional perpetrado pelo “juiz” ‘mor(T)o’, contrariamente, dedica-lhe mais um prêmio: “O Suprema Personalidade Remida Vitalícia do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos facínoras golpistas DEMoTucanos”!

      “INDO E VOLTANDO(!)”:
      foi no que deu o republicanismo do ‘[tíbio – ou seria ingênuo?!] PT da Governança’!
      De modo diametralmente oposto, por duas vezes consecutivas o ‘FHC Príncipe da Privataria DEMoTucana’ entronou “o sétimo Geraldo Brindeiro da Lista”!
      Ou talvez melhor ainda: “o Geraldo Brindeiro sétimo da lista”!
      E, “de quebra”, no apagar das luzes dos descarados e delinquentes “engavetamentos”, o FHC fez de tudo para emplacar ‘O engavetador geral da nação em frangalhos’, ‘miniSTRO’ do *”supremoTF”!

      *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
      Portanto, ‘nois’ podemos inferir que, no ‘braZ$$$&l’, a [suposta] Corte Suprema é absolutamente ÍNFIMA!
      O que não deixa de ser um constante e iminente risco à nossa (sub)democracia de fachada, republicanismo de araque a la “Zé Tucano ex-da Justiça, agora, pasme, na AGU”!

      RESCALDO FÚNESTO:
      além do ‘Beiços do Cão’, o lendário engavetador!
      Nas festivas sessões da tarde do STF!
      Cumpre lembrar o pesadelo de que ainda tem o ‘Luiz Mato no Peito Fux’!
      E sem contar “o tal supremo decano”!
      “As supremas tibiezas cheirosas” **’Rosa Maria Weber Idiota da Roça’, segundo o à época senador Demóstenes Torres, e a Cármen Lúcia!
      Esta última maquiada no Projac dos Marín(ho), cada vez mais a cara da da ‘Urubóloga Miriam Suína’!
      **Do original do batismo Rosa Maria Weber Candiota da Rosa

      EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS:
      sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
      E o óleo que unge a frigideira do degredo não é o do pré-sal!
      O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
      ‘O [infame] Triunvirato Nacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
      Preferencialmente, em alto e bom som, para que não paire dúvida alguma sobre a nação conflagrada!
      Nação conflagrada e postada em ***genuflexão?
      A conferir a natureza da nossa reação!

      ***O sentido etimológico da palavra genuflexão, vem do latim “genuflexione”, oriunda de “genuflectere”, que significa dobrar o joelho, ajoelhar; numa forma figurativa bajular, adular, reverenciar. Pode ser tomada, também, como um ato de respeito, submissão. No aspecto religioso, adorar.
      (…)

      FONTE [SAGRADA!]: http://www.padrefelix.com.br/cur_a_genuflexao.htm

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia
      República de ‘Nois’ Bananas?
      A conferir a nossa lídima reação contra ‘o golpe jurídico-midiático-policialesco’ ainda ora em curso, e que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão!

      • Tomás disse:

        Desvio de finalidade do ato? Quem és tu, ó Janot, para afirmar que há indícios de “desvio da finalidade do ato” na nomeação pela presidente de um ministro seu? Não temos leis, seguimos pelo instinto dos Arcontes? Não é mais obrigação de um presidente governar o país com leis e à sua maneira? Tem gente que não conserva um mínimo de razoabilidade diante dos horizontes dourados que se lhes oferecem em miragens. Não sabem mais até onde podem ir seus arbítrios e seus sonhos.

      • Messias Franca de Macedo disse:

        Retificação:

        RESCALDO FUNESTO:

        (em vez de ‘RESCALDO FÚNESTO’:)

      • Messias Franca de Macedo disse:

        ajuste imperioso:

        ‘O [infame] Triunvirato Antinacionalista/Entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!

  4. eliane disse:

    É óbvio o golpe parlamentar, sedimentado pelo judiciário e alicerçado pela mídia que necessita urgente de amparo para sobreviver. SE NÃO É GOLPE, #RENUNCIATEMER , o PMDB não está rompendo com o Governo deixando pastas? Tenha caráter, honre o partido e seu mandato.

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … A propósito, quantos votos o TRAIDOR-mor da nação em frangalhos obteve nas últimas eleições presidenciais?!…

      É ou não é um abjeto canalha sacripanta?

      • Messias Franca de Macedo disse:

        QUAL DIA O TRAIDOR-MOR TEMERoso NÃO ESTARÁ MAIS NA FOLHA DE PAGAMENTO DA UNIÃO?

        … Golpe na lixeira da história, até quando o imoral sacripanta TEMERoso continuará na folha de pagamento dos servidores públicos federais, ‘bolsa alcova’ e as demais porras da indecência &$ tudo mais?!

        Com a palavra a Controladoria Geral da União!
        A conferir!

    • Messias Franca de Macedo disse:

      O VERDADEIRO JUDAS

      Vive em você
      E vendeu seus ideais
      Por trinta moedas
      – Um pouco menos
      Ou muito mais.
      Por jornalista e escritor Antonio Mello

      em
      http://blogdomello.blogspot.com.br/2016/03/o-verdadeiro-judas.html

  5. Thiago Teixeira disse:

    Mais uma vez o JN faz uma recorcagem sem limites e escrúpulos. Ontem noticiaram a confusão na câmara da entrega do pedido de impeachment da OAB. Na realidade, um grupo de ADVOGADOS contrários a arbitrariedade da OAB, estariam impedindo a entrega do documento, alegando que a entidade deveria fazer uma consulta ampla aos profissionais para tomar al medida. O safado do jornal não … simplesmente falaram os CONTRÁRIOS DO IMPEACHMENT. Mentira, não citaram que eram advogados, e ainda por cima filmaram alguns deputados do PT e PCdoB no meio da confusão para passar a impressão que eram os “petistas” que estavam privando o direito de liberdade … de democracia (golpe para os coxinhas é democracia). Ridículo.

    • mark disse:

      Thiago, não assisto nenhum noticiário da Globo há mais de ano, tomo conhecimento de algumas atitudes deles através de artigos nos blogs ou comentários. Não vale a pena se envenenar com a parcialidade, a manipulação e as mentiras do jornalismo global.

      Quanto à OAB, ela é uma piada de mau gosto no que toca combate à corrupção: quantos de seus membros, ou dos autores do novo pedido de impeachmente, declaram para a Receita Federal seus REAIS rendimentos anuais? Quantos de seus membros fornecem recibos de prestação de serviço aos clientes?
      Mas um monte deles bate panelas contra a corrupção…

  6. Maria Rita disse:

    Qual o destino da Nau dos Medíocres?

  7. alvaro disse:

    Uma boa análise que saiu no 247 :
    ‘Na Operação Lava Jato, a perícia é instalar uma máquina inquisitória interminável, a serviço dos mesmos poderes que já comemoram a próxima derrubada do governo e a destruição de seu oponente mais difícil. Aqui não se ouve, prende-se. Aqui não se solta, extrai-se delação. Aqui não se ajuíza, panfleta-se. Que o timing concatenado de seu vazamento fabricará a “verdade” do dia’, diz Francisco Foot Hardman, responsável pela cátedra em história da cultura brasileira na Universidade de Bolonha, na Itália

  8. JOÃO BATISTA disse:

    O que resta ao governo é atrasar ao máximo o desfecho que, a essa altura, parece inevitável, caso o processo seja instaurado no senado.
    Infelizmente, o republicanismo da presidente continua, com ela se comportando como o capitão do Titanic ao solicitar que a orquestra continue tocando.
    É uma guerra e o que está em disputa é o poder, que precisa ser exercido na plenitude para manter o sonho de emancipação do povo ou sua submissão aos doutos 1% endinheirados.
    A batalha judicial precisa começar já! Previamente! Visando atrasar o desfecho do processo de impeachment.
    A declaração de ministro Barroso de que o STF não entrará no mérito de ter havido ou não crime de responsabilidade é a demonstração de que esperar mais para começar a guerrilha judicial é bobagem.
    O STF apoia o golpe! As excelências estão cansados dessa brincadeira, pois têm interesses maiores e melhores a defender.
    Fachin, Barroso, Fux, Rosa, Carmen, Tofoli, Mendes e Celso, uns sinalizaram e outros afirmaram que apoiam o fim da turbulência o quanto antes. Para alguns, com os golpistas, para os demais, com quem quer que seja, desde que cessem a aporrinhação de saco das excelências.
    Quanto mais tempo o governo resistir – e não há mais a fazer -, mais próxima estará a próxima eleição, em 2018.
    Se com todos os recursos ordinários possíveis o impeachment pode se arrastar até outubro de 2016, com estratégia minimamente competente e atitudes tempestivas, será possível estender essa batalha final por até um ano, até o último trimestre de 2017.
    Será que os pemedebistas ficarão na oposição por todo esse tempo?
    Será que o prêmio interessará aos golpistas a um ano da eleição?
    Será que os deputados federais arriscarão tudo por um impeachment?
    O dinheiro recebido dos financiadores do impeachment é bom, mas insuficiente, certamente, para bancar uma campanha à reeleição.
    A demora no desfecho é que trará a discórdia entre os membros do consórcio golpista.
    Enquanto isso, Eduardo Cunha verá sua situação se deteriorar mais e mais.
    E Lula terá tempo e espaço para posar de vítima e contribuir com o que for possível, pois que a presidente já jogou a toalha.
    Agora, encarar essa batalha judicial com o preguiçoso republicano José Eduardo Cardozo será muuuuuuuuuito difícil.
    O jeito é ignorar as duas rainhas da Inglaterra, Dilma e José Eduardo, e colocar gente motivada e competente para atuar.

  9. Alex Herren disse:

    #RENUNCIATEMER – Se vai deixar o governo, tem que renunciar seu golpista corrupto e canalha. Aproveita e leve a sua clack junto!

  10. Nito disse:

    O PMDB sairá da base do governo. Ora, que base? O PMDB elegeu o vice presidente e detém 7 ou 8 ministérios. Logo, não é base. É governo. Se o PMDB vai sair do governo, o vice Michel Temer também não deveria sair? Que palhaçada é essa? Ou seria canalhice, mesmo?
    Se derrubarem a Dilma, o que parece serem favas contadas, o país deveria mudar o nome de República Federativa do Brasil para Sindicato dos Ladrões do Brasil. Nojo!

  11. JOSÉ disse:

    Em resumo, mais um texto do nós contra eles… Vcs podem reparar que na ampla maioria dos textos do Fernando não existe espaço para autocrítica. O Fernando é em síntese o PT. Mesmo sabendo que houveram milhões de erros é mais fácil culpar os outros que querem ” destruir o projeto “. Ah, e clama pelo apoio popular! Kkkkkk mesmo que, apesar de um esforço hercúleo, só tenham reunido 10% de “povo” contra 90% de “zelite”. Triste fim de um ” jornalista”.

  12. Carlos Lima disse:

    Enquanto agente se mobilizava o Governo Dilma acreditava em PAPAI NOEL, de que adianta isso agora Brito..Passar a mão na cabeça de quem..De quem nunca quis se defender, de quem dormia em berço esplendido, o Jaques Wagner, mais parece o Ministro da relações exteriores do Iraque Tariq Aziz, blá, blá, blá, blá.. é derrota em cima de derrota.Um governo sem nenhuma atitude é só discurso, deixou agente virar pó para o Aécio, me fala Brito, só uma forma de nos mobilizarmos e para que, quem perdia a comunicação nos tempos antigos já perdia tudo, imagine agora, esse governo comunica com quem e para quem, o PMDB já devia tá fora a tempos, todos sabem que são ratos de navio, acabou com o governo FHC, já acabou com o Brasil e vai acabar com tudo agora, tem horas que me pergunto: Quem era a DILMA realmente, porque abandonou as bases logo que eleita e foi comer tomates com Ana Maria, escrever missiva de amor para o FHC, porque devemos defende-la agora, porque? Só porque somos de esquerda, mas que esquerda é essa que elege um mandatário e esse mandatário renega quem o elegeu e entrega o país sem nenhuma luta que tenho conhecimento, apenas todo dia entrega um pouquinho até que vai chegar a hora que não tem mais nada para entregar e o pior entregar para um juiz maluco inquisidor com telhado de vidro, para um dúbio PGR, e para um STF inexistente, e para uma Câmara cheia de malversadores e para a elite que querem gastar em MIAMI. Nem telefone criptografado essa joça de governo tinha, mas tinha a lista de fim de ano e cartinhas para PAPAI NOEL. Tenha paciência pessoal, já é hora é de salvar o povo verdadeiro nas ruas, vão ser cassados, esse governo é tão incompetente que nem sabia que o juiz caçador de petistas recebia medalhas até do exercito nem isso eles sabiam. vamos mudar o foco, ainda dá para salvar alguma coisa, será que ninguém lá consegue pensar pelo menos um pouco, jogar toda essa barbeirada nas costas de um homem de 70 anos é muita covardia. Vamos pensar o que seria melhor agora, a utopia cega ou uma realidade possível. Afinal Brito, que governo é esse, tão cheio de possibilidades e prefere acreditar em PAPAI NOEL? Que que foi isso. Como deixar um canal de televisão sonegar, destruir o Brasil e ainda paga-lo fortuna para tal feito, deveria te-los multado dentro da lei, mas preferia aquela frasezinha mixuruca ” Prefiro o barulho da liberdade que o silencio da ditadura”. tive notícia que ele riam, como dá tanta grana para esse pessoal? parece que pagava o jagunço para tirar a própria vida, eu pessoalmente classificaria esse governo de GOVERNO SURREAL, o governo que entendeu o FOME ZERO como GOVERNO ZERO.

  13. Mário Alex disse:

    Temer tem que renunciar também!

  14. Mário Alex disse:

    Cho, amigo da Onça. Tem que renunciar, o encosto xarope.

  15. Lenita disse:

    Como e qdo a Dilma pode chamar as Forças Armadas ? Não seria o caso de passar o Brasil a limpo de maneira dura ja que vai ser duro de qualquer jeito se o golpe vingar ? E a idéia do PHA para o recall, em que momento poderia a Dilma lançar mão desse recurso ? Quais são as estratégias do Lula, Dilma, Wagner, Jandira, Requião, etc.? NAO PASSARAO ! Que o gde ato de dia 31 possa ser forte o suficiente para acabar com esses bandidos. Mas como o Supremo esta deixando acontecer e o Janot comanda tudo junto com o Moro, o Cunha, Temer e todos os outros trastes, QDO a presidenta VAI lançar mão de suas armas ??? Temos que botar pra correr essa corja de canalhas que so estão preocupados em se livrar da cadeia. Tem que acabar com esse Supremo que de supremo so tem o nome, estão todos vendidos e deixando os ratos fazerem o que bem entendem. Surrealista demais, vamos invadir o Planalto e tomar conta do espaço, o Brasil pertence ao povo brasileiro ! Os gangsters cinicos NAO PASSARAO !!!

  16. Moacir disse:

    Se o PMDB desembarcar do governo, TODOS os políticos, que se prezem de esquerda, deverão entrar na JUSTIÇA, para impedir a posse do vice presidente como Presidente. Por que os votos dos cidadãos incluindo Eu, foi dado para DILMA, como legado direto e herdeira política de LULA, jamais permitirei que o Vice protocolar, por força de uma coalizão assuma a proeminência de governar. Assim como pipocaram no Brasil todo, ações contra a posse do Ministro LULA, deve a esquerda, impetrar com AÇÕES POPULARES, contra a posse de um eventual Presidente Temer.

  17. Jadir Rocha disse:

    Não vamos esquecer que, dia 31/03, terão protestos para defender à democracia em todo o Brasil. Todos, que apoiam à democracia devem participar. VAMOS VENCER OS GOLPISTAS

  18. IRANCOCCH disse:

    PT e PCdoB são os únicos partidos que peitam este golpe? Cade os outros partidos de esquerda? Podem até não concordar com a forma que o PT governa, mas não podem se ausentar e não dar a cara nessa hora que o golpe contra o povo brasileiro se forma!
    Estão tomando atitudes de PPS, que um dia dormiu comunista e no dia seguinte acordou extrema direita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *