Sérgio Moro levará Lula ao poder. Em 2018 ou já, agora.

retratodov

No início de 2014, quando ainda havia o movimento “Volta, Lula” e o ex-presidente deu uma entrevista aos blogueiros, brinquei com ele, que desmentia a possibilidade de ser candidato em outubro daquele ano, dizendo: “deixe que eles pensem que vai, presidente”.

Lula não gostou, fechou a cara e disse que nem de brincadeira, porque aquilo servia para enfraquecer Dilma, a candidata.

Ética e eleitoralmente ele tinha toda a razão.

E embora na política devam sempre haver ética e eleições, ela vai além disso para um processo de afirmação de um projeto político de natureza popular.

Há um processo dentro das massas populares, não-dito, não-teórico, mas real e profundo. E que acaba, por vias tão tortas que nem se as pode imaginar, se impondo.

O velho Brizola, pra ironizar o processo de escolha dos candidatos na política convencional, dizia que eleição não é corrida de cavalos – “aposto neste, aposto naquele” – mas deveria corresponder a uma necessidade da população.

E o “volta, Lula”, até para desgosto dos petistas sempre cheios de melindres com “personalismos”, populismos e outros ismos, tinha origem num processo político no qual, agora e finalmente, se enxergam as raízes do que se passa agora: os protestos de 2013.

Estava ali, no “apolítico de direita”, na alegação – aliás só aqui e ali pontualmente provada, mesmo nestes tempos de devassa geral – de corrupção na construção das obras da Copa, no “contra todos eles” e até no “não vai ter Copa” que traduzia o “não vai ter Brasil brilhante e admirado”.

Não era o gigante, mas o Brasil-anão que despertara.

Este, branco e egoísta, moralista e imoral, tolo e odioso como o que vemos agora nas ruas.

Dilma, a despeito de suas qualidade pessoais – é uma mulher séria, honrada, austera e digna como poucas vezes já viu a política brasileira – não é uma estadista.

Portanto, não é uma referência para o povo brasileiro, não carrega em si aquele sentido que Cecília Meirelles descreveu como o da liberdade que “que o sonho humano alimenta, (e que) não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

Não tenho a menor dúvida de que, hoje, o sentimento pessoal de Lula é o mesmo que o fez fechar a cara diante da brincadeira daquela ocasião que abre este texto.

Quem viveu a experiência da política – e a do Governo – por quarenta anos, do ponto-de-vista pessoal e familiar, se é pessoa honrada, não tem mais vontade alguma de voltar àqueles tapetes.

Sabe, também, que será explorado como “capitis diminutio” para Dilma, porque sua ida para integrar o Governo só pode existir se for para dirigir o Governo, com ela. E, Lula, ao contrário do que dizem seus detratores, sempre foi moderadíssimo nas suas interferências, muito menores do que seriam esperáveis e naturais de quem foi o legitimador não da primeira, apenas, mas também da segunda eleição da Presidenta.

Por último, tem consciência de que seu ato, em busca de um exame equilibrado das investigações – todas pífias – que tem contra si e não da sanha linchatória comandada por Sérgio Moro, vai ser apontado como de covardia, num primeiro momento, e imporá sacrifícios imensos á sua família, que será buscada com sede de sangue pelo juiz (!?) de Curitiba, num processo de caça gigantesco, dividido entre os meganhas com carteira de polícia, de promotor e de imprensa.

Tudo isso pesa e retarda sua decisão.

Ninguém pode adivinhar o que se passa na cabeça de um homem – e de um líder – neste momento.

Mas todos já podem saber que Lula voltará ao governo, agora ou em 2018, por obra do homem que, nele, quis assumir o papel de instrumento de destruição do projeto de afirmação do povo brasileiro: Sérgio Fernando Moro.

Sem tudo o que de perverso, doentio e autoritário que ele fez, sem a crise institucional a que sua obsessão persecutória, o processo político não teria se agudizado e não ocorreriam situações em que os homens são levados, por seus deveres, ao sacrifício imenso de suas vidas pessoais.

E, para quem acha que a crise econômica será sua sentença de morte na condução do Governo, é bom lembrar a  marchinha de Haroldo Lobo e Marino Pinto, quase 70 anos atrás:“Bota o retrato do velho outra vez/Bota no mesmo lugar./O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar/O sorriso do velhinho faz a gente se animar.

 

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

25 Respostas

  1. titus disse:

    Este video e para o moro,janot,stf,mp,serra,aecio,cunha,renan,e o resto dos vendidos….
    https://www.youtube.com/watch?v=Yd9i7Oz3AKI

  2. Messias Franca de Macedo disse:

    MALHANDO, LULA SE PREPARA PARA VOLTAR AO GOVERNO

    Como em abril de 2015, página do ex-presidente no Facebook posta vídeo de Lula fazendo exercícios físicos, com mensagens do petista incentivando as pessoas a malhar; vídeo termina divulgando um número fundamental, que indica que tudo está bem com a saúde do líder político; pressão: “12 por 7”, diz o personal trainer; Lula está a caminho de Brasília nessa semana, prestes a aceitar um ministério importante no governo Dilma

    15 DE MARÇO DE 2016 ÀS 09:36

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/221139/Malhando-Lula-se-prepara-para-voltar-ao-governo.htm

  3. renato arthur disse:

    Lula entrando no governo da Dilma, pemitirá que essa inicie a governar. Mas Lula estará associado ao êxito ou ao fracasso desse governo. Creio firmemente que haverá uma mudança para melhor e o horizonte tende a se desanuviar, caso isso ocorra, Lula ganha no primeiro turno e será o presidente mais lembrado por séculos no Brasil. A história contará como o fascismo de 500 anos de escravidão começou a ser extinto por um homem cujas as origens são do verdadeiro povo brasileiro.

  4. ernesto disse:

    É difícil dizer se o pior do texto é o cinismo ou a simples mentira. Mas, para não ir muito longe, o próprio Lula definiu o significado de sua ida para o ministério em 1988: “No Brasil, se o pobre rouba vai para a cadeia, se o rico rouba vai para o ministério”.

    • Nelson disse:

      Por que será mesmo que as pessoas de bem; pessoas que participaram das manifestações do dia 13 na cidade natal da alma mais honesta do mundo pediram desculpas ao Brasil? Eles não se orgulham do filho prodígio? Cidadezinha coxinha essa.

  5. Messias Franca de Macedo disse:

    Padrão Globo de [pseudo]jornalismo

    OPS falha jornal rede globo. Ixi! o bicho tá pegando! Deixaram a camera ligada
    https://www.youtube.com/watch?v=dK6y7qvvNUs

  6. Messias Franca de Macedo disse:

    HORA DO RECREIO,
    EM TEMPOS FASCISTAS &$ GOLPISTAS

    A Globo não é somente golpe &$ MAU Dia Brasil!
    A Globo também é, pasme, cultura!
    Onde fica o cérebro do Luciano Huck animador de auditório do Projac?
    Acertou quem respondeu “no fígado””
    Entenda o ‘inFREpático’ do amigão do ‘Aécio 1/3 EL Chato Furnas Forever’!

    VÍDEO SEN-SA-CI-O-NAL! SENSACIONAL!

    https://www.youtube.com/watch?v=BecgwF-5CpA

  7. JOSÉ disse:

    Brito, vc faz textos pedantes com uma certa frequência. Mas nesse vc se superou. Não consegui sentir nem raiva. Só pena. Olha vc tranformou um auto-golpe na volta de um Messias.
    Delcidio falou
    Dona xepa falou
    UTC falou
    Acabou Brito! Não tá começando agora..

    • Fernando Brito disse:

      José, perca as esperanças. Não vai acabar nunca, porque se chama História. Veja o próximo post, em instantes, e tenha vergonha de ser tolo ao ponto de não compreender o que ela ensina. Quanto a ser pedante, é que me recuso a reduzir a língua portuguesa a algumas centenas de palavras.

    • paulo disse:

      Que continuem os petistas nesse “sebastianismo”, enquanto a Lavajato vai levando todos pro xilindró…

    • Ninguém disse:

      Se os textos do Fernando Brito lhe incomodam – e parece que lhe incomodam bastante -, a única conclusão possivel é a de que você deve ser masoquista. Só pode ser.

  8. Helbert Fagundes disse:

    Bom dia,

    minha preocupação é esse quadro ai na foto. Será que quando a Dilma sair não poderá levar ou o PSDB e o PIG dirão que não pode guarda e tem que deixar ao vento!

  9. paulo disse:

    Sinto informar ao blogueiro: Delação de Delcídio acaba de ser homologada pelo STF, inclusive devolvendo o $$ que seria entregue pelo então senador ao Cerveró, para calar-lhe a boca, por ordens de alguém que seria ministro nesses dias…. Agora Moro pode tomar as medidas judiciais com base na delação, por autorização direta do STF, ou seja, Lula será preso por obstrução à Justiça a qualquer momento.
    Além disso, o recado do STF foi claro, poderia ter homologado depois, mas foi hoje, para demonstrar que se já prenderam um senador do PT, vai ser fácil prender um “ministro” fujão….Game Over.

    • Paulo disse:

      O jogo nunca acaba xará, sempre haverá alguém combatendo as injustiças e mercenários, isto é politica.

  10. “E, para quem acha que a crise econômica será sua sentença de morte na condução do Governo”, vale lembrar que a situação do país pós FHC era infinitamente pior do que é hoje. Desemprego altíssimo, divida com Deus e o mundo, PIB medíocre, inflação nas alturas, e taxa Selic em 45% ao ano. E com as indústrias de transformação todas sucateadas, rodovias destruídas ao longo dos 8 anos, portos e aeroportos esculhambados, renda pífia, salários, pior ainda. erámos uma Alemanha pós guerra. Tudo por se fazer e se reconstruir.

  11. Cunha e Silva disse:

    As linhas estão certas , ” como o céu é do avião ” . Terá o apoio do povo , mas daquele povo que mais precisa e daqueles que amam a democracia .

  12. C.Paoliello disse:

    Vc está certo, como Dilma é uma presidente corretíssima (privilégio que poucos países teem) mas não tem carisma pessoal, o retorno de Lula reanimará os que apoiam Dilma nesse momento difícil.

    • Nelson disse:

      Só rindo mesmo. Assessor de Delcido Amaral gravou conversa com Mercadante na qual foi oferecido ajuda para que ele, Delcidio, não abrisse a boca para falar o que sabe. Se queriam calar Delcidio qual seria o motivo? A delação dele traria somente inverdades, tipo, a Dilma e o Lula são as almas mais honestas do país? Respostas…..

  13. Macunaíma disse:

    Pega o retrato do velho, bota o mesmo lugar,
    O sorriso do velhinho faz agente trabalhar
    Que Lula e o PT aprendam que agora terão que caminhar/construir junto com o povo

  14. carlos disse:

    A justiça brasileira é tão macabra, chula que é comum agente ver na tela dos cinemas , algo a respeito, tanto na literatura do direito como no direto da literatura e aqui no brasil nunca se ouviu falar em um personagem com essas caracteristicas.

  15. carlos disse:

    O Senador Aébrio do pó é penta campeão de delação, além de está envolvido com caso banco rural, para se benficiar, superfaturou as obras da sede do governo de minas, fez aeroporto na fazenda do tio deu um rombo na saúde de minas gerais, enfim é pra ser condenado até a alma.

  16. bernardo disse:

    Pelas reações da globo e da coxinhada o caminho é esse mesmo. Vamos lá. Se a globo apoia é fria; se vai contra. é bom: assim falava Brizola.A propósito parece que a coisa esta feia pelos lados globais; muito jornalista desgotoso com o papel de otários que têm feito e briguinhas e ciume entre os chefes. Leiam o DCM de hoje.

  17. Francisco Teixeira disse:

    ANTECIPARAM A POSSE DE LULA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *