Se não há lugar para uma mídia de esquerda, porque tantos acessos?

stat

Os números daí de cima são a história dos acessos do Tijolaço  este ano, em total de visitas e em visitantes únicos (contagem que só considera um acesso por computador num intervalo de 24 horas), segundo o site Statcounter, que realiza contagem de acessos

Se é possível para uma só pessoa – ou quase, porque tenho o  inestimável auxílio de meu parceiro Miguel do Rosário nos finais de semana – ocupar um espaço destes, sem uma equipe, sem um repórter, um revisor (como faz falta, perdoem os deslizes e os saltos de palavras tão frequentes, pela falta de tempo e pelos vícios de nem reler direito os meus próprios textos), sem ninguém, nem nenhuma estrutura senão um laptop, uma mesa e uma cadeira, faz sentido não termos uma mídia progressista, na internet e fora dela?

Não faz, nem no sentido da liberdade, nem no da pluralidade de ideias e nem mesmo, sequer, do ponto de vista meramente comercial, por que há, inequivocamente, um imenso público para ela.

Mas esbarramos em algo que perversamente nos foi atribuído e que nos sufoca todas as possibilidades de crescer.

Somos os “blogs sujos”, “sustentados” pelo Governo.

Mesmo quando, como acontece com este blog, sobrevive-se das contribuições espontâneas de seus leitores e dos anúncios do Google, que qualquer site pessoal pode veicular, recebendo pelos acessos que o Google diz que você tem – e que são sempre, por isso, avaros – a ideia com que nos taxam é a de que somos favorecidos politicamente.

É claro que nenhuma padaria, mercadinho, empresa de serviços, fábrica vai desejar ficar “sob suspeita” se anunciar neste ou em outro blog semelhante. Se, por acaso, vender algo ou prestar serviços a governos, então, nem se fala.

Ninguém acha que um anúncio da empresa X em qualquer site seja uma cumplicidade entre o anunciante e o site, mas apenas o interesse de divulgar um produto, serviço ou marca.

Aqui, porém, tudo é “favorecimento”. Até uma animação que coloquei, gratuitamente, da campanha contra o consumo de crack – veja se os sites da grande imprensa veiculam algo de graça, inclusive isso-  serviu  para que O Globo dissesse que “conto” com um banner do Governo Federal.

Obvio que fico orgulhoso de ter alcançado esta marca de mais de 10 milhões de acessos totais em um mês, e mais de 5 milhões de visitantes únicos. Sou humano, e como todos tenho lá minhas 100 gramas de vaidade.

O Tijolaço que vocês ajudam a fazer, lendo e participando, chegou a um tamanho em que não pode ser mais produto do voluntarismo – um tanto quanto insano – de uma pessoa e terá de desenhar seus caminhos em 2015.

Mas há algo maior a que todos devemos nos dedicar, se trabalhamos sem vaidades desmedidas e  ambições materiais que não as de sobreviver e cumprir nossos compromissos com o povo brasileiro.

É o surgimento de uma imprensa independente, progressista, diferente de tudo o que está aí e a qual, infelizmente, ainda é nossa única fonte de informação.

Ela tem milhões de leitores em potencial.

Em potencial, porque ela não existe.

Ainda.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

92 Respostas

  1. Maria Rita disse:

    Posso assinar embaixo? É isso aí. Para mim o blog é o meu jornal diário. Sem ele não estou informada. Com ele, não corro o risco de virar uma zumbi da 3a. idade. Sou mais uma nessa pequena (em relação ao número de habitantes brasileiros) multidão de 10 milhões de pessoas. Parabéns,Brito, é um trabalho e tanto.

    • Marcílio disse:

      Roberto Marinho (vade retro!) dizia que o mais importante não é o que a globo mostra, mas sim o que ela esconde.

      E o que o PIG esconde, os blogueiros sujos trazem às claras.

      Os blogs progressistas são o Iluminismo nas comunicações de massa deste país. São um divisor de águas do séc. XXI, imprescindíveis a uma análise aguçada dos fatos…

  2. Geraldo Chaves disse:

    Bastaria o governo diminuir substancialmente as verbas publicitárias endereçadas à Mídia Golpista, redirecionando-as aos “Blog Sujos” e grande parte do problemas de comunicação seriam resolvidos.
    Vamos ver quando o governo vai acordar e agir.
    Na contagem atualizada, já temos UMA SEMANA perdida…

  3. M Cruz disse:

    Fernando,
    Como não visitar, apoiar e parabenizar um blogueiro que pena sozinho para manter este espaço imprescindível ao jornalismo ético e plural e que chega a pedir aos seus colaboradores (público)licença para se ausentar da lida diária do blog por motivos familiares como a morte de sua mãe e a convalescença da filha, enquanto alguns outros ganham milhões para venderem, a seus patrões, sua consciência e a prática do bom jornalismo?

  4. Onda Vermelha disse:

    Parabéns Fernando! Vida longa ao Tijolaço! E vive a imprensa livre e democrática! #Ley de Medios Já! Reforma Política com plebiscito popular!

  5. Carlos Salgado disse:

    É isso aí meu irmão!
    Somos nós quem temos de fazer isso aí!
    Comecemos contribuindo financeiramente com o tijolaço.
    Nosso financiamento é também uma via nova!!!

  6. Pietro disse:

    O governo tem que investir em banda larga gratuita ou, o mais acessível possível….
    outro dia assisti um jornal na TV e pensei que o mundo iria acabar,ninguém merece….
    Se em mim que sou vacinado contra o pessimismo e injustiças do mundo,fere,
    imagine na copa…

    • Pietro disse:

      Esses dias atrás choveu muito na minha região da BA,liguei hoje e em “uma chuva” encheu todos tanques….
      Eu queria estar lá para ouvir os sapos, cantar cantigas de amor,ao luar do sertão,
      e liguei na zona rural agora há pouco, e as pessoas estavam em êxtase de agradecimentos ……deus e’ fiel !

  7. Carlos Roberto disse:

    Precisamos continuar sem medo de ser feliz, neste ano e no próximo a batalha continua , aliás é muito interessante a alegação do PIG pois no decorrer da semana que passou notei o quão Boris Casoy esculhambou a Petrobras , entretanto qual não foi minha surpresa quando constatei que a Petrobras é uma das empresas que oferecem o impertinente jornal.
    Por que a Petrobras paga para ser esculhambada diariamente?

  8. jmb disse:

    Se pinta um furo na midia tradicional, eu corro para os blogs para saber se é verdade. Só um babaca acredita na Globo, ou aqueles que fingem acreditar, isso é um gesto de apoio a corrupção da verdade, e dizem querer acabar com a corrupção. Babacas ou Cretinos ou os dois.

    • revenger disse:

      Faço o contrário: partindo do pressuposto que politicamente tudo que sai na grande mídia é tendencioso, procuro primeiro os blogs sujos. Depois vou verificar na mídia convencional.

      A comparação mostra como os jornalões não fazem jornalismo de verdade, apenas atuam como partidos políticos.

      Viva os blogs sujos!

  9. João do Sertão disse:

    Que maravilha, isto sim é notícia boa. É a guerra contra o PIG, os blogues sujos são a coisa mais limpa e transparente que já houve na imprensa brasileira. Viva o TIJOLAÇO.

    • LuizCarlosDias disse:

      De grão em grão, de pequenas atitudes se chega onde está o nosso rumo, parabéns tijolaço ate 2018 para o Brasil o Lula, temos tempo pra mostrar
      nossa maior conquista. Planos, planejamentos, lutas, verdades, vitorias, queremos muito e vamos ganhar outras tantas disputas políticas.

  10. yacov disse:

    Clap Clap Clap !!

    O que seria do BRASIL sem os BLOGS PROGRESSISTAS !?!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO – O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  11. sergio m pinto disse:

    Sempre me pergunto por que, com tantos bons jornalistas nos blogs sujos não há um veículo consolidado. Nem precisa ser um jornal, até porque a mídia impressa está caminhando para o fim.
    Poderia ser um portal, uma cooperativa de jornalistas, para falar não só de política, mas de artes, esportes, entretenimento e o que mais pudesse transmitir informações para melhorar o discernimento e a cultura do povaréu.
    Por que isso ainda não aconteceu? Caciquismo ou falta de grana? Se for falta de grana, tenho a impressão de que uma boa campanha vai atrair muita gente como assinante ou mesmo contribuinte. Tamos aí na espera.

    • Temos que avançar com essa ideia! Precisamos de um portal amplo (no sentido de tratar vários temas e de varias formas) para quem quer aprofundar, para quem quer apenas se inteirar, para quem se interessa em entender… que desperte o interesse da juventude, tão envolvida em redes sociais e superficial em seus comentários. Topo apoiar.

  12. Lucimar Lizandro Freitas disse:

    Parabéns meu caro Fernando, sou seu leitor assíduo. Precisamos imaginar alguma forma de manter essa luta, só que de maneira mais orgânica e estruturada. Sou testemunha do seu desprendimento e compromisso com a nossa democracia. Você ajudou a construir essa bela e difícil vitória de Dilma Rousseff.
    Receba meus sinceros cumprimentos e desejo de muita paz e muita saúde, elementos fundamentais para seguirmos nessa caminhada. Ganhamos uma batalha, mas, a guerra continua.
    Um forte e afetuoso abraço do seu leitor Lucimar L. Freitas – Governador Valadares – MG

  13. grazie disse:

    Parabéns. Me contabiliza aí nas visitas diárias, aqui é meu local de informação . Vida longa a mídia progressista.

  14. Armando Miranda disse:

    Perfeito o raciocínio. Onde é que eu assino?

  15. Leonardo Ferreira disse:

    O Governo Federal e Estaduais tem o dever de anunciar nos
    blogs sujos, tem muita que leem estes Blogs e são assíduos,
    Eu por exemplo. Eu não assisto mais jornal pela televisão.
    Esses telejornais só falam mal do Brasil. Quem se orienta
    pela televisão e outros impressos não vê que o País está
    numa situação muito melhor que anos atrás. E o pior, aliena.

  16. Savio Maciel disse:

    Estamos ávidos! Esperamos a iniciativa que faça surgir na internet um veiculo de propagação de informações que tenha credibilidade. Vinculado à verdade factual, à realidade. Em que possamos, sem qualquer receio, acreditar. Estamos esperando. Eu e, como vc. mesmo constata, milhões que querem ver, finalmente, uma imprensa livre e democrática florescer.

  17. Flávia disse:

    Parabéns, Fernando! Acompanho teu blog e outros desde julho e posso dizer que isso contribuiu demais para eu receber informações e riqueza de dados excelentes. Jornalismo sério e comprometido com a verdade, que abastece a consciência cidadã. Meu próximo passo é contribuir com vocês. Obrigada!

  18. Leonardo Ferreira disse:

    Digo, tem muita gente que…

  19. Ana Terra Ramos disse:

    VAMOS DETONAR ESSES JORNAIS CONSERVADORES, DESSA DIREITA CARCOMIDA. PARABÉNS BRITO!

  20. Marcos Aiam disse:

    A presidenta Dilma seria bom tomar vergonha na cara e ter como prioridade na área de comunicação rever a destinação das verbas publicitárias do governo federal, trate a imprensa como o Aécio e sua irmã fizeram em Minas, no cabresto curto das verbas publicitárias. Agora se quer continuar com o modelo adotado de alimentar a pão de ló a cobra que a morde diariamente, tenha paciência, é um caso perdido de síndome de estocolmo ou de mulher de bandido.

  21. renato disse:

    Posso,me considerar na luta?
    Posso me considera do CLUBE?
    Se não posso, vou continuar vindo
    aqui,até ser abraçado por todos.
    Para quem já faz parte, parabens.

  22. Professor Aglailson disse:

    Parabéns, Fernando, eu sou um dos solitários que só agora envia uma mensagem para vocês. Mas esta mensagem vale a pena, pois a mídia progressista se consolida ainda mais. Abraços de quem muito o admira.

  23. Iskra disse:

    Fernando.
    Primeiro parabéns pelos acessos, fruto de seu incansável e honesto trabalho de informar.

    Quanto ao jornal diário, inicia-se uma convergência até mesmo nos partidos de esquerda sobre o tema, mas não podemos ficar presos a partidos, até mesmo para não sermos submetidos a seus interesses.

    É possível sim lançar uma revista eletrônica diária como embrião para a escrita e posteriormente o jornalão diário, pois embora deficitário ainda é muito lido pelo povo sem acesso, ademais a exposição em bancas de revistas é uma baita publicidade.

    Serei assinante de primeira hora, vamos adiante pois há muito a construir, já havia dito em dois posts anteriores, esta eleição foi nossa batalha de stalingrado, mas ainda falta uma guerra longa a vencer ! Vamos Adiante Até a Vitória !

  24. Manu disse:

    Parabens por tudo, parabens pelo espaço mais democrático da imprensa brasileira, e desculpe por algum comentário equivocado….há Se eu tivesse dinheiro…..

    Depois que passou a eleição é fácil né, ou e medo da justiça?

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2014/11/1542040-estamos-perplexos.shtml

  25. marco disse:

    Já postei nos blogs que consigo acessar,sugestões para que a SECOM,veicule matéria governamental,nos Blogs.Mas tem-se que fazer uma campanha entre os internauts.ATENÃO ” SECOM “,veicular anúncios governamentais,nos blogs.

  26. Manu disse:

    Já pensou em lançar algo no esquema se colaboração na internet, pode ser um começo…..
    Acho que a melhor solução é um portal afim de agrupar todos os sites….

  27. Everaldo disse:

    Pessoal do FACEBOOK, é preciso fazer com que seus amigos e amigos de seus amigos CURTAM o TILOLACO (do Fernando e do Miguel) e também CURTAM OCAFEZINHO (do Miguel). Essas são duas das pouquíssimas fontes que nas quais confio.
    Parabéns Fernando Brito e Miguel do Rosário
    #RUMOAOS20MILHOES

  28. willian disse:

    Força nesta luta porque apesar de todas as dificuldades o tijolaço vai crescer muito mais

  29. Eugênio Pereira Costa disse:

    Moro em Nova Era- MG, 18 mil habitantes, ( 64 a 36 para Dilma) e nessa campanha conheci tantos jornalistas de primeira linha como o sr que estou tendo que tomar cuidado para não ficar viciado na internet. Tenho que trabalhar também, não é mesmo? O TIJOLAÇO é meu arroz com feijão. Ainda vou contribuir financeiramente…

  30. Vargas disse:

    Parabéns ao Fernando Brito pelo número alcançado, fruto do seu trabalho.

    Fontes de informação alternativas como o Tijolaço devem ser fortalecidas cada vez mais. Abaixo a mídia golpista!

    Vamos comemorar 100 milhões em breve!

  31. Ana Maria disse:

    Minha fonte de informação diária. Toda vez que acesso a internet (várias vezes ao longo do dia), o Tijolaço é um dos primeiros sites visitados.

    Obrigado, Fernando Brito…

    Quando puder, terei a maior honra em contribuir. Mas sei que, independente do valor que eu puder fazê-lo, será infinitamente menor do que a força de suas palavras. O que você faz aqui não tem preço…
    Parabéns!

  32. Gerson Oliveira disse:

    Todos elogiando muito o blog, claro, ele faz jus, mas lembremos que brito sugeriu uma contribuição mensal de apenas 10 reais e acredito que muitos não contribuem por puro desleixo. Tá dito.

  33. A Rodrigues disse:

    Fernando,
    Vc é um dos melhores dos “blogs sujos”.

  34. Tomás disse:

    Temos que ter um grande jornal de circulação nacional que, se não for de esquerda, pelo menos tenha uma linha editorial independente à semelhança da revista Carta Capital. Lançar um jornal como esse exige uma grande operação de planejamento e alianças comerciais. Um nome já conhecido seria conveniente? O seria melhor algo totalmente novo? Coisas assim têm que ser discutidas a fundo com especialistas. E a estratégia de distribuição, também é importante. Não podemos esquecer que o último jornal independente que circulou em todo o Brasil foi o Pasquim. E desapareceu devido aos atentados terroristas da direita que explodiam com bombas, nas caladas da madrugada, as pobres bancas de jornais que vendiam o Pasquim. Mas o ideal seria um jornal prestigioso, inserido civilizadamente em todos os círculos representativos da sociedade, inclusive os círculos empresariais, onde por incrível que pareça, há muita gente que pensa e raciocina muito bem sobre o Brasil. Outra coisa: Este jornal talvez devesse vir do Rio, cidade mais afinada
    com os novos tempos que se descortinam para o Brasil, propiciados pelos governos Lula e Dilma.

    • Iskra disse:

      Bela idéia, exatamente isso , sede no Rio de Janeiro, pois São Paulo é a sede do atraso e Brasília não passa de uma cidade anacrônica, um mero entroncamento entre o sudeste e o norte amazônico.

      Até mesmo pelo fato do RJ ser a vitrine deste novo Brasil que se descortina, mais justo e menos excludente. Só não da mais pra eleger Eduardo Cunha e Bolsonaro né ?

  35. Manu disse:

    Será que a imprensa golpista sobrevive sem o apoio do eleitorado de esquerda. Acho que não, pois vejo na folha, principalmente esta semana tentando “desfazer” o apoio a tenta desinformação…

  36. Heloísa disse:

    Todos os dias, para me informar corretamente, leio o Brasil 247, Conversa Afiada, Luis Nassif, O Cafezinho, Tijolaço, Viomundo, Blog do Zé Dirceu, Carta Maior, Carta Capital e mais alguns outros. Depois de informado é que vou a alguns jornalões e revistas, para fazer o contraponto e ver as manipulações, mas já vacinado.

  37. Sobre a revisão de textos para blogueiros, fale comigo e podemos acertar uma parceria. Estou sempre procurando trabalho pago, mas para vcs do Tijolaço posso fazer quase de graça.

  38. Rui disse:

    todos os dias pela manhã, a primeira coisa que faço ao abrir meu desktop, é visitar a página do TIJOLAÇO, me informar de verdade, que alias já enviei seu link para inúmeras pessoas e amigos, não estou surpreso com esses milhões de acesso. pois o conteúdo de altíssima qualidade. PARABÉNS TIJOLAÇO

  39. Eliana disse:

    Estou aqui todos os dias.
    Entro muitas vezes para atualizar as informações.
    Os blogs sujos contém as únicas informações nas quais confio.
    Também considero importante uma mídia de esquerda.

  40. Top disse:

    Olá, sou fã n. 01 dos blogs Tijolaço, Cafezinho, DCM, Viomundo e do hilário Conversa Afiada, além de leitor voraz do Brasil 247. Continuem fazendo esse excelente trabalho. Grande abraço!

  41. vilaboas disse:

    Sou uma propagadora dos blogs progressistas. Na esperança de convencer a algum jovem sobre a necessidade de contestar o pig e de votar em DILMA, todos os dias durante o mensalão, copa e, por último, as eleições, sem muita pretensão compartilhei artigos de seu blog e todos os outros blogs progressistas no G+.
    Foram média dez matérias/d, antes das eleições, todas as horas do dia. Comecei do zero e hoje, com quase 400 seguidores e mais de 300 mil visualizações. Digo isto para mensurar a necessidade das pessoas de ouvirem e lerem algo que as convoque, que as chame para ajudar, que as motive. Agora, queria que isto se convertesse em algo vantajoso para os blogues progressistas mas não sei como fazer pois não sei ganhar dinheiro! rsrsrs….

  42. solange disse:

    Acesso O Tijolaço todos os dias.Quando não consigo faze-lo, é como se faltasse alguma coisa importante. Só me informo pelos “blogs sujos”. Há muito cancelei todas as assinaturas de jornais e revistas do PIG.

  43. vilaboas disse:

    lembro-lhes que o jornal virtual 247, sob a batuta do Paulo Moreira Leite, parece ir de vento em popa, agora, com edição em espanhol. Talvez não precise ser um jornal de papel….E continua com acesso livre!

  44. Maria Helena disse:

    É indispensável que sua ideia prospere, ansiamos por isso.Parei de assinar os jornais da mídia convencional e nos últimos tempos tenho me informado nos blogs “sujos” e estou muito mais satisfeita com as noticias.

  45. Apolônio disse:

    Vocês blogueiros progressistas, precisam urgentemente se reunirem numa plenária para continuar com seus blogs, mas, também colocar na rua um jornal moderno, mas com viés de esquerda, afim de informar o povo que se encontra ávido por outro tipo de informação, semelhante aos de nossos blogs. Acho que é viável economicamente, vocês terão publicidade para levar o jornal à cabo. Pode ter inclusive publicidade do governo, porque não ? Acho que os blogueiros tem que diversificarem, continuar na internet, jornal escrito, acho que dá apenas um, ou dois, não mais. Arrisco também a habilitarem uma rádio FM. Se não der pelo menos a continuação dos blogs e um jornal de cunho moderno, com variedades, mas, com viés de esquerda, de preço módico, para ter mais penetração em várias camadas sociais. A luta do governo e nossa, é a da comunicação. Outra comunicação e possível !

    • Iskra disse:

      Caro Apolônio.
      A situação da informação é tão precária que nem precisa ser de esquerda ( embora fosse melhor ) mas basta que seja honesto, noticie a verdade factual e ponto.

  46. runas waldan disse:

    Porque não incentivar que quem tenha site faça nele um espaço tipo blog. Assim liquidaríamos com a midia golpista. Seríamos uma potência para a comunicação popular. É só criar um modelo universal de blog dentro dos sites. A regra geral é que o modelo único só setia liberado para quem compactua com o contraponto à mídia tradicional. Os infiltrados mal intencionados seriam excluídos. É só criar o mecanismo e a idéia se disseminaria.

  47. Ricardo CP disse:

    Sugiro que lutemos justamente CONTRA o controle da mídia!!! Afinal, ela está sob controle de um oligopólio, queremos LIBERTAR a mídia. Liberdade ainda que tardia!!!

  48. Pedro H disse:

    A QUESTÃO DEVIA NOS ENVERGONHAR A TODOS POR NÃO TERMOS NEM UM SEMANÁRIO DE PAPEL.
    O Uruguay tem o “Brecha”, semanário de esquerda, – de papel- que circula semanalmente desde 1985. Sua equipe é composta de 50 pessoas, mais 16 correspondentes internacionais e 39 colaboradores num total de 105 pessoas incluindo o pessoal do site.
    Só que o Uruguay tem uma população de 3,4 milhões de pessoas, o equivalente a 30% do Rio Grande do sul, ou 1,7% do Brasil, segundo Mujica o Uruguay equivale a um bairro de São Paulo.
    Nós a 6a. economia do mundo, 200 milhões de habitantes quem quer se informar fica a mercê da imprensa da direita.
    Links para Brecha:
    http://brecha.com.uy/historia/

    http://brecha.com.uy/equipo/

    http://brecha.com.uy/wp-content/uploads/2014/10/31-10Bre-Tapa.jpg

    O exemplo uruguaio é um tapa na nossa cara.
    Acham que uma lei de meios vai resolver o problema da comunicação no Brasil.

    A esquerda independente tem quer no mínimo um semanário de papel para marcar presença nas bancas.
    Um país sedento de outro tipo de informação e não temos nada. Neste a falta de notícias é maior que a falta de água em São Paulo.
    A argentina tem o diário Página 12, O México tem o diário La Jornada.

    Se depois desta eleição ninguém tirar a lição da necessidade de um semanário de esquerda independente no mínimo. Aí temos que desistir mesmo do Brasil.

    E morrer de medo todo final de semana quando sai os semanários dos fascistas.

    Ou neste país não tem ninguém de esquerda?

    • Manu disse:

      Concordo, e acrescento; o globo, estadão, veja e istoé, são regionais, não tem respaldo no Brasil inteiro, acho que as vezes superestimamos estes veículos de comunicação.

  49. Francisco Cavalcante Souto disse:

    Fernando, Parabéns! Hoje sou uma pessoa muito bem informada. Antes, só conhecia o PIG, com toda a manipulação, mentiras, distorções que conhecemos. Meu primeiro contato diário é com o TIJOLAÇO. Tenho divulgado para meus amigos, conhecidos. Desejo que você e os demais blogs “sujos” tenham uma vida longa e que o Governo Federal faça uma distribuição da verba publicitária, incluindo vocês. E retirar totalmente o que emprega no PIG.

  50. Pedro Henrique disse:

    A QUESTÃO DEVIA NOS ENVERGONHAR A TODOS POR NÃO TERMOS NEM UM SEMANÁRIO DE PAPEL.
    O Uruguay tem o “Brecha”, semanário de esquerda, – de papel- que circula semanalmente desde 1985. Sua equipe é composta de 50 pessoas, mais 16 correspondentes internacionais e 39 colaboradores num total de 105 pessoas incluindo o pessoal do site.
    Só que o Uruguay tem uma população de 3,4 milhões de pessoas, o equivalente a 30% do Rio Grande do sul, ou 1,7% do Brasil, segundo Mujica o Uruguay equivale a um bairro de São Paulo.
    Nós a 6a. economia do mundo, 200 milhões de habitantes quem quer se informar fica a mercê da imprensa da direita.
    Links para Brecha:
    http://brecha.com.uy/historia/

    http://brecha.com.uy/equipo/

    http://brecha.com.uy/wp-content/uploads/2014/10/31-10Bre-Tapa.jpg

    O exemplo uruguaio é um tapa na nossa cara.
    Acham que uma lei de meios vai resolver o problema da comunicação no Brasil.
    A esquerda independente tem quer no mínimo um semanário de papel para marcar presença nas bancas.
    Um país sedento de outro tipo de informação e não temos nada. Neste a falta de notícias é maior que a falta de água em São Paulo.
    A argentina tem o diário Página 12, O México tem o diário La Jornada.
    Se depois desta eleição ninguém tirar a lição da necessidade de um semanário de esquerda independente no mínimo. Aí temos que desistir mesmo do Brasil.
    E morrer de medo todo final de semana quando sai os semanários dos fascistas.
    Ou neste país não tem ninguém de esquerda?

  51. Francisco disse:

    Fernando, é a criação do PIOS (Portal de Informação & Opinião Sobre tudo), uma cooperativa reunindo a participação direta ou em forma de colaboração, da nata dos blogs sujos, em que todo “leitor” possa ser informante sobre o que acontece em todo o Brasil e mundo, através do envio para uma central de triagem e checagem de informações, inclusive sobre o (des)informado pelo monopólio da mídia, visando transforma-las em notícias ou esclarecer desinformações.

  52. Wagner Ortiz disse:

    Fernando, contribuo com vc todos os meses por débito no meu cartão. Discreta contribuição, mas que vale a pena.
    Assinei a revista Brasil Atual e gostei muito por oferecer as informações boicotadas pela mídia. entretando, por bem feitas que sejam as reportagens, falta alguém como vc, Eduardo Guimarães e Miguel para dar um ar mais engajado e menos burocrata à revista. Vou assinar novamente, mas vou sentir a ausência de vcs nela.

  53. Luís CPPrudente disse:

    Dilma, corte logo as verbas publicitárias do PIG e as redistribua para a blogosfera,rádios, tevês, jornais e revistas pelo interior do Brasil.

    O PIG defende o Estado Mínimo, então eles, do PIG, não precisam de verbas deste Estado.

  54. Marcelino Gonçalves disse:

    Parabéns Fernando! Continuamos juntos!

  55. C.Paoliello disse:

    Caro Fernando Brito, pela qualidade de seus comentários não fico nem um pouco surpreendido pelo número de acessos ao Tijolaço. Mas falando nisso, me vem à lembrança o nosso saudoso Brizola, cuja carreira política tive o privilégio de acompanhar em sua maior parte (pela minha idade) e fico pensando se o PDT estaria aliado à direita (=centrão) se ele vivo fosse? Seu partido já foi muito além de “costear o alambrado”. Afinal o que está acontecendo com o PDT?

  56. Euler disse:

    Caro Fernando, considero que os blogs são hoje o embrião de uma mídia alternativa, popular e progressista. Não sei o que falta para se consolidar este espaço que está sendo clamado nas ruas e na Internet. Acredito que já era tempo de haver alguma articulação mais ampla, nacional e regional, para viabilizar um projeto de comunicação social mais ousado. Que combinasse a descentralização, com mecanismos de recolhimento e repartição de verbas publicitárias e financiamento.

    Talvez algo como uma cooperativa, onde cada um entrasse com seu “produto” – reportagens, textos, crônicas, fotos, vídeos, individuais ou coletivas – e ou com seu instrumento – jornal de interior, blog, rádio comunitário, etc.

    Poder-se-ia pensar num portal que aglutinasse as principais chamadas e oferecesse espaço para a diversidade existente entre os blogs – são dezenas deles espalhados pelo Brasil, muitos com ótima qualidade. Este conteúdo alimentaria os diversos meios e fortaleceria a criação ou manutenção de rádios comunitárias, inclusive pela Internet, e TVs, inicialmente pela Internet, até criar uma estrutura para exigir uma concessão pública. O governo federal teria obrigação de financiar um projeto assim, abolindo a Bolsa Mídia que atualmente sustena as famíglias que dominam a mídia, e repartindo o pão com centenas de comunicadores sociais.

    Há dois obstáculos numa empreitada desse porte – ou de outro mais ousado: a sobrevivência de cada um, que toma tempo das pessoas com projetos imediatos; e a vaidade pessoal, de quem não aceita partilhar propostas coletivas, a não ser que estejam à frente do processo. O que é uma bobagem, já que cada qual terá o seu espaço e brilho e liderança de forma natural, até. Um projeto inclusivo terá espaço para milhares de pessoas em todo o brasil, que se disponham a produzir e reproduzir mídia independente.

    Este seria o meio mais prático de iniciar a quebra do monopólio da mídia, sem depender do congresso nacional, claramente conservador.

    Enfim, a direita consegue os seus objetivos mais rapidamente porque seus agentes buscam interesses de poucas pessoas; são capazes de chantagear governos e parlamentos para atingir seus objetivos, jogam sujo e estão em sintonia com os donos do capital, igualmente canalhas, salvo raras exceções.

    No campo oposto, dos de baixo, há que se considerar sempre os interesses da maioria da população, o respeito no trato com a coisa pública, além da sinceridade e das diferenças ideológicas. Apesar disso, é possível e necessário que se crie uma mídia alternativa, no campo da esquerda popular e progressista, com força social suficiente para fazer frente aos ataques da mídia golpista. É uma briga boa, que vale a pena encarar.

  57. Iza Lobo disse:

    Parabéns, Fernando, pelo grande trabalho que vem fazendo. Acesso seu blog várias vezes ao dia buscando pelas informações equilibradas que sei encontrarei. Acho que os “blogs sujos” têm qualidade e a força de suficientes leitores para expandirem-se, unirem-se em um grande portal de esquerda. Seus leitores fiéis darão o necessário suporte.

  58. Lincoln Barros de Campos disse:

    Como bem sugeriu o Euler acima, é chegada a hora de um Portal da Esquerda, talvez sob a forma de cooperativa, mas que de qualquer modo possibilitasse um amplo acesso a diversidade de opiniões e jornalismo investigativo. Parabéns pelo blog e pelos brilhantes artigos nele veiculados.

  59. Beto Magalhães disse:

    Fernando,
    Primeiro meus parabéns pelo blog. Segundo, gostaria de te lembrar que sempre compartilho seus textos no face e que isso por si só potencializa a leitura por baixo, numa razão de 5 vezes… Viva a pluralidade!

  60. Red Army disse:

    Demorou já pra termos um grande portal da esquerda brasileira unindo essa gente toda.

  61. Miguel Oliveira disse:

    É uma boa ideia, mas o PT e Dilma têm que se conscientizar que o governo tem que divulgar tudo que realiza NA TV ABERTA, uma vez que a mídia esconde tudo de bom que ele faz, e com isso fica valendo o conjunto de mentiras publicado diuturnamente.

  62. Cláudio disse:

    ************* Dilma, Vamos Para Cima. Vamos Fazer Política: Reformas Constituinte Exclusiva e do Judiciário, Urgentes; Lei da Mídia e “Paper Track” na Urna Eletrônica Já! Seja Legal; seja Livre. Use Linux.

    Com Dilma, a verdade VENCEU a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  63. Mauricio disse:

    Midia cidadã ja. Chega de bandidos fazendo nossos ouvidos de penico.

  64. Paulo Brasileiro disse:

    Os Blogs Progressistas são minha leitura diaria.

  65. wolff gadelha disse:

    Com certeza serei assinante como já sou da carta capital e caros amigos. É só lançar que assinarei de imediato, como tantos outros amigos progressistas aqui no Rio onde moro e na minha cidade, Natal.

  66. javier disse:

    Quando compramos um jornal nas bancas, pagamos hum ou dois reais,nim sei direito porque tem anos que não jogo meu dinheiro fora, para ficar desinformado ,
    Então porque não contribuir com este blog, pelo mesmo valor que se paga por hum jornal, afinal este blog da de mil a zero em qualquer jornal que temos ai,

    Eu acho que contribuir com 50 reis todo mes, e muito pouco por todo que recebemos de informação , alias de boa informação, então esta ai minha proposta, pessoas como eu que acessamos este blog todos os dias, vamos contribuir com um valor de no minimo vinte reais por mes, afinal vamos ter um retorno em informação que esses jornais impressos nunca vão dar

  67. Maurílio Leão disse:

    Não consigo ficar um só dia sem acessar este blog. As matérias são ótimas. Ponderadas, verdadeiras e espetaculares. Nada se compara aos textos do Fernando Brito.
    A presidenta Dilma precisa fazer chegar a todoas as casas dos brasileiros, a todas as escolas e aos locais públicos mais frequentados, a internet. Este deveria ser um grande desafio e uma grande meta a ser alcançada.
    Já temos o “Luz para todos”, que tal: “Internet para todos”?
    Assim, a coluna da grande mídia seria quebrada de uma vez por todas.

  68. Emerson disse:

    Este grande portal é mais que necessário. Considero que ele poderia ser também uma janela aberta à realidade de outros povos em luta. Muitas vezes nós brasileiros agimos como se fôssemos uma ilha, como se não estivéssemos diretamente conectados ao que acontece nos países vizinhos ou mais distantes. Há excelentes portais e grandes jornalistas trabalhando na resistência ao pensamento único midiático. Ganharíamos muito tendo acesso em português a textos e reportagens de alto nível produzidos pela esquerda estadunidense através de mídias como Counterpunch, Truthout, Truthdig, Mother Jones, para citar só esses. Precisamos ter acesso em português a textos publicados em espanhol por Rebelion.org, a textos publicados em francês por Legrandsoir.com, Michel Collon etc. Sou tradutor e intérprete e desde já avanço essa sugestão.

  69. Pedro disse:

    Até na ditadura a imprensa de esquerda tinha um contraponto em jornais alternativos,como,Movimento, Opinião e até o Pasquim. Hoje não fosse a internet…….os “blogs ditos sujos”……

  70. augusto2 disse:

    olha, chapa. que satisfaçao e alegria dá nos passar isso!
    E vou ter q te ajudar,fernando, com um pouco do que possa- que tua responsabilidade e do miguel é coisa grande.

  71. Edir disse:

    Fernando, porque voces näo se unem e lanca um jornal online, com Nassif/GGN escrevendo sobre economia, Paulo Henrique/CAF , Helena/Os Amigos do Presidente Lula escrevendo sobre política, Luiz Carlos Azenha/Viomundo e Miguel do Rosário escrevendo diversos assuntos, Miro e Eduardo escrevendo sobre os políticos e partidos, Conceicäo Leme e Flor falando sobre mulheres e seus direitos, e outro jornalista postando
    neste jornal online os feitos do governo federal ? e das gestöes petistas pelo Brasil afora, nas prefeituras e governo de estado ?
    Fica aqui minha sugestäo.
    Eu por exemplo leio todos esses blogs todos os dias. Faco um apanhando muito bom, mas ficaria mais fácil acessar um unico blog e ler todos os assuntos numa mesma página !!!!

    • Fábio Henrique disse:

      Concordo em tudo, amigo. Os blogueiros poderiam se unir para fazer a força. Um site como o sugerido seria sensacional. Fácil, fácil chegaria à casa de 20 milhões de visitantes únicos por mês.

  72. Heitor disse:

    Leitura imprescindível para iniciar e terminar o dia.
    Quero começar a ajudar logo que me seja mais possível no ano de 2015.
    Vamos em frente!

  73. Jaime Iglesias Serral disse:

    Fernando, há anos deixei de assistir aos noticiários, fossem dos canais abertos ou fechados. O pensamento está em todos os lugares – revistas, emissoras de rádio ou tv, e jornalões – e a saída a quem não concorda com isso são blogs como o seu, o do Miguel, PHA, Rodrigo Vianna, Miro Borges, Azenha e tantos outros. Mas, os blogs ainda têm atuação limitada e há um solapamento de informações da grande mídia que acaba por sufocá-los. A saída é reformar-se a mídia, permitir que novos canais de TV sejam licitados de forma democrática, e, sobretudo, é garantir a divisão de verbas publicitárias de modo justo. Não é possível que Veja (Abril) e Globo, que perdem audiência dia a dia, ainda recebam verbas milionárias, como tampouco é possível que um governo anuncie em veículos que tentam sem tregua desestabilizá-lo. Há, também, a questão de impostos sobre o papel impresso, que faz com que jornalões e revistas não paguem os impostos que de outra maneira seriam devidos (e cujo subsídio onera o estado), constituindo um verdadeiro bolsa-empresários, justamente os que criticam os programas de transferência de renda, quando eles são grandes beneficiários, e, o que é revoltante, sem a menor necessidade de receberem tal benefício. Todo esforço é válido e blogs como o seu ajudaram a evitar a vitória desse candidato anti-Brasil e anti-povo. Porém, a lei de meios é essencial para que passemos sentir um verdadeiro ambiente de democracia. Elite e poderosos sempre existirão, e sua sanha, aqui ou em qualquer outro lugar, será a de acumular mais e mais riquezas. Mas uma mídia (verdadeiramente) plural converter-se-á no freio necessário a combater a arrogância egoísta dessa gente.

  74. Luís Eufrásio disse:

    Pessoal, está na hora de cooperarmos com o TIJOLAÇO, com uma quantia mensal. Vou fazer a minha parte e cada um faça a sua!
    Sr. Fernando Brito, muito obrigado por nos deixar bem informados!

  75. Rosania Cunta disse:

    Admiro sua perseverança e sua altivez nessa luta de anões, que somos, com os leões. Eu e meu marido vamos contribuir com uma semestrada para que possamos continuar a receber esses textos esclarecedores. Obrigada mais uma vez.

  76. revenger disse:

    VIVA OS BLOGS SUJOS!

  77. Cristiane Carvalho disse:

    Eu leio as versões do PIG e corro aqui pra saber a verdade. Aqui e nos outros blogs sujos.
    Além disso, quando venho aqui e vejo tantos comentários de pessoas que enxergam as coisas como eu, me sinto mais forte. Acredito que isso deve acontecer com outros leitores/comentaristas dos blogs.
    Tamo junto!

  78. Leirton Leite disse:

    Já passa do tempo de os “Blogs Sujos” se organizarem política e financeiramente, basta se reunirem e colocarem as sugestões em prática.
    Não consigo imaginar o Brasil sem a presença importante de vocês, cabe a nós ajudar na viabilidade econômica destas publicações. Contem comigo
    Em tempo, fazem mais de 10 anos que eu não assisto a rede globo.

  79. delos disse:

    É inestimável a tua contribuição com a Nação Brasileira.Juntamente com outros aguerridos batalhadores trouxeram a nós cidadãos o bom perfume da política verdadeira,cunhada com muito sacrifício e muita paixão.Por certo,vossos familiares também merecem nossa consideração,pois lutam juntamente com vocês,independente das circunstâncias.Minha colaboração após exposta o tamanho das dificuldades da sobrevivência profissional vai direto na veia: Após analisar o gráfico chegamos ao total de mais de 52 milhões de visitas em 10 meses o que representa uma média mensal de 4.342.750 visitas.Supondo que esses visitantes retornem diariamente ao blog ( dividimos esse valor por 30 ) e teremos mais de 144 mil visitas diárias de pessoas diferentes,dentre esses me incluo.
    Se somente 3% desse pessoal resolver contribuir com R$ 10,00 mensais,seriam 4.340 pessoas e o valor chegaria a R$ 43.420,00
    Acredito ser possível e já me incluo.mas precisamos que,se não for ilegal,coloque em destaque no teu blog os dados da c/c que assim nós assimilaremos melhor esse compromisso que será feito com muita alegria.

  80. Malvno disse:

    Precisamos também de um canal de TV da esquerda.

  81. José Antônio disse:

    Um tiozinho, aquele que tem um rei na barriga, e que possui um blog abrigado naquela “bruna revistinha”, (ou seria “bruna fascistinha”?) (esclareço que “bruna” vem de marrom)está comemorando 15 milhões de acessos no mês de outubro.

    Considerando o tempo de estrada que ele tem, a infra disponibilizada a ele pela “bruna revistinha” e o fato de ele concentrar toda a bílis da extrema direita em um único blog, quase não deixando espaços para outros, parece-me que o feito do Tijolaço merece, sim, ser altamente comemorado. Principalmente se observarmos o contínuo crescimento e a grande variação de acessos do Tijolaço entre setembro e outubro.

    Acredito que, mesmo com a mísera estrutura que o Tijolaço dispõe, ser possível ultrapassar a visibilidade do tiozinho.

    Prepare-se Fernando, pois daqui para frente você estará competindo já na primeira divisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *