“Remendinhos” não vão debelar a crise

criseburaco

Hoje se completa uma semana de mudança “revolucionária” que permite descontos no pagamento sem o uso de cartões de crédito.

Efeito zero.

Ontem a Folha publicou reportagem sobre as tradicionais liquidações de Ano Novo das principais redes de varejo.

E o destaque, além dos descontos de “queima de estoque” – quanto mais altos, sinal de maior “encalhe” – é justamente o contrário: a ampliação dos prazos de pagamento.

Nas  Casas Bahia, 14 vezes sem juros no cartão da marca ou 18  vezes no carnê. No Ponto Frio, 16. No Carrefour, em 15 vezes.

Achar que se vai estimular as vendas com minidescontos por pagamento à vista é uma rematada tolice, num momento em que a disponibilidade de dinheiro nas mãos da população é mínima  e ainda menor para o motor do comercio de produtos de maior valor, a classe média, que tem o mês do IPTU, da matrícula escolar e, em alguns casos, do IPVA.

O governo não tem a menor ideia do que fazer com todos os sinais de alerta que, a esta altura, nem seus seus áulicos conseguem mais deixar de considerar.

O comércio em geral, segundo dados do Mastercard Pulse, caiu 4,4% em novembro, o pior resultado desde 2008 e não há um que comemore um dezembro melhor.

No segmento automotivo, que está de pé só por conta da exportação, as vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil teve, no último mês do ano, queda de 9,8%  sobre o já desastroso dezembro de 2015.

Mesmo antes de Michel Temer, a política econômica joga suas fichas na recess~çao como remédio econômico. A diferença é que com ele passou a jogar todas as fichas nisto.

Portanto, o que pode depositar em outras políticas, as capazes de reaquecer a economia, é só fichinha, de pouco ou nenhum valor.

Comentários no Facebook

14 Respostas

  1. TheWhuEla disse:

    Que saudade dos tempos da marolinha do Lula.
    Os caras querem usar homeopatia (charlatanismo) para tratar infecção golpista grave generalizada. O remédio certo é Lula e um congresso progressista que o apoie, Sem esse remédio não há como combater a infecção golpista.

  2. renato arthur disse:

    E vai piorar muiiiiiiiiiiiiinto. A industria brasileira quebrada pelo Moro, quem vai investir em pais que não tem um governo legítimo nem segurança jurídica? E a mídia Golpista que ajudou a quebrar o país se exime de culpa. Cadê as previsões de retomada econômica, cade os coxinhas e suas manifestações de fora Dilma? Vamos comer o pão que o diabo amassou.

  3. Bobby Jr. disse:

    Sinceramente, acho que até tivemos “sorte” dos paliativos não funcionarem…

    Imaginem que o povo desandasse a comprar produtos, qual seria o comportamento das empresas?

    Primeiro, elas quitariam dívidas, já que nenhuma medida de incentivo ao crédito produtivo foi anunciada (BNDES proibido de emprestar e bancos privados praticando juros escorchantes); se houver sobra de caixa, serão completamente aplicadas em títulos da dívida do governo e não reinvestidos em produção (melhor a certeza de 14% de lucro do que a incerteza de uma merreca via produção e comercialização de mercadorias).

    O resultado em alguns meses? Inflação de demanda e endividamento de famílias! Aí o “Dream Team” econômico volta ao modo padrão de subir SELIC e exigir austeridade, para deleite da “massa” rentista…

  4. Afonso Arinos disse:

    Esse pacote picareta foi apenas jogada do Meireles para ajudar o Banco Original, ajudando a barrar startup como o Nubank, que não tem capacidade financeira para bancar a resolução do Min. Fazenda. Ele deveria ganhar uma plaquinha de funcionário do mês do Original.

  5. Ruy disse:

    Nao compro nada. Deixo que ernestoalissonbronco compre(singular mesmo).

  6. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Claro que vão Brito. Olhe a contribuição do Temer para “salvar” o Brasil do “estrago” que o PT fez:

    http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2016/12/conheca-as-principais-realizacoes-do.html?m=1

  7. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    O primeiro ministro japonês já deu um puxão de orelhas no Temer e disse que o Japão (empresas) , por enquanto, não vai mais investir no Brasil. A Honda investiu 1 bilhão na nova fábrica em São Paulo e mantém ela fechada, por falta de mercado.

  8. Fernando disse:

    Fechei a minha livraria …
    No pais mais nada funciona … Ao caralho com todos os políticos as caralho com os bancos ao carvalho com a educação e a cultura !!!

  9. CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO, O CPP! disse:

    “DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO?”

    “MAS, SEMPRE DE OLHOS BEM ABERTOS!”

    “FELIZ ANO NOVO MEUS BROTHERS E SISTERS (APESAR DOS PESARES)!”

    “FELIZ ANO NOVO MEU BRASILVARONIL!”

    “OLHE O “LAWFARE – MIDIÁTICO” AÍ GENTE!”

    “O GOLPE SE AGIGANTA MAIS E MAIS!”

    “URGE UM FREIO DE ARRUMAÇÃO JÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “BOM DIA QUERIDA DILMA DO BRASIL!”

    PARABÉNS QUERIDÍSSIMA DILMA DO BRASIL!

    MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA E MUITA SAÚDE PARA A NOSSA ETERNA LEGÍTIMA PRESIDENTA ELEITA DILMA ROUSSEFF!

    “SALVE, SALVE NOSSO LULA DO BRASIL!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA, PRECISAMOS TODOS, DE MAIS LULAS DO BRASIL E MAIS DILMAS DO BRASIL!”

    Bom dia meu Brasil varonil.

    Bom dia meus brothers e sisters (apesar dos pesares).

    “URGENTE!” “URGENTÍSSIMO!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “FORA TEMER/CUNHA!”, “MAIOR INIMIGO DO BRASIL!”

    “FORA TEMER/CUNHA, JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “FORA VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”

    “OS DANOS JÁ CAUSADOS PELO GOLPE À NOSSA DEMOCRACIA, ESTÃO SE TORNANDO IRREPARÁVEIS!” “HOMI!”

    “O FAMIGERADO, O AVARENTO, O CRIMINOSO, O FACÍNORA “TIO SAN”, PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS E PATRIMONIAIS COM TODAS AS GARRAS, COM TODA FEROCIDADE, E DESTROÇANDO DE MORTE A NOSSA DEMOCRACIA!”

    Despertem mesmo e estejam ligados na vida. Movam-se. Vão à luta. Resistir! Resistir! Resistir!

    Não vão nos dizer que DILMA DO BRASIL não volta ao cargo de presidenta eleita porque esse tal senhor Moro e seus fidelíssimos vestais, EMPEDERNIDOS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS, não querem que isso aconteça?

    “É o que se pode concluir!”

    Então esses tais senhores não querem que DILMA DO BRASIL ELEITA VOLTE?

    “ACORDA PRESIDENTA CÁRMEN LÚCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”

    “SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ACOVARDADO?” “HOMI!”

    “COLOCA O PROCESSO DE ANULAÇÃO DO GOLPE EM PAUTA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ PRESIDENTA CÁRMEN LÚCIA!”

    “JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA!”

    “A NAÇÃO BRASILEIRA À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO INFINDO!”

    “MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!” “HOMI!”

    “A JUSTIÇA É INFINITAMENTE MAIOR QUE ESSES TAIS SENHORES MORO E SEUS FIDELÍSSIMOS VESTAIS EMPEDERNIDOS ANTI-PT OU ANTI-ESQUERDAS!”

    “NÃO HÁ O QUE ESPERAR!”

    “DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”

    “A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”

    “FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

    “FORA TEMER/CUNHA!” “MAIOR INIMIGO DA NAÇÃO BRASILEIRA!”

    “HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” Juízo gente e jáááááááááááááá…!!!

  10. Márcio Martins disse:

    Os caras jogam uma bomba de nêutron (aquela que mata, sem destruir) todo dia sobre a população, tipo “reforma” da previdência, cortes dos gastos, juros nas alturas, reajuste dos combustíveis todo mês, seguindo o dito mercado, fazendo terrorismo econômico e querem o quê? E depois ainda veem com remendinho achando que tudo vai ficar maravilhoso, sem falar do golpismo continuado de todo dia? O Brasil caminha a passos largos rumo a depressão, isto sim!

    • leonardo disse:

      além disso,falencia e humilhação geral. e vai piorar quando o Aécio Neves puxar o tapete do Temer!

  11. Nelson disse:

    Os petistas estão descontrolados. Calma pessoal, afinal de contas, a primeira providência a tomar para sairmos do fundo do poço, é parar de cavar; isso já foi feito com o”tchau querida”. Estamos iniciando a subida; entretanto, a profundidade é tamanha e as paredes estão tão comprometidas, que podem desabar se não forem devidamente escoradas. Não sou defensor, muito menos fã do Temer, mas uma coisa não posso negar, ela está tendo a coragem de propor reformas que precisamos. As reformas podem e devem sofrer alterações no congresso, inclusive do PT; basta lembrar que o Lula havia dito que a previdência deve ser reformada de tempos em tempos. Os economistas mais renomados do país já dão como certo mais uma redução dos juros na próxima reunião do copom; inclusive, já foram feitas duas reduções e o blog não disse nada. Imagina se isto ocorresse no governo da “minha querida”, seria o maior estardalhaço. Esperar isenção do blog já seria demais né?

  12. Sergio Navas disse:

    Só existe uma maneira do governo golpista dar certo, imitar o governo Lula, sem pôr nem tirar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *