Receba Chico Buarque, 73 anos hoje, em sua casa

chico73

Nada tão bom, nestes dias, que o nome do documentário-monólogo-diálogo de Chico Buarque.

Vai passar.

Vai, sim.

Tudo passa, se a gente não deixa que entrem na gente a brutalidade, a soberba, a vaidade, a ganância, o desprezo pelo ser humano.

Chico Buarque, que completa hoje 73 anos, não vai passar, vai ficar, como os escafandristas de sua poesia, mesmo quando o Rio for uma cidade  submersa, mesmo quando cada um de nós submergir no pó dos tempos.

Recebi e te convido a receber também em sua casa, o nosso e meu guri Chico, que embalou sonhos, revoltas, amores , nossas vidas.

Com a licença de outro poeta, Thiago de Mello, fica decretado que todos os dias da semana, inclusive esta noite escura de uma segunda-feira triste, têm direito a se converterem em manhãs de domingo.

Comentários no Facebook

21 Respostas

  1. cezar disse:

    OLha! Ele sempre será grande…Só o fato dele ir buscar notícias de seu meio irmão alemão me comoveu bastante..E ainda escreveu um livro

  2. Eliane ex SP agora RS disse:

    Chico, grande, imenso Chico. Brasileiro que nos enche de orgulho de sermos brasileiros também. Trovador nacionalíssimo reverenciado por trovadores estrangeiros:
    “Estoy buscando melodía
    Para tener como llamarte.
    ¿Quién fuera ruiseñor?
    ¿Quién fuera Lennon y McCartney,
    Sindo Garay, Violeta, Chico Buarque?
    ¿Quién fuera tu trovador?”
    (Sílvio Rodríguez, Quién fuera? https://www.youtube.com/watch?v=OdRsnvz_ZXg)
    Feliz aniversário!!!

  3. wilson josé de souza disse:

    É o que há!

  4. Bronco Capiau disse:

    Parabéns ao ícone, mas pelo menos ele se encontra no Brasil ???

  5. Bárbara Gama disse:

    Dois poetas que amo no mesmo texto… lindo!
    Parabéns Chico, por suas canções, mesmo nos dias de hoje “faz escuro mas eu canto”.

  6. Zebus disse:

    A PF governa o Brasil – O MP governa o Brasil – a Globo governa o Brasil – a CIA governa o Brasil
    o STF governa o Brasil.
    Nenhum deles eleitos pelo povo brasileiro.

  7. Luiz Antônio disse:

    Os idiotas úteis passarão…Chico, não! Parabéns

  8. Odette Seabra disse:

    Chico paixão de todos nós. Nosso orgulho, nossa honra, nossa estima, nosso amor , nossa dor flui através de sua poesia.

  9. L'Amie disse:

    Gostaria de expressar meu entusiasmo, minha alegria, minha gratidão a Deus por sermos Brasileiros; porém faltam-me as palavras simples e justas. Obrigado a todos os Brasileiros que como o Cidadão Francisco Buarque de Holanda, o nosso Chico Brasileiro nos sustentam nessas horas difíceis e sombrias. Deus os abençoe a todos. Valeu!!!

  10. Luiz Cláudio disse:

    Falei do Chico para um amigo hoje. Cantei de manha o hino do Flu apesar de. BOtafoguense. Lembrei que o Fluminense, que foi homenageado por Chico em uma música: as vitórias do meu tricolor vou que vou, teve a desfaçatez de dar o primeiro prêmio Nelson Rodrigues a ilustres tricolores de para um tal de pedro bial. Que gente ingrata e sacana. Parabéns e muitos anos de Vida imortal Chico Buarque. Bela lembrança FB. Dez.

    • Sgt. Pepper disse:

      Que ridícula essa atitude da diretoria do Fluminense. Um clube cheio de torcedores ilustres e vão logo escolher Pedro Bial? Ainda bem que também sou botafoguense.

  11. Tereza disse:

    Uma das poucas pessoas que nos orgulham neste país de ladroes e canalhas.amor toda vida chico

  12. Pedro Cruz disse:

    Sarava irmão. Salve Chico Buarque, Amanhã vai ser outro dia, sempre. Parabens Tijolaço.

  13. Parabens chico,apesar desses tempos sombrios, não dar muito para se festejar,parece que estamos fora de órbita e que estamos próximo de uma enorme colisão com um grande asteroide,nem as leis da física explicaria, o que está acontecendo por aqui,alô…alô marciano,aqui quem fala é da Terra brasil,porque a coisa, aqui está preta,para variar o cinismo tomou conta nacional,mas tenho, ainda um pouquinho de esperança,que tudo isso vai passar,quando o galo cantar e o povo acordar dessa letargia e botar bloco na rua xingar botar valer.Msa chico valeu por tudo,um grande abraço.

  14. CezarR disse:

    Até há alguns anos atrás eu respeitava mas não curtia muito Chico. Sempre fui mais fã do pessoal de Minas. A questão é que o tempo vem, amadurecemos, passamos por alegrias e tristezas, evoluímos a fórceps nessa loucura que é a vida, e só aí, passamos a entender o real sentido de algumas coisas. Mais maduro, mas ainda jovem para muitos que frequentam esse espaço, com quase 40, finalmente entendo e gosto do Chico com uma profundidade que não me era possível antes. Me dói o peito rever essas coisas pelas quais passaram tantas pessoas da geração do Chico, tantos que deram suas vidas, e saber que hoje, uma juventude de um reacionarismo ímpar, gestada justamente nos anos de sucesso da esquerda, anseia por retornar a esse passado nefasto. Ao mesmo tempo, me enche de esperança esses versos do Chico. Vai passar!

  15. silvia macedo disse:

    Chico profético no final do documentário

  16. Lenita disse:

    Interessante a lucidez de Chico e suas observações sobre o Lula e como as possibilidades do PT eram limitadas. Sensibilidade não só para música e literatura, Chico mostra tb sabedoria e capacidade de análise fina do contexto político complexo do Brasil. Boa surpresa descobri-lo desse lado.

  17. Tomás disse:

    Aproxima-se o dia em que o maior absurdo político do Brasil vai acontecer: A condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Moro, por corrupção, sem uma única prova sequer. Absurdo político, porque não se pode considerar esta decisão como sendo uma ação de justiça. A justiça é apenas um pretexto para este golpe inacreditável contra o país e seu povo. Esta condenação só é comparável ao próprio impedimento brutal da presidente eleita Dilma Rousseff.

  18. Vera disse:

    Chico, nosso grande brasileiro como o rio São Francisco que leva água, agora bem mais, aos ribeirinhos, aos esquecidos, matando nossa sede de saber, de justiça, de poesia… Como tudo, vai passar o rio com suas águas sujas, depois do temporal. Há de surgir um novo rio de águas limpas, de mentes límpidas como a tua simplesmente…
    Chico. Um abraço afetuoso.

  19. ROBSON disse:

    Grande Fernando Britto. Grande Chico.
    Dois ídolos meus.

    Robson

  20. Iandara disse:

    Chico,somos seus fafãs desde otempodofutebol com o MP B 4 que Chico de Niterói era o goleiro e você vinha jogar aqui também. Bons tempos, lindos tempos. Parabéns pelos seus dias povoados de imagens que encantam e dizem na maioria das vezes o que queremos dizer. Bom, né? Cantar sua música e emocionar com um pedacinho de um momento de nossa vida. Seu xará manda um beijo porto-me é sempre e eu também que não fumo mais o cigarro que uma vez no Clube dos macacos você filou. Era Charm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *