Queda nos serviços é ducha fria sobre a “retomada”

servicos

A queda de 0,8% do setor de serviços em julho, frente ao mês anterior, apurada pelo IBGE é um péssimo sinal para a economia brasileira.

Os serviços representam praticamente 70% do PIB brasileiro e, portanto, seu efeito negativo, em tese,  é quase quatro vezes maior que o  efeito positivo da elevação em 0,8% do setor industrial. Claro que, como o PIB é um cálculo trimestral, isso não pode ser aplicado mecanicamente para antecipar valores, é apenas um potencial de variação.

O resultado, separado por setores, ainda é mais preocupante. O fato de terem sido os serviços prestados às famílias, sustentados pelo duplo fator FGTS/queda da inflação o único que presentou crescimento (+ 0,9%) enquanto os serviços profissionais e complementares, muito ligados à indústria, terem tido queda de 2%.

Os números anuais ainda são muito negativos, como você pode ver no gráfico. Devem melhorar, mas nada que indique um resultado ao final do ano muito diferente de zero.

Foi uma ducha de água fria nos que, precipitadamente, estavam agitando as bandeirinhas da retomada, confundindo sinais positivos com tendências sólidas.

contrib1

Comentários no Facebook

7 Respostas

  1. helbert fagundes disse:

    Boa tarde,

    não importa! Importa é que o Brasil tá indo com a Vaca ou melhor com a JBS para o buraco. Por culpa de bandidos com aécio, temer e demais da sua quadrilha

  2. Guilherme disse:

    Miriam Leitão vai ter que fazer ginástica facial antes, durante e depois do programa da GlobostaNews.

  3. jacek ricardo sielawa. disse:

    Jango, Juscelino, algumas descargas elétricas de Getúlio, Itamar, Lula e Dilma, somando-se tudo não deve quantificar o montante de 20? anos. O resto foi coronel ou general de concepções que beiram a filosofia análoga ao trabalho escravo. Dê mais vinte, não aguentaria? então dê nos dez aos de comunismo, daí sim verás que seu filho doutor, sua vó paparicada pela medicina comunista tipo de cuba fará vc mudar de idéia. Se não der certo e ninguém atrapalhar-nos, volto a ser escravo.

  4. beth disse:

    Os coleguinhas do jornalismo econômico do circo televisivo não conseguem mais segurar o picadeiro em pé. E muitos do jornalismo impresso estão na mesma situação. Confundem juro real com juro nominal, não sabem calcular o valor da Bolsa em dólar e por aí vai. Além disso, não entendem o mínimo de estatística que é a base de comparação. Alguns entendem tudo isso mas são canalhas mesmo, outros preferem falar abobrinhas para disfarçar.

  5. C.Poivre disse:

    Mundo caminha às cegas em direção ao Armagedom nuclear:

    https://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/09/a-caminho-do-armagedom-e-rindo.html

    • Carmizeth Ferreira Marinho disse:

      Quanto as reclamações da justiça americana, da influência da Russia nas eleições, pode ser ego ferido. No meio dessa confusão na maior parte do mundo, fatos como as revelações do Wikileaks, vieram para descortinar, tirar a máscara dos estados unidos e mostrar que ele não é o dono do mundo; Seria um exemplo de nação para o mundo, mas perderam há tempos depois das bombas jogadas no Japão como “testes”…A Russia se tornou independente do serviço de inteligencia americano e da mesma forma que os estados unidos dominam a América Latina e mais uma vez esta dentro do golpe no Brasil, não deveriam nem mencionar esse feito da Russia nas eleições. É claro que, essas superpotências chegaram a essa posição as custas de exploração de riquezas de outras nações durante a história, mas as que carregam hoje o maior fardo é os estados unidos; cercaram seu povo de proteção e cercam a maior parte do mundo com bases militares, uma mostra disso é a provocação com a Coreia, fazem isso porque sabem que a Coreia não possui nem a metade de potência nuclear que eles possui e ainda com aliados, se comportam assim para mostrar poder de controle; penso que não fosse os aliados que ainda usam o bom senso, a Coreia já estava fora do mapa e o mundo sofrendo os efeitos da devastação.

  6. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Coxinha é burro mesmo. Este asno que postou sobre o triplex acaba de assegurar que o Moro condenou o Lula por ocultar provas. O Moro deveria dizer: ” Eu o condeno por ocultação de provas. E a prova disso é que ocultou tão bem que eu não consegui encontrá-las”.
    VPPQP, seus débeis mentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *