Qual a surpresa com o descontentamento com os rumos do Brasil? Não são os do PSDB?

urucano

Francamente, não causa surpresa alguma a pesquisa Ibope divulgada por José Roberto de Toledo no Estadão, dando conta de que 85% dos brasileiros estão insatisfeitos com os rumos do país.

Primeiro, porque para os 15 ou 20% para os quais as coisas vão – como sempre vão – muito bem, e estão lotando hotéis, restaurante e teatros, as coisas vão mal apenas por razões políticas.

Segundo, porque para os restantes, o rumo que o país tomou no último ano não foi mesmo bom.

Recessão, corte nos investimentos e gastos públicos, elevação dos juros, congelamento dos programas sociais (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, etc) não podem ser bem vistos pela população.

Afinal, não é essa a política econômica contra a qual a população votou?

E na política, não se fez tudo o que a direita queria? Não passamos a viver o ambiente de histeria e acusações generalizadas e muitas vezes inconsistentes pelas quais a mídia bradava, desde que contra o governo?

Não se publica um anúncio fúnebre do Brasil a cada edição de jornal e revista?

Não fizeram do Governo uma instituição frágil, que tem de se dedicar 36 horas por dia a defender-se, em lugar de agir e governar; e ele próprio, Governo, não se abandonou ao método “Poliana” de que tudo vai passar, que todos vão se entender, que deve ser “bonzinho” com seus algozes, que eles amansarão?

Por acaso cobram do Ministro da Fazenda algo em matéria econômica que não seja continuar com o que foi feito até aqui e que nos levou a este descrédito?

Agora, está esta lenga-lenga que o importante, na reunião do Conselhão – o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – deve ter como eixo o “ouvir”.

Ouvir é dever permanente do governante e ponto falho desde sempre de Dilma, sobretudo em relação a Lula.

Mas se for para isso a reunião, além de encomendar caixas de lenços para o chororô, há pouco a fazer.

A reunião tem de ser para anunciar medidas que estão mais que amadurecidas e são desejo de todo aquele que trabalha e produz: destravar investimentos selecionados, sobretudo no setor de construção civil – e apontar claramente o compromisso ativo do Governo com a recuperação da economia e do emprego.

Superávits e outros que tais, se são necessários e devem ser buscados, só têm gosto doce para o capital financeiro.

Até porque, sem uma inflexão positiva na atividade econômica, não haverá superávit nem vendendo a mobília do Planalto.

O nosso problema, para além das dificuldades econômica que o mundo nos impõe, e severamente, é ter absorvido a ideologia econômica desta gente.

Não é preciso fazer uma revolução. Basta fazer o óbvio.

A decisão de parar a ensandecida alta dos juros foi um passo.

É preciso dar outros.

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

45 Respostas

  1. JOSÉ disse:

    Que ginástica em Brito! Uau! Quer dizer que a culpa da atual situação econômica é o governo ter absorvido a agenda neoliberal? Em resumo: A culpa é da Direita! Que obrigou a situação a absorver sua agenda! E o governo têm sido poliana no enfrentamento a sanha direitista. Eu ainda me impressiono com a falta de pudor lógico que tu tens.

    • ernesto disse:

      Realmente, que ginástica! Então a culpa não é da incompetência e da corrupção do lulopetismo, mas da Direita, que deve enfeitiçado a coração valente e a alma viva mais honesta. Fantástico! Mas previsível, pois, para defender essa linha política é preciso se auto-enganar constantemente. E aí o cara se diz democrata e apóia a ditadura assassina do Fidel, jura querer liberdade e pede a censura da imprensa … Acaba nisso.

      • Alisson Souza disse:

        Admiro Fernando Brito. Ele faz contorcionismo com as idéias pra defender o PT.

        • Leandro Siebra disse:

          Os senhores leram o texto do autor ?

          Absorver uma agenda política alheia (salvo houvesse alguma ameaça à vida velada), é de total responsabilidade de quem o arrisca fazer.

          E não há ali, qualquer atribuição de culpa ao PSDB por isto. Mas, sim, por outros fatores.

          Claro que, se acreditam piamente que a crise macroeconômica pela qual o país atravessa é problema exclusivo do atual governo federal, ou mesmo do país, quem se contorce para fazer com que o reto se transforme em calças, são os senhores.

          Além do mais, blogs são espaços de assuntos e opiniões específicas de uma ou mais pessoas.
          Querem coerência com suas ideias, procurem outros blogs.

        • Leandro Siebra disse:

          Os senhores leram o texto do autor ?

          Ou não conseguem encontrar outro blog, coerente com suas ideias, e ficam tentando criar sempre um fato novo com o autor ?

          Sugiro atualizarem seus Currículos, e procurarem algo novo na humanidade, chamado de: trabalho. Remunerado ou não.

        • Iskra disse:

          Temporada fora , tudo lega e quando volto ao site, quem encontro ? Alissu e as penas amestradas do PIG, um verdadeiro exército de midiotas buscando cada post do FB para serem os primeiros a sujar de bosta a sala. Que lindo !
          Andei vendo umas entrevistas dos tucânus…..nunca assisti exercício mais óbvio de divagações mentirosas ou será que são esquizofrênicos ? Sabe-se lá que merda são, com o katatitica escrevendo na FSP bem se vê a que ponto chegaram, belo presente para os 462 anos de São Paulo , katatitica na FSP, imagino que alissu e outros imbecis devem bombar nos coments.
          In fine, enquanto a Dilma arrebenta a nação com sua politicazinha de tucânus ( lembram do tal Levy ? ) a tucanada graúda enriquece como nunca arrematando a preços módicos inúmeros ativos.
          Parabéns Brito por mais um texto irrepreensível, aliás, como todos…quanto aos alissu da vida……….chora na cama que é quente !

        • Nelson disse:

          Vejam como as coisas estão mudadas. O bestial PHA deve ter tido uma aumento sustancial no pixuleco que recebe do governo; pois passou a defender inclusive a reforma da previdência que o governo estuda propor. É mole ou quer mais a cara de pau dos estatizados em mudar conforme as conveniências.

          • Alisson Souza disse:

            Não se engane, Nelson. Todos os blogueiros estatizados defenderão a reforma na Previdência. A regra do PT é: nós causamos o prejuízo; vocês pagam a conta.

    • italo disse:

      A pesquisa é sobre o descontentamento com os rumos do País, das comodities, mas a globo e a lava jato colocaram a coxinhada à exigir solução amanhã senão a Dilma e o PT ainda serão culpados por derrubar o mundo. Coxinha apaixonado pela direita essas horas? dá um tempo

  2. renato arthur disse:

    Do Juremir Machado da Silva – Correio do Povo 01/2016
    Estive em São Paulo. Observei várias coisas interessantes desde a saída de Porto Alegre: voos lotados, filas imensas, aeroporto transbordando. Pensei ironicamente: só pode ser a crise. Sei que ela existe e é grave. Bicho está pegando. Fiquei procurando explicação para essa contradição acachapante. Hotel lotado. Saímos com amigos para jantar em São Paulo. Tempo médio de espera numa pizzaria da moda: duas horas. Ouvi a explicação de que a crise não pega parte da classe média. Deve ser isso mesmo.
    Estamos bem no fundo do poço.

  3. Alisson Souza disse:

    Dilma, figura dotada de rara ruptura entre os neurônios, incapaz de pronunciar uma frase em sólido português, a gerentona inventada por João Santana, é capaz de gerir a economia de uma nação continental? Obviamente que não. Mas os estatizados têm soluções simples para o problema da economia e tentam jogar a culpa na economia mundial a culpa pela crise brasileira. Mas analistas do FMI já informaram que foi o Brasil quem puxou o mundo pra baixo. Não sei como os estatizados, mesmo sabendo a ruína que cada dia de Dilma na Presidência causa ao país, desejam sua mantença no cargo até 2018.

    • Maria disse:

      Alison,
      Tu vives de que?
      Deve ter uma empresinha falida e querendo culpar outrem.
      Seus xingamentos a pessoa de Dilma mostram isso com 99% de acerto. Se não for discípulo de Feliciano.

    • titus disse:

      Há três fontes do pensamento. Uma é originária e as outras duas são decorrentes daquela: 1. A da classe dominante que faz os seus integrantes pensar e agir como quem imagina dominar, domesticar e manipular o mundo a seu bel prazer. Assim agiram os senhores de escravos, os senhores feudais e atuam os proprietários dos meios de produção, os capitalistas, onde quer que estejam e com quem quer que se relacionem hoje. 2. A dos funcionários, os intelectuais orgânicos, os falsamente chamados de classe média, que são serviçais insensíveis, acríticos, manipulados e obedientes instrumentalizados pela turma do ponto 1. Esses aparecem mais e se distribuem visivelmente na sociedade, porque são comprados para isso. Sua missão é a de distorcer a realidade nem que seja a marretadas e a ferro e fogo. Seus fundamentos são falsos, arenosos e mesquinhos. Sejam eles jornalistas, padres, pastores, bispos, cardeais, professores e estudantes. Não importa, sua tarefa é a de disseminar mentiras e fazer a sociedade acreditar numa realidade que não existe. E 3, a dos trabalhadores e seus satélites, como os lumpemproletários, que são alienados. A alienação tanto conceituada em filosofia, política e sociologia como pela psicanálise é um poderoso fantasma que impõe às pessoas pensarem como a classe dominante, por mais pobres que aquelas sejam. As pessoas alienadas suspendem seus sentimentos, sensibilidades e razão para seguir o discurso dominante, que as força a ser o que não são e definir a realidade de modo falso. Há trabalhadores que traem sua condição de classe porque são alienados. Há pobres que destroem pobres porque a alienação que os estrangula é como um vício que lhes rouba a alma independente, livre e afetiva. A ideologia dominante age como droga, congestionando-os.
      Daí é possível entendermos, independente de gostarmos ou não das pessoas, porque há emergência de bestialidade parecida com tsunami, cegueira ideológica e até desumana, com mentiras, acusações e ódios cruéis a pessoas de quem não se gosta, antes de quaisquer análises e julgamentos competentes.
      Isso não é novidade na história brasileira e mundial.
      As pessoas dominadas pela alienação agem como diabos soltos sem a menor capacidade de discernimento, de diálogo e, muito menos, de mudança de pensamento.
      Alienadas, serviçais, intolerantes e descontroladas as pessoas agem com o mesmo comportamento agressivo e dominador nas famílias, nas igrejas, nas escolas, nas faculdades, nas empresas, nas ruas, nos bares e restaurantes, como todos os dias vemos na mídia online. São “capazes” de tudo, inclusive de ofender, de mutilar e de matar.
      Por quê?
      Porque o pensamento, como um chips, é uma maravilhosa força que empurra as pessoas de acordo com os interesses poderosos dominantes, inscritos internamente a conduzir atitudes.
      O pensamento não muda com orações, com orixás, com dízimos, com sermões, com conselhos nem com bate papo.
      Se o pensamento é perfilado pela ideologia dominante só será mudado e transformado quando a atual classe dominante for derrubada e seus integrantes obrigados a trabalhar.

      • ernesto disse:

        Puxa vida, quem diria, então só há três vertentes de pensamento na qual todos estão obrigatoriamente inseridos? Só uma curiosidade, em qual das três você se encaixa?

        • titus disse:

          Se leu e nao entendeu! Vai trabalhar vagabundo!

          • ernesto disse:

            Você dividiu todo pensamento em três vertentes. Logo:
            – Ou a sua classificação é válida e o seu próprio pensamento se enquadra numa das três.
            – Ou você não se enquadra em nenhuma delas e a sua classificação é total ou parcialmente fajuta.
            Então, qual das duas opções é a correta? Não estou entrando no mérito da sua divisão e tampouco o ofendi. Só coloquei uma questão lógica elementar.

      • Zerosilva disse:

        Liga não. Esses pseudointelectuais são assim mesmo. Vomitam suas besteiras e depois xingam quando são questionados, afinal não sabem explicar o que disseram.

  4. Edson J disse:

    Qualquer pessoa não alienada constata o óbvio. O governo Dilma, neste segundo mandato, aderiu ao receituário econômico dos derrotados em 2014. Colocou, então a economia para trás, fato que aconteceu e acontece em TODOS os países que fizeram ou fazem o mesmo, por exemplo, Grécia, Portugal, Espanha, Itália etc. A França vai no mesmo caminho. Impeachment por essa traição não passa de golpe, mas que a Presidenta tem OBRIGAÇÃO de mudar sua política econômica não há dúvidas.

  5. antonimo disse:

    Sabe o que vai acontecer com o seu blog prezado sr.? A turma vai perder o saco de ficar lendo os comentários de fakes feitos ´por drones teleguiados pagos pelo psdb que o sr. deixa passar aos borbotões e vai se bandear pra outras paragens. O problema dessa canalhada é que eles não estão ai discutindo ideias estão vomitando slogans geralmente coisas preparadas pela agencia de propaganda da cia e distribuídas para os incapazes daqui.

    • Edson J disse:

      Exatamente isso, Antonimo. Está ficando insuportável ler a série de “comentários” vazios aqui despejados por gente da oposição raivosa. Mas o governo está ajudando, a meu ver (e no de Fernando Britto), fazendo na prática o jogo deles na política econômica, alimentando-lhes, assim, as críticas, por mais despropositadas que sejam. E na política geral, na falta de Ministro da Justiça e pela fraqueza geral do núcleo da presidência, dado a conceder entrevistas no PIG se autocriticando (vide criticas da Casa Civil ao PT), a oposição deita e rola. A própria Presidenta tinha que conceder entrevista exclusiva aos inimigos da FSP?

    • Iskra disse:

      Apoiado, até deixei de entrar aqui. Ai hoje quem encontro no primeiro coment? Alissu et caterva………fica difícil discutir com robôs.

  6. Batista disse:

    “Não é preciso fazer uma revolução. Basta fazer o óbvio.” Simples assim, e para fazer o óbvio, primeiramente a eleita para nos liderar deve despachar o vergonhoso vácuo ainda existente no governo, configurado emblematicamente no chamado ministro da justiça, que não temos, e depois exorcizar a síndrome de Estocolmo, aquela compulsiva que atinge e faz com que certas autoridades eleitas para governar com e para o povo, esquecem disso e passam a desejar agradar quem é contra o povo, a elite do atraso, aquela que hereditariamente por longos 502 anos administrou esse pais de forma absoluta, para que não se movesse e assim pudesse mantê-los, nababescamente, como sempre, à custa do suor de toda uma nação de campeões mundiais em desigualdade. Enfim, poucos vivendo o luxo através da miséria de muitos, um crime de lesa humanidade, uma vergonha que transmitimos para nossos filhos, graças a bovinidade do sonho de ascendência da classe média brasileira. Uma tragédia.

  7. CaRLos disse:

    Brito, o anônimo falou a verdade. Corta esse pessoal. Eles não acrescentam nada. Você está usando a mesma “democracia” do governo. Eles estão pintando e bordando no teu blog. Na verdade estamos numa guerra. Na guerra não se dá lugar para o inimigo. O governo tem feito isso e sempre se dá mal. Não tem essa de enriquecer o debate não. Eles fazem essa bandalheira no 247. Se você for ao “face” eles estão lá reunidos como amigos.

    • JOSÉ disse:

      Kkkk olha ai a democracia a esquerda! Kkk vai lá Brito! Transfoma teu blog numa Cuba! Uma ditadura humanista! Kkkk

    • antonimo disse:

      Ora, ora, ora, quando terminei de fazer o comentário me lembrei que deveria ter dito exatamente o que o colega acabou de dizer: é uma guerra. Uma guerra sem quartel onde já está mais do que claro que, por parte dos nazifascistas da direita, é uma guerra de extermínio. Esta canalhada já está propondo guerra civil cujo objetivo, como se deduz pelas manifestações desses pulhas na internet, é exterminar os pobres. É a politica do grande irmão do norte para o Oriente médio, Africa e América latina.
      Cansei de dizer em manifestações anteriores nesse blog que nisso tudo estava metida a maçonaria que é um dos braços da cia. A canalha da maçonaria se dá ao trabalho de dizer que é uma sociedade filantrópica e fraternal. Noventa e nove porcento dos nazifascistas nacionais pertencem a essa quadrilha de canalhas. Estão lá em massa os militares, polícias de todas as raças, judiciário, oligarquias rurais e urbanas tais como comerciantes, médicos , empresários e que tais como bons escravos vira latas seguindo as ordens dos senhores do norte.

      • Benjamin Eurico Malucelli disse:

        Permita-me, Antônimo, assinar embaixo de seu excelente comentário. É preciso colocar esses nazifascistas em seus devidos lugares, ao invés dos simples KKKKs dessa turma que não tem ideia nenhuma do que estão rindo. Ou melhor, tem sim: rindo de suas próprias idiotices e pobrezas de espírito.

  8. Benjamin Eurico Malucelli disse:

    Há anos deixei de participar de facebooks. Nunca vi tanta baixaria em minha vida. Era se igualar a eles ou desistir. Preferir manter o nível e desisti. Há tempos tenho percebido que o nível das discussões no espaço destinado aos que não têm face baixou muito, tanto que quase nem tenho participado. Portanto, na minha opinião, o pessoal baixo nível (atenção: nem todos, mas a grande maioria!) do face também migrou para a área dos que não têm face usando outro nome. O risco de dar uma opinião e levar uma bordoada das bem grosseiras é o mesmo daquele de sair com uma camisa vermelha na rua e levar umas porradas por um grupo fascista. É a boçalidade generalizada.

  9. antonimo disse:

    Pra voce ver como são retardados os idiotas pagos veja o comentário do imbecil
    JOSÉ 25/01/2016 às 17:02 o individuo é tão burro que ainda insiste em idiotices de cuba. É tão burro que se não passarem o script pra ele não sabe o que dizer a não ser repetir feito um retardado cuba cuba cuba. Haja saco. Tai a prova de que essa canalha considera importante zonear o teu blog seu Brito. Depois ficas falando da síndrome de Estocolmo o da Dilma

    • JOSÉ disse:

      Que horas eu te ofendi? Mas vc na sua psicose esquerdeopata já vai chamando de imbecil e etc… Olha meu caro Antomino, vc pode até tentar fingir que vive nesse seu mundinho do ” eles contra nós ” petista. Mas a realidade meu caro é fatal. E ela estará na sua vida querendo ou não. Vais estar nos supermercados, na rua e na tv. O que vc quer combater com guerra nesse discurso idiotizado é a realidade. Essa coçeira que vc e o Brito e outros lunáticos arrumam cada vez que saí um dado ou uma informação que diz: Esse País está caminhando para um imenso buraco capitaneado pelo PT.

  10. CaRLos disse:

    Brito, mais uma vez, corta esse pessoal. Não tem essa de democracia não com eles.

  11. renato arthur disse:

    O que todos suspeitavam se confirma – O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e ex-chefe de gabinete do ex-presidente Lula, Gilberto Carvalho, disse hoje, dia 25, que a acusação de que houve compra e venda de medidas provisórias nos governos de Lula e da presidente Dilma Rousseff é “absurda”.
    Carvalho criticou a investigação e disse que o foco da operação foi desviado. “O que me ofende é ver a Operação Zelotes abandonar completamente o foco principal, que é buscar recursos de volta para o país daqueles que sonegaram e focar em um assunto muito particular”, disse. Segundo ele, a operação agora “tem um foco no presidente Lula”.
    “Passou a ser um objeto de busca, de perseguição do presidente Lula. Eu só estou nessa história por causa do presidente Lula”, completou. É medo da volta do Lula. É o fim da picada

  12. Marcos Faria disse:

    Não sei porque o PSDB está tão afoito em tirar a Dilma do governo. Deixa ela continuar, pois, assim, não resta nenhuma dúvida que será a maior cabo eleitoral do PSDB em 2016 e em 2018. Nós da esquerda e eu, pessoalmente, que sou filiado ao PT é que deveríamos estar defendendo o afastamento da Dilma, pois, está destruindo nossos sonhos e de milhares de brasileiros que ainda sonha em melhorar sua vida e dos seus com a continuação de um projeto, mesmo que tímido, incorporou milhares de pessoas a sociedade.

  13. Vargas disse:

    Meu pai, o pai dele e pai do pai dele e assim vai todos estiveram preocupados com os rumos do país.
    Em outras nações, em todos os séculos, como aqui, as pessoas estiveram preocupadas com os rumos do seu pais.
    E daí ? Daí nada. Isto é apenas para fazer “clima”.
    Para dar SPAM (comida para porcos) para gente tipo Bronco Capilau, Alissu Sonso e por aí vai.

  14. Robson disse:

    Delfim Netto esteve em reunião com outros economistas e Lula na semana passada. Hoje, ele deu entrevista ao Valor. Para a saída da crise, ele recomenda algumas sugestões muito presentes aqui no blog. E é claro, também discordaria de muitas coisas. De todo modo, talvez pela idade, me parece que o Delfim tem sido um economista muito melhor. Pra quem gosta do tema e tem acesso ao jornal, vale a pena a leitura e as reflexões.

  15. renato disse:

    Eu vou muito bem obrigado.
    Para mim o meu BRASIL é otimo.
    Minha presidenta me deu aumento, coloquei minha filha na UFPR este ano, meu filho na UEPG, pelas cotas publicas.
    Minha sogra ganha o beneficio por idade, menos gasto para mim.
    Minha mãe conseguiu se aposentar pela antiga TELEBRAS…
    Minha mulher se formou a PEDAGOGA…e passou no concurso publico da Prefeitura em 5º lugar.
    Meus exames médicos feito pelo SUS, deram de prostata a coração idade de garatão..
    Tenho quatro cachorros e compro ração para todos…
    Meu carrinho é 2016…IPTU é 1200.00.
    Sou aposentado e bonito..
    Não assisto a GLOBO..
    Me filiei ao PT no final do ano de 2015. Esperando o batismo..
    Quero ver o LULA de perto..
    Voto em quem ele mandar…
    Adoro coxinha, como por baixo e adoro colocar pimenta nela, a cabecinha
    queimada pela fritura eu jogo fora..
    Ferias em Guaratuba na sede do sindicato, quatro dias de muito sol…
    sem dengue, nem sika, nem rotavirus..
    Nem a GLOBO de NOVO me enchendo OSOVO.
    Para voces, que continuam a azedar, um quilo de pepino, folha de parreira, e outros.
    Mas tudo pode mudar…
    Portanto, continuo vigiando a GLOBO..

  16. Euler disse:

    Análise corretíssima do jornalista Fernando Brito. O que está sendo rejeitado pela população é justamente a política neoliberal colocada em prática neste segundo mandato da presidenta Dilma. É a política dos tucanos e demos, que a mídia, cínica, não tem coragem de reconhecer que esta é a política que ela defende, desde que esteja no governo seus amigos. Cabe ao governo Dilma tomar vergonha na cara e retomar o projeto de crescimento com distribuição de renda e geração de empregos. Isso se faz não com políticas recessivas, de ajustes como único programa, mas com investimento público em setores estratégicos da economia, além de abertura de crédito para micro e pequenas empresas e fortalecimento do mercado interno.

    O Brasil não pode continuar pautado por esta criminosa e mafiosa mídia golpista, com seus comentaristas de aluguel, que ganham ótimos salários (inclusive bancados pelo governo federal, o que é inacreditável!) para detonar o país, o governo e o povo brasileiro diariamente. O governo federal precisa retomar o processo de investimentos e provocar a queda de juros. Isso é necessário inclusive para que medidas acertadas como o aumento do salário mínimo e do piso salarial dos professores não se inviabilizem em função de políticas recessivas e queda na arrecadação de impostos.

    O Brasil tem reservas internacionais, tem riquezas minerais diversas, tem plenas condições de atrair investimentos para obras estruturantes. Além disso, é preciso viabilizar logo a volta da CPMF, incentivar a retomada dos investimentos da Petrobras e empresas associadas – que movimentam 20% do PIB e por isso são alvo da operação CIA-Globo-tucana Lava Jato.

    Como última consideração, é preciso que o governo se comunique com a população que o elegeu. Constitui um absurdo um governo eleito pelo povo e atacado diariamente por uma mídia golpista não construir mecanismos permanentes de comunicação direta com a população, inclusive com a formação de cadeia de rádios e TVs para comunicar os atos e se defender de ataques indevidos que ocorrem a cada minuto. Dilma precisa deixar de lado essa timidez de se comunicar em função de meia dúzia de paneleiros dos bairros das elites. A comunicação é com o povão, Dilma, que garantiu a derrota eleitoral da direita nos últimos quatro pleitos.

    • ernesto disse:

      Mas, companheiro, se a Dilma e o Lula só falam para plateias amestradas e não tem coragem nem de aparecer no programa do partido, você acha que ela vai se atrever a falar à nação? Além disso, quem você acha que acredita na Dilma? O sujeito que acreditou que a luz ia baixar e agora não tem como pagar a conta? O ingênuo que não percebeu o descalabro causado pelo lulopetismo e acreditou quando ela disse que o país estava às mil maravilhas? Além de incompetente, a Dilma é mentirosa, essa é a sua marca junto ao povão.

      • Vargas disse:

        ” Além de incompetente, a Dilma é mentirosa, essa é a sua marca junto ao povão.”

        E quem vc chama exatamente de “povão” ? Até agora o “povão” que vejo vociferar contra Dilma habita Higienópolis, Jardins, Copacabana e desfila na Paulista de verde e amarelo.

        • ernesto disse:

          Nessas regiões até é menos, porque a maioria é relativamente bem informada e já sabia que o lulopetismo era uma fraude. A bronca maior é de quem caiu na conversa mentirosa dela e foi ludibriado. Fique numa fila da lotérica ou do supermercado no centro ou em outras áreas da cidade e escute. Não é por acaso que ela se borra de medo de sair à rua em qualquer lugar do Brasil.

  17. Assim Falou Golbery disse:

    quando turma que ama FHC obrigou que Dilma fosse recandidata para humilharem Lula ,também tinha por propósito desgraçar o Brasil muito além do fez FHC para que esse fosse o segundo maior presidente da história

  18. mineiro disse:

    o erro maior foi essa mulher ser pres. do brasil , mas ja nao temos como consertar , temos mudar para o futuro. e ai que esta o problema , nao existe candidato nenhum no brasil que vai contra o sistema financeiro. todos eles , nao gosto de dizer isso nao , mas sao farinha do mesmo saco, ninguem vai peitar banqueiros, pig, elite, pf, mp. ninguem vai contra eles , esse ciro gomes so late e tambem vai a favor dessa turma. ele teve a capacidade de elogiar o ze desgraça min. da justiça , é amigo do playboi que mg odeia, e tambem diz que o juiz moro pig esta certo em tudo, ai nao da para confiar. em resumo , o que entrar de agora em diante nao vai romper esse circulo vicioso , vai fazer parte dele. tomara que apareça gente de coragem , na atual politica nao tem ninguem.

  19. bronco capiau disse:

    Iskra, aproveite toda sua indignaçao, convide seus amiguinhos do “brog” e vao para as ruas protestar!!

    Salvem o Brasil!!!!!!!

  1. 27/01/2016

    […] sempre perspicaz  FERNANDO BRITO  neste artigo sintético no O TIJOLAÇO, mostra de forma contundente e didática o por que do sentimento de insatisfação da população […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *