Protesto contra censura a Auler atravessa fronteiras

knight

No Facebook, Rosental Calmon Alves, referência como poucas há em matéria de jornalismo investigativo e online, envia uma mensagem sobre o deplorável episódio de censura ao blog de Marcelo Auler:

O Marcelo Auler e eu somos da geração de jornalistas formada durante a ditadura militar, quando víamos e sentíamos em carne própria a censura. É um absurdo que, de maneira recorrente, juízes brasileiros continuem fazendo a gente se lembrar dos tempos da ditadura, ao aplicar censura prévia, o que é claramente proibido pela Constituição de 1988. Tomara que este cerceamento à liberdade de expressão do Marcelo seja corrigido o mais breve possível por instâncias superiores, como felizmente tem ocorrido em outros casos. O Judiciário brasileiro precisa, de uma vez por todas, entender que não estamos mais em tempos de censura, como a suprema corte brasileira já reiterou várias vezes.

Junto, vem o texto escrito por Heloisa Aruth Sturm no site Journalism in the Americas, publicado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em, um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Rosental é professor da Universidade norteamericana, criador e diretor do Centro, há 14 anos.

Marcelo reproduz o texto em seu blog mas – vejam a ironia! – tem de cortar o trecho em que a matéria fala dos textos sobre delegado da PF que o processa e ” criticam supostas escutas ilegais e os altos custos de uma reforma conduzida em uma das unidades da PF.”

É a censura ao quadrado: é proibido de citar o que escrevem sobre a censura a que o submetem.

Leia no Blog do Auler, que é nosso dever apoiar e manter, se queremos jornalismo investigativo.

 

Comentários no Facebook

6 Respostas

  1. Messias Franca de Macedo disse:

    … Está (com)provado:
    somente mulheres indignas aceitariam participar deste convescote de canalhas velhacos, machistas sem moral alguma, terroristas retrógrados e reacionários, nazifascigolpistas &$ [mega]corruptos…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    SECRETÁRIA DAS MULHERES DE TEMER TAMBÉM DEVE CAIR

    Além dos três ministros já demitidos (Romero Jucá, Fabiano Silveira e Fábio Medina) e dos dois ameaçados (Geddel Vieira Lima e Henrique Alves), o governo interino de Michel Temer deve afastar também a Secretária Nacional das Mulheres, Fátima Pelaes; o motivo: ela é acusada pelo Ministério Público de desviar R$ 4 milhões para uma ONG fantasma no Amapá; diante disso, Temer decidiu dar à bancada feminina a prerrogativa de resolver se manterá ou não a indicação dela; se houver recuo na indicação, ele pode não nomeá-la, já que a nomeação ainda não foi efetivada

    4 DE JUNHO DE 2016 ÀS 12:11

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/236268/Secret%C3%A1ria-das-Mulheres-de-Temer-tamb%C3%A9m-deve-cair.htm

  2. Eliseu Leão disse:

    Esses caras enviaram e-mail convocando inscritos para uma pesquisa. Pode ser que o Rosental tenha passado para o lado escuro da força. O Serra, o FHC são dois casos entre muitos.
    e-mail enviada pelos Cavaleiros convocando para essa estranha pesquisa:
    ”O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin convida você a participar de uma pesquisa que investiga a cobertura dos protestos de junho de 2013 e março de 2015 no Brasil. Esperamos que você possa nos fornecer entre 15 a 20 minutos de seu tempo para nos ajudar a entender como os jornalistas, professores e estudantes de jornalismo pensam sobre os eventos políticos no país. A participação é livre e não há riscos previstos aos participantes. Suas respostas serão mantidas em sigilo e nenhum nome será citado no estudo final.?
    Contamos com a sua colaboração.”

  3. Messias Franca de Macedo disse:

    LUIS NASSIF ENTREVISTARÁ DILMA PARA A EBC COMANDADA POR RICARDO MELO

    Retorno de Ricardo Melo à presidência traz também de volta à programação o jornalista Luis Nassif, que conduzirá uma entrevista com a presidente Dilma Rousseff; a trapalhada geral da EBC ampliou a ira do presidente interino Michel Temer com seu advogado-geral da União, Fábio Medina Osório

    04 DE JUNHO DE 2016 ÀS 19:04

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/236309/Nassif-entrevistar%C3%A1-Dilma-para-a-EBC-comandada-por-Ricardo-Melo.htm

  4. Messias Franca de Macedo disse:

    [LEITURA IMPERDÍVEL!
    UM TRATADO SOBRE MAIS DE UMA DÉCADA EM UM ÚNICO TEXTO HISTÓRICO E PEDAGÓGICO!]

    O xadrez da manipulação dos fatos e das leis

    Por conspícuo e intrépido jornalista Luis Nassif

    SAB, 04/06/2016 – 17:58

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-da-manipulacao-dos-fatos-e-das-leis

  5. Messias Franca de Macedo disse:

    Mino Carta: “O que fará Dilma caso volte?”
    https://www.youtube.com/watch?v=x0jcMRef88o

  6. Amolador de Tesouras disse:

    Ver em GGN,

    Delação
    Ligação da TermoRio com um empresario baiano que é ligado com Alstom, e com Filho de FHC, e Tem Delcídio na historia e tem Cervero.
    E Tem Petrobras. E Tem mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *