Procuradores da Lava Jato dizem que esquema começou no governo FHC

Brasil-quer-saber-como-afundou-a-P-36

A mídia vai tentar esconder isso, mas não será possível.

Os procuradores que respondem pela Operação Lava Jato afirmaram ontem, em coletivas de imprensa, que o esquema de cartel das empreiteiras em obras da Petrobrás teve início antes da chegada dos diretores Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque.

Aliás, sempre é bom lembrar que Costa e Duque estavam na Petrobrás desde os anos 70, e que assumiram cargos de responsabilidade bem antes da eleição de Lula.

Voltando aos procuradores, eles afirmaram que o esquema dura há, no mínimo, 15 anos, ou seja, desde 1999, bem antes de Lula.

Sem esquecer que as mesmas empreiteiras envolvidas no esquema junto a Petrobrás, desbaratado pela Polícia Federal, também estão envolvidas com escândalos relacionados à oposição, como o Rodoanel de São Paulo.

Essas informações são importantes para que o escândalo seja despolitizado e tratado como ele é: uma esquema de corrupção que precisa ser investigado com objetividade.

Corruptos e corruptores acusados no escândalo da Petrobrás não queriam implantar nenhum “bolivarianismo” no país.

Não estão interessados em “revolução comunista”.

Não participam do “Fóro de São Paulo”.

Muito provavelmente não são nenhum entusiastas da reforma agrária ou da necessidade de ampliação de programas sociais.

Ao contrário, são empresários politicamente conservadores, que corromperam servidores que pensam da mesma forma.

Os marchadores golpistas, portanto, devem baixar a bola, porque a informação do Ministério Público confirma um fato insofismável: as investigações de hoje apenas são possíveis em virtude da autonomia e liberdade proporcionadas por Dilma Rousseff à Polícia Federal e ao próprio MP.

Não se trata apenas de autonomia funcional, mas de um posicionamento político republicano, e que inclusive às vezes criticamos como republicano demais, ao permitir um proselitismo político e partidário de oposição dentro das próprias instituições do Estado.

Entretanto, desta vez, o republicanismo radical de Dilma deu certo.

Se os delegados federais responsáveis pelo Lava Jato, ao invés de flagrados fazendo festinha para Aécio Neves e xingando o governo, no Facebook, tivessem sido apanhados na situação contrária, fazendo festinha para Dilma e xingando o PSDB, Dilma estaria sendo chamada de “bolivariana”.

E “bolivariano”, no vocabulário especial da mídia brasileira, que é uma espécie de universo paralelo do ultraconservadorismo, mas com grande influência nos estamentos superiores da sociedade, significa autoritarismo.

Se houve a intenção de transformar a Lava Jato num ensaio de golpe político contra a presidenta, não está dando certo.

A presidenta prometeu que as investigações seriam levadas às últimas consequências e que não sobraria pedra sobre pedra.

Está cumprindo o que prometeu, e da maneira mais democrática e republicana: sem interferir nas investigações.

Como o escândalo respinga em todos os principais partidos e teve início na gestão FHC, atravessando a era Lula, até explodir no governo Dilma, a imprensa de oposição terá dificuldade em aplicar seus critérios de indignação seletiva.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

97 Respostas

  1. Sérgio Rodriguesc disse:

    “NÃO VAI FICAR PEDRA SOBRE PEDRA!” AVANTE!…

    • Léo disse:

      Ta na hora de alquem avisar para Lobão e FHC abaixarem a bola com estas manifestações pró-golpe.

      FHC e os tucanos tem telhado de vidros e uma hora a pau que bate em chico vai bater tambem em francisco.Como disse Dilma “Não vai ficar pedra sobre pedra”

      • Sta. Catarina disse:

        O songa-monga do Lobão já tá tirando o time de campo. É um palhaço.

        • Nando disse:

          Quem é Lobão? ah, sim,lembrei aquele indivíduo que se diz cantor e já nasceu fracassado, perde na música, na política,em tudo que se propõe a fazer!
          É um verdadeiro fracassado!

    • Numscroll disse:

      A Verdade é que todos estão no mesmo caminho. Ou seja todos tem que pagar pelo que fizeram. De qualquer forma irão ter que dar conta de tudo o que fizeram na terra.

  2. Sergio Govea. disse:

    Maravilhoso “post”.

    Disse tudo o que eu queria dizer.

    Atacou o ponto chave: a indignação seletiva propalada pela imprensa oligopolizada.

    Essa mesma indignação que tem levado pessoas desconhecedoras do próprio país a agirem apenas a partir dos seus interesses mais imediatos.

  3. …,É HORA DA LIMPA NA PF GOLPISTA,BEM COMO,NO JUDICIÁRIO(?),GOLPISTA…,REALMENTE, COMO DIZ Á NOSSA GRANDE PRESIDENTA DILMA,NÃO PODE SOBRAR, PEDRA SOBRE PEDRA,TAMO JUNTO!!!

    • Yule Cristina disse:

      Bem que ao desmoronar essas pedras poderiam soterrar esse lixo desse PSDB para sempre, assim ficaríamos livres do DEM que já foi para a casa do Demo (quintos dos infernos) e do PSDB também.

  4. Mancini disse:

    FB, todo consumidor brasileiro também deveria ver isso aqui sobre lâmpadas compactas, em http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br/

    Como sempre em: http://refazenda2010.blogspot.com.br/

  5. luis disse:

    O post é esclarecedor, mas não está na TV nem nas manchetes dos jornais. Espero que ao menos os deputados, juízes e militares saibam disso

  6. Messias Franca de Macedo disse:

    Janio de Freitas: Operação da PF foi feita 24 hs após delegados aparecerem comprometidos com Aécio

    Em ‘Abaixo e acima de tudo’

    16/11/2014 02h00

    aqui:

    http://www.viomundo.com.br/pol

    • Messias Franca de Macedo disse:

      FONTE ORIGINAL:

      http://www1.folha.uol.com.br/c

      publicado em 16 de novembro de 2014 às 10:57

      • chicogalodoido disse:

        Aí Messias,lembra de mim? A odisséia tucanalha está perto do fim. Viva nós das Repúblicas dos Bananas.

        • Messias Franca de Macedo disse:

          Prezado e consciente ‘ChicoGalodoido’,

          de lá do ‘viomundo’ do Azenha?

          Não repare, não, “seu moço”, o esquecimento decorre do peso da idade na ‘caixola’!

          Felicidades!

          Messias Franca de Macedo

          • Messias Franca de Macedo disse:

            Feira de Santana, Bahia
            [Sim] República de ‘Nois’ Bananas!

          • Rita disse:

            Ô, Bahia….Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai….
            Sabe que pensei na música e até me arrepiei, valoroso e nobre Messias?
            Um ótimo domingo.

          • Iskra disse:

            Ei Rita , também tem essa …
            ” São Salvador, Bahia de São Salvador, terra do Nosso Senhor, pedaço de terra que é meu…São Salvador, Bahia de São Salvador, a terra do branco mulato a terra do preto doutor…”
            Viva a Bahia , Messias, fico com saudades todo dia do tempo que peitávamos o ACM do Campo Grande a Municipal. Mas vou voltar !

  7. J.Carlos disse:

    Ainda com relação ao gravíssimo desvio de conduta (no mínimo) dos delegados federais tucanos do Paraná, que se escondem atrás de uma organização clandestina (OCC), tudo pago com dinheiro público (manutenção da PF, salários dos delegados, OCC, etc.) se saírem impunes dos ataques perpetrados nas redes sociais à sua chefia máxima, a Presidente da República, isto significa que qualquer servidor público ao chegar em casa pode entrar nas redes sociais e agredir suas chefias, ofendendo-as, caluniando-as, injuriando-as, difamando-as, etc. que nada lhe acontecerá? Não há leis ou normas que regulem a conduta dos servidores públicos? E o Estatuto do Servidor Público? E o seu Código de Ética? É tudo pra fazer de conta que há um limite para certos tipos de comportamento no Serviço Público? Ou estão todos liberados para todo o tipo de agressão a qualquer pessoa, publicamente nas redes sociais? Há uma casta de servidores públicos acima das leis do país?

    • Jacó do B disse:

      Mais grave ainda se foram usados os PC’s da Polícia Federal. O Wikipédia da Leitão não pode usar WiFi da Pres. da República, mas contra a maior autoridade do País pode tudo!

    • Tomás disse:

      Por curiosidade entrei no site dessa tal de OCC. Pensava encontrar algum nível de informação e argumentação que, embora equivocado ou mesmo capcioso, trouxesse elementos racionais e objetivos capazes de confundir e doutrinar as pessoas menos informadas. Não vi por lá nada disso. Trata-se de uma cornucópia de puro delírio febril em forma de palavras e frases alucinadas, que fazem os mais fanáticos blogs de ufólogos ou satanistas parecerem muito mais próximos da realidade e do bom senso. Custa crer que uma pessoa que chegue ao cargo de tão alta responsabilidade social como o de delegado federal, em uma época saturada de informação como a que vivemos, possa acreditar naquilo que está postado naquele site. Temo até pela saúde mental de quem frequente semelhante caldeirão de loucuras.

      • Wilson Garcia disse:

        Thomas Isso realmente e preocupante, nossa policia federal esta ficando muito gigante e sem controle,acho que o governo não tem controle dos perfis psicologísticos dos delegados que eles possuem mais. a presidência da republica corre sérios riscos, se urgentemente não arrumar um serviço secreto de auto padrão confiável, a presidência não pode mais ficar a merce da policia federal.e isso já esta provado.

  8. Messias Franca de Macedo disse:

    … O tiro nas patas anunciado dos direitistas…

    Recuando 15 anos, emergirão a P-36, os labirintos da Petrobrax…

    A ‘concertação’ da saga está entrando “na fase do refino”!…

    Ao que parece a ala tucana da PF “foi com muita sede ao poço”!…

    Ah este “maldito” mecanismo da partilha alvoroçou por demais “as concessões” dos neofascistas dos trópicos – e dos rentistas transnacionais!…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … A coisa só não está pior para os empreiteiros “cheirosos” porque em um dia por semana o plantão no STF fica a cargo do gilmar DANTAS!

      ‘Capiche’?!

      Vai sobrar até para as verbas publicitárias do PIG!

      Cada vez mais o caos “aprontando das suas”!…

      Agora os fascigolpistas terão que preparar um sorvete com meio quilo de quiabos verdes e 100 gramas de toucinho!…

      Viram, estropícios beócios e desalmados?!…

      heheheheheheeheheheehehe… hahahahaahahahahaha

      Salvemos o Brasil!

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    Ouça o que Dilma falou sobre a Lava Jato

    16 de novembro de 2014 | 11:02 Autor: Miguel do Rosário

    FONTE: http://tijolaco.com.br/blog/?p

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

    O matuto “transcrevendo” a fala da presidente Dilma Rousseff, A Magnífica!

    “Não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe!

    Acabou a longeva era do [seletivo!] ‘soltos, todos soltos’!

    A devassa que ‘o PT da Governança’ deveria ter realizado na máquina pública federal [legada pelo DEMoTucanato] desde primeiro de janeiro de 2003 poderia ter evitado parte destes escândalos!

    O mal que é ‘passar a mão na cabeça de bandidos’!

    A farra da impunidade está acabando!

    Direitona, calma, a hora de vocês está chegando! Calma!”

  10. Sergio Saraiva disse:

    As vezes, um pouco de ingenuidade ajuda a passar o domingo em paz.
    No que este escândalo da Petrobras é diferente do escândalo envolvendo a Alston-Siemens em São Paulo? Há a delação da Siemens, informações suficientes vindas da Suíça, sabe-se quem pagou, quanto pagou e para quem pagou. O presidente do TCE tinha, ou ainda tem, um ilha em Paraty e uma mansão no Morumbi. Um procurador literalmente engavetou o caso por dois anos, havia, pasmem, colocado o pedido de informações da justiça suiça na “pasta errada”. Como está o caso de trensalão.
    Já ouço que se trata do “maior escândalo da história” no Brasil. Ora, esse não era o mensalão?
    Pois bem, os petistas foram condenados, os psdbista não serão julgados e Pimenta da Veiga, que levou R$ 300 mil de Marcos Valério por “serviços internos” está solto. José Roberto Arruda foi “atrevido” ao se candidatar a governador, acabou tendo a candidatura impugnada, mas chegou a liderar a campanha e está por aí, livre e solto. Assim como o pessoal da “Castelo de Areia”, assim como José Serra e a “privataria tucana”, o Paulo Preto e seus envolvimento no cartel do metrô paulistano. Assim como FHC e seus apartamentos; um, Higenópolis, comprado do mesmo banqueiro envolvido na lavagem de dinheiro do trensalão, o outro, em Paris, não sei se já foi declaro à Receita Federal.
    Esperem sentados ver alguém mais, além do PT, responsabilizados. De pé cansa.

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … E o chefão dos fiscais da prefeitura do José (S)erra exerce atualmente o cargo de secretário, pasme, da Fazenda da Prefeitura Municipal do Salvador!

      Esta última “do ACMalvadeza Neto”!

      Conhecido também pela alcunha de ‘grampinho’!

      É também parceiro do “arauto da moralidade” Aécio ‘Never’!

      E o Circus Brazilias tem de tucano a urubus, passando, óbvio, por vermes, baratas e ratos!…

      Sustentável?!…

      • Iskra disse:

        Sem falar no bagres e traíras meu nobre e bom Messias !

        • Rita disse:

          Oi, Iskra! Essa música que você citou não me recordo muito. Mas fui procurar e é linda!
          Um abraço, amigo, e ótima semana!
          (acho que você nem voltará aqui…hehe Mas não tem problema! Os bons votos viajam até você!)

  11. Messias Franca de Macedo disse:

    [Petrobras da era FHC “torrou” R$ 75 milhões para trocar o nome para Petrobrax! O nome de fantasia que, pasme, não chegou a ser trocado (sic)
    Ah esses ‘fantasias fantasmagóricas’ DEMoTucanas!…]

    ##########################

    Nova marca comercial melhoraria participação internacional; custos para refazer logotipo chegam a US$ 50 milhões

    Por jornalistas
    Chico Santos e Isabel Clemente
    DA SUCURSAL DO RIO
    Folha de São Paulo

    A estatal Petrobras, maior empresa do país e terceira maior da América Latina, está mudando seu nome comercial (marca) para PetroBrax. Segundo o presidente da companhia, Henri Philippe Reichstul, o objetivo é unificar a marca e facilitar o seu processo de internacionalização.
    Reichstul disse que a mudança, estudada durante oito meses e já aprovada pelo conselho de administração, ganhou na semana passada o aval do presidente Fernando Henrique Cardoso. Embora o nome da empresa continue sendo Petrobras, ele não entrará mais na logomarca.
    O novo nome foi escolhido pela agência paulista de design Und SC Ltda, contratada sem licitação. Segundo Reichstul, desde que deixou de ser monopolista, a estatal obteve flexibilidade legal para esse tipo de contratação.
    Segundo Alexandre Machado, consultor da presidência da Petrobras, a estatal está pagando R$ 700 mil à Und por um contrato de um ano, iniciado em abril.
    Machado disse ainda que a mudança da logomarca em todas as instalações da empresa deverá custar US$ 50 milhões à Petrobras, num processo previsto para durar seis meses.
    (…)

    FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2712200008.htm

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    CPI já tem pauta para apurar: o que fez a P-36 afundar sob FH?

    Dez perguntas que ficaram sem respostas

    Se o Artur Virgílio e o Tasso tivessem alguma massa cinzenta na cabeça, nunca teriam arrumado essa CPI da Petrobrás. Mas, como eles não têm o hábito de pensar, quem pensa pelos dois é o Álvaro Dias, como se sabe, um tremendo pensador. Fala-se que ele pensa tanto que até anda com os joelhos esfolados.

    Mas, se eles não têm o que investigar, nós temos. É verdade que a maioria dos casos é mais para a polícia do que para uma CPI, mas não se pode perder a oportunidade. Já que eles arrumaram essa…

    Comecemos pelo afundamento da Plataforma P-36.

    No dia 15 de março de 2001, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, pouco depois da meia-noite uma explosão sacudiu a maior plataforma petrolífera do mundo, a P-36, estacionada a 130 Km da costa e capaz de extrair, por dia, 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural.
    Dezessete minutos depois da primeira explosão, outra, e mais violenta, abalou a plataforma, matando 11 trabalhadores da Petrobrás que, heroicamente, tentavam salvar a P-36. Cinco dias depois, no dia 20 de março de 2001, a maior plataforma petrolífera do mundo – que custou US$ 350 milhões – afundou, submergindo a uma profundidade de 1.200 metros, levando junto 1.500 toneladas de petróleo.
    Por que ela afundou? Como pôde a maior plataforma do mundo ter afundado em cinco dias, deixando filhos sem pai e mulheres sem marido, homens que, como aqueles do poema de Pessoa, não tinham a alma pequena? Ninguém foi responsável por esse crime?
    O presidente da Petrobrás na época era um daqueles típicos intrujões do governo Fernando Henrique, Henri Philippe Reichstul – que era vice-presidente do American Express quando foi nomeado, e hoje continua sua carreira de testa de ferro na Brazil Renewable Energy Company, um grupo de negocistas estrangeiros que se dedica a especular com o etanol, comprando usinas e terras brasileiras.
    O fato mais notório da gestão de Reichstul na Petrobrás, certamente, foi sua tentativa de mudar o nome da empresa para Petrobrax, porque “assim é mais fácil internacionalizar a empresa”. Além disso, ele, literalmente, esquartejou a Petrobrás (dividiu-a em várias unidades separadas – pode-se adivinhar com que intenção). Em sua administração, houve o rompimento de um oleoduto em Morretes, no Paraná, uma inundação de petróleo na Baía da Guanabara, e, além do afundamento da P-36 em 2001, houve o emborcamento da P-34 em 2002, que por pouco não redunda em um desastre das proporções do anterior.
    As investigações sobre o que aconteceu com a P-36 ficaram a cargo da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que tinha como diretor-geral o então genro de Fernando Henrique, David Zylbersztajn, o mesmo que declarou aos executivos das multinacionais de petróleo, em janeiro de 1998: “o petróleo é vosso”.
    (…)
    Teria sido, então, um desígnio divino o afundamento da P-36, a morte de 11 corajosos trabalhadores, e a perda, durante 6 anos, de uma de nossas principais fontes de extração de petróleo (pois a P-36 somente pôde ser substituída em 2007, quando, graças aos esforços do presidente Lula e da Petrobrás, ficou pronta a plataforma P-57, esta totalmente construída no Brasil)?
    Todo o “projeto” e sua realização – enfim, a construção da plataforma – foram feitos durante o governo Fernando Henrique, que preferiu encomendar a plataforma no exterior, começando em 1995 na Itália e terminando em 2000 no Canadá. Por que preferiram encomendá-la no exterior, quando a indústria nacional estava plenamente capacitada a construí-la, como provou depois o governo Lula?
    Então, a CPI já tem um assunto para tratar. Nada de ficar enrolando. Vamos aos fatos. Os senadores podem começar convocando o Reichstul e o Zylbersztajn para explicarem:

    1-…
    (…)

    Por CARLOS LOPES

    FONTE: http://www.horadopovo.com.br/2009/maio/2767-22-05-09/P3/pag3a.htm

    • Jose Medeiros disse:

      Informação mais que preciosa Messias. O que está por trás de todo este chafurdo é o Ouro Negro do pré sal, a maior descoberta de reservas petrolíferas do século, tudo dentrinho do Brasil. As 7 ingênuas irmãs do petróleo planetário, tadinhas, são tão ingênuas. …, salivam pelo nosso petróleo. Na cabeça destes predadores transnacionais, tomarão este petróleo de qualquer jeito, seja via golpe, via PIG, via propineiros que sonham em vender o que não lhes pertence que gravitam em torno de FHC, SERRA e CIA ou, ainda e em último caso, seja pelas armas e marines da 5°Frota, reativada recentemente no Atlântico Sul, uma solução mais cara e mais traumática, passível de ser substituída pela venda dedos ssuborna veis. . Aparelharam tudo, Supremo, Legislativo, Judiciário e por aí vai. Até policial militar é treinado pelo FBI. Que Deus acuda o nosso povo, digo, a nossa Senzala.

  13. Cidadã brasilis disse:

    Presidenta: estamos juntos nessa empreitada contra a corrupção, que é a maior batalha a ser enfrentada, para que o Brasil tome sua posição de vanguarda no mundo. Uma nova ordem, mais sensível e humana, começa a despontar na América do Sul. O caminho é árduo, mas seus frutos serão doces. DILMA, GUERREIRA DA JUSTIÇA,somos um só coração!

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    DA SÉRIE ‘ACREDITE SE QUISER’!

    ###############

    Petrobras [da era DEMoucana FHC] diz que ninguém tem culpa por tragédia

    As investigações sobre a causa do acidente só devem terminar em um mês

    A plataforma P-36 sofreu três explosões que provocaram a morte de 11 pessoas

    Rio de Janeiro

    A direção da Petrobras anunciou que ninguém será punido ou afastado do cargo por causa das explosões da plataforma P-36, que matou 11 pessoas e afundou na bacia de Campos, levando para o fundo do mar os corpos de nove funcionários.

    (…)

    FONTE: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=45505

    ###################

    É verdade: Contado parece mentira! E das “cabeludas”!

    Viva o ‘braZil’! “MAS, dos(as) “cheirosos(as) e ‘Cansados(as)’!”

  15. antonimo.anonimo disse:

    Ou se muda a constituição para proibir funcionario publico de pertencer a “sociedades secretas” ( coisa de infantilóides) ou a CIA (bem grande) continuará a fomentar golpes neste país via maçonaria e rotary clubes. Estes ultimos são um caso exemplar em Brasilia. Desde que passaram a surgir como praga em Brasilia (qualquer entroncamento de rua e estrada no DF tem um marco em cimento dessa excrecencia de rotary) a população de lá virou reaça como a paulista (essa praga no interior do estado são paulo é pior que “igreja evangélica “. Alias conheço uma turma dessa picaretagem de fotary clube. Vivem alegando que não organizações beneficientes. Vivem distribuindo “caridades” para pobres ( por isso são contra programas sociais institucionais que liberam os pobres da influência dessas caridades) . Quem participa dessas “confrarias ” são: militares, membros do judiciario inluindo as diversas policias, comerciantes, altos funcionarios publicos e politicos. A coisa atua assim : como a classe média nacional (alta e baixa) é absolutamente incompetente para criar seus proprios mecanismos de participação social (na realidade o que a classe media alta quer é mecanismos de controle social) tem que vir o americano dizer o que fazer. O sistema é nojento. Apesar da maioria desses fulaninhos serem abonados nenhum coça o próprio bolso para fazer caridade nenhuma, esperam “doações ” de entidades americanas. Por exemplo uma “doação ” que dá uma boa impressão do poderio tecnológico americano é doar sucata de computadores vindos dos eua para escolas “pobres ” da periferia, postos de saúde e hospitais idem sempre com aquele “caloroso ” abraço dos “irmãos ” do norte. Isso faz parte da politica geral de exploração colonial dos países “pobres” pelos países “desenvolvidos “: pra cada dolar que entra saem dez. Até então essa pecha de país pobre tinha colado no Brasil (um país fabulosamente rico). Precisou o PT mostrar pra todo mundo que o que mantinha a população pobre era o saque sistemático do patrimonio publico pela classe dominante que o ódio incontrolável dos “caridosos ” dos “clubes ” se manifestassem. Pra se ter uma ideia da influência dessas coisas na classe média basta ver o exemplo da hipocrisia da população “de bens ” de Brasilia que ia reeleger o Arruda governador enquanto babavam como cães hidrofobos contra a “corrupção ” do PT. Pode ter certeza o Arfuda deve pertencer á maçonaria, rotarys clubes diversos e se se bobear seitas evangélicas.

  16. João do Sertão disse:

    O tiro esta saindo pela culatra. Os engavetadores serão pegos agora.

  17. Messias Franca de Macedo disse:

    … “Vai sobrar até para [“o pobre”!] do José (S)erra”! ENTENDA A LAMBANÇA!

    ##############

    Únicos pagamentos a Labogen, do doleiro Youssef, aconteceram no governo FHC

    Por Miguel do Rosário, postado em abril 29th, 2014

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/04/29/unicos-pagamentos-a-labogen-do-doleiro-youssef-aconteceram-no-governo-fhc/#sthash.2PKqYzJY.dpuf

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    Serra é convidado à Câmara para explicar contrato com laboratório de doleiro

    Governo FHC fechou três contratos com Labogen, suspeito de servir para lavagem de dinheiro, quando José Serra era ministro da Saúde. Covas e Alckmin também contrataram empresa de doleiro em SP

    (…)

    FONTE: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2014/04/serra-e-convidado-a-camara-para-explicar-contrato-firmado-com-laboratorio-de-doleiro-8742.html

  19. Messias Franca de Macedo disse:

    … Quem será o primeiro empreiteiro libertado por obra e graça de mais um habeas corpus criminoso concedido pelo indecoroso “supremo” gilmar DANTAS?!…

    Aí a corrupção nada de braçada!

    E em sendo assim não há governo trabalhista que se sustente!…

    Ganha uma assinatura da ‘veja’ quem acertar o desafio da enquete!

    RISOS

  20. JapValla disse:

    Caro Fernando,

    Sua cabeça deve estar bastante absorvida pelas últimas eleições e pela operação “LAVA-JATO”, que está sendo considerada uma operação inédita na nossa história uma vez que, segundo nossa presidenta, “não ficará pedra sobre pedra” e não deixará nenhum dos envolvidos impunes, corrompidos e corruptores. Assim sendo os cooptadores (aliciadores)e cooptados (aliciados) serão ambos enquadrados como corruptos. O tempo dirá.

    Mas o que gostaria mesmo de dizer é sobre a atuação dos médicos cubanos continente africano, especificamente contra a epidemia do ebola,e a nossa imprensa. Vejo grandes elogios da imprensa internacional ao grupo cubano, mas a nossa imprensa fica calada.
    A Carta Maior apresenta um artigo da New Yorker. The New York Times também já teceram vários elogios ao time cubano incentivando inclusive o fim do bloqueio a Cuba. De fato a nossa imprensa-empresa não dá o braço a torcer.

  21. Rogério Ferraz disse:

    Coisa que deveria ser investiga é esse rodoanel tucano. Um estrada de 43Km que custou CINCO BILHÕES de reais. Só pra comparar: Alckmin está pedindo 3 bilhões e meio para fazer oito obras para normalizar o abastecimento dágua.

  22. Toga disse:

    Coincidência ou não, por volta da mesma época que começou os esquemas dos trilhos de SP.

  23. Francisco disse:

    A pergunta que não quer calar: por onde anda Álvaro Dias, tão pimpão no escândalo Petrobrás enquanto estacionado em Pasadena?

  24. Sergio Silva disse:

    “Como o escândalo respinga em todos os principais partidos e teve início na gestão FHC, atravessando a era Lula, até explodir no governo Dilma, a imprensa de oposição terá dificuldade em aplicar seus critérios de indignação seletiva.”
    O caso do mensalão desmente a frase acima.
    A regra é clara: se for ligado ao PT, vai direto para o STF, senão, vai para alguma gaveta errada ou primeira instância associada.

  25. ricardo silveira disse:

    Mas os vazamentos que já tivemos para beneficiar politicamente os tucanos ou seja lá quem for precisam ser investigados e punidos os culpados, pois, também, trata-se de corrupção, corrupção da função pública.

  26. Rita disse:

    Não entendo muito sobre quase nada. Quem me vê aqui sabe disso. Então pergunto: e o Congresso? E se deputados, senadores começarem a se sentir ameaçados? Isso não pode dar bode? Eles não têm poder pra depor a Dilma?
    Sei lá, gente, depois de tanto tempo levando na tarraqueta, (hehe!), a gente começa a ter medo de tudo e todos, quando se trata de ir atrás de “todos”. Acredito piamente que há gente e mais gente que está com a boca seca neste exato momento.
    Alguém pode me dar uma luz? Verei se consigo voltar hoje mesmo aqui.
    E continuo sem conseguir postar comentário lá no blog do Eduardo. Muito estranho…

  27. marino disse:

    O chamamento do Estadão ao Golpe tem a função de “melar” a Operação Lava Jato e as demais que virão, além do propósito de investigar sem deixar pedra sobre pedra. É a tentativa de proteger o pessoal do psdb, dem, e empresários amigos.
    Com impeachment não haverá ataque aos corruptos e corruptores e todos poderão continuar como sempre foram, sem a presidenta dentuça para atrapalhar os negócios. Simples.
    Devem estar em meio a um enorme cagaço (desculpem o linguajar.)

    • Paulo Henrique Tavares disse:

      Isso eu acredito. Inclusive, dizem as “más línguas” que aquela reportagem de que havia delegados da pf fazendo campanha para o Aécio no facebook, era uma indicação de que eles já sabiam dos pedidos de prisões dos cabeções e saíram atirando para dentro (foi puro fogo amigo) para melar as prisões.
      De fato, para a direita, se o filme terminasse neste momento (o que é bem possível), ou seja, corrupção=pt (e partidos aliados – psdb) seria ótimo.
      De qualquer maneira fato de a pf sempre ignorar todos os casos de corrupção e dar uma baita ênfase à Petrobras já dá indicação de que eles não são republicanos, mas mesmo assim, tá bom. Lembrar que há um ano atrás, a própria pf liberou de qualquer responsabilidade, antes de qualquer investigação, o aécio e os perrelas do pó do helicóptero.

  28. Zilda disse:

    O impeachment está armado e passa pelo TSE(Gilmar Mendes) e por Eduardo Cunha na presidência da Câmara.
    Fernando, não dá pra investigar qual é a dívida de Dias Toffoli com Gilmar Mendes? Toffoli jamais toma qualquer decisão que não seja de acordo com o que interessa a Gilmar. Agora, até mudar procedimento histórico dentro do TSE para botar as contas da campanha de Dilma nas mãos do cangaceiro. Tem alguma coisa aí nessa relação que passa por essa obediência cega. Precisamos nos defender a qualquer custo dessa corja!

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Prezada e consciente Zilda,

      “o supremo” Dias Toffoli “tem um telhado de vidro que dá para cobrir o Maracanã, e ainda sobra”!

      A compra de uma mansão com juros subsidiados com recursos públicos – e em parcelas a perder de vista &$ coisa &$ tal!…

      E sabe como é que é o outro “supremo” gilmar DANTAS “dá beicinhos para a ética e o decoro”!…

      E mais: “os cheirosos supremos se entendem muito bem em ‘demotucanês’, o idioma da [eterna] Casa Grande”!

      Portanto, para dar um certo ar de “normalidade” institucional”, as contas do PSDB/DEMo deveriam ser, “intonci”, auditadas pela turma do MST!…

      Circus Brazilias a todo vapor na veia!

    • marino disse:

      o que vc pede para ser investigado pode ser um caso de eleição (três legislaturas em seguida) de prefeito do norte do Paraná no TSE.

  29. Ozzy Gasosa disse:

    O nome da Operação deveria se chamar Lava Rato.
    Como tem empresário corruptor nesse país!

  30. Paulo disse:

    O psdb acusou, indignado, os Correios por ajudar a Dilma… mas não vê nada demais na atitude da PF… Mas que hipocrisia, né não?!

  31. anderson disse:

    “Quem cospe pra cima, na cara lhe cai”. Operação Lava Jato esbarra em contratos da CEMIG
    Em nota divulgada nesta tarde, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sinalizou que trabalha pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff . Além disso, também neste sábado, manifestações realizadas em São Paulo e em algumas capitais pediram, abertamente, a derrubada da presidente reeleita há menos de um mês.

    Aécio, no entanto, pode encontrar um obstáculo pela frente, nessa movimentação que, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pretende transformar a Operação Lava Jato numa espécie de “terceiro turno” da disputa presidencial. A “pedra no caminho” está citada na decisão judicial do próprio juiz federal Sergio Moro, que embasou as prisões de diversos executivos de empreiteiras nesta sexta-feira.

    Trata-se do inquérito 5045104-39.2014.404.7000. Eis o que escreveu Sergio Moro a respeito:

    A Investminas Participações S/A confirmou, em petição de 21/10/2014 (evento 18) pagamento de 4.600.000,00 (R$ 4.317.100,00 líquidos) à MO Consultoria. Alegou que remunerou conta indicada por Alberto Youssef em decorrência de intermediação e serviços especializados deste na venda de suas ações na Guanhães Energia S/A para a Light Energia S/A, com intervenção a CEMIG Geração e Transmissão S/A. Juntou como prova os contratos e notas fiscais pertinentes, todos com suspeita de terem sido produzidos fraudulentamente. Alegou que Alberto Youssef seria ‘empresário que, à época, detinha conhecimento do setor elétrico e reconhecida expertise na área de assessoria comercial’. Aparentemente, trata-se de negócio que, embora suspeito, não estaria relacionado aos desvios na Petrobras.

    Pelo que se lê do texto de Sergio Moro, a Investminas, do empresário Pedro Paulo Leoni Ramos, ex-ministro do governo Collor, pagou uma propina de R$ 4,6 milhões à MO Consultoria, do doleiro Alberto Youssef, para vender alguns ativos à Light, empresa do Rio de Janeiro, controlada pela Cemig, estatal que é a joia da coroa mineira. Moro não tomou nenhuma providência relacionada ao caso – ao menos, até agora – porque, segundo ele próprio disse, não estaria relacionado aos desvios na Petrobras.

    No entanto, não há nenhum motivo para acreditar que todos os pagamentos de empresas ligadas à Petrobras a Youssef são propina e que os outros, relacionadas a outras empresas ou outros governos, de outros partidos, como o próprio PSDB, são normais. Haveria, no mínimo, uma diferença de tratamento.

    Por isso mesmo, é possível que o Congresso se movimente para que, em breve, a CPI da Petrobras amplie seu escopo e atinja também outras estatais – como a própria Cemig.

    (Minas 247 )

  32. Gilson disse:

    Quem é limpo vai aproveitar esse belo momento que vive o nosso Brasil,proporcionado pelo PT.

  33. Onda Vermelha disse:

    Não existia combate à corrupção política antes do governo lula. Por Antonio Lassance é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). As operações da Polícia Federal saltaram de 9, em 2003, para mais de 200, a partir de 2008. O PSDB, que se diz contra o aparelhamento do Estado para fins partidários, tinha à frente da PF o delegado Agílio Monteiro Filho, que se candidataria a deputado federal pelo PSDB no mesmo ano de 2002. Não existia combate à corrupção política antes de 2003. Isso é coisa do Lula e dessa tal Dilma Rousseff, hoje acusados de fazerem pouco justamente por aqueles que não fizeram nada além de aparelharem o Estado para fins partidários. Leia matéria completa em http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/140329/N%C3%A3o-existia-combate-%C3%A0-corrup%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-antes-do-governo-Lula.htm

  34. Maria Helena disse:

    A Dilma está fazendo o que nenhum político no Brasil, até hoje teve coragem e disposição para fazer. Espero que ela consiga chegar ao fim dessa bandalheira que a 500 anos assola o país. Só assim teremos uma país realmente livre e democrático. “Doa a quem doer”, e que não fique mesmo “pedra sobre pedra”. A cada dia admiro a coragem e ética de nossa presidenta Dilma. Que Deus a proteja desses abutres para que ela faça toadas as limpezas que os brasileiros tanto almejam. Avante Dilma!

  35. Marcos Aiam disse:

    Está na hora da presidenta falar em cadeia nacional de rádio e TV e reiterar, ao povo, que não ficará pedra sobre pedra e que investigará a todos, de todos os partidos envolvidos, e deixar claro que divulgará a origem do esquema de corrupção na PETROBRÁS , de acordo com as investigações em que época e como começou – e pedirá à justiça que todas as informações sejam liberadas ao conhecimento público e não somente as informações inexplicavelmente seletivas.

  36. Euler disse:

    É, mas por enquanto, pelo menos, não vi nenhuma mídia golpista informando a população que todos os partidos estão envolvidos. Vejam a manchete de capa, com letras garrafais do jornal O Tempo, de Minas, hoje, 16: “PT e PMDB receberam 200 mi de de esquema”. Uma coisa, portanto, é a interpretação que os blogueiros “sujos” fazem da investigação. Outra coisa, muito diferente, é a forma seletiva que a mídia golpista e tucana apresenta os fatos para a população. Por isso acho que Dilma e o banana do ministro da justiça deveriam ocupar uma rede nacional de TV e rádio e esclarecer para a população o que está ocorrendo de fato.

  37. Paulo Henrique Tavares disse:

    Eu tenho minhas dúvidas, queria acreditar num suposto combate à corrupção.
    O governo federal não tem nenhum controle sobre as investigações, o que está acontendo, até agora, é autonomia (até demais) de uma trinca: judiciário+PF+mídia (que têm lado e é o lado dos ricos).
    A única coisa que me surpreendeu foi a prisão dos cabeções de verdade.Qual seria a moivação de prender os patrões? em geral, prende-se um testinha de ferro qualquer, fazem escandalização do escândalo e não dá em absolutamente nada.
    Para mim não passa de uma tentativa de golpe via judiciário+pf (pois a mídia sempre foi golpista, mas hoje ela não é forte o suficiente para derrubar presidentes trabalhistas).

    • Rita disse:

      Paulo Henrique, também tenho minhas dúvidas e medos. Medo de tudo isso que você escreveu aí tão bem. Eu jamais conseguiria me expressar tão bem.
      Já que acredito em Deus, tô mais é rezando muito, porque estão querendo vender o Brasil. Nunca vi algo semelhante, não vivi o golpe de 64, sei do que o PIG ainda é capaz, mas também pressinto que a coisa é muito pior e vai muito além do que pensamos. Exatamente a “conta” que você fez acima.
      Deus nos ajude. Não merecemos isso.

      • Paulo Henrique Tavares disse:

        Já eu desde adolescente não acredito em deus, até porque ele sempre esteve do lado do mais rico/forte/corruptos/covardes/etc.
        Imagine, hoje o pais está na mão de meia dúzia de fascistas (delegados da pf e alguns juiízes, que não têm nenhum compromisso com a república, com os mais frágeis e muito menos com os justos, são movidos apenas por ódio, preconceito e vaidade.
        Mas já vi que a imprensa já tá pedindo água, você viu a FSP dizendo que o “pais vai parar”?

        • Rita disse:

          O país vai parar? Não! Não leio (mas deveria) nada do PIG, porque estou meio doente- em recuperação- e qualquer coisa que leio no PIG me faz um mal tão grande, que a coisa desanda. Vai parar quando? Por quem? Por quê?

          • Paulo Henrique Tavares disse:

            Vai “parar” no sentido de que os empreiteiros é que fazem o país “andar”. Ou seja, prende-se os empreiteiros, por consequência, “param-se as obras”, mas isto é só retórica.

          • Rita disse:

            Ah! saquei! Mas não são todas as empreiteiras. Isso é mais um golpezinho do PIG….:)

  38. Maria Helena disse:

    Esse comentário já foi repassado em várias redes sociais,cada um que o lê,passa o para frente…
    Silvério Ferreira Marques Ferreira jose justino de souza neto 14.11.2014 às 19:41
    É espantoso ver uns amestrados aqui neste espaço a defender o VAGABUNDO e IRRESPONSÁVEL cheirador que ousou ser presidente da República do Brasil. O moleque suspeito amigo dos Perrela, que desviou recursos para alimentar suas rádios ilegais, dirigiu bêbado (chapado!!!) com carteira vencida um automóvel suspeito e se recusou a utilizar o bafômetro, virou um PERDEDOR golpista asqueroso e herói de um bando de degenerados que contribuem para a tentativa de ocultar o banditismo tucano. Pensam esses molequinhos chorões que os brasileiros (A MAIORIA, ESTÚPIDOS!!!) esquecerão a privataria e os dólares remetidos para contas em paraísos fiscais pelos bicudos. Não esqueceremos também o processo de desmonte da Petrobrás (inclusive a tentativa de mudança de nome da empresa) para doá-la para o capital internacional. Os amestrados se vêem no moleque irresponsável, playboy, arrogante e misógino. Com seus discursinhos hipócritas, faz sentido se verem representados pelo vagabundo dos aeroportos privados.

  39. Narr disse:

    Quando o funcionário subalterno usava as horas vagas pra dar palpites na Wikipaedia, ficamos a um passo do totalitarismo.

    Agora, quando delegados da PF que investigam estatais e políticos vão pra wikipaedia chamar Lula de anta e fazer campanha pra Aécio Neves, o Brasil está se regenerando moral e politicamente

  40. Celso Junqueira disse:

    Almir Souza, desça do palanque pois ele vai desabar…

  41. odair disse:

    A AÉCIOLÂNDIA DEVERÁ VIRAR UMA UNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE BH OU COMPLEXO HOSPITAL .URGENTE,
    AQUILO É UMA VERGONHA MINEIRAÇO.VAMOS PIMENTEL VAI PARA REDE SOCIAIS A LUTA NÃO TERMINOU…

  42. Manu disse:

    A assembléia de minas esta com a pauta travada pela oposição hoje e será governo ano que vem desde agosto, na pauta noventa licitações para lançar até o final do ano, um projeto para legalizar 900 mil funcionários sem concurso, aumento em quatro vezes para emenda de deputados estaduais, tudo para dificultar o novo governo do PT.
    E Empréstimos:
    Os projetos que estão na faixa constitucional autorizam o poder executivo a contratar operações de crédito dos bancos Citybank, Deutsche Bank, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Banco Interamericano de Desenvolvimento no valor de aproximadamente um bilhão trezentos e cinquenta milhões de reais, para serem aplicados na execução do programa de infraestrutura logística de Minas Gerais e no programa de apoio à inovação e melhoria da produtividade industrial em Minas.
    Fonte hoje em dia

  43. Cláudio disse:

    ****

    *************.

    * . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  44. Messias Franca de Macedo disse:

    EXTRA! EXTRA! EXTRA!…

    Conheça um pouco do histórico biográfico do diretor Renato Duque, “petista” [incrustado nos altos escalões da Petrobras de FHC desde 2000, pelo menos!…

    ################

    (…)
    Renato Duque – Diretor de Serviços, 47 anos. Engenheiro Elétrico formado pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Engenharia do Petróleo e pós-graduação MBA na UFRJ. Engenheiro de Petróleo Sênior da Petrobras, onde ingressou em 1978. Assumiu diversas funções de gerência na empresa (plataformas, unidades de exploração, perfuração, operações especiais). Entre 1995 e1999, foi Gerente de Recursos Humanos da área de Exploração e Produção, coordenando todas as unidades operacionais nesta atividade. Foi também Gerente de Engenharia e Tecnologia de Poço do E&P. Desde novembro de 2000 é Gerente de Contratos da área de Exploração e Produção, onde coordena especificação técnica, análise de mercado e contratação de sondas de perfuração, embarcações e helicópteros, além da contratação de serviços de perfuração, embarcações especiais de lançamento de linhas e serviços submarinos.
    (…)

    FONTE: http://www.bahianegocios.com.br/sem-categoria/petrobras-tem-nova-diretoria/

  45. Maria Helena disse:

    do Blog http://saraiva13.blogspot.com.br/

    “Porque Aécio está histérico? 5 empreiteiras da Lavajato dividiram obras da Aéciolândia.

    Nas últimas entrevistas de Aécio Neves (PSDB), ele aparece praticamente histérico tentando pautar a desesperadamente a mídia na operação Lavajato para atacar o governo Dilma, uma forma de afastar os holofotes dos tucanos. Mas vai ser difícil.”

  46. Luiz Julio Bertin disse:

    Vamos ver agora se a teoria do domínio do fato vai funcionar contra os tucanos.

  47. Alberto Leal disse:

    Como já bem sabemos, em governos do PSDB tudo pode, nada é punido. O perigo é que estes sujeitos que estão sendo presos sabem que com o PT no poder eles serão julgados e condenados com todo o rigor. Daí podem ser seletivos numa delação premiada e entregar só os podres que permitam destituir a Dilma e mais na frente voltar ao modelo de impunidade que os beneficie.

  48. renato disse:

    Aviso a Direita que reune 20 mil.
    Hoje foi 500 mil só LGVT.

  49. nem diga disse:

    A velha tônica brizolista de achar que o petismo seria irresponsável de receber o governo de FHC nem que não tivesse feito uma das mais profundas limpeza em tudo quanto era repartição e colocar para correr os corruptos que tinha nessa

  50. Messias Franca de Macedo disse:

    País para sem empreiteiras da Lava Jato, diz advogado Kakay

    Postado em 16 de novembro de 2014 às 9:41 pm

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pais-para-sem-empreiteiras-da-lava-jato-diz-advogado-kakay/

    LÁ VEM O MATUTO GAIATO!

    … Só tem um jeito:

    estatizar as empreiteiras!

    Ou, mantendo os empreiteiros na Papuda, o Estado brasileiro abrir licitação mundial para a venda destas mesmas empreiteiras corruptoras!

    O que não é sério nem tampouco minimamente aceitável é a absoluta desmoralização das Leis por conta das tratativas de mercado!

    (Imaginemos, por exemplo, um batedor de carteiras sendo absolvido do delito segundo o argumento de que a prisão levaria a família do meliante à miséria absoluta!)

    [Portanto] Quebrem-se as empreiteiras e os empreiteiros!

    A vida segue!

    E a nação brasileira sairá mais robusta de mais esta tentativa de golpe!…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Acautelai-vos, empreiteiros:

      “o supremo” Gilmar DANTAS “está coçando as digitais, louquinho para assinar habeas corpus ‘cheirosos'”! E notívagos, se preciso for!

      Qual é o dia do plantão do chicaneiro galhofeiro?

      Avisem aos empreiteiros!

      E aos familiares!

      A recepção merece um convescote na ‘Ilha de Caras’!

      Joaquim barbosa, luciano Huck, ronaldo DENTUÇO, neca setúbal, Lobão, bolsonaro, [Silas] MalaFALSA… Na lista dos convidados vips!…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      “Eu já tenho até um modelo de proposta para criar a CONSTRUBRÁS para concorrer com essa bandidagem das grandes empreiteiras, assim como o Banco do Brasil e a CEF regulam parcialmente o mercado da bandidagem rentista.”

      Comentário postado por Bonobo De Oliveira Severino

      em ‘País para sem empreiteiras da Lava Jato, diz advogado Kakay’

      Postado em 16 de novembro de 2014 às 9:41 pm

      FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/pais-para-sem-empreiteiras-da-lava-jato-diz-advogado-kakay/

      • Messias Franca de Macedo disse:

        FALA MATUTO!

        Prezado, consciente e nacionalista Bonobo de Oliveira,

        muito boa a ideia!

        Parabéns!

        Ou seja, a fundação da CONSTRUBRAS em substituição à ‘CONSTRUBRAX’!

        Pausa para rir!

        NOTA: e se eu tivesse dinheiro, investiria nas ações desta que seria mais uma portentosa empresa nacional!

  51. andre disse:

    Janio de Freitas: Operação da PF foi feita 24 hs após delegados aparecerem comprometidos com Aécio
    Abaixo e acima de tudo

    por Janio de Freitas, da Folha de S. Paulo, sugestão de Aroeira

    Operação da PF foi feita 24 horas depois que os delegados apareceram comprometidos com Aécio

    Falta muito, e faltam muitos, para que as primeiras prisões de altos corruptores os levem, mais do que à efêmera experiência de humilhação, aos julgamentos que merecem há tanto tempo. Nem é certo que haja tais julgamentos e, havendo, que condenações sejam prováveis. Para isso, provas suficientes são tão necessárias quanto difíceis, dados os métodos preventivos e os recursos defensivos dos poderosos corruptores da administração pública.

    A par do seu traço inaugural, a megaoperação das prisões teve dois outros efeitos mais destacáveis. Por um deles, proporcionou à oposição um estoque explosivo de grande resultado na opinião pública. Estoque posto em uso enquanto ainda ocorria a operação da Polícia Federal, simultânea a evento de Aécio Neves e do PSDB em São Paulo. Artilharia de oposição, como se as prisões se dessem em ação da PF sob governo dos atuais oposicionistas, e não dos atacados. É política e, pior, política brasileira.

    O outro efeito se destaca, não por implicação política, mas no sentido, mais grave, institucional e social.

    A megaoperação, com toda a cinematografia própria da polícia federal brasileira, foi desfechada apenas 24 horas depois que os delegados responsáveis pelo caso Petrobras apareceram comprometidos, como autores, com manifestações explicitamente agressivas contra Dilma e Lula. E de apoio a Aécio Neves, exibido com diferentes mulheres e recomendado pela mensagem “Esse é o cara!!!!!”.

    Depois da incidência, sobre a disputa eleitoral e a candidata Dilma, dos “vazamentos” de delações bem premiadas feitas àqueles delegados, era inevitável que o conhecimento do que escreveram então tivesse alguma consequência. Apesar do modesto interesse que a imprensa demonstrou pela revelação da repórter Júlia Duailibi, em “O Estado de S. Paulo”, uma investigação foi determinada por José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, para averiguar desvio de conduta.

    A megaoperação das prisões precipitou-se sobre o caso dos delegados e sua sugestiva atitude, abafando-o. Não tem como emergir, ao peso do sucesso de empreiteiros presos.

    Os dois assuntos têm componentes em comum, mas são distintos na essência. Ainda que por atos de delatores, e não por investigações policiais, os modos e os responsáveis da corrupção em negócios da Petrobras se esclarecem, mesmo que não seja de todo. As interferências impróprias em disputas eleitorais, porém, repetem-se desde a primeira eleição pós-ditadura, sem que qualquer delas recebesse a resposta exigida pelo regime de eleições democráticas. Nas eleições recentes houve condutas extravagantes, e a Polícia Federal, mais uma vez, foi parte óbvia em algumas e ficou sob suspeita de participação em outras.

    É possível que os delegados do caso Petrobras não tenham relação alguma com qualquer tentativa de influência imprópria no eleitorado. Mas há o que ser investigado sobre tentativas com uso de informações, verazes ou não, tidas como procedentes do material coletado na ação conjunta de PF, Ministério Público e Judiciário. E é lógico que a conduta dos delegados seja investigada. A lisura eleitoral e a liberdade integral do eleitorado estão acima de tudo.

  52. Alex disse:

    Não, o brasil quer saber qual É A TUA PARTE, senhor Miguel do Rosário, na roubalheira da petrobrás… sim porque essa grana é que sustenta teu e outros blogs que suportam o governo…

    • Maria Dilma disse:

      Eita coxinha Alex.

      Agressivo em rapá!

      Apresenta a prova e conversamos. Pois eu tenho cá uma prova do meu depóito ao Blog. Espero ter condições de continuar depositando… Já você…..defende o que mesmo?

      Vamos conversarrrrrrr…

  53. Anibal disse:

    “Voltando aos procuradores, eles afirmaram que o esquema dura há, no mínimo, 15 anos, ou seja, desde 1999, bem antes de Lula.”

    Ora, esse esquema surgiu com a criação da Petrobrás, vide estórias do Grupo Ultra.

  54. Vitor disse:

    Nenhuma novidade… A ética do PT e a do PSDB são muito parecidas…

    • Maria Dilma disse:

      Parecidas mesmo. A diferença é que quse não se acha um petista com grana. Não colocam no bolso. Colocam no partido.

      Já os Peeessedebistas não precisam de partido nem de contribuições. A mídia garante. Colocam no bolso.

  55. tom disse:

    lobão é aquele viciado em heroina , que se sujeita a ser um humano de ralé , que é contra o bolivarianismo mas recebe dinheiro público quando faz show ( gente tonta que vai no show desse reptil ) enfim o cocô do cocô do cocô do cavalo do bandido

  56. Carlos Souza disse:

    Por favor busque na Internet.
    O tal Pedro Barusco fez parte da comissão que investigou o acidente da P-36. Aquele em que ninguém teve culpa.
    cs

  57. eduardo de paula barreto disse:

    CORRUPÇÃO

    Eu roubo, tu roubas, ele rouba
    E assim parece que todas
    As pessoas são corruptas
    Mas a conjugação desse verbo
    Só ecoa na mente dos perversos
    Larápios da República
    Que desde antes da fundação
    Do Brasil como livre nação
    Já dançavam conforme a música
    Tocada nos nobres palácios
    Distantes dos quais como palhaços
    Fazíamos da dor uma arte lúdica.

    Desde os tempos da Monarquia
    Por todo canto se ouvia
    Sobre as falcatruas do Império
    E no período das Regências
    Eram tantas as indecências
    Que beiravam o despautério
    E durante a República velha
    Os cafeicultores que eram
    Os governantes cujos critérios
    Para administrar o Brasil
    Se baseavam nos benefícios mil
    Que traziam aos seus grêmios.

    Vivemos na República nova
    E vemos que se renova
    A indignidade em cada gestão
    Não importa se militar ou civil
    Mantem-se no governo o vil
    Costume de roubar os cidadãos
    Mas devemos reconhecer com gosto
    Que não estamos no fundo do poço
    Ou no ápice da moral depravação
    Não se trata do fim da moralidade
    Trata-se da chance de a sociedade
    Dar início à moralização.

    Eduardo de Paula Barreto
    22/11/2014.

  58. Maria Dilma disse:

    Parágrafo errado diz: Dilma deu autonomia.

    Outro blogueiro já explicou que isso é bobagem. Dilma não deu autonomia. A autonomia é constitucional e legal.

    Quem tirou a autonomia foi FHC. Instituiu a figura quase oficial do Engavetador Geral da República.

    Entenderam a diferença?

  1. 16/11/2014

    […] por Miguel do Rosário (Reproduzido do Tijolaço, aqui) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *