Prender Aécio, julgado, sim. Agora, é ceder aos “instintos mais primitivos”

primitivo

É difícil não ter, em relação a Aécio Neves, aquela reação famosa do desprezível Roberto Jefferson: por tudo o que fez contra a democracia e o respeito ao voto popular, é compreensível que, a muitos, desperte os instintos mais primitivos de vingança.

É verdade e não é diferente em mim e em muitos.

Mas, à diferença de Jefferson, não podemos ser selvagens ou primitivos contra os princípios da presunção da inocência, ao preço de nos tornarmos “dallagnóis” que condenam e querem prender a princípio e a todos que lhes são desafetos. É como justificam, afinal, o sequestro da condução coercitiva em relação a Lula.

A questão, em relação a Aécio Neves, é se a prisão teria alguma utilidade para a preservação do processo legal. E existem, como estão sendo aplicadas agora, medidas que lhe barram a capacidade de interferir e que, finalmente, o Senado fez aplicar.

Por isso, reproduzo um trecho do artigo de Luís Costa Pinto, hoje, no Poder360, do qual, por economia, omito a parte inicial do seu duro diagnóstico sobre o ainda senador mineiro, que “sempre esteve na gênese da crise política que paralisa o Brasil” e, inconformado com a derrota eleitoral, “aliou-se ao presidiário Eduardo Cunha e à camarilha que cercou Michel Temer na tomada do Palácio do Planalto”

Costa Pinto dá, a meu ver, a necessária medida de separação entre o que Aécio merece, mas que ninguém deve dar-lhe senão com o processo legal a que ele – ou qualquer um – tem direito. E, sobretudo, como diz ele, o prudente equilíbrio “para que a Justiça se distancie de justiçamentos”.

Ao contrário daquele que se deixa levar pelo instinto primitivo da vingança, não somos selvagens.

O fim que um mau político merece

Luís Costa Pinto, no Poder360 (trecho)

Aécio, na oposição, alimentou-se da soberba da expectativa de poder e nutriu-se da disseminação do ódio. Apostou alto na divisão do país. De um lado havia, para ele, a “esquerda”, os “bolivarianos”, os “esquerdopatas” e os “lulopetistas”, como se referia àqueles que estavam do outro lado e aos que ousavam divergir de sua forma obtusa de enxergar o mundo. Do outro lado era o “nós”, o “centro”, os “certos”, os “liberais”, a “resistência” para ele “sempre certa”. A partir daí, negou-se a fazer qualquer inflexão do centro à esquerda. Mas promoveu cornucópias com a direita escroque, do Bolsonaro, com os desmiolados de movimentos como MBL e VemPraRua e com legiões de corruptos e de corruptores.

Escapando do veredito de prisão imediata que o STF não lhe deve conceder amanhã, o maior castigo que Aécio Neves receberá será a resignação a assistir dentro do próprio corpo ao definhamento e aniquilamento de sua carreira política e ao enterro da trajetória dos Neves tão cuidadosamente honrada pelo avô. Ao Senado não cabe outra coisa que não seja cassá-lo –e terá de fazê-lo com celeridade maior do que o calendário do Conselho de Ética pretende. Sem mandato, será julgado em 1ª instância e poderá escapar de uma ou outra imputação, mas não escapará de todas. Certamente cumprirá alguns anos de pena na cadeia. Esfacelou a família, núcleo que hoje se ressente da irmã Andréa e do primo Federico, presos.

Não se deve desejar vingança a Aécio Neves, apenas a imposição da Justiça. Ela virá. Crer que o Supremo possa antecipar uma condenação é coonestar o justiçamento –e a maturidade institucional do Brasil não merece isso. Aécio merece fechar os olhos e refletir sobre todo o mal que causou a si, aos seus e aos adversários que sempre enxergou com a pequenez dos inimigos e jamais com a altivez dos rivais.

Comentários no Facebook

34 Respostas

  1. Daniel disse:

    Eu até gostaria de sentir um pouco de pena do Aécio, mas não consigo, eu quero (com o perdão das palavras) QUE ELE SE FODA. Muito. Desejo vê-lo preso, exposto e humilhado em praça público. Por todo o mal que esse playboy fez ao país, pelo desrespeito dele pelo meu voto na presidente Dilma, pela molecagem, pela arrogância, enfim, por tudo. Com o perdão das palavras eu quero que Aécio, Andréa, Fred vão pra PUTA QUE OS PARIU.

    • Tereza disse:

      Boa Daniel,acho o mesmo.bondade demais é idiotice.qto antes ele se ferrar vou ficar mais alegre.

    • Alexandre Ulbricht disse:

      Ah, a esquerda e seu infindável complexo de Madre Teresa de Calcutá. Aécio é o principal responsável pelo caos institucional, econômico e jurídico que afetam o Brasil desde 2014 após sua derrota. Cadeia já nesse plaiboy, que nunca precisou trabalhar na vida. Esse picareta é uma das maiores farsas políticas que este país infeliz e sua elite asquerosa já produziram. Cadeia nesse pilantra é nada perto da desgraça nacional que ele produziu. Chega de dar a outra face pra fascistas e pra direita que sempre cultivaram e disseminaram o ódio entre os brasileiros, dente por dente, olho por olho na política daqui pra frente.

      • Elisabeth Ripoll disse:

        Alexandre Ulbricht: E que assim seja. #Aécionacadeia

      • hocus pocus disse:

        — e, inconformado com a derrota eleitoral, “aliou-se ao presidiário Eduardo Cunha e à camarilha que cercou Michel Temer na tomada do Palácio do Planalto”—
        Discordo do FB e de vc Alexandre,TENHO ABSOLUTA CERTEZA PELA SIMPLES ANALISE DOS FATOS HISTÓRICOS A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES DE 2013 ,QUE O CHEIRADOR E A TURMA DE CANALHAS QUE OPERACIONALIZARAM O GOLPE FORAM SOMENTE INSTRUMENTOS DE UMA MUITO BEM PLANEJADA IDEIA DO IMPÉRIO.
        FORAM OS OPERADORES EVENTUAIS (pela suas sujeiras, a sede de poder,e seu servilismo genético ao tio sam) neste golpe,assim como os militares o foram em 64.A farsa jato não foi um invento do Aécim,nem do psdbosta,foram apenas parceiros nesta jogada.Com o passar do tempo e em vistas de que a operação daria certo, e seja por covardia o espirito de casta o STF foi “levado” a se aliar. Aecim é mais uma camisinha que eles descartam,assim como já foi o Cunha e logo será a vez do traíra guampudo.
        No caso do Aecim ,as PROVAS e o comportamento posterior do meliante levariam a pensar que a prisão não pode ser comparada a (desejada por eles) prisão do Lula.Mas, ela servirá para definir se o congresso ainda manda ou os togados assumiram de vez.

    • Wagner Pinheiro disse:

      Suas palavras ao QUADRADO…

    • augusto2 disse:

      Daniel, com esse pústula, da um gana mesmo. Só não chego a exigir que o esquartejem e exibam nos postes de Sao João del Rey, MG.
      O último capaz de levar na cara e virar a outra face morreu pendurado, há uns dois mil anos.

  2. Manu disse:

    Cadeia aecio, crimes já cometeu muitos.

  3. Eduardo disse:

    Parece que a Síndrome de Miguel (Miriam no avião) criou asas. Não se pode ter misericórdia com quem jogou, com outros, o país na sarjeta. A Tucanagem continua envenenando o dia a dia do país. No Mercy

  4. Milton Murilo disse:

    Aócio é um criminoso reiterado.
    Proibido de reunir com comparsas e assemelhados não deu a mínima e seguiu delinquindo como bem demonstra sua reunião com outros políticos.
    O Senado, sentindo o tranco, não cassou seu mandato mas reduziu sua posição pública como senador.
    Mas ainda segue senador.
    Será tutelado para evitar novas transgressões ?

  5. Nahum Pereira disse:

    Gente, o Aécio, e qualquer outro criminoso, deve pagar na forma da lei. Desejar ou defender que esse câncer receba punição sumária, sem os necessários trâmites da lei, é justificar os métodos medievais de Moro, Dallagnol et caterva. O que não aceitamos para os nossos, igualmente não pode ser aceito para os contrários. Portanto, que o máximo rigor da lei caia sobre a cabeça de Aécio e de quem mais merecer tal rigor. Nada mais. Nada menos.

    • Leo F. disse:

      Infelizmente, quem pensa dessa forma como vc bem expôs, é chamado pela turma de “gente com síndrome de Madre Teresa”.

      A esquerda tem que colocar na cabeça de um vez por todas, que não é porque o radicalismo ideológico da exterma-direita e do núcleo duro do Golpe, são extremamente hipócritas e incoerentes, que devemos também ser assim.

      Afinal, mais do que qualquer um, sabemos muito bem que ao defender as práticas métodos de justiçamento pela mídia e pela suposta “opinião popular”, estamos dando vários tiros em nossos próprios pés. Até porque, quem garante que com o passar do tempo, o cidadão comum não passe a ser alvo de cerceamentos à liberdade e ao direito de defesa?

      Não podemos compactuar em alimentar um monstro, que nos pode engolir a todos. E afundar ainda mais o país, no ambiente de incerteza institucional.

  6. Patrice L disse:

    Não tenho pena alguma do Aécio e, Cunha e Cabral que é, muito me satisfaria vê-lo preso.

    Mas, para todos eles, que tudo se passe dentro do devido processo legal e contra provas.

    Diferente disso, estaremos diante de um Estado policial e antidemocrático.

    A propósito:

    http://www.viomundo.com.br/politica/defesa-de-lula-empurra-joesley-para-o-colo-de-temer.html

    O Joesley negou ter mantido qualquer conversa não-republicana com o Lula.

    Então, se manteve conta no exterior em nome do ex-presidente, como afirmado anteriormente, foi à inteira revelia desse último.

    O mesmo se aplica à Dilma.

    Voltem, queridos!

    E que ao Joesley, o Joe Sem Ley, se apliquem os rigores que defendo para todos os golpistas: Papuda.

    Consta que, além dos malfeitos que agora vêm à tona, ou por causa deles mesmos, a JBS participou muito ativamente com prover recursos e logística aérea para o golpe parlamentar contra a Dilma.

  7. baader disse:

    1. os defensores do avô do senador pego em flagrante estão nos devendo as grandezas feitas por ele (o avô) em nome do país. que sejam mais, muito mais do que sua capacidade de costurar coalizões, algo, parece, muito bem cotado nas mentes que gostam mais é de acordos em lugar de enfrentamentos.
    2. depois de corromper esferas e instituições, duvidamos que o senador pego em flagrante seja preso ou condenado a devolver os valores dos desvios praticados ao longo da carreira. (para começar, desde que foi presidente da câmara, uma espécie de eduardo cunha envernizado.) basta ver seu correligionário eduardo azeredo, impune, inimputável.
    3. quanto à “maturidade institucional do Brasil” só rindo com essa pérola que não brilha frente à realidade opaca e desnuda com tantos pilantras predadores nos poderes.

  8. Carlos Lima disse:

    Estes tais instintos primitivos só valem para petistas , Cel. Othon, Cunha etc e etc e tal?

  9. Enio Eduardo Silva disse:

    Se ele passar pelo menos uma noite no xilindró, já seria um ganho. Afinal, merecemos pelo menos 1 segundo de glória. Aécio merece um xilindró e nós merecemos ver isto. Meus instintos até que não estão tão primitivos assim.

  10. ORLANDO BERNARDES disse:

    Em tese, concordo com o que foi dito. Mas em nossa realidade, vemos que este tipo de gente e a quem representa ( a plutocracia poderosa ), ele livre tem muitos meios para agir na obstrução da justiça. Prisão preventiva não foi criada para estas situações? Ou só serve para petistas e de esquerda?

  11. Calil disse:

    Ninguém entendeu a narrativa do blogueiro… Que há muito se empenha… Criar um plano de fundo para manter uma coerência sobre a iminência de prisão do Lula…

  12. Luís Ribeiro disse:

    Em tempos de déficit civilizatório, o Tijolaço nos garante algum superávit. Mas, após breve alívio ao ler o artigo, vêm os comentários dos leitores… Que tristeza. Leem e não entendem nada. Evocam todo tipo de pretexto irracional. A esquerda contribuindo com a barbárie. Quando atropelarem o Estado de Direito e prenderem o Lula, vocês vão alegar o quê? Vão sair na porrada pelas ruas? Acham que têm alguma chance com os tubarões da direita? Já fizeram um exercício de imaginação e se colocaram no lugar de quem vê seu direito ao devido processo legal relativizado? Sei, vão bater no peito e dizer que são limpinhos e não têm o que temer, que isso jamais aconteceria com vocês, feito esses moralistas de direita… Vão esperando.

  13. betinho disse:

    Se fosse um pobre coitado qualquer, q tivesse roubado um quilo açúcar, já estaria preso há muito tempo, comendo o pão que o diabo amassou, no chilindró!
    Esse Brasil é uma piada!

  14. Pablo disse:

    Pois é Sr Brito toda ação tem uma reação igual ou maior em contrário” é a lei da física e natural agora, pedir tempo
    O mal já está feito. É m aprendizado para os pobres do País.

  15. Danilo disse:

    Vai se ferrar PLAYBOY.

  16. Paulo Lima disse:

    O PSDB apostou na balcanização do Brasil, com a cobertura do jornalismo infame, batendo em Lula sem descanso. Protagonizaram até um golpe de estado, com as luvas do STF, na tentativa de bater sem deixar marcas. Agora sofrem as consequências de seu desrespeito a soberania do voto, base mínima de uma democracia. Não são menos VIGARISTAS, como diria meu pai, que a turma Temer/Cunha, apenas mais perfume disfarçam seus podres miasmas. Por ser no Brasil o maior representante do capitalismo financeiro internacional, o de cassino, o PSDB ainda pretende, mesmo nessa situação desordenada, abocanhar para os bancos privados e as bancas transnacionais a aposentadoria dos brasileiros, e sob a égide de uma “reforma da previdência”, roubar/retirar “legalmente” o direito ao fruto por anos do trabalho de milhões de trabalhadores. Nem sempre temos faro que nos alerte de vigarices. Porém, essa reforma da previdência, além da terceirização, é uma facada iminente nas costas dos que sustentam com seu trabalho não só a família, mas a economia nacional. Vamos permitir que o PSDB ou algum outro fantoche cometa mais outro grave crime?

  17. Ester Ligoria Nepomuceno disse:

    Sinceramente, sou incapaz de observar, a esta altura dos acontecimentos, os princípios da presunção da inocência com Aécio Neves. Para mim, esta mais que provado que este cara é um bandido de marca maior. Justiça seja feita.

  18. Celso Junqueira disse:

    O bom mocismo e o republicanismo continuam no Tijolaço. Não aprendem.

    • carlos disse:

      O PSDB apostou no compadrio misturando o público com o privado e na diminuição ou desaparecimento e a consequente inexistência do estado, só um exemplo do Aécio o aniquilamento do ensino e o desvio de dinheiro da educação e saúde. O que nos resta se não temos educação e saúde?nada

  19. andre disse:

    Em resumo, o grande acordo foi feito, e as mídias “alternativas” fecharam com o grande acordo…..

    O que a mídia alternativa tem feito é o famoso “bate e assopra”, tentando solapar as ideias da direita e elevar as de “esquerda” para as eleições de 2018. Pegam o que dizem os jornais de direita, multiplicam por -1 e replicam.

    As pessoas de esquerda precisam acordar, o pequeno número de pessoas nas ruas, mesmo com tantas provas, é resultado da falta de mobilização dos partidos de esquerda e centrais sindicais, que, no fundo, querem manter Temer até 2018. Qual a ideia ou roteiro:
    1- Deixar Temer aprovar todas estas mudanças; deixar entregar várias empresas e patrimônio público;
    2- Passar a ideia de que Temer/PMDB/PDSB/DEM… estão destruindo o direito dos trabalhadores (estão mesmo, mas com anuência das esquerdas, portanto, não é só culpa do Temer);
    3- Eleger centenas de deputados, senadores, governadores e um presidente “de esquerda”;
    4- Reocupar os palácios; cheios de mordomia;
    5- Aumentar as verbas para os blogs e sites “alternativos”; como fez Temer para as grandes mídias, a justificativa, “a busca da igualdade”;
    6- Cancelar algumas, mas não todas as mudanças do golpista Temer; Isto passará a todos a ideia de que “ganharam” quando na verdade “perderam”. Tem uma história do bode na sala que ilustra isso.
    7- Voltar ao modelo do governo Lula, com algumas misérias para classe trabalhadora; nada muito radical, por exemplo, não mexer com a globo nem com os bancos, mas retornar programas que deram mais ou menos certos. Todos ficarão felizes – até eu!

    Só que na prática não teremos mudanças, vão mudar algumas leis, como criar uma nova lei eleitoral que na prática irá manter tudo como dantes. Mudarão os mecanismos, as formas legais, mas a filosofia continuará a mesma. E a filosofia é sempre a mesma, não temos “empresas privadas” no Brasil, praticamente todas se beneficiam e sobrevivem graças as beneces diretas e indiretas do estado. É bom não se iludir, isto vai continuar por mais 100 anos.
    Estão aí as grandes empresas e grandes bancos a comprovar esta máxima.

    Com relação a não prender Aécio já, é seguir o script da direita, o grande acordo da turma do Temer com psdb e partidos de esquerda; parar as investigações e deixar que a lei se encarregue de que ninguém será preso por mais de 1-2 anos.

  20. Mark disse:

    Acho que estes sentimentos de justiça e republicanismo não se aplicam a um reconhecido escroque que fez da vida pública um instrumento de enriquecimento e abuso de autoridade como poucas vezes se viu no país. O único que talvez se iguale a ele(ou o supere) é o rato que ocupa atualmente a presid?ncia da República. Para mim, a justa pena seria a aplicada na França em 1789: a guilhotina. Para ambos.

  21. herton ferreira cabral disse:

    Caro Brito, vc. quase acertou na mosca, quando falou, exaltando seus predicados do homem cordial, que a prisão cautelar só deve ser decretada em relação a Aécio se, em havendo prova da existência do crime e indício suficiente de autoria, forem constatados os pressupostos do artigo 312 do Código de Processo Penal, ou seja, para garantia da ordem pública, da ordem econômica, ou por conveniência da instrução criminal, ou ainda para assegurar a aplicação da lei penal. Muito bem, aplausos. Mas cuidado, muito cuidado mesmo meu caro com esse rapaz minado das Alterosas, pois não se deve duvidar de sua capacidade de causar estragos caso amanhá esteja livre para voltar a transitar lépido e fagueiro entre Brasilia, Rio e São Paulo, pelo menos até o julgamento final que vai demandar muito tempo. Então, olha ele ali de novo tentando interferir, fazendo valer seu intocado prestígio entre tucanos e tucanetes. Há quem duvide que será capaz de passar por cima de pau e pedra, não só para atrapalhar o andamento do processo judicial, seja no STF ou alhures, assim como de mexer os pauzinhos visando à manutenção do cenário politico do País por si já tão complicado. Portanto, cumpre afastar sua nefasta presença até para facilitar o encaminhamento de soluções que visem o imediato retorno “aos quadros constitucionais antes vigentes”, lembrando Lott. Pelo sim, pelo não, o melhor mesmo é acautelar o meio social e politico com sua imediata prisão temporário, deixando o rapaz trancafiado por um certo tempo, até que as coisas se amainem um pouco abaixo da linha do Equador. Aliás, seria o maior das contradições deixar sua irmã presa, enquanto solto permanece o rebento para continuar com suas peripécias e estripulias, perturbando a vida politica do País.

  22. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Pelos meus instintos mais selvagens: cadeia nesse FDP ladrão que ajudou a acabar com o meu país. Por tudo que ele disse e tudo o que ele fez: CADEIA AGORA. Se ficar solto ele foge.

  23. carlos disse:

    Aonde estava o Luiz Costa Pinto, quando o senador Delcídio Amaral foi preso no plenário do senado, pq não defendeu esse mesmo ponto de vista, a jurisprudência foi formada agora não restará outra opção a Aécio se não prende-lo. Pq usar dois pesos e duas medidas?o seu discurso é bonitinho mas ordinário.

  24. Rogério Ferraz Alencar disse:

    Prender aécio neves, pelo menos agora, preventivamente, é fundamental, para evitar que achaque e ameace testemunhas e destrua provas. Esse cara vem cometendo crimes há quanto tempo? há quanto tempo temos ciência da lista de furnas? e ele não pode ir preso agora? seria vingança nossa? Não concordo.

  25. borges sp disse:

    SE um moleque pobre rouba uma banana na feira, para comer…. vai em cana. Esse parâmetro, se vale para o moleque pobre, tem que valer para todos que roubam. E deveria ser crime hediondo roubar dinheiro público, porque o efeito e de causar que milhares de moleques pobres estejam roubando banana na feira…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *