Por que tanto olho no nosso pré-sal? Porque não estão achando óleo para os próximos 20 anos

PEAK

Quer entender em poucos minutos a razão da voracidade estrangeira sobre o nosso pré-sal?

Leia a matéria da Reuters, publicada agora há pouco, em que uma respeitada consultoria norueguesa, a Rystad Energy, relata que, em 2016, “as descobertas de petróleo e gás natural ao redor do mundo caíram no ano passado para o menor nível desde os anos 1940” com o mapeamento de jazidas de apenas 6 bilhões de barris em todo o planeta, somando petróleo e gás natural.

É metade do em alguns campos do nosso pré-sal. Libra e  Búzios (ex- Franco) têm até 12 bilhões de reservas e as estimativas para todo o pré-sal somam 176 bilhões de barris.

Que seja menos, 120 bilhões e ainda assim são 20 vezes todo o petróleo que se descobriu no mundo em 2016.

Estes seis bilhões de barris sustentariam o consumo mundial por um ano apenas nos níveis dos anos 40.

É claro que este volume ínfimo de descobertas se deveu em parte à retração das pesquisas por petróleo em função da queda do preço.

Mas a razão, mesmo, é que não há fronteira exploratória visível e viável fora do pré-sal brasileiro, ao menos não em escala gigante. Havia o Ártico, mas a Shell abandonou a exploração, sobretudo por ser caríssima, perigosa mas, também, questionada pelos aspectos ambientais.

Não há, exceto nosso polígono do pré-sal, onde o sucesso exploratório anda, nas perfurações da Petrobras, na faixa de 100%: ou seja, furou, achou.

É, aquele mesmo que os vende-pátria da Globo chamavam de patrimônio inútil.

É por isso que a canalha entreguista tem tanta pressa em tornar a entrega do pré-sal um fato consumado, que um governo com um mínimo de responsabilidade e amor ao país não entregaria.

E que terá de tomar de volta dos que os entregarem, mandando às favas o respeito aos contratos.

Não pode haver contrato válido se firmado com quem roubou a propriedade de um povo.

Comentários no Facebook

10 Respostas

  1. Heitor disse:

    Correm contra o tempo.
    O timing devidamente controlado pelo Moro e mídia.

  2. Jotage disse:

    A se aceitar a validade da doação do petróleo brasileiro a estrangeiros, feitos pela quadrilha de plantão, fica validada a receptação de produto roubado.
    Vamos tomar tudo de volta.
    Eu não tenho prova, mas tenho tanta convicção quanto o Dalagnol de que este pessoal que entrega, está recebendo sua parte no exterior.

  3. renato arthur disse:

    Que inveja dá Noruega que utilizou o petróleo em benefício do seu povo, se tornando uma das nações mais prósperas
    No gás estão os elementos mais úteis para a indústria de transformação petroquímica, não é necessário craquear o petróleo o que o torna ouro em forma de gás
    E a globo diz que é inútil e

    • leonardo disse:

      e a sociedade brasileira indo atrás dessa imprensa imunda dá e deu nisso. um crime de lesa pátria.

  4. roberto disse:

    ATENÇÃO: aqueles que ainda falam a palavra “petralha”, como subterfúgio para o rapa ao país que a atual ditadura fascista está praticando, são aqueles que além de fascistas e logicamente burros , andaram comendo muito molho de tomate em vidro, que contém GMS realçador de sabor( glutamato monosódico). Esse realçador ao invés de realçar,engana o cérebro, matando células e mutilando outras, aos milhões. Os coxinhas que ainda esbravejam contra um governo legítimo deposto há quase um ano, e esquecem as barbaridades atuais, certamente estão comendo esse molho no macarrão miojo, nas pizzas de garagem e nos Dogs sujos, onde comem porcaria barata, porque a grana acabou.

  5. TheWhuEla disse:

    E até agora ainda tem gente batendo panela. Os cérebros desses caras devem ser constituídos de algo mais vazio que o vácuo.

  6. Dinio disse:

    JÁ FALEI POR AQUI E REPITO…PODEM ENTREGAR…OS LADRÕES VÃO CHUPAR UMA BABA…ATÉ 2018, QUANDO VOLTA O CARA E TERMINA A FARRA…

  7. Roberto Monteiro disse:

    Entreguistas, canalhas e PATETAS! Eles sabem quem o são.

  8. Vitor disse:

    Não dá pra comparar estimativa com petróleo descoberto, né Brito? Tem que comparar maçã com maçã.
    No mais, espero e muito que acabe o petróleo mesmo. Já passou da hora da humanidade realmente mudar para fontes de energia que não destruirão o planeta…

  9. augusto2 disse:

    Nao sabia até agora desse detalhe, o de um achado de meros 6 bi de bbl.
    Gente, esse detalhe é tudo porque a 1ª Lei do Petroleo, tal como a de Newton, é a lei das produções (output) decrescentes. Um poço ou reserva é descoberto, começa fraco e vai ao pico em poucos anos e dai vai descrescendo até ficar economicamente inviável. No MEIO do processo é imperativo descobrir novas reservas e investir nelas! Visando substituir as outras com o horizonte de 5-8 anos minimo entre a detecção e a produção!!!!
    Com a noção disso, e do que faz o Parente, que NOME voce dá ao governo que substituiu Dilma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *