Por dados do Ibope, Dilma não perdeu popularidade. Pesquisa de hoje é mais antiga que a dos 43%. Aliás, estava pronta quando esta foi publicada

ibopeduas

Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que não houve – da intenção de voto em Dilma Rousseff.

Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma súbita mudança de estado de espírito da população e Dilma (que tinha 43% das intenções de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovação: curiosamente dos mesmos 43% para 37%…

Puxa, como foi rápida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…

É, meus amigos e amigas, é mais suspeito do que isso.

A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira, foi registrada no TSE no 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014 , com realização das entrevistas entre os dia 13 e 20/03/14.

Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17.

Reparou?

Quinta feira à tarde, dia 20, uma intensa boataria toma conta do mercado de capitais, dizendo que Dilma perderia pontos numa pesquisa Ibope a ser divulgada no Jornal Nacional.

O estranho é que ninguém tinha contratado, isto é , ninguém pagou por essa pesquisa. Em tese, é claro.

A pesquisa é divulgada sem nenhuma novidade.

Mas, naquele momento, o Ibope já tinha outra (outra, mesmo?) pesquisa, terminada três dias antes e certamente já tabulada.

Vamos acreditar que o Ibope fez duas pesquisas diferentes, com a mesma base amostral e 2002 entrevistas exatamente cada uma…

O boato, portanto, não saiu do nada.

No mínimo veio de dentro do Ibope, que tinha nas mãos duas pesquisas totalmente contraditórias.

Uma, “sem dono”, que dizia que Dilma continuava nadando de braçada.

Outra, encomendada pela CNI apontando uma queda de sete pontos em sua popularidade.

Mas a gente acredita em institutos de pesquisas, não é?

O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?

Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.

Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo  – inconsistência estatística.

Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.

Mas não vão fazer: esta é uma nação acoelhada diante das estruturas suspeitíssimas dos institutos de pesquisa.

 PS. Por erro do blog, o senador Césio Andrade foi identificado como presidente da CNI. Não é, é da CNT, Confederação Nacional dos Transportes.  O texto está corrigido, agora.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

46 Respostas

  1. Pedro Lima disse:

    Assim como foi um “erro de time” da oposição a organização das manifestações no ano passado, foi um erro essa tentativa de manipular as datas das pesquisas.
    Mesmo assim, fica claro que o Governo e o PT precisam entender que não dá para querer agradar o mercado e o povo ao mesmo tempo.
    A falta da Ley dos Medios fica cada vez mais evidente quando vemos esse tipo de “jogada” com as pesquisas.

  2. ricardo almeida disse:

    Hoje a tarde o ministro mercadante disse que nao responderia a perguntas nenhuma, e que mediante esta pesquisa o governo baixaria a cabeca e iria trabalhar mis, vergonha coisa de fracote irresponsavel e incompetente.

    • Correia disse:

      É o complexo de vira-lata na veia.

      Não adianta; continuam a adular a direita, na esperança de conquistá-la.

      Joaquim Barbosa faz escola.

  3. Maria Rita disse:

    A mentira ainda tem pernas? Pelo jeito, as pernas curtas já foram amputadas. Tadinha da mentira…

  4. Alexandro Rodrigues disse:

    Por mais que o Fernando Brito esteja correto em suas observacoes, tudo isso e um jogo, um jogo psicologico o qual Dilma esta perdendo. A esta altura do campeonato, a idoneidade do Ibope e o que menos interessa, Ate porque todos nos sabemos de que lado eles estao.

    Por mais que nao gostemos, hoje a reeleicao de Dilma esta correndo serios riscos. Ela esta rendida, perdeu a batalha. Ou Lula volta conta tudo ou bye bye 2014…

    E com o bye bye 2014, Dilma tera tempo de sobra ano que vem para se divertir com o seu controle remoto!

  5. Mauro disse:

    Na verdade, Fernando,

    a pesquisa que eu vi na midia (Globo News) , não foi intenção de voto, mas se considerava o governo bom, regular , péssimo, etc.
    Eles jogam com desinformação, porque uma pessoa pode muito bem considerar o governo ruim, mas ainda assim ter a intenção de votar nela por causa da falta de opção.
    Esse PIG é uma M…!

  6. otavio disse:

    Couro, boca, causa de olho de jacaré ne Fernando, como vc havia antecipado so pode ser jacaré. Ou como diz um amigo te jabuti no poste. Jabuti nao voa, nao escala se ta no alto do poste alguém o colocou la igualzinho esses dados de pesquisa.

  7. Luciano Mendonça disse:

    Vamos analisar o “jeitinho” do PIG pra elevar a Bolsa – cadê a CVM, hein? Claro, desde que eu acredite em pesquisas. Ainda mais no GLOBOBOPE. Mas vamos lá.
    A pesquisa anterior não foi anterior, foi simultânea (ou foi a mesma). A divulgação de uma foi anterior a da outra. E absolutamente uma descredencia a outra, ou não?
    Mas o que há de interessante entre elas? (se verdadeiras…)
    Ora, uma mede só a popularidade e a outra mede a intenção de voto e a popularidade.
    Uma tem Dilma X Dilma. A outra tem Dilma X Dilma, mas antes tem Dilma X A “Oposição”.
    Aonde quero chegar: a “oposiçãozinha” quando comparada à Dilma, na mesma pesquisa, eleva a percepção que Dilma é a melhor, e melhora a aceitação dela.
    Pobre oposição.

  8. mixole xistoso disse:

    É só botar o Lula como candidato a vice que a corja se muda para Boca Raton, Miami.
    Elementar meu caro Watson…

  9. RicardãoCarioca disse:

    Brito, muito simples: Duas pesquisas, uma que é boa notícia para Dilma e outra que é ruim. Dá-se a boa primeiro e em seguida a ruim. Qual vai ser lembrada por muitos dias e semanas depois? A segunda, a ruim, como fizeram. De quebra, ajudaram muitos especuladores.

  10. Maia disse:

    Fernando, acho que a Dilma, o Lula e o PT acabam de jogar a toalha. Quem vai sofrer as consequências dessa covardia é o povão humilde, que certamente voltará a comer “o pão que o diabo amassou. Que pena!

    • Edmar disse:

      O povão vai se ferrar com Eduardo Campos/Marina ou com Aécio/?, claro. Mas a culpa não terá sido do Dilma, do Lula ou do PT, que fizeram tudo como tinha que ser feito, pra manter o país crescendo economicamente e a Nação melhorando socialmente. A culpa será de pessoas que, tendo tido a oportunidade de estudar e ocupar posições elevadas e bem remuneradas, inclusive nas administrações públicas, ACHAM LINDO se deixar viver a repetir as lenga-lengas das Emissoras de TV e de Rádio afiliadas ao tal “instituto millenium” dos states, para fingir-se bem informado, e não procurarem informação ao menos crível em outras fontes, muito mais confiáveis como os Blog, sujos ou limpos, que vivem a mostrar a imbecilidade das invencionices informadas pela mídia. Eu não uso controle remoto, mas não sou por isso alienado. Como sugeriu o apóstolo Paulo, leio e assisto tudo, mas creio apenas no que é minimamente lógico e conforme com a realidade que vejo meu país viver atualmente!

  11. Diogo disse:

    Brito, os blogs sujos precisam divulgar isso:
    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/03/27/interna_politica,512340/stf-manda-demitir-71-mil-servidores-nao-concursados-em-minas.shtml

    Aécio e Anastasia sancionaram em 2007 uma lei que transformou quase cem mil pessoas em servidores do Estado de MG sem concurso público.
    O STF declarou que a lei é inconstitucional. Mais de setenta mil deixarão de ser efetivos e voltarão a ser designados. Ou seja: foram enganados. Detalhe: Anastasia é professor de Direito na UFMG.

    Não deixe de ler o voto do relator Ministro José Antonio Dias Toffoli:
    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=263462
    Ele diz, entre outras coisas, que “servidores ‘designados’ foram mantidos em atividade por mais de uma década, quando, teoricamente, deveriam ficar cerca de um ano”, “o quadro de irregularidades é
    estarrecedor” e “cerca de 98.000 (noventa e oito mil) servidores em situação funcional irregular no Estado de Minas Gerais, o
    que por si só já demonstra o desrespeito do referido Estado com relação
    à necessária observância do princípio do concurso público”.

    Observação: a mídia mineira (aecista de coração) está tratando o caso como maldade do STF bobo feio chato, como se a dupla tucana tivesse razão em efetivar designados sem concurso.

  12. anac disse:

    A falta que faz um Homem como Leonel Brizola ao Brasil é incomensurável.

  13. Leleco disse:

    Para além da claríssima especulação financeita tipo ” canguru ” ( seria com a CVM , TRE , PT ,ou com quem essa fiscalização de mercado , já que será frequente daqui para frente ?) ,tal qual o Habeas do Gimar Dantas , patrocinada agora por suspeitíssimas pesquisas, ganham também em mais um petardo sobre um governo, que estranhissimamente teima em não se defender. Caso não entre no jogo e comece a fazer politica , terá toda a eternidade para o silêncio e análise dos erros. No rodapé da História.

  14. MARCELO MOTTA disse:

    São duas pesquisas de natureza completamente diferentes. Enquanto uma pesquisa de satisfação avaliam exclusivamente a relação entre povo e governo, a pesquisa de intenção de votos analisa comparativamente a avaliação dos candidatos ao pleito. Por isso, não é obrigatório que as duas pesquisas apresentem resultados semelhantes. Aliás, a pesquisa de intenção de votos já dava a entender que a Presidente vinha em queda.

    Melhor do que ficar aqui fazendo conspirações, é avaliar as razões do evidente desgaste do governo petista junto à população. A pesquisa da semana passada já apontava um forte desejo de mudanças entre o povo.

  15. JURIDICO disse:

    Boa BRITO/// eU JA TINHA ACISADO …AGORA E VER O FORMULARIO DE PERGUNTAS E TABULACAO… GAROTINHO AVISOU PRIMEIRO DA MUTRETA

  16. José Fernandes disse:

    resumo da ópera : globo e ibope= globope. mentirosa,tendenciosa,manipuladora e sonegadora.

  17. Rodrigo disse:

    Fernando, gostaria que você nos desse a tua opinião, se existe alguma estratégia para esse silencio sepulcral, só pode ser, não tem outra explicação, eu acredito que o governo está pensando assim: eles estão nos provocando para ver se entramos na Briga, se comprarmos a Briga daí o PIG virá com tudo mostrando para o povo o Governo que temos etc…

  18. jose carlos lima disse:

    E o JN não mostrou as intenções de voto..
    O JN não divulgou um fato jornalistico e sim uma peça publicitária, não mostrou as intenções de voto para presidente mas tão somente a “avaliação pessoal” da presidente
    PT processo esses malas, isso é campanha eleitoral antecipada e não noticia jornalistica

  19. José Ademar disse:

    O negócio é como melhorar a comunicação da Dilma já que a mídia está comprometida com a agiotagem e historicamente não gosta de desenvolvimento,produtividade,Brasil de primeiro mundo-nem pensar,pré sal para os brasileiros,taxas de desemprego batendo recorde de baixas,bolsa família,direitos trabalhistas e principalmente de Dilma,Lula,PT,Brizola,Vargas,JK,Perón,Chávez,Allende e se brincar nem de Mandela.Mas eles gostam dos pistoleiros de 64,FHC,escravidão e tudo que deu errado no Brasil durante a história.

    Se a presidente conseguir melhorar a comunicação a oposição tá perdida,porque é só disso que a presidente está precisando no momento para a vitória mais que merecida de Dilma no primeiro turno.

  20. alex disse:

    CADÊ VC RUI FALCÃO .. CADÊ VC SUPLICY … CADÊ VC HUMBERTO? CADÊ OS SENADORES PETISTAS QUE ME PEDIRAM VOTOS… SEUS FROUXOS. OS CARAS ROUBAM NAS SUAS FUÇAS E VOCÊS FICAM MANSOS!!! UM BORRA-BOTAS TUCANO PEDE O IMPEACHMENT DE DILMA E VCS SE CALAM!!! PREFIRO “10 COLLORs” CORRUPTOS, MAS QUE REAGE, BRIGA, DISCURSA NA TRIBUNA .. DO QUE UM MONTE DE MANÉS QUE APANHAM E FICAM QUIETOS… BANDO DE FROUXOS …

    (desculpe a caixa alta Fernando e blognautas .. mas a minha pressão subiu. Ficar trabalhando para esses medrosos aqui no blog no intervalo do trampo não é fácil…mil perdões)

  21. alex disse:

    desculpem .. desculpem … fiquei nervoso por demais. Gente, dia cheio de pepinos, chego, tomo um banho, sento aqui no micro enquanto preparam algo para eu comer. Vou ver as novidades do dia: começo no PH que me joga no TIJOLAÇO. vejo esse furo de reportagem seu Fernando! Mas antes no 247 uma post que é uma verdadeira piada: “Vicentinho vai pedir CPI da Alstom”.. gente é brincadeira! o cara tá de brincadeira. Como ele vai pedir? Vai chegar nos deputados Tucanos e dizer: “Vossas senhorias poderiam me ajudar a criar a CPI da Alstom?” … E o mundo caindo. Os caras manipulando pesquisas… CPI da petrobras que vai ser carniça só! E o Vicentinho agora acha que num estalo de dedo ele consegue assinaturas para criar a CPI da p… da Alstom! Olha PT é LULA… O dia que esse cara for embora deste mundão, adeus PT. Não tem gente de fibra… Por favor, me mostrem hoje um senador fodão do PT! Me mostrem hoje um deputado federal phodão do PT … não tem. Tudo escondido. tudo “joselino barbacena”. Se o PT está surfando eles aparecem. Crise? Somem. Vc não vê um PARLAMENTAR PETISTA subir na Tribuna e exigir o impeachment do Alckmin. E o cara tá mais sujo que pau de galinheiro. Aí, vai lá um zé mané tucano e pede o impeachment da Dilma.. E os Petistas acham normal. Se borram!

    • Scan disse:

      E a gente fica por aqui roendo os ossos pra ajudar o governo…
      Enquanto isso a Globo vive com dinheiro nosso e nos enxovalha todos os dias.
      Isso lá é vida? Passar o tempo todo defendendo quem deveria NOS defender?
      Compreendo sua fúria e me solidarizo com ela.

  22. alex disse:

    Fernando… o rango tá pronto! Só me fale uma coisa..
    O PT pode pedir os questionários, certo? Está dentro da Lei, certo? Se não pedir é por pura covardia. Aí, seu furo de reportagem vai para debaixo do tapete do Partido dos Trabalhadores. Vão continuar dependentes da Blogosfera. Ou seja, “eles, os parlamentares” sonham com anjos demotucanos e nós nos esgoelamos aqui na blogs sujos para defender eles e o Partido. Tudo errado, né?
    ABS e obrigados pelas notícias quentes sobre “racionamento”. Aliás, racionamento para os pobres petistas de Guarulhos… e agua abundante para o Morumbi e Higienópolis. Hum-hum.. E o PT quietinho… chiuuuuu.

  23. J.Carlos disse:

    Com a divulgação desta pesquisa a cni e o ibope deram a largada para a sucessão presidencial. E deixaram bem claro de que lado estão.

  24. aldair disse:

    Concordo. Se eles estiverem apaticos assim tambem pra governar talvez esteja na hora mesmo da alternancia do poder. So que as opcoes…

  25. carlos disse:

    Eu concordo com todos os comentarios, que a pesquisa é incomendada e os proprios numeros desmentem, vejam, como eu declaro meu voto em determinado candidato achando que ele é bom e depois eu não aprovo este mesmo candidato? não em pesquisa não existe isso ou erraram de proposito ou induziram as pessoas ao erro.

  26. Márcio disse:

    Concordo com o Alex com relação à fraqueza do PT. Mas também devemos ver que nós também somos fracos. Em todas as manifestações que ocorreram atualmente no mundo o que vemos são duas passeatas, uma contra e outra a favor. A militância do PT ta morta que nem seus representantes. Se tem manifestação contra a copa pq os militantes petistas não saem às ruas pra apoiar? Vou dizer por que … por que nos sentimos desmoralizados por defender o governo e ver que eles são covardes e ficam quietos. Me desfiliei do PT depois de tanta lavada que eu levei. Ainda apoio o PT, A Dilma, o Lula, mas sair na rua so sairia se ela desse mais a cara a tapa. Simples de ver que na crise com o PMDB quem saiu vitorioso foi a Dilma pois o PMDB ficou sujo aos olhos do povo. Reação minha gente.

  27. Antonio Luiz disse:

    “Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.

    Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo – inconsistência estatística.”

    Afinal, Brito, a culpa é da vítima (PT incluso) ou do Ministério?
    Esta sua conclusão que, obviamente tem todo direito de exprimi-la, pois vivemos numa democracia ainda, é, no meu entender leviana e, ao mesmo tempo eivada de burrice. Leviana porque você não mostrou com fatos que o PT desistiu de questionamentos quanto à ilicitude ou não da pesquisa.
    Burrice, porque se você é um dos maiores interessados para que seja reparado, com justiça, a iniquidade cometida pelo instituto de pesquisa, seria lógico deduzir que bastaria simplesmente defender o vitimado -o PT- e não, ao contrário, gratuitamente atacá-lo.
    Ademais, supondo que você empresta apoio à reeleição da candidata do PT e que, a vítima maior no caso é a democracia, a burrice estaria duplicada. Afinal, para que emprestar apoio a quem se avalia de nada valer, pois carrega a pecha de “covarde”. Confesso que, diferentemente, eu buscaria os “não covardes”. Só gostaria que me apontassem os “machões”. Quem sabe poderia melhor refletir e resetar meus conceitos.

  28. cassio disse:

    O PT não tem coragem nem de defender o José Dirceu que esta preso ilegalmente e correndo sério risco de vida. Se um Ministro do STF pode detonar o Executivo, porque este tem que ficar calado. Doei dinheiro para o José Dirceu, defendo o Governo dia e noite e não vejo ninguém do PT e do Governo fazer nada. A frieza da Dilma, a sua falta de comunicação, a omissão do Lula, a covardia dos deputados e senadores do PT esta passando dos limites, as vezes tenho vontade de ir para meu sítio e dar uma banana para estes covardes.

  29. Sidnei disse:

    27 de março corre o risco de se transformar no novo dia da mentira.

    Vejam que “coincidência” sensacional.

    27 de março de 2010:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2703201002.htm

  30. Gilson disse:

    Hoje escultei a conversa de dois Dentistas reacionários sobre as pesquisas e eleições,um deles apostava nas manifestações por ocasião da Copa,como também no insucesso do Brasil na competição.Venho dizendo a tempo: os reacionários e PIG,vão querer ganhar as eleições no mês Junho.

  31. Genaro - SP disse:

    “Lula não fará seu sucessor”. Erao que dizia Carlos Augusto Montenegro – dono do IBOPE – às vésperas das eleições de 2010.
    Resumindo: eles continuam desesperados.

  32. Francisco Alves de Sousa disse:

    Não sei se essa informação vai surpreender alguém, mas o maior comprador de Petrobras no dia 20/3 foi o BTG PACTUAL com 95,100 milhões de reais e no dia 21/3 mais 41,800 de reais.

  33. Tião Gerolimich disse:

    Isso é Crime. Deveria ser investigado pela PF.

  34. Maria Helena Correa disse:

    Isto é um caso para o Edu Guimarães, ele apura desvios de pesquisas melhor do que a PF… e com contornos de ser jogada para a Bolsa (chamem a CVM).

  35. Malú disse:

    Fernando, vejo que poucos entenderam as suas palavras sobre esse jogo de numa semana soltar um boato e uma pesquisa e depois outra pesquisa e a alta novamente da Bolsa. Mas, será que a Receita Federal não tem como detectar quem ganhou muito na Bolsa nesses dias com a alta da Petrobras?

  36. Ricardo disse:

    Essa é nova: pela pesquisa o governo CAIU pra CIMA.

  37. Lucas disse:

    2014 é Dilma de Novo

  38. Lucas disse:

    2014 é Dilma de Novo, e do outro lado é desespero…

  1. 27/03/2014

    […] Conversa Afiada publica importante texto do Fernando Brito no Tijolaço sobre o último Globope.(Assista ao TV Afiada sobre os datafalhas e os […]

  2. 27/03/2014

    […] do Viomundo: O Tijolaço informa que esta pesquisa é anterior àquela em que Dilma apareceu vencendo Aécio e Campos no […]

  3. 27/03/2014

    […] Guardada há dez dias, sob sete chaves – embora alguém tivesse as tais chaves. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *