Politicagem mórbida: viaduto de BH era da ‘obra da Copa’.E a viga do monotrilho que matou 1 em SP, não?

colagemjornais

Jornalismo não briga com fatos.

Mas também não noticia seletivamente fatos.

Há menos de um mês, caiu uma viga da obra do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô paulista, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e matou uma pessoa.

O monotrilho, que fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede de trens metropolitanos da capital paulista, era, como está noticiado em uma velha matéria do UOL, ” a única obra de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo que consta na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo”.

É preciso ver em textos antigos, porque, quando do acidente, isso não foi dito ou escrito pela mídia.

Ontem caiu o viaduto Guararapes, obra da prefeitura de Belo Horizonte igualmente parte da Matriz de responsabilidade, matando duas pessoas.

Duas tragédias dolorosas, que mataram seres humanos como eu ou você e que resultaram de erros técnicos incompatíveis com as boas práticas da engenharia, pois ambas estavam em construção, sem desgastes ou acidentes de origem externa.

Pelo que, é claro, ambas são notícia, e notícia importante.

A questão jornalística é: porque o viaduto era da Copa e isso é agitado nas manchetes e o monotrilho “não era da Copa” – uma vez que é igualmente parte das obras para as quais o Governo Federal deu recursos aos governos locais?

tela2Se a queda do viaduto mineiro é manchete, porque a viga paulista foi apenas um tímido registro nos jornais de São Paulo?

Nem no Estadão, que você vê lá em cima, nem na Folha, que reproduzo ao lado. A Folha, aliás, publica a reportagem do desastre no caderno de política.

Ambas mataram pessoas. E em número bem parecido: duas ontem, uma há um mês.

Mas uma é associada a Geraldo Alckmin, estrela do tucanato e peça-chave da eleição e a outra nem vai ser tanto a Márcio Lacerda, um burocrata insípido que – embora filiado ao PSB  de Eduardo Campos e cabo eleitoral declarado de Aécio Neves – é nacionalmente desconhecido.

Assim, o monotrilho é obra de Alckmin e o viaduto é “obra da Copa” e, claro, daquela senhora que é responsável por tudo o que acontece na Copa ou em suas obras.

Embora, em nenhum dos dois casos, nem mesmo se possa suspeitar de pressões indevidas para que as obras fossem feitas de forma acelerada e imprudente, porque não seriam mesmo utilizadas na Copa, como é obvio.

Por isso, a politicagem dos jornais brasileiros, sempre asquerosa, adquire aqui tons de morbidez.

A responsabilidade pelos dois eventos é dos responsáveis pelo projeto e execução, das empresas construtoras e dos contratantes das obras, o Governo de São Paulo e a Prefeitura de Belo Horizonte, simples assim. Nas placas das obras, aliás, há os nomes dos responsáveis técnicos, que num caso ou em outro não foram sequer procurados.

E o pior, para a minha profissão, é que a imensa maioria dos jovens profissionais de imprensa, que “se acham”, nem sequer percebem o óbvio.

Obra de engenharia cai porque é mal projetada ou mal-feita. Ou mal fiscalizada.

Não porque é “da Copa”.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

59 Respostas

  1. Joe Doe disse:

    A @radioitatiaia a maior radio demotucana de Minas, arroustou fato da responsabilidade da obra do viaduto ser da Prefeitura auxiliar tucana PSB+PSDB pra DETONAR a Copa, da Dilma/PT… Com indizível e nojento gozo mórbido. Eu perdi as esperanças nesta imprensa ter resquício de DIGNIDADE: não tem, nem terá. São terroristas judiado os bandidos e ponto.

  2. Arnaldo disse:

    Excelente, eu acredito que essa gente, vai passar (FOLHA, Estadão, Veja, Rede Bobo, CBN), eles não vão durar mais 20anos, talvez as crias, deles. Eles insistem, como se deram mau, com as previssões, e induções de não vai ter copa. Eles continuam , e o que noto, é que a molecada da Zona Leste, não tá mem ai com eles. A venda desses jornalecos está aumentado, caindo ou estabilizada? O que noto, crescer significativamente, são outras mídias alternativas.

    “Todo homem nasce livre e, por toda parte, encontra-se acorrentado”. Rousseau. Zona Leste – SP

  3. valdir MG disse:

    Esta imprensa golpista dá nojo.
    “Obra de engenharia cai porque é mal projetada ou mal-feita. Ou mal fiscalizada.
    Não porque é “da Copa”.”
    Não precisa dizer mais nada.

  4. Brasileira disse:

    É desanimador, será que pelo menos na campanha eleitoral a Dilma vai ter coragem de abordar este tema? ou pelo menos dizer quanto o Gov. Federal colocou na obra do monotrilho,eu que eu que gosto tanto de me informar só agora através do Tijolaço fiquei sabendo que tem dinheiro Federal e era obra para a Copa? O Alckmin posa como absoluto no monotrilho, todos pensam que é só o Gov.Estadual que está fazendo, Dilma também não sonega informação essencial para a população brasileira, com que direito?

  5. marcos santos disse:

    Assinado na primeira gestão de Márcio Lacerda, do PSB, contrato do Viaduto que desabou em Belo Horizonte, incluía Delta do bicheiro Cachoeira e já tinha investigação por superfaturamento e suspeita de risco de desabamento

    http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/2014/07/assinado-na-primeira-gestao-de-marcio.html

    Viaduto foi interditado em dois de fevereiro e liberado pela prefeitura em 10 de fevereiro, criminosamente como se viu ao cair !

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/02/10/interna_gerais,496843/sudecap-descarta-risco-de-queda-do-viaduto-na-avenida-pedro-i.shtml

    http://noticias.r7.com/minas-gerais/prefeitura-de-bh-nega-risco-de-queda-de-viaduto-interditado-na-pampulha-07022014

  6. Alex disse:

    Se o governo federal deu verba ele também é responsável. O conceito de responsabilidade *moral* inclui qualquer um que tenha contribuído ou deixado de impedir o desastre.
    O governo federal *poderia* ter estabelecido regras rígidas para as obras da copa com relação a segurança. O governo federal *poderia* ter fiscalizado os governos locais. Mas não o fez.
    Claro que a prefeitura tem responsabilidade *legal*.
    No fim, se o PT tivesse interesse mesmo em acabar com o financiamento privado de campanha (se tivesse, teria feito em 12 anos de desgoverno) as empreiteiras não teriam esta relação CRIMINOSA com prefeituras e estados.
    Portanto a culpa é do PT SIM!! por 12 anos de INAÇÃO! por trair os trabalhadores, não fazer REFORMA NENHUMA, exceto dar esta bolsa esmola, que por sinal até o FHC já dava antes.

    • Márcio disse:

      Então meu amigo pega suas trouxas e muda de país pq a Dilma vai se reeleger. Vai vender coxinha nos States

    • Fernando Brito disse:

      O banco que financiou seu carro poderia ter obrigado você a usar cinto de segurança ou poderia mandar ir alguém sentado do seu lado para ver se você não avançou algum sinal, Alex? O governo financiou a obra, a partir de um projeto técnico assinado por engenheiros selecionados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Alex, eu não brigo com fatos.

    • henrique de oliveira disse:

      Sou engenheiro e você Alex só disse asneiras.

    • El Cid disse:

      pois é Alex… de que adianta te explicar se você não disposto a entender…

    • JUBA disse:

      O Alex se eu te empresto uma grana que você diz que é para comprar remédio e você vai e compra droga. Eu sou o culpado? Quer que eu desenhe?

    • ricardo disse:

      o pneu do meu carro furou,,,,,a culpa e do pt que não fiscaliza os estados….que não fiscaliza as cidades,,,,que não fiscaliza as secretarias….que não fiscaliza os que deveriam fiscalizar as ruas…..
      alex…argumentar com uma pedra não e fácil….

      pelo seu domínio do fato, você e aquele tipo de ” profissional” que não entrega um relatório a tempo e culpa a impressora…..e o tipo de ” pai ” que ao receber uma advertência sobre os maus atos do filho em sala de aula culpa a escola ….

    • Fernando Alvares disse:

      Alex, pense bem antes de falar asneiras.
      É melhor ficar quieto e as pessoas pensarem que você é um idiota a abrir a boca e todos terem certeza

    • Vinicius disse:

      Alex!!!! Quanta asneira, rapaz!!! Tem certeza de que voce anda de pé ou anda com as 4 patas no chão?
      Se cuida rapaz, pois se continuar assim voce não vai demorar a comer feno!
      Que me desculpem os asnos.

    • Maria Helena disse:

      O pior cego é aquele que não quer ver, apesar de todas evidências.

    • Gersier disse:

      “dar esta bolsa esmola,que por sinal até o FHC já dava antes.”
      Tens razão TROLL porque na verdade era realmente uma bolsa esmola,15 reais para ajudar na compra de gás de cozinha.Não pense que todo brasileiro é otário e desmiolado como vc.
      Quanto a reforma política,quem decide isso é o Congresso e o Lula bem que tentou,mas seus tucanóides e demoníacos se juntaram aos trairas do pmdb e impedíram.Interessante que a acusação do tal mentirão do PIG é exatamente que o PT pagava para que projetos fossem aprovados.Quanta coerência,não?Portanto vá escrever babaquices e canalhices nos blogs de esgotos onde seus iguais tem QI de ameba.

    • Clarice disse:

      Alex!!!
      Acabei de ler esse seu comentário idiota e porque não dizer venenoso. Confesso que fiquei chocada com a sua vontade de jogar no colo do Governo Federal a responsabilidade desse grave acidente. Nem vou ter o trabalho de defender quem vc “também” está responsabilizando e de má fé, porque muitos aí já fizeram por mim.
      Não adianta o seu PIG tentar incendiar esse caso, porque o MGTV e JN (contragosto) já fez uma reportagem completa ontem sobre o acidente. Com entrevista também completa do Sr prefeito Márcio Lacerda (apoiador declarado do Aécio Neves). O Brasil inteiro ouviu (JN) ele dizer que contratou uma empreiteira “RENOMADA” e tal…
      Entendeu ou quer desenho????

    • Fernando Sampaio disse:

      Alex, me desculpe , mas vc é um idiota.

    • Antonio Carlos disse:

      Menos Alex, menos. É simples. Toda obra meu querido, em qualquer país civilizado deste planeta, tem um responsável. Não interessa pra que é a obra, se foi superfaturada, se é uma obra inútil, se atrasou, e quantos “se” você quiser colocar antes. Responsabilidade e acabou! Tem nomes, CPF e CNPJ. Nas placas! E, o órgão contratante, neste caso a Prefeitura. Fora esse campo de responsabilidade é politicagem covarde, inútil e só vai tirar votos de quem usar dessas estratégias.

      • Heitor disse:

        Muito bom Antonio, mas para o Alex, tem que soletrar: r_e_s_p_o_n_s_á_v_e_l t_é_c_n_i_c_o

        OBS: A Dilma é Economista. Não Engenheira Civil.

      • anac disse:

        Desista, é caso perdido. Nem desenhando o jumento entenderá.
        Criminalmente responderá os engenheiro responsável. Civilmente em litisconsórcio passivo responderão o engenheiro, a empresa contratada, o governo do PSDB (aócio) e do PSB(dudu, o traíra) que não fiscalizaram a obra corretamente através de suas respectivas secretarias.

        O vexame tinha que vir de MG governado pelo PSDB e BH pelo PSB. Devemos ficar alerta para mais sabotagens.

    • humberto alecrin disse:

      Alex, As regras rigidas para obras ja existem caro! Sao normatizadas e todos engenheiros e empresas devem segui-las pela segurança! Não precisa emitir regras para cada obra! Devem serguir as normas de Construções já devidamente elencadas! e os conselhos de engenharia e arquitetura sabem disso e fiscalizam isto! Outra: Sobre financiamento privado de campanha cobra do Ministro Gilmar Dantas (segundo o noblat) pois ele emperrou a votaçao que ja tinha perdido por 7 a 1! Ta na gaveta dele manda um e-mail pra ele! Ele faz parte da tua turma!

    • edson disse:

      Alex. Prabéns por estar lendo blogs de alto nivel, sério e de excelente
      informação. Todavia o seu principio fundamentalista, esquece que o Brasil é uma República Federativa. Financiamento quer ao Estado ao Municipio, o Governo Federal através do Executivo não tem competencia
      para fiscalizar, sim o Órgão financiador junto com a Prefeitura. Na gestão PSDB e seus aliados, teem ocorridos vários sinistros com OBRAS.
      Continue lendo TIJOLAÇO, VIOMUNDO, CONVERSA AFIADA, CARTA MAIOR, ficrãs
      bem atualizado e com informação sérias.

    • Roberto disse:

      Alex, o Brasil é uma Federação e cada ente (união, estados e municípios) tem autonomia financeira, orçamentária e legislativa. É o que rege a nossa Constituição de 1988. Portanto, o governo federal NÃO *poderia* se intrometer em assuntos de outro ente, no caso, a prefeitura de BH. O governo federal repassou parte das verbas p/ a construção da obra, porém, a publicação do edital, o processo licitatório e a adjudicação é de inteira responsabilidade do governo local, ou seja, a prefeitura de BH. Se o governo federal ousasse fazer o que vc disse, estaria agindo inconstitucionalmente, *podendo* (aí sim!) ser processado pela prefeitura de BH. Amigo, recomendo-lhe mais estudo e menos trollagem.

    • Ester Ligoria - BH disse:

      Vê-se que você é um tipico representante dos coxinhas. Embebeda-se nas fontes de informação do PIG – folha, veja, estadão,cbn, globo – e sai vomitando (normal pq são indigestas) todo azedume por ai. Estranho, pela sua gramática, você não ter conhecimento dos processos deste tipo de obra. Idem da reforma politica. Quanto aos projetos sociais do PT, aqui você deixa, pois são sucesso no mundo todo.
      Viva Lula!! Viva Dilma!! Viva o Brasil!!
      Em tempo: sou trabalhadora e o PT NÃO me traiu.

    • flavio disse:

      Alex, quando voce lê a veja, voce relincha???

    • Heitor disse:

      Alex,sua mente tem recheio de coxinha.

    • anac disse:

      É o jumento Alex. Nem civilmente nem criminalmente essa tese do relinchador pegaria.

  7. Brasileira disse:

    É desanimador, será que pelo menos na campanha eleitoral a Dilma vai ter coragem de abordar este tema? ou pelo menos dizer quanto o Governo Federal colocou na obra do monotrilho, eu que que gosto tanto de me informar só agora através do Tijolaço fiquei sabendo que tem dinheiro Federal e era obra para a Copa. O Alckmin posa como absoluto no monotrilho, todos pensam que é só o Governo Estadual que está fazendo. O monotrilho que vai cortar toda a Zona Leste da Capital também tem dinheiro Federal? Dilma também não sonega informação essencial para a população brasileira? com que direito?

  8. baader disse:

    muito obrigado, amigo. dos blogueiros sujos somente v.sa.comenta o fato, até agora. manchete que deveria estar nestes blogues: “márcio lacerda (PSB/PSDB), COWAN e fiscais devem responder pelo crime”

  9. Mauro disse:

    Olá Fernando,
    Esta tragedia já estava mais que anunciada!
    Outro viaduto na mesma obra e região, já tinham sido interditados!
    De qualquer forma a situação aqui em BH é realmente complicada.
    As administrações politicas aqui manipulam totalmente a imprensa mineira.
    Existem vários movimentos sociais, que estão lutando contra a politica deste prefeito,e do governo estadual!
    E a famigerada mídia mineira não da nenhuma noticia!

  10. Joselito disse:

    Prezado Fernando,

    vale a informação, bastante interessante, de quem são os construtores:
    Cowan + Delta.
    Isso, a Delta, rainha das licitações (fraudulentas!?)

    http://www.copatransparente.gov.br/acoes/belo-horizonte-brt-antonio-carlos-meta-2-obras-edital-106-10

  11. Emilson disse:

    O PIG já perdeu o censo comum. Perdeu o #nãovaitercopa e vão perder #dilma denovo. Os engenheiros das obras de São Paulo (buraco do metrô, viga, rouboanel…) devem ser os mesmo de Sérgio Naya.

  12. ampaix disse:

    Fernando, você notou que os desabamentos de SP (Monotrilho e buraco do metrô) foram publicados no caderno “Cotidiano” e o “Viaduto da Copa” foi publicado no caderno “Poder”?? Triste comemorar queda de viaduto na Copa das Copas.

  13. Luciano disse:

    PRA MIM CHEGA! DILMA TEM QUE DENUNCIAR A IMPRENSA NA PROPAGANDA ELEITORAL! A MÍDIA É A VERDADEIRA OPOSIÇÃO. ESTÃO DESINFORMANDO MILHÕES DE PESSOAS!

  14. SABOTAGEM! disse:

    EU ESTAVA AVISANDO EM VÁRIOS BLOGS QUE TERÍAMOS ALGUM INCIDENTE DESSE. PRA MIM FOI UMA NEGLIGÊNCIA PROGRAMADA. PENSEM: 5 DIAS ANTES DO JOGO QUE VAI OCORRER ALI PERTO, CAI UM VIADUTO CONSTRUÍDO POR UM ALIADO DE AÉCIO NEVES, NA CAPITAL EM QUE ELE MAIS TEM INFLUÊNCIA POLÍTICA, SABENDO QUE A MÍDIA IRIA CULPAR A DILMA EM UMA COPA QUE ESTÁ SENDO UM SUCESSO. NA BOA, NÃO SOU INGÊNUO.

  15. antonimo anonimo disse:

    Prezado reporter é uma ótima idéia, mas tem que ser rápido, muito rápido antes que tampem a placa. É pedir a algum conhecido em BH para fotografar a placa da obra onde deve aparecer a contratante como Prefeitira de BH ou PBH. Na obra do monotrilho deve ter uma placa semelhante com ” Governo de SP “. Essas fotos devem ser montadas lado a lado e divulgadas na rede. Leitores do blog de BH e SP podiam tirar as fotos e enviar antes que eles escondam a placa de BH, que é o que costumam fazer as empreiteiras até limparem a m… que fizeram

  16. Maria Helena disse:

    Jornalista da BBC detona FHC :”Redução da pobreza foi mais efetiva
    http://www.youtube.com/watch?v=jL21-27SReA#t=21

  17. João Portucalensis disse:

    Lei de Mídias já! Está passando da hora.

  18. Eliana - Juiz de Fora /MG disse:

    Estas manchetes do PIG, só se justificam pelo desespero.
    Sabem que vão perder a eleição .
    Perdido por um, perdido por mil.
    Chutaram o pau da barrca.

  19. Vanilton Alves disse:

    OS DOIS EPISÓDIOS, UM EM SP OU EM BH, DOIS ESTADOS GOVERNADOS POR TUCANOS. A COPA SENDO REALIZADA COM SUCESSO, A PRESIDENTA SUBINDO NAS PESQUISAS. SEI NÃO… FICA UM QUÊ NO AR.

  20. jõao disse:

    parece que a construtora é do anastasia ex prefeito tucano

  21. jõao disse:

    parece que a construtora é do anastasiaex ggovernador tucano

  22. heitor disse:

    Ontem no JN fizeram questão de dizer que era realizado com recursos federais e tocado pela prefeitura do PSB.

  23. Luiz disse:

    Apenas para enfatizar, em maiúsculas (não é grito, é enfase, ok?):

    1) A OBRA É RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE BH. NÃO ERA IMPRESCINDÍVEL À COPA.

    2) O PREFEITO DE BH É DO PARTIDO DO CANDIDATO EDUARDO CAMPOS E CHAMA-SE MÁRCIO LACERDA. ELE FOI APOIADO PELO PSDB/MG E POR AÉCIO NEVES. OSTENSIVAMENTE, DIGA-SE DE PASSAGEM, EM SUA CAMPANHA ELEITORAL.

    3) O JORNAL ESTADO DE MINAS TAMBÉM NOTICIOU SUPERFATURAMENTO NA OBRA.

    Portanto, acusar o governo federal é leviandade e má fé.

  24. JOSE ROBERTO MOURA ALVES disse:

    Quando criticamos os desmantos relacionados com obras projetadas para a Copa, não estamos aqui torcendo para que tudo dê errado. Estamos sim criticando os desmandos, a corrupção que agora além de prejudicar o povo brasileiro também está matando ou fazendo vítimas.

  25. Celso Carvalho disse:

    É lamentável que recursos do PAC entregues a governadores incompetentes sejam jogados pelo ralo. No caso, é o padrão PSDB e assemelhados de construção e fiscalização. Depois da plataforma P36 que afundou e o desmoronamento das obras do metrô em São Paulo, o PSDB vai entrar no livro de recordes do Guinness. Todo essa obrada com dinheiro do seu imposto, cidadão.

  26. Agora só falta o Alex dizer que a lesão do Neymar também é culpa do PT.

  27. Vanilton Alves disse:

    Ribamar Fonseca: Comportamento vergonhoso da grande mídia

    A Grande Imprensa, que se transformou num partido político para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, usa agora, de modo desumano, a queda de um viaduto em Belo Horizonte, que matou duas pessoas, para atacar o governo.
    (…)
    lembrar, no entanto, que o povo já não se deixa influenciar tanto por essa falácia sem consistência, o que pode fazer o tiro sair pela culatra.

    De qualquer modo, a atitude passional da Grande Imprensa no noticiário sobre a tragédia vem confirmar, mais uma vez, o seu comportamento vergonhoso como partido político, o que vem ampliando o seu descrédito junto à população.

    O seu noticiário vem sendo encarado, a cada dia, com reservas pelas pessoas que usam a massa cinzenta para pensar. E nesse ritmo não vai demorar muito para começar a enfrentar as mesmas dificuldades da revista Veja, que vive os seus estertores justamente pelo desrespeito aos seus leitores, ainda hoje enganados com matérias distorcidas por conta dos seus interesses políticos e econômicos.

    Como dizia Confúcio: “Pode-se enganar parte do povo todo o tempo. Pode-se enganar todo o povo durante algum tempo. Mas ninguém consegue enganar todo o povo todo o tempo”.

    Fonte: Brasil 247
    http://www.vermelho.org.br/noticia/245264-6

  28. El Cid disse:

    parece que o Estadão, O Globo e Folha de São Paulo tem que ensinar ao “Estado de Minas” como combinar suas pautas costumeiras:

    http://jornalggn.com.br/noticia/prefeitura-de-bh-assume-que-tambem-e-responsavel-por-queda-do-viaduto#comment-364502

  29. Antonio disse:

    Esses acidentes acontecem mais em estados administrados pelo PSDB. A cratera do metrô de São Paulo;a ponte sobre o rodoanel de São Paulo, a viga do monotrilho e agora o viaduto em Minas.

  30. José Adson Parente disse:

    Por vezes o jornalismo não ? isento. A própria reportagem traz consigo uma visão idiossincrásica do articulista. Nada demais. Faz parte. O importante é o leitor não ser enganado com informações falsas para interpretar o que lê com suas próprias convicções.

    A polaridade PSDB-PT, a dicotomia entre o bem e o mal me parece exagerada no caso em concreto. A relação entre causa e efeito, i.e., o nexo de causalidade, é que vai determinar responsáveis e culpados(negligentes, imprudentes e imperitos).

    A responsabilidade civil do Estado(qq. ente público federal, estadual ou municipal) de qq. modo é objetiva, independe de culpa. As vítimas poderão buscar indeninizações na esfera cível contra o ente público que contratou a obra, que por sua vez acionará o executor da obra mal feita, independentemente da possibilidade de ação direta contra o contratado, vale dizer, o particular executor da obra. Mais jurídica do que política a trag?dia.

    No que tange a responsabilidade penal, declino para algum penalista a divagação…

  1. 04/07/2014

    […] Conversa Afiada reproduz, do Tijolaço, texto do Fernando […]

  2. 04/07/2014

    […] por Fernando Brito, no Tijolaço […]

  3. 10/07/2014

    […] Quando houve a torpe tentativa de ligar ao Governo Federal o desastre da queda de um viaduto em Belo Horizonte, obra de responsabilidade da Prefeitura da Cidade, dirigida por um aliado de Aécio Neves,   perguntei aqui porque  um desastre igual, em São Paulo, que também causou uma morte, um mês ante… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *