Petrobras chega à marca de 3 milhões de barris de petróleo

tresmilhoes

O dado mais significativo do balanço da Petrobras sobre sua produção do mês de agosto só está no meio da publicação oficial da companhia.

 

É o de que a produção de petróleo pela companhia – incluída a parcela de 4,32% do que ela produz mas pertence, comercialmente, aos seus sócios – alcançou três milhões de barris equivalentes em petróleo e gás de petróleo.

 

Uma frase “burocrática”: “Vale destacar que a produção total que operamos no país, incluída a parcela operada para empresas parceiras, ultrapassou pela primeira vez os 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia, atingindo 3,01 milhões (de barris de óleo equivalente)”.

 

Um milhão de baris foram atingidos  em 1997, 44 anos depois da criação da empresa

 

Dois milhões chegaram em 2009, doze anos depois e só dois anos depois  do descobrimento do pré-sal.

 

Seis  anos depois, mais um milhão de barris vindos daquelas camadas profundas  nos fizeram chegar a três milhões de barris diários.

 

Se a Petrobras não desistir de seu programas de investimentos em escala maior do que já os adiou, podemos chegar ao próximo milhão de barris até o final de 2017, com o início de exploração dos megacampos de Libra e de Bem-Te-Vi, em três anos.

 

Não há argumento econômico que possa desaconselhar um país a dobrar sua produção de petróleo em doze anos, ou triplicá-la em seis  anos (2009 a 2017) ou quadrupicá-la em 20 anos (1997 a 2017).

 

Tivéssemos de catar moedinhas no fundo de roupas velhas para financiar isso, sacudir canequinha nas escadas das estações de trens, vender bônus de “barris de petróleo futuro” na esquina, passar rifa ou o diabo que fosse, isso seria bom negócio e muito mais bom negócio é num país que tem uma economia de um tamanho que nos permite fazer isso sem improvisos e voluntarismos.

 

Ao contrário, em lugar de buscar como e quem nos financie lucrar com isso, queremos é entregar a galinha dos ovos de ouro negro.

Comentários no Facebook

10 Respostas

  1. José Medeiros disse:

    Se não me engano, hoje, depois do tonitruante discurso do Gilmar de cerca de 5,0 horas, com as atenções devidamente voltadas para a defesa que o ministro GM tentou fazer de uma condição que é lesiva ao voto da maioria e que é totalmente indefensável, estão no Congresso a tentar empurrar uma pauta entreguista da Petrobras. O JS tarja preta fica na moita mas conta com os seus paus mandados. Querem porque querem entregar o pré sal a Chévron. Todo este tumulto é cortina de fumaça para alienarem o patrimônio mais valioso do subsolo da nação. Quanta falta de vergonha nas caras de pau dos congressistas vendilhões da pátria.

  2. Luís CPPrudente disse:

    Que a Petrobras continue assim.

    Que o Governo Dilma use este avanço da Petrobras para alavancar o próprio Governo Dilma, que deveria cortar a Bolsa PIG e processar as famiglias do PIG.

  3. klaus disse:

    A Petrobrás tem que fazer grana para continuar rapinada pela petralha agora e 2018…..rs.
    E pensar que o desinformado blogueiro não sabe que a lei que PROÍBE A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS é de autoria de um TUCANO, pasmem senhores tijoleiros, de um TUCANO.

  4. Ricardo disse:

    “Devia ser caso de polícia: DEMos e tucanos tentam tomar de assalto o pré-sal para a Chevron, hoje.

    Tem hora que dá nojo de alguns deputados e senadores dessa oposição que está aí, para não dizer coisa pior.

    Não é possível o povo ter que ficar vigiando todo dia a atuação no Congresso para não ver o patrimônio público assaltado.

    Hoje tem demotucano querendo tirar o dinheiro do pré-sal conquistado por lei para a educação das crianças e jovens brasileiros e entregar esse dinheiro para as Chevrons da vida.

    Já não chega os ataques do José Serra (PSDB-SP) no Senado, hoje na Câmara está na pauta de votação o requerimento do deputado do “demo” Mendonça Filho (DEM-PE) para colocar em regime de urgência seu projeto de lei para entregar o pré-sal para a Chevron.

    Isso no dia em que sai a notícia de que a Petrobras bateu todos os recordes de produção. Em agosto produziu 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), o maior volume da história.

    O pré-sal sozinho já está chegando a 1 milhão de barris por dia (produziu 896 mil barris em 19 de agosto).

    Mendonça Filho é um dos principais golpistas pregando o impeachment. É claro! A Dilma na presidência é um obstáculo que impede esses golpistas de meterem a mão no patrimônio do povo.

    Será que as mães e pais de crianças pernambucanas sabem que esse deputado do seu estado está fazendo essa patifaria com o dinheiro para a educação de seus filhos e netos? E os jovens pernambucanos, sabem disso?” (do blog amigos do presidente Lula).

  5. leandro oliveira disse:

    Financiamento privado da CHEVRON, SHELL & cia … é isso que os tucanos e gM querem … pra que ? Ah eles são bonzinhos e querem acabar com um problema pro Brasil chamado petróleo … Depois disso vem a água (já devidamente vendida para a bolsa de ny) pelos amigos tucanos …

  6. Avelino disse:

    Quanto mais a Petrobras amplia sua exploração, mais os traíras se desesperam. Basta ver o discurso do Gilmar Mendes, do Serra e de seus comparsas, mesmo neste blogue.

  7. Antonio Pereira disse:

    Parabéns a todos os abnegados trabalhadores da PETROBRAS, desde os responsáveis pelos serviços mais simples aos engenheiros e pesquisadores, todos são o orgulho de todos nós que somos o povo brasileiro. Pedimos a presidenta Dilma que acelere os acordos de leniencia, para salvar os empregos de milhares de trabalhadores e a tecnologia desenvolvida pela engenharia Nacional.

  8. VALDONIR disse:

    Brito , veja esta do WSJ…. e ai está o motivo dos entreguistas……o jogo é internacional e aqui alguns “brasileiros” a titulo de combater a corrupçao, a dos outros tambem fique claro, querem entregar o nosso ultimo bilhete premiado…e a chance de um dia ser uma naçao rica e poderosa….

    http://br.wsj.com/articles/SB11688882734826564029104581235433724476642?tesla=y

  9. Pereira disse:

    O Lincoln Gordon morreu, mas o José Serra esta vivo!!!

    Nossa sorte é que o Serra é apenas um ENTREGUISTA de esquina!!!

  10. PipaOr disse:

    Elle livrera ses conclusions le 16 decembre. http://lenitsky.com/albom-lenitsky-budu-tvoim-ne-za-gorami/ Je ne serai plus jamais pareille.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *