Para “limpar a cara”, Folha faz “ficha do Dops”

Eu já tinha chamado a atenção aqui, quando comentei a coluna da ombudswoman da Folha, Suzana Singer em que, além de chamar Reinaldo Azevedo de “rottweiller”, ela buscava dizer que um novo colunista, Ricardo Mello, em tese iria compensar a “direitização”, por ter um passado “trotskista”.

Seria só uma inconveniência, até porque – registrei naquele texto – o folclórico “Tio Rei” também o tinha.

Fui do partidão nos anos 70.  Miriam Leitão, também. Isso significa algo em relação ao que pensamos e dizemos hoje? Alberto Goldman foi dirigente comunista, hoje é serrista. Carlos Lacerda foi da Aliança Libertadora Nacional de Prestes e foi o que sabemos na história brasileira. 

Mas a Folha faz questão de publicar a “ficha” de Ricardo Mello, como que para “limpar a cara” do próprio jornal.

Não faz isso com nenhum outro, mas fez agora com ele.

Não creio que isso o incomode, mas é uma espécie de “ato falho” do jornal, talvez diante do que a “aquisição do passe” de Reinaldo Azevedo tenha provocado de inconformismo em outros, como se apontou ontem aqui.

Mas que, em lugar de brigar com o “cachorro grande” que é a Veja, onde se transformam estas figuras em ícones do jornalismo, ficam alimentando o  furor destas figuras.

E que a Folha não faz diferente, agora.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

17 Respostas

  1. Antonio Passos disse:

    O Brasil é o único grande país do mundo que se dá ao luxo de engordar com verbas públicas, inimigos reconhecidos do país, que trabalham 24 horas por dia para fazê-lo voltar à condição de colônia.

  2. Zilda disse:

    Suzana Singer também está fazendo o jogo do contente. Ela sabe que exerce um papel meramente figurativo na Folha. Que ombudsman(ou woman) naquele jornal é puro marketing. Singer faz o trabalho dela no final de semana e no decorrer da semana o jornal repete os mesmos “erros” apontados por ela. Ela faz o papel de enxugadora de gelo. Ou será de tola mesmo?

  3. Rubens disse:

    Reinaldo responde à Mirian naquele seu “refinado”: “Tola”, “covarde”, “prepotente”, “pesonesta”, “Vá pentear macaco, dona Miriam Leitão!”. Rs rs rs

  4. renato disse:

    Quantos anos eu fabriquei papel jornal.
    E dizer que eles faziam isto com o que
    que eu produzia.
    Antes service para outra coisa, dai faria
    mais fino e menos áspero.
    Poluiria menos, e ajudaria a muitos.

  5. Ricardo disse:

    A foia devia publicar uma ficha dela própria. Assim, todos poderiam saber que o jornal participou do golpe militar, apoiou a ditadura e a censura, lutou contra a democracia e a liberdade de expressão e hoje…continua a mesma coisa.

  6. leo disse:

    A PRESIDENTA DILMA É UMA PESSOA RESPEITÁVEL, MAS CARREGARÁ EM SUA BIOGRAFIA O ONUS DE NÃO TER COMBATIDO A DELINQUENCIA DO PIG.

  7. Marina disse:

    Já se dizia que os piores reacionários foram ex- comunistas. Roberto Freire, Ferreira Gullar,, Arnaldo jabour, Serra, Aloísio Nunes e tantos outros são hoje ícones da direita . No fundo não mudaram, apenas revelaram a verdadeira face. Outro exemplo é a Marina Silva que parece ter se tornado outra . Pessoa que de nada lembra seu passado socialista. O banho de loja com uma postura conservadora a transformou numa figura triste, sem a coerência dos tempos de militância .

  8. Marcelo Bine disse:

    “””a petista maquinou uma aliança com a Alemanha na formulação de um plano mundial contra a violação de comunicações.”””
    A Dilma é muito Phoda mesmo!!!
    Conseguiu ludibriar o mundo inteiro, com sua conversinha mole, só para injuriar o Obama!!!
    Eita mineirinha treitêra!!!

  9. Fernando, leio o tijolaço todos os dias e sou seu fã. Peço-lhe, se possível, não inserir em seus comentários políticos o nome do meu querido Chico Xavier.

  10. Isso tudo é inveja da classe C ou é justiça poética ???

  11. Concordo plenamente com você, Fernando Brito. Longe do ideal, mas caminhando em direção ao resgate, quem sabe um dia, de toda essa dívida histórica, que não é pequena.

  12. Em defesa ao Rei do Camarote… uma vítima? Um mártir? Ou uma grande hipocrisia da nossa parte?

    http://www.youtube.com/watch?v=xkxKE_XDuM4&feature=youtu.be

  13. Em defesa ao Rei do Camarote… uma vítima? Um mártir? Ou uma grande hipocrisia da nossa parte?

    http://www.youtube.com/watch?v=xkxKE_XDuM4&feature=youtu.be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *