Os sipaios do petróleo

mega

No Estadão, a confirmação daquilo que já vinha sendo destacado aqui: o governo golpista está numa louca corrida para entregar o pré-sal, sem piedade.

E mais rápido do que estava sendo pensado: quer quatro leilões ainda este ano, dois deles da mais rica província descoberta neste século no planeta.

No primeiro primeiro, o natural seria que das quatro áreas unitizadas (agregadas a campos já licitados, que mostraram ultrapassar o perímetro da concessão, três ficariam com a Petrobras. Carcará, Tartaruga Verde, Sapinhoá. A outra, Gato do Mato – cuja concessão, anterior à Lei da Partilha, pertence à Shell (80%) e à francesa Total (20%) – ainda era  objeto de discussões jurídicas, porque a área em torno do campo pertence à União e sua concessão deveria seguir as novas regras.

Mas isso seria o natural. Porque a Petrobras vendeu Carcará à norueguesa Statoil  e Tartaruga Verde à australiana Karoon, negócio que ainda está bloqueado pela Justiça mas, se conhecemos bem como é nosso poder judiciário, será liberado.

Dá para entender, portanto, porque estes campos entraram logo na lista das vendas da direção entreguista implantada na Petrobras.

É possível que o descaramento não chegue à entrega da área ao Sul de Sapinhoá (antes, conhecida como Sul de Guará). É que Sapinhoá é o segundo maior campo de petróleo do pré-sal, produzindo um quinto de todo o petróleo e gás da região, com cerca de 260 mil barris de óleo equivalente, em apenas 10 poços, ligados aos navios Cidade de Ilhabela e Cidade de São Paulo.

Mas o pior ainda está por vir, com a decisão de licitar novas áreas do pré-sal,  onde desde o início já não vigorará a obrigatoriedade de 30% ficarem com a Petrobras e que ela os opere. Fazer isso com os preços do petróleo ainda deprimidos em relação a seus valores históricos – e com a nossa petroleira sob uma polítrica de encolher-se, ao invés de expandir-se – é simplesmente um ato de traição nacional.

É aquilo que o Papa Francisco, semana passada, chamou de sipaios – nome dos indianos que serviam às tropas coloniais inglesas:

Há  aqueles que  se prestam a isso. Em nosso país [a Argentina], temos uma palavra para descreve -los : os sipaios. É  uma palavra clássica, que está em idioma nacional. O sipaio  é aquele que vende o país à potência estrangeira que pode lhe dar mais lucro. E na  história argentina, por exemplo, há sempre algum político sipaio . Ou alguma postura política sipaia .

Na Argentina, “cipayo” é o mesmo que traidor e vende-pátria.

Temos mesmo sipaios por aqui.

Comentários no Facebook

10 Respostas

  1. Cunha disse:

    Estão exigindo que façam o “dever de casa” antes de serem derrubados. “Entreguem logo isso, rápido! “. (Deliver this, fast!)

    • leonardo disse:

      mas é isso mesmo. que serão derrubados serão,para pôr Aécio Neves e suspenderem as eleições no ano que vem.

  2. Gerson disse:

    Prezado FB, só para tua matéria ficar 100% correta, o campo de Tartaruga Verde é do pós-sal e está localizado na Bacia de Campos. Embora geologicamente diferentes, o entreguismo é o mesmo.

  3. Hanz Alisson disse:

    Se apenas um tiro fosse disparado em direção a pessoa certa a coisa começaria a mudar, mas infelizmente o povo brasileiro prefere ser espoliado sem lutar.Por que é justamente isso que está acontecendo aqui, perdemos uma guerro, asdim como o Iraque e Afeganistão e agora estamos sendo espoliados de nossos tesouros, ainda que o que se passou foi uma guerra sem polvora, não foi uma guerra sem soldados.

    • Jose magno disse:

      Um tirinho só… E a guerra estaria terminada. Como nos filmes “os ataques dos indios. Bastava matar o chefe e eles paravam a luta. Um tiro apenas e o Brasil estará a salvo…

  4. Dinio disse:

    Como disse Hanz Alisson, acima…apenas um TIRO NO BANDIDO CERTO, liquidaria a questão…os outros BANDIDOS DA QUADRILHA SE CAGARIAM e terminava o buxincho do entreguismo! Mas nós gastamos nossa munição no “carnaval” e no futebol…ah, claro…também nas novelas !!!

    • leonardo disse:

      é isso que me revolta. ver o brasileiro indo atrás dessa IMUNDA IMPRENSA PREOCUPADO COM CARNAVAL. isso só tem 4 dias. nosso destino é a falência!

  5. maria do carmo disse:

    Gangue de Temer o bruxo, Psdb conspirador, midia venal faminta DEm canalha , camara e senado bandidos, estao calados, com essa entrega do Brasil vendem a patria, malditos lesa patria, MP canalhas, devem ser punidos, Justica silente, GIlmar deve ser impedido pelo Supremo, Moro tem que ser contido com tantos arbitrios, policia federal tem que ser punida, se e que existe homens que exercam o Supremo como verdadeiro sacerdocio, esta na hora de agirem, essa horda de bandidos, saqueadores tem que ser julgados e jogados na cadeia, esses criminosos venais estao destruindo 220 milhoes de brasileiros, nada podemos esperar da midia, mas podemos nada comprar por ela anunciada, podemos escrachar cada um desses bandidos ao encontra-los e pedir a Deus que esse Supremo mostre sua sabedoriar e exerca suas funcoes, comecando na corte e dando um basta nos bandidos canalhas sem pudor, caso contrario temos de ir luta, e triste, mas quando nao podemos contar com o Supremo, devemos agir, correra sangue, mas poderemos salvar o Brasil! Supremo a responsabilidade e sua , a paz e a volta ao progresso, depende do Supremo, nao se acovardem! Estamos afundando, senhores juizes, seremos colonizados, aparecam menos na midia e ajam com consciencia, ou e a guerra!

    • Jose magno disse:

      Maria do Carmo. Por que somos tão covardes? Se temos de morrer um dia…Por que não dedicamos nossas vidas aos filhos, netos etc. Ficar assistindo a tudo isso, achando que é somente, responsabilidade do STF. Estamos sendo irresponsaveis e acima de tudo covardes pensando que os militares brasileiros são nacionalistas. E que a pátria ainda existe para eles. Amanhã, quando nada mais restar vão nos culpar por nãoa termos feito a nossa parte.Morrer ou morrer.Eis a questão.

  6. Tomás disse:

    Só que os cipaios tiverem seu momento de glória na famosa Rebelião dos Cipaios, quando se levantaram contra a dominação britânica da Índia. E estes cipaios daqui estão é implorando de joelhos aos seus patrões colonizadores que por favor aceitem aceitem tudo o que eles puderem subtrair ao povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *