Operação de “compra” de jatinho foi negócio “por fora”. Não aconteceu e não podia acontecer

cessna

Qualquer colega jornalista pode verificar, no site da Anac, quais são os documentos necessários para que uma empresa transfira  o registro de uma aeronave.

O que é o caso da alegação do PSB de que os usineiros da AF Andrade, de Ribeirão Preto, fizeram aos misteriosos empresários pernambucanos Apolo Vieira Santana e João Paulo Lyra Pessoa de Mello Filho, a venda do Cessna matrícula PR-AFA, que servia à campanha de Eduardo Campos e Marina Silva.

Não há, salvo engano, nenhum processo relativo a esta aeronave em curso na Anac, o que pode ser verificado no sistema eletrônico de acompanhamento de pedidos ao órgão.

Na imagem condensada que se publica ao lado, o último registro de processo relativo ao PR-AFA data de mais de um ano atrás, 13 meses antes da suposta operação de compra.

Não há porque a transferência do registro da aeronave não poderia ser feita, simples assim.

Porque, se aconteceu, seria um “subleasing” – uma sublocação, na linguagem dos mortais como nós, inquilinos ou ex-inquilinos –  que é vedado pela legislação comercial, salvo com a anuência prévia de quem arrenda o bem, no caso a Cessna. Há, inclusive, uma  Resolução (a de  número  2.309 ) do Banco Central que prevê a necessidade expressa de concordância prévia do arrendador.

Quem arrenda é a Cessna e a Cessna não autorizou a transferência da posse do bem.

Sem isso, nem mesmo matrícula válida o aparelho poderia ter, porque isso é exigido pelo Código Aeronáutico Brasileiro, em seu artigo 111.

E o mesmo pelo Sistema de Registro Aeronáutico  Brasileiro, que obriga para o registro de aeronave a apresentação de “termo de anuência do arrendador, no caso de cessão do arrendamento ou subarrendamento”.

Isso se a venda de fato ocorreu e não, como parece, uma operação clandestina para ficar de posse de um avião mediante pagamentos “por fora” e de origem já comprovadamente fraudulenta, com os laranjas que apareceram nessa transação.

Esta operação foi uma maracutaia.

Tão grande e mal-feita que não tem como deixar de explodir, mesmo com a imensa “boa-vontade” da mídia para com os envolvidos nela.

O programa de governo apresentado por Marina Silva diz ser necessário “o fortalecimento dos mecanismos de transparência nas doações para campanhas eleitorais”.

Que tal começar mostrando os documentos relativos a esta doação funesta?

Até porque são públicos, à medida em que têm de ser apresentados às autoridades públicas que registram aeronaves, como os Detrans registram veículos.

Mas não podem fazê-lo.

Seria a confissão de uma fraude.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

37 Respostas

  1. Cristiano disse:

    O que me chamou a atenção hoje é outra história que acabo de ler. Lembre-se que os jornais disseram esses dias que Marina faturou cerca de R$ 1, 6 milhão com palestras. Vamos à notícia:“Irmã mais nova de Marina Silva (PSB), Maria Elizete da Silva, de 52 anos, diz que uma das primeiras providências da irmã, caso chegue ao Planalto, será tirar o pai, Pedro Augusto da Silva, de 87, da casa de madeira em que vive na Cidade Nova, bairro pobre de Rio Branco. Suspenso por vigas de alvenaria, o imóvel é anualmente visitado pelas cheias do vizinho Rio Acre, um tormento que se repete há cerca de 30 anos na vida dos Silva. “Se a Marina ganhar para presidente, não vai deixar mais papai aqui neste bairro. Vai achar que também é demais, né? O que é que o povo não vai dizer: ‘ela ganhou, o pai dela continua ali, no alagado, e ela não está fazendo pelo pai. Vai fazer por alguém?’”, questiona Maria.

    http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/09/eleicoes_2014/203322-familia-quer-tirar-pai-de-marina-de-bairro-pobre.html

    • O velho não quer sair do local disse:

      Li a reportagem e fica claro que Marina tentou tirar o velho desta situação, mas o pai dela é turrão, não arreda o pé de lá.

    • Rita disse:

      E por que ela não usou parte do dinheiro que ganhou com palestras pra mudar isso? Quer dizer que, se ela não se eleger, o pai vai ficar no mesmo lugar? Ah! poupe-me! Essa estratégia, até pra ela, é desprezível!

      • João ferreira Bastos disse:

        Recebeu mais de R$ 1,6 milhões em palestras, fora o salario de deputada, senadora, e Ministra e nestes anos todos não pegou o Pai e colocou em um lugar decente

        Daí o cara vem dizer que o pai não quis. é ruim heim !!!

  2. Maria disse:

    Caro Fernando?
    Gostaríamos de saber se ainda obteremos uma resposta do TSE sobre essa falta de transparência por parte da campanha da candidata Marina, essa fraude eleitoral que está ocorrendo de forma tão clara para nós brasileiros!
    Será que esse assunto tão sério, somente será resolvido após as eleições?
    O TRE tem medo de resolvê-lo antes do dia das eleições?
    E se for constatada a fraude, o que pode acontecer caso esteja ocorrendo o segundo turno das eleições?
    Será que somente o Partido dos Trabalhadores é que sofre análises jurídicas?
    Esse assunto, sinceramente, causa-nos muito mal estar, insatisfação, sensação de muita injustiça para conosco, que estamos em pleno período eleitoral e com o país à mercê de decisões tão sérias e importantes, que nos parecem não serão elucidadas!
    Com a palavra o TRE

    • zefinha cruz disse:

      Temos que pressionar o Ministerio Publico Eleitoral – é só deixar a denúncia no site. Eu já fiz isso.

      • Pois é disse:

        Já se fez isso no caso de recurso para campanha vindo de conta em paraíso fiscal, coisa feita pelos piores bandidos da face da terra, e o supremo julgou que era legal, poderia até ter roubado mais

    • José Carlos Vieira Filho disse:

      É óbvio que a fada da floresta não parou de voar.
      Ela não voa de tapete mágico.
      Voa de avião,claro.
      Vou perguntar de novo: de quem?, Quem paga?

      • pois é disse:

        Só por aqui não só de defende mensaleiro petista como o direitos desses e aliados roubarem o quanto quiser e safado seria que achar ruim, agora não tem moral para reclamar de um possível jatinho da turma da Marina

  3. renato disse:

    Fernando, é admirável sua posição como jornalista.
    Esta vontade de acertar, e nunca difamar, que fazem de você
    um dos Blogs mais respeitados em termos de procura final da
    Verdade, dentro do mundo de informações da Internet.
    Alias se não fossem pelos blogs SUJOS, estaríamos perdidos..
    Este é meu pensamento e meu elogio a você e sua equipe.
    Você é um Brasileiro a ser respeitado!
    Quando vamos ter a entrevista com DILMA..

  4. Cláudio disse:

    Vote sim no plebiscito:

    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

    • Maria Helena Correa disse:

      Claudio, me esclareça: como e onde posso votar? já fui ao site e não vi formulario on line. Moro no Rio. Grata

  5. Carlos B disse:

    Parabéns Fernando Brito pela excelente qualidade e imparcialidade das informações disponibilizados sobre essa podridão envolvendo esse fatídico avião. Não se vê na imprensa esse nivel de cobertura. Por questões que fogem nossa compreensão a morte do Eduardo Campos trouxe a público esse emaranhado de corrupção que o candidato tanto combatia. ironia da vida e seus desígnios. . O que me espanta eh a imobilidade do TSE, da PGR, da Polícia Federal, enfim, para que servem essas instituições?

    • Rita disse:

      Assino embaixo!
      E pergunto: em quais jornais, rádios e redes de TV apareceu algum artigo semelhante? Podem me dizer? Não? Nada? Não saiu em lugar algum? Oh! que pena…..O povo precisa saber disso! Ou não?
      Alô, alô, marciano!Pra variar, estamos em guerra…

      • Dinio disse:

        ESQUEÇAM A IMPRENSA BRASILEIRA, por enquanto, pois se trata do organismo mais corrupto da história do Brasil. E não é em um mês de campanha eleitoral que isto vai mudar. A pressão, na minha humilde opinião, tem que ser toda concentrada nos órgãos competentes para apurarem esta corrupção. É a PGR, MPF, PF e TSE quem têm que dar satisfação ao POVO BRASILEIRO, não ao Governo a,b ou c! É o POVO BRASILEIRO QUE SUSTENTA, com o suor do seu trabalho, através da tão alardeada absurda (segundo a impressa) carga tributária. São FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, com altos cargos, altos salários e mordomias, que a grande maioria dos cidadãos deste país não têm.
        Aí é que está o buraco da agulha! O STF, agora, justo agora, abre campanha para reajuste salarial de “vossas excelências”, para mais de 35 MIL REAIS MENSAIS -fora os adendos e mordomias-, e não cumprem seu papel de garantir lisura numa eleição Majoritária no Pais, isto é, inclusive INCOSTITUCIONAL, nem vou citar a OAB, CNBB, BBB, etc !!!

  6. Ailton C disse:

    E na prestação de contas do PSB não vai aparecer os custos do outro avião que eles utilizaram?
    Acorde TSE, acorde, acorde, acorde, acorde!!!!!!!

  7. giovani guazzelli disse:

    Caro Fernando, muita gente deve estar pensando, por aí: “poxa, esses blogueiros são uma sarna”.

  8. Emerson disse:

    Volto a denunciar que o magnata do amianto Stephan Schidimihey, genocida condenado na Itália pela morte de 2000 operários numa de suas fábricas na Itália e grande apoiador do apartheid na África do Sul, onde crianças trabalhavam sem proteção em suas fábricas de placas de amianto, é um dos maiores financiadores de Marina Silva. E isso é público. A AVINA, falsa ONG de cooptação de líderes sociais diz claramente que ela é uma “ALIADA”. MARINA Silva prefaciou um livro publicado pela AVINA juntamente com o vice-presidente desta. Há anos que o jornalista espanhol Paco Puche vem investigando o caso e denunciando MARINA SILVA como uma criatura de Stephan Schidminhey e da AVINA.

    Leiam a reportagem e denunciem:

    http://renace.net/?p=3809

  9. marco disse:

    Eu duvido que o TSE faça algo.São cúmplices da direita.Não faz muito,validaram a candidatura do Arruda!Precisa dizer mais!

  10. André disse:

    Como é que pode uma candidatura que se diz representante de uma “nova política” começar do zero, a primeira coisa que faz, já faz ilegal? E tem gente que acredita!!

    • Wladimir disse:

      E a segunda coisa que fez também foi ilegal, André, uma vez que não declarou à Justiça Eleitoral os mais de R$ 1.6 milhão que ganhou proferindo palestres para banqueiros e empresários nos últimos anos! Vai vendo!

  11. marco disse:

    Um dos maiores problemas do Arrocho e da Blá-Blá,é AERONÁUTICO.

  12. Iskra disse:

    O Partido dos Trabalhadores questiona os valores declarados de Marina Silva a título de patrimônio, uma vez que resta a incompatibilidade dos rendimentos como palestrante. Ótimo, pois o partido começa a se mexer, mas e o avião fantasma de EduardoCampos/MarinaSilva, como fica ?
    Por que raios o Aécio ainda não abriu o verbo ? E a GLOBO ?
    Washington – DC estaria mesmo por trás disso tudo ? Ou é apenas a VELHA POLÍTICA BRASILEIRA agindo ?

  13. Carlos Diniz disse:

    Acabei de olhar no site do TSE.

    Marina Silva não apresentou a 1ª prestação de contas (receitas/despesas) no prazo legal. Quando o site é acessado a informação é: “Não há entrega de prestação de contas à Justiça Eleitoral.” – PSB – 40 – MARIA OSMARINA MARINA DA SILVA VAZ DE LIMA.

    SE alguém quiser conferir basta acessar http://www.tse.jus.br ir em prestação de contas, escolher 1ª parcial, colocar o cargo de presidente, escolher BRASIL na lista de UFs, optar por receitas ou despesas, e clicar em resumo

    Aparece a lista dos doadores e das despesas.

    Só não aparece a de Marina, porque ela não apresentou nem receitas e nem despesas

  14. Juba disse:

    Se fosse do PT, já tinha uns 30 preso suspeitos. O candidato, nem falem já tinha sido cassado.

  15. Edson J disse:

    E o MPE? Sumiu?

  16. marlos disse:

    Não esqueçam que eduardo campos provocou o escândalo dos precatórios em PE, quando era secretário de Arraes. Dinheiro ele tinha.

    • Iskra disse:

      Não esqueça que na época de Miguel Arraes o governo de Pernambuco era bombardeado pela mídia “grande” o tempo todo !
      Eduardo Campos pode ter se corrompido mas o velho Arraes não, sertanejo, sempre foi dos mais decentes e íntegros homens da vida pública brasileira.
      É uma pena que hoje não tenhamos no nordeste inteiro um só vulto de tamanha envergadura histórica e de luta como Miguel.

  17. Nikola disse:

    O episódio de plágio do programa do PSDB pelo PSB – Marina – se ocorrido em qualquer universidade no mundo, seria muito mais que suficiente para a cassação de um diploma de mestrado ou doutorado. Seria motivo para dar zero em uma dissertação de fim de curso. Seria suficiente para que um pesquisador tivesse o trabalho de toda uma vida contestado e daí por diante.
    A questão ética envolvida é seríssima. Apropriar-se do trabalho intelectual dos outros é crime também fora da Academia – paga-se por patentes, paga-se por formatos de programas de TV, etc. E serve ainda para demonstrar que a candidata e seu partido são pobres de ideias. Tão pobres que, na urgência, preferiram roubar (este é o termo) a não apresentar propostas.

  18. Alex Herren disse:

    Já disse e repito: Marina é laranja do itaú. Mais uma do laranjal do PSB.

  19. Diogo disse:

    Fernando Brito fazendo o que os jornalistas da mídia grande tem MEDO de fazer.

  20. Heitor disse:

    É isso que alimenta meu ceticismo.
    Não acredito no Ministério Público nem no Procurador Geral da República, muito menos no TSE.
    Se fossem sérios e tivessem hombridade, não estariam calados esperando um aval da mídia para agir.

  21. João Sales disse:

    A F A = A F A ndrade

    Há realmente registro dessa aeronave?

  22. Núbia disse:

    Ecoa nos meus ouvidos as seguintes palavras:
    NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL, É AQUI QUE VAMOS CRIAR NOSSOS FILHOS…
    As últimas palavras de Campos ao JN, parece a mim que ele fora acuado e achava que conseguiria fugir aos compromissos assumidos na outra américa, mas com a CIA não se brinca.Foi eliminado por desejar resistir entregar o Brasil. MARINA não resistiria,se possível fosse, ENTREGARIA DE BANDEJA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *