O que o Globo não deu, o mundo leu

temerlies

A Reuters publicou – e foi republicada em 9.800 jornais e sites do exterior, a começar pelo The New York Times – grande matéria sobre a acusação do ex-executivo Márcio Faria, da Odebrecht, de que Michel Temer presidiu pessoalmente a reunião onde foi selada uma propina de US% 40 milhões para os caciques do PMDB na Câmara.

Com acesso a outros trechos do depoimento do delator, a que não tive acesso, a agência demole os argumentos de Temer de que não se tratou de dinheiro na reunião:

Em seu depoimento, Faria alegou que, enquanto Temer não falava sobre números, Cunha deixou claro que era esperado um pagamento.

“Ele explicou que estávamos buscando um contrato com a Petrobras e que um compromisso que seria assinado exigiria uma contribuição muito importante para o partido”, disse Faria, acrescentando que estava claro que um suborno estava sendo buscado.

Uma vez que o contrato foi ganho, o pagamento foi feito em dinheiro no Brasil e em contas bancárias estrangeiras, disse Faria. Ele disse que o PMDB levou 4 por cento do valor do contrato, deixando 1 por cento para o Partido dos Trabalhadores, de esquerda, do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A agência confirma o que se imaginou aqui: que o PT foi incluído no negócio como um “cala-boca” que, se viu depois, seria útil para embaraçar a apuração do episódio, como admitiu, em seu depoimento, o empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Este caso, por mais que se queira abafar, não vai parar.

Até o conservador Josias de Souza, em seu blog, rebarba as explicações de meia-pataca dadas pelo atual presidente:

Temer assegura que ninguém falou em dinheiro durante o encontro. Até aí, sua verdade coincide com a do delator. Na versão do dedo-duro, a cifra fora acertada previamente. A reunião com Temer serviria apenas para que ele abençoasse a transação diante da testemunha mais qualificada do PMDB.

Tampouco foram mencionados no encontro “negócios escusos da empresa com políticos”, sustenta Temer. Beleza. Mas o presidente faria um bem enorme a si mesmo se respondesse a três indagações: 1) Se não tratou de negócios, o que diabos foi fazer no seu escritório o executivo da Odebrecht? 2) Se não havia mutreta no lance, por que o visitante foi levado à sua presença por Eduardo Cunha? 3) Se não pode ser 100% transparente, por que divulgar um video com meias-verdades?

Embora não seja notícia digna nem de uma nota de primeira página em O Globo – tratamento discreto que lhe deu o Estadão – o presidente da República – ainda mais um ilegítimo – sacramentando pessoalmente uma “bribe” de US$ 40 milhões é notícia em qualquer jornal do mundo.

Menos, claro, em O Globo.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

26 Respostas

  1. Lenita disse:

    Globosta chafurda na luma e engole a midia do dito primeiro mundo de cabeça baixa ! So’ falta tirar os sapatos né ? Por que não tirar o chapéu tb para pedir esmola ? Enfim, esse dia ainda chegara, e se depender do correr da carroça não esta muito longe. Outro dia dizia a um amigo que como não achava uma matéria que havia sido publicada no 247 tinha ido buscar na fonte (globosta que não leio jamais!); logo em seguida lavei meu telefone com soda caustica e desinfetei com alcool, just in case …

    • Lenita disse:

      * lama

      • leo disse:

        Temos que ir as ruas pedir a renuncia do Temer, do presidente do senado e camara, urgente. São esses corruptos, golpitas e traidores que querem acabar com os direitos dos trabalhadores. CUT da o ponta pé…

        • Lenita disse:

          É isso mesmo Léo, temos que exigir eleições diretas e gerais ainda em 2017, com assembleia constituinte exclusiva para reforma política. O Brasil tem que ser passado a limpo e o povo tem que participar massivamente nessa luta de reconstrução. Temos que proteger e melhorar as políticas públicas inclusivas de todos brasileiros e brasileiras. Nem um direito e menos ! Ponto !
          Todos às ruas ! Greve Geral, vamos bombar nossa presença cidadã dia 28 !

  2. valdir freire disse:

    Alguém pode explicar essa equação? dalagonol dá entrevista na Bandeirantes e diz que não prende nenhum tucano porque o foco da lava jato são os que estão/estavam no ” poder”. Agora o moro diz que não pode prender o temerário porque ele está no “poder”. Alguém, por favor, pode explicar?

    • José Ademar disse:

      E a mesma linha de raciocínio do fim de 2014,quando José Álvaro Moisés,Bolívar Lamonier,José Augusto Guilhon Albuquerque,José Neummâne Pinto,o jurista Ives Gandra Martins(pai),Gaudêncio Torquato-que foi apelidado de puxa saco supremo de Temer e Cunha,etc,etc.

      Essa era a narrativa cara de pau desse pessoal que ia frequentemente nos programas da Globonews,Bandeirantes,GAZETA-SP e outros veículos,atacar exclusivamente Lula,Dilma e o PT nas eleições de 2014.

      Eles eram convidados,exceto Ives Gandra que não era convidado quase toda semana,mas dava entrevista direto,somente para fazer campanha pra Aécio.

      Vem de longe a sintonia da Farça Jato e PMDB/PSDB.

    • Patrice L disse:

      Perfeito! Foi ao ponto!
      É Farsa Tarefa!
      Tem alvos pré-determinados, só aqueles, e administra as falas e justificativas se lixando se cai em contradição aqui ou ali.
      Não à toa que a oportunista, golpista e manipuladora de sempre, a Fadinha da Floresta, logo ela de envolvimentos ainda por esclarecer com o Campos e o jatinho, convidou o Dallagnol a filiar-se à Rede.
      Começam a aparecer as digitais da Odebrecht no golpe: verbas para Eduardo Cunha, pastor Everaldo, etc pra detonar a Dilma.
      Dilma que, nas internas, começou a extirpar cânceres da corrupção. O que lhe gerou, de mais em mais, oposição e inimizades. Até de antigos aliados.
      Não esperei por delações premiadas para entender o que se passava.
      Era só olhar os fatos precedentes à campanha de 2014, a própria campanha e a posse do 2o. mandato.

  3. Sidnei Oliveira disse:

    O ROUBO COMEÇOU COM ACERTO DA GLOBO
    Com a ODEBRECHT,palavras do seu dono!!!

  4. Sidnei Oliveira disse:

    O golpe no golpe….. RS50 milhões para derrubar a Dilma!!!????Acerto com a globo para privatizar a Petrobras!!!!????? HAJA TRUQIE QUE TEM POVO PRA TUDO!

  5. José Ademar disse:

    Ontem na BBC do governo golpista Jornal Nacional,eles,por incrível que pareça,deixaram escapar na matéria que na reunião dos 120 milhões do PMDB sempre apoiado pelos golpistas da Globo,estavam presentes na reunião Temer e Cunha.

    Então fica assim o depoimento de Cunha ao fingindo juiz Sérgio:Cunha disse que Temer sabia de tudo o que ele ia fazer.Sérgio diz:-Não ponha o sofrido e enganado Presidente Temer nisto que eu não vou aceitar que ele seja chantageado!

    E a reportagem da Globo/PMDB/LAVA JATO/PSDB,de ontem,13/04/17,confirma tudo o que disse Eduardo Cunha ao juiz farsante,cínico e parcial.

    Quem estava falando a verdade era o tal Cunha e Sérgio atuando com advogado de Temer.

    • L'Amie disse:

      Meu caro, o Povo não precisa ter muito trabalho, basta não ligar o Esgoto IV – rede gLobo. A partir daí, o Povo Trabalhador conhecerá a Verdade. Canal de TV é conceção Pública e tem por Objetivo a Educação e a Cultura. O Detrito Sólido dela é só novelinha devassa, bbb amoral, futebol corrompido, jornalismo facinazista e mercantilista. Brizola sabia de que se tratava o tal plim- plim. Vide Proconsult.

  6. Nina disse:

    Amando Fontes Oliveira, a mídia gringa está divulgado o Temer e toda a classe política. Cala a boca, mané!!!

  7. Ulan Bator disse:

    Caríssimo FB, companheiro de estrada, bem devemos chamar a Globo do que ela realmente é ………….ORGANIZAÇÃO TERRORISTA !!!!

    Aquilo JAMAIS foi uma empresa jornalística, atua como máfia em relação ao entretenimento – favorecimento e exploração de prostituição, fraude em resultados esportivos, sonegação brutal de impostos, intimidação de autoridades etc.

    E POLÍTICA E SOCIALMENTE ATUA COMO ORGANIZAÇÃO TERRORISTA………..ISSO É A GLOBO.

    • L'Amie disse:

      É verdade, ela pratica com o Povo a gLobotomia , quer nos extirpar o Cérebro. Quer fazer do Brasil um ” Ninho de Águias ” .

    • leonardo disse:

      essa fraude tem a ver também com a seleção brasileira. amigo. a”bomba”vai explodir no segundo semestre! no mais, é isso mesmo que você falou!

  8. Nina disse:

    Já sei porque os trolls profissionais estão entrando em massa no blog: “Diogo Mainard é citado por Henrique Valadares em depoimento na Operação Lava Jato.” kkkk!!!

  9. Alex Herren disse:

    Fiquei com uma dúvida: se 1% era para o PT, quem era o representante do PT nesta reunião? Será que era o Delcidio?

  10. jose magno disse:

    Pelo visto a Odebrecht se utilizou do LULA para conquistar mercados e agora o acusa de corruptor. E a elite falsa, golpista e bandida.

  11. leonardo disse:

    a imprensa brasileira cada dia se emporcalha e leva a sociedade junto. o que tem de gente que defende essa gente da imprensa é algo assustador. no dia em que a imprensa humilhar essa sociedade um abraço a sociedade brasileira.

  12. Onda Vermelha disse:

    Ora, ora, ora! O próprio delator, Márcio Faria, faz menção em seu depoimento, disse estranhar o postura do Juiz Sérgio Moro que impediu uma das perguntas de Cunha a Temer, que justamente faziam menção ao encontro que tiveram no escritório do próprio Temer.

  13. Augusto Campos disse:

    E o Diogo Manardi gosta de jantar e de dinheiro…..rs rs…rs

  14. leonardo disse:

    esse episódio só mostra como a imprensa brasileira FALIU! junto com essa sociedade do wathsapp e do faceburro. uma imprensa CINICA que não vai ganhar NUNCA, prêmios internacionais! é uma promiscuidade que assusta! e o Dória será PIOR

  15. Marco Sousa disse:

    O ilegítimo, a corrupção e a falta de vergonha na cara cínica!.

  16. carlos disse:

    O David Marques é psicopata bipolar, pago para denegrir as pessoas, até pq falar é fácil provar é outra coisa, por isso eu acho que sofre de transtorno bipolar.

  17. Deus Carmo disse:

    Só pobre de corpo e espírito acredita em honestidade. O rico de espírito ou de corpo manipula a honeatidade se utizando dela para aumentar seu poder. Quem acredita em ações por puro amor à verdade e à honestidade?

  18. carlos disse:

    Eu gostaria de saber se as nossas instituições tipo: OAB, CNBB e ABI será que se extinguiram .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *