O que fez parar o sequestro de Lula para Curitiba?

sedepfsp

Se o Brasil tivesse imprensa e não simples repetidores do que dizem promotores e policiais, a esta hora estariam duzias de jornalistas atrás do mandado de “condução coercitiva” para saber para onde determinava ser levado o ex-presidente Lula.

Como não temos, ficamos abertos a versões, como a do colega paranaense Esmael de Moraes  – reproduzida pelo Conversa Afiada – de que a intenção era mesmo levá-lo para Curitiba e o plano foi abortado em função do escândalo feito pelo ex-deputado Luizinho no Aeroporto de Congonhas.

Parece-me que a primeira parte é exata, embora eu duvide que, com portas cerradas e comunicação direta com a pista de decolagem, o protesto, de início solitário, pudesse ter sido a razão da mudança de planos.

Também não acho que tenha sido “medo da reação”popular, porque a decolagem se daria por volta de sete horas da manhã.

A ordem dada por Moro para a “condução coercitiva” de Lula era sem destino? “Conduzam-no para onde quiserem?”

“Razões de segurança” para leva-lo a depor no Aeroporto de Congonhas, numa sexta-feira, quando o movimento é maior e um tumulto pode se alastrar, com graves consequências, por um saguão que não é possível isolar?

Contem outra, senhores, por favor. É só olhar a foto acima e ver o imenso e espaçoso prédio da Polícia Federal em São Paulo para ver como são incomparáveis as condições de segurança, em relação a Congonhas. tem várias saídas e, inclusive, um heliporto.

Ou foi uma manobra para fazer espalhafato ou algo que saiu errado no meio do caminho.

Mas isso, só apurando e não anda muito na moda fazê-lo.

O jornalismo brasileiro parece que deixou disso.

E não há que falar em sigilo de Justiça quando a Polícia Federal e o Ministério Público entregam a Diego Escosteguy, da Época, todas as fotos batidas ontem no sítio de Atibaia, inclusive reproduções de (oh!) fotografias do ex-presidente com D. Mariza e do bote de lata com seus nomes pintados. Aliás, também um vídeo mostrando um quatro revirado e o interior dos armários do casal.

Será que esse vazamento interessa saber quem fez?

A quantidade de mentiras pregadas à opinião pública parece não ter fim.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

35 Respostas

  1. revenger disse:

    Mistério… seria essa obsessão tucana por aeroportos? Seria por que nos aeroportos tem muito mais coxinha do que pobre e assim teria mais adesão “popular”?

    Seria por que é mais perto o aeroporto da casa do Lulla do que a sede da PF?

    Ou alguém, grau 33, deu um telefonema e mandou Mouro abortar? Talvez um General ou Almirante?

    • ernesto disse:

      Ué, mas o Lula não disse que aeroporto agora está cheio de pobres que o adoram? Ontem, antes de chegarem os militantes convocados, só tinha o professor Ridiculuizinho apoiando o semideus. Será que o mais honesto mentiu? De novo?

      • Iskra disse:

        arnesto, pra ficar mais suave, dá uma olhada no G1 e procura saber os motivos da eliminação da Ana Paula….mais fácil pra sua cabecinha microcéfala.

        • ernesto disse:

          Ana Paula?! Já que o seu negócio é mudar de assunto, vamos a um pertinente ao caso: você viu o vídeo em que a comunista Jandirão comenta a “serenidade” do seu semideus enquanto ele, ao fundo, mostra ao seu nível mandando um juiz federal enfiar o processo no aparelho excretor. Está rodando por aí. É uma das poucas oportunidades de ver o malandro sem a máscara de praxe.

          • Vargas disse:

            ô imbecil, o que vc quis dizer exatamente com ” a comunista Jandirão” ?
            Qual foi a “mensagem” subliminar deste qualificativo digno de fascista ?

            “mandando um juiz federal enfiar…”

            Qual a diferença de um juiz federal, estadual ou municipal que seja ? Por que acentuar o “federal” na sua … frase ?

            Ernestin… vc como incendiário de massas precisa de alguns cursos no exterior…

          • Antonio disse:

            ernesto, vai escrever no Congresso em Foco que é um paraíso coxinha mantido pela Folha o mais canalha dos jornais.
            Vai para lá seu FDP!

        • ernesto disse:

          Mas até fui olhar no G1. Só não vi Ana Paula nenhuma. A manchete lá é que Pasadena pegou fogo. E logo agora que a Dilma queria que esquecessem do assunto. Como diz aquele narrador: “que fase”.

  2. Iskra disse:

    Cabe a Dilma, Presidente, demitir de imediato o chefe da polícia política federal. Chamar as falas o MPF e o Moro, través das instâncias que pode lançar mão.
    Houve um atentado direto, flagrante e irremediável ao Estado Democrático de Direito, dona Dilma Rousseff e este atentado não pode ser sanado com cartinhas, visitinhas, comunicados, necessita-se de AÇÃO….e agora ?
    Erundina, aquela deputada que apoiou Marina Silva e depois Aécio Neves em 2014, ainda que por omissão, afirma que o País derrete.
    Pedro Simon, do alto de sua senilidade covarde, afirma que impeachment não é GOLPE !
    O pov é importante, mas não é tudo, agora, pois novas pedras e jogadas são gestadas no tabuleiro do golpe, sem REAÇÃO ENÉRGICA do governo Dilma, esta mesma PF, MPF et caterva , irão bater a porta do Palácio do Planalto.
    A corda aperta, as guilhotinas estão montadas.
    A REAÇÃO política veio do Lula com o POVO ( leia-se militância ), falta a REAÇÃO institucional, imediata, para esmagar agora, antes do próximo lance, o GOLPISMO aberto e descarado.
    Avante. Nossa Leningrado é agora !

    • Alisson Souza disse:

      Lula não tem como explicar os milhões vindos das empreiteiras do Petrolão, FB! Game over!

      • Vicente disse:

        Que milhões o que. Papel aceita tudo. Faz tempo que a Veja diz o que quer, sem qualquer compromisso com fatos. Se o Lula quisesse, teria, como o FHC, apartamento de 9 milhões em Paris, fazenda, etc. O Lula é diferente. Vocês não conseguem entender. Ele mora no mesmo apartamento que já morava antes de ser presidente. Ele frequenta um sítio simplezinho e anda de barquinho de lata, não de iate. Raciocinar é de graça. Um pouco de lógica não faz mal a ninguém. Dizem que as doações das empreiteiras ao PT são propina. As mesmas empresas doaram ao PSDB milhões, mas daí não é propina. FHC fez muitas palestras e ganhou dinheiro. Lula também. As do Lula são crime. As do FHC não. Pense, Alisson.

      • Iskra disse:

        Só alguém com um nível de discernimento semelhante ao de uma hiena hidrófoba pode se regozijar com a agressão aos Direitos e Garantias Fundamentais prescritas na Magna Carta, fruto de luta de séculos da humanidade pra serem forjados.
        A propaganda nazi-fascista desenvolvida pelos poderes ocultos da República, aqueles que não deveriam existir, humilhando o Lula, foi apenas uma alegoria, com ela , humilhou-se a todos os brasileiros que com seu suor e sangue, são diariamente moídos pela máquina do Capital.
        Desprezo absoluto por brasileiros como você ! Decrépitos reprodutores do poder que ceifa milhares de vidas diariamente e pior ainda, ceifa as esperanças daqueles que permanecem vivos.

        • Alisson Souza disse:

          Me senti foi bem em ver aquele que com sua vida debocha do Brasil sujeito à Lei e às instituições.

          • Vargas disse:

            Quem debocha do Brasil são exatamente aqueles para quem vc está a serviço, alissu… Vc ainda não se deu conta para que lado a banda toca.

      • Vargas disse:

        Não tem como explicar… para quem “alissu” ? para o Tio Rey ou para o astrólogo ???

  3. Iskra disse:

    De novo a PM do alckmin……..dessa vez agride manifestantes que se aglomeravam próximo ao prédio do Lula.
    Essa PM só tem coragem pra bater em pobre, pretos, professores e estudantes.
    Subir no morro não ne ?

  4. JOHN JAHNES disse:

    Se a justiça fosse um pouco honesta e justa, honesta, (CADÊ O STF, O STJ?) o juiz Moro deveria ser punido com uma suspensão por muitos dias e investigado para saber quem está por trás dele nessas suas lambanças premeditadas. e midiáticas.
    E os vazamentos que mostram que ele “”prevarica”” quando nada faz para evitar e para descobrir quem vaza? Será que é ele mesmo o vazador?
    O QUE SERÁ QUE O MORO ESTÁ QUERENDO ESCONDER OU QUEM ELE ESTÁ QUERENDO PROTEGER, COM TANTAS LAMBANÇAS E COM ESSA SUA CAÇADA, SEM NENHUM NEXO AO GRANDE PRESIDENTE LULA?

  5. Azevedo disse:

    Dilma tomar uma atitude? Me poupem. Dilma está desconstruindo tudo que o Lula construiu. E acho que assiste de camarote a isso tudo.
    Como pode ter deixado chegar a esse ponto, com um Ministro da Justiça como o que manteve até há pouco? É uma pessoa que não sabe chefiar, comandar. Quem comanda, toma decisões. Ela perdeu o comando de tudo. Me sinto traido por ter votado nela. Está fazendo o jogo da direita, dizendo-se republicana. Acho que ele foi cooptada, e vai levando que a apoia na conversa.

  6. Messias Franca de Macedo disse:

    ATENÇÃO BRASIL DO BEM

    Se o Poder Executivo Federal deixar ‘vazar’ os atos discricionários e criminosos do “juiz” ‘mor(T)o’ para os Quintos dos Infernos do Esquecimento, a próxima etapa do golpe poderá ser a derradeira!
    E o governo federal cometerá um crime de lesa-pátria!
    Cade o tal novo Advogado Geral da Nação?
    Ah, putz, lembrei: é o ‘Zé Tucano’!
    Incrível!
    É verdade: “a nova” AGU… “Não vem ao caso”!

    Entenda

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    O plano era levar Lula para Curitiba

    Por jornalista Esmael Moraes – de Curitiba

    05 MAR. 2016 – 08:41

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA]: http://www.esmaelmorais.com.br/2016/03/o-plano-era-levar-lula-para-curitiba/

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … AINDA SOBRE CERTA DECOLAGEM ABORTADA!

      … Bastaria “o ‘miniSTÉRIO’ da ‘Justiça’ que no momento está literalmente acéfalo” (sic) averiguar toda a logística empreendida e o total dos custos relacionados ao voo Guarulhos/Aeroporto da ‘Guantánamo do Paraná’, “que acabou não decolando”!
      Nomes dos tripulantes e dos passageiros!
      Voo comercial ou da FAB?
      Um jatinho sem dono (idem sic)? – e com propensão a se desfazer no ar (ibidem sic)?

      Ah esta CIA!
      Ah este Pentágono!
      Ah estas Sete Irmãs do Petróleo!
      Ah esta IMUNDA Casa Grande nativa, impiedosa e festivamente colonizada!…

      PQP

  7. Maria Rita disse:

    A força-tarefa está com síndrome de UPP no morro do Alemão? Acharam que um ex-presidente poderia ser tratado com a mesma crueldade aplicada a Amarildo pela PM carioca? Gente! Isso é pior por estar orientado pelo que já houve de pior nesse país. Essa gente tem que ser afastada. Isso é monstruoso. Tortura, nunca mais!
    Golpe, nunca mais!

    • Viviane disse:

      Acredito não ter sido sua intenção, mas eu ainda sonho em viver num país em que um Lula e um Amarildo sejam tratados com o mesmo respeito.

  8. alvaro disse:

    A arbitrariedade e a parcialidade de um juiz é a desonestidade da justiça.

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    MUITO OBRIGADO, GLORIOSO DEUS!

    Até que enfim…
    Mesmo porque é guerra!
    E não fomos ‘nois’ que propusemos o repto nestes termos!

    ***

    DEFESA DE LULA IRÁ DENUNCIAR MORO AO CNJ

    Advogado Roberto Teixeira acusa o juiz Sergio Moro de tentar intimidá-lo, ao criminalizar sua conduta profissional como advogado; “A situação demonstra a clara tentativa das autoridades de intimidar um dos advogados do ex-Presidente Lula, violando suas prerrogativas profissionais e, por isso mesmo, será levada ao conhecimento da OAB e do Conselho Nacional de Justiça”

    5 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:01

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/219850/Defesa-de-Lula-ir%C3%A1-denunciar-Moro-ao-CNJ.htm

  10. Macunaíma disse:

    Será quer iam joga-lo ao mar, como fizeram tempos idos?

  11. Antonio Cesar Perin disse:

    O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.

    Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.

    Soldados da Polícia da Aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.

    Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.

    Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.

    O coronel fica furioso.

    O reforço é chamado. Em poucos minutos a Polícia da Aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.

    A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.

    Mais tensão.

    Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o coronel, que segundo consta é legalista, teria perguntado: “O que vocês pensam que estão fazendo com um ex-presidente?”.

    Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.

    Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.

    A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba — onde deputados de oposição já estariam comemorando.

    Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.

    A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.

    Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.

    O ex-presidente Lula é libertado.

    A operação fracassou.

    Quem forneceu essas informações, relatou tudo isso, exatamente desta forma.

    Provavelmente quem esteve no local, naquela fatídica manhã de sexta-feira, possa ter visto parte desse impasse.

    Sobre a veracidade desta versão, cabem duas questões:

    De fato aconteceu desta maneira, a partir da ótica do narrador.

    Ou, como disse a personagem do filme “Cortina de Fumaça”, Paul Benjamin, interpretado por William Hurt, após ouvir a história de natal de Auggie Wren (Harvey Keitel):

    “Para se contar uma boa história tem-se que saber apertar as teclas certas. E nisso, você é mestre”.

    Quando o narrador dessa história terminou de contar, me disse: “Podia ter acontecido uma tragédia. Foi muito tenso”.

    A mim coube apenas a fidelidade do relato sem o uso de qualquer recurso literário

    Blog Contexto Livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *