O PSOL ocupa o lugar do PT? O do voto popular é que não é…

votosfalam

O mapa acima, que “roubei” do Facebook da Tandara Santos, é o retrato mais expressivo da besteira que é dizer que: a) o PSOL tomou o lugar do PT e 2) e, bem pior, que o PSOL é a alternativa de esquerda no Brasil.

Lamento, porque gosto muito de amigos psolistas, nos quais reconheço sinceridade, mas não lucidez nesta quadra difícil.

Penso que se vergam com muita facilidade aos ventos contrários e aceitam o discurso dominante, como fez Freixo hoje ao declarar que foi prejudicado por ““tudo de ruim que aconteceu durante o ciclo do PT na Presidência”.

No fundo, talvez, não acreditem no conceito – e na sabedoria do conceito – do voto de classe.

E não entendam que o Brasil não é um país partido entre uma elite e uma massa, no qual a primeira vive bo século 21 e a segunda, embora de celular, vive no 19.

Mas o mapa não evidencia apenas o erro do PSOL, mas o do PT.

A preocupação em ser palatável, “republicano”,  “de todos”.

Não, a política tem lado e o povo humilde não reconheceu no candidato “de esquerda ” o seu lado.

Como, historicamente, reconheceu em Getúlio, em Jango, em Brizola e em Lula o seu lado.

Os “puros” cometem este erro e pagam por isso um preço.

No primeiro comentário que fiz, após o primeiro turno das eleições, já registrava este traço na candidatura Freixo.

É bom lembrar, porém, que Freixo teve um percentual – 18% – bem pior do que os 28% obtidos na eleição anterior, em 2012, quando foi a grande surpresa.
Infelizmente, esta onda não chegou à Zona Oeste (à parte pobre, formada por Realengo, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz), onde Freixo teve entre 6 e 11% dos votos. Na parte rica, como era natural que fosse, venceu Pedro Paulo.

O problema da esquerda não é fazer uma política de alianças.

É tanto não fazê-la quanto deixar que as que faz as conspurquem.

O mapa aí de cima é apenas uma pálida ideia do que seria uma candidatura Lula mo povão.

Onde você v~e a vitória do Crivella, em geral, veria a de Lula.

E onde vê a de Freixo, provavelmente veria a de seu adversário.

A esquerda “moderna” anda se esquecendo da luta de classes.

 

 

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

24 Respostas

  1. Holdo disse:

    Acho que a avaliaçao tem que ser feito a parte.

    Parte do povo está com rancor do pt. Eh normal, era um partido que nao podia errar em nada, justamente pq nao tem o mesmo tratamento de outros.

    O psol realmente cresceu entre alguns que se sentiram orfaos do pt. Porem, o psol nao sabe se organizar, nao sabe compor, ainda vive num modo de fazer politica que nao rende mais votos.

    A questao eh: algum consegue imaginar o psol crescer mais?
    Nao vejo como. Nao vejo o freixo willys e genro numa uniao em prol de um projeto, apenas disputando lugar no crescimento da legenda.
    Mas o principal eh: o povo uma hora vai se lembrar do pt e perdoa-lo… assim como a rejeiçao a dilma vinha reduzindo, o tempo cura as feridas. No fim, o pt fez algo que nenhum outro fez, e isso uma hora volta pra grande parte de quem viveu os bons momentos do governo petista. E quando isso acontecer, o psol encolhe de novo.

    Arrisco dizer que ate a direita vai ajudar nisso. Se ele chamam o lula de comunista e falam que o pt quer dar um golpe comunista, alguem acha que a direita vai preferir correr o risco de ser governado pelo pt ou pelo extremismo do psol?

    • Léo disse:

      O pessoal do Psol, estava contando com os ovos(Belem e RJ), antes da galinha botar.

      Falaram muita asneiras durante a campanha. Como a elite burqueza, rascista homofobica, escolheram o PT para bater e deram com os burros na agua,,,

  2. Holdo disse:

    So pra completar:

    Acho que em 2022 o haddad despintará como um nome a presidencia.

    Ja 2018 sera um ano complicado. O psol com ctz nao estará. Se lula nao sair, as duas unicas pessoas de outro partido que podem disputar os votos dele sao ciro e marina. Como a esquerda nao permitirá que marina faça isso, provavelmente o ciro assume essa posiçao (lembrando que o ciro costuma retirar parte dos votos do aecio tb) trazendo, qm sabe e enfim, o protagonismo que o pdt merecia nunca ter perdido.
    Fato eh: quem lula apoiar leva. A questao eh: lula apoiaria ciro gomes? Ultimamente tenho tido essa duvida

  3. iSKRA disse:

    FB, até tinha uma certa admiração pelo Freixo, esta foi ao limbo com a declaração IMBECIL de que foi penalzado nas eleições pelos erros do PT na presidência.

    Demonstra claramente que :

    Freixo e seus auxiliáres foram ineptos em fazer ver ao POVÃO que ele era candidato do Psol e não do PT e pior , que poderia ser tudo de bom que o PT foi sem os erros e mazelas do partido que buscava substituir.

    Na verdade o Freixo fez seu papel , bater o PMDB de Cabral e Paes, de resto, demonstrou ser um farsante. Crivela no lombo dele.

    Terminando, acho que o Psol se suicidou com esta declaração IMBECIL do Freixo, com a crítica imatura e oportunista de Jean Wyllis ao Maduro e com o ufanismo da Luciana Genro com a Vaza Jato.

    A roda realmente GIRA !!! Ainda vão ajoelhar pedindo o LULA de volta !!! Inclusive os sócios da Fiesp e Firjan.

  4. Manu disse:

    Essa balela que perdeu vencendo, cansei. Perdeu, assume a porra da campanha mal feita. Kalil tinha 20 segundo no primeiro turno, foi para cima, podem gostar ou não dele, mas não ficou de minimir. Esse povo de esquerda que tem vergonha de ser de esquerda é um fracasso.

  5. José Ademar disse:

    Tá certo que a dinâmica hoje em 2016 é outra,mais com a idade do PSONHO o PT já tinha ganhado várias prefeituras importantes e tinha chegado ao segundo turno em 1989 se legitimando de fato e de direito como partido do povão.

    O PSOL até hoje não conseguiu isso e seria melhor falar fino com o PT para não sair do mapa político nas próximas eleições ou por algum golpe via judiciário com cláusula de barreira afins.

    O PSOL nunca substituirá o PT e seria melhor se aliar ao PT,PCDOB,PDT(que de Leonel Brizola não tem mais nada mais já tá melhorando)para agregar forças já que os golpistas pagarão em breve muito caro pela aventura Temer Cunha,PSDB,farça jato,mídia corrupta e mercado da agiotagem.

    Agora o PSOL errou em várias coisas como,por exemplo,elogiar a mídia investigativa,apoiar farça jato,Black blocks,sininho e flertar com a direita no primeiro mandato do governo Dilma.

    Era só um repórter da mídia podre ligar para falar com qualquer deputado federal do PSOL e lá estavam eles de prontidão para atendê-los e dar surra no PT,fazendo eu duvidar as vezes se eles eram mesmo do PSOL ou do psdb/pfl.

    Resumindo: o PSOL vai precisar e muito do PT e do PCdoB mais precisa desde já deixar a arrogância de lado e que eles assumam seus erros.

  6. Batista disse:

    O PT, mesmo com campanha diária desancando-o no JN como o partido mais corrupto das galáxias nos últimos trocentos zilhões de anos luz, há quase três anos, municiado pela vaza jato da farsa tarefa do moro e seus Blue Caps, elegeu 256 prefeitos no Brasil e o PSOL, em franco crescimento global, elegeu 2 no Rio Grande do Norte. “E viva a Vaza Jato” (assinado Luciana Genro).

  7. Batista disse:

    Nada mais natural que essa declaração de Freixo, o contrário é que seria surpresa.
    O objeto da “paixão” deles sempre é o PT, pois apesar de terem saído do PT, jamais permitiram que o PT saísse deles.

  8. Cláudio disse:

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  9. antonimo disse:

    Ora, ora, ora! O psol é um partido de “esquerda” enxertado pela cia. Será que ainda não perceberam isso?
    Vamos lá :
    Comecemos com as jornadas de 2013 onde aparecia uma figurinha a la kim catamerdinha uma tal de sininho com baque de ciaboy, desenvoltura de ciaboy ou seja com aquela certeza que, se presa, rapidinho seria livrada após alguma encenação. Na época me lembro a referencia dela e do grupelho dela era quem? Quem? Sô frexo, que foi chamado pelo menos uma vez pra livrar a cara dela numa delegacia qualquer. Não bastasse a grana pros lanchinhos das “mobilizaçôes” vinha de onde? Do psol.
    Agora vem o tal willys dar bocas contra quem?
    O maduro e, de repentemente, a venezuela vira preocupação da psolagem. Antes, já tinha o mesmo seu willys se desmanchado em loas ao estado terrorista de israel. Não bastasse o “frexinho” vem a público assegurar que o pig nacional não merece ser chamado de pig. Isso sem falar nos elogios rasgados da luciana “genra” ao agente da cia moro.
    Vamo lá, nunca vi alinhamento tão “reto” com o programa da cia para o brasil e o mundo do que esse dessa psolagem. Se não recebem grana da cia vão, pelo menos, ganhar visto vitalício pra disneylândia. A sininho então até emprego deve ter garantido lá na disneylândia.

    • C.Poivre disse:

      Antonimo, só agora, com seu lúcido comentário, é que me caíu a ficha. A sua, para mim, é a melhor hipótese, ou seja, o psol é uma destas ONG’s financiadas por George Soros, irmãos Koch, NED e outros promotores de “revoluções coloridas” (que nada mais foram do que a derrubada de governos que não se alinhavam aos EUA), só que o diferencial do psol é que se organizou como um partido, minúsculo e sem povão, mas um partidinho. Esse é o seu diferencial para não ser confundido com as ONG’s da CIA e poder se infiltrar mais facilmente no seio da verdadeira Esquerda (PT, PCdoB, PDT), que não têm “socialista” no nome e portanto são mais confiáveis pois todos os que se arvoram em socialistas (psol, psb, pps e pstu) são, na verdade, ANTI-SOCIALISTAS.

  10. Maria Rita disse:

    Li uma análise no GGN que mostra que as razões da derrota de Freixo são bem mais complicadas do que a ele alega. Seria bom que ele lesse um pouco mais sem o orgulho ferido. Ainda assim, várias são as correntes que acreditam que ele tem um cacife melhor para 2018, como senador ou deputado federal. Depende de seus projetos e dos projetos do seu partido. Espero que ele seja bem melhor do que Luciana Genro, que conseguiu o pior efeito da campanha no RS, onde, pela primeira vez, a esquerda não elegeu um prefeito. Todo mundo erra, só precisa saber onde e tocar o barco para a frente.

  11. Luiz disse:

    Será que o Freixo quis dizer que: “Se o PT estivesse na presidência, bombando num governo sem erros, sem perseguição da mídia, com todos os seus programas sociais em alta e com a economia crescendo… ele ganharia a eleição do Rio fácil, fácil… “?

  12. Antonio Luiz disse:

    Para ficar apenas no hoje, ou mais recente, acho que o Psol e Freixo deviam apresentar ao público, além de suas costumeiras e esperadas críticas ao inimigo PT, suas avaliações sobre a dobradinha com a Globo. Onde foi que deu errado?
    O Psol bater no PT é a coisa mais natural e esperada. Afinal, a direita sempre o teve como inimigo.

  13. Ruy disse:

    Partidos com nomeclatura ‘Socialista’, ou ‘Comunista’ no nome, nao vai nunca ganhar eleiçoes para cargos executivos de topo. O nome PT ganha.

  14. Nilda Pais disse:

    Esquerda mesmo só o PT é PLo PCdoB. O resto, que se auto intitulam de esquerda Psol, PSTU são todos manipulados pela Casa Grande. Não entendi se por ingenuidade ou pilantragem

  15. Ricardo Godinho disse:

    Essa esquerda é aquela que sobre de Esquerdismo, ou então de Burguesismo, que é aquela doença do esquerdista que não consegue – e não admite que não consegue – se desvencilhar dos parâmetros do pensamento de classe burguês.

  16. Marcelo Gaúcho disse:

    Assim como o pobre que apóia a direita sonhando em tomar o lugar do rico ao invés de construir um mundo melhor e menos desigual, o PSOL sonha em tomar o lugar do PT.
    É a esquerda manipulável que a direita gosta.

  17. C.Poivre disse:

    Primeiro que nos governos do PT as coisas boas predominaram maciçamente sobre eventuais “coisas ruins” que teriam acontecido. Segundo como é que um partidinho que ganhou as eleições em apenas duas cidades desconhecidas poderia ter a pretensão de “tomar o lugar” do PT, pois parece que o povão não foi avisado disso. E, se fosse o PSOL que tivesse governado o país nos últimos 12,5 anos, provavelmente não teria feito um décimo do que realizou o PT pois o PSOL “diálogo” do PSOL com o povão é ZERO, é um verdadeiro diálogo de surdos pois trata-se de um partidinho de mauricinhos arrogantes que lembram muito o início do PSDB que também posava de vestal perante os demais partidos e uma vez no governo fez a lambança que todos sabem. O discurso pretensioso e arrogante é a marca registrada dos psolistas, que se acham melhor do que os outros. E, com seus múltiplos discursos, será que o PSOL é mesmo um partido de esquerda? Existem muitos partidos que têm “socialista” em sua sigla e são anti-socialistas, como o PSB, o PPS, o pstu, o PS francês, o PSOE espanhol, etc.

  18. Roberto de Paulo disse:

    Psol grande porcaria de partido,até hoje não acordou,o tal do frouxo tem mais é cara de fascista,ainda tem a lorota chamada Luciana Genro,como teu pai,ambos traíra do PT.

  19. VIRGULINO disse:

    Se o PSOL sente-se assim tão forte, concorra a eleição presidencial de 2018 e veremos no que dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *