O problema maior não é Joaquim Barbosa: é uma elite que adere ao arbítrio pelo ódio

serpe

Eu me formei no culto ao Estado de Direito, que nos anos 70 era como podíamos chamar a Democracia.

E, como não podíamos falar em ditadura, o nome dado era “arbítrio”.

Ou seja, a lei “não valia” para todos, era mais dura ou mais branda de acordo com o freguês, sendo que o “mais duro” podia ir até à tortura e ao assassinato.

Tudo com base, claro, nos valores cristãos e na família.

O que mais me assusta no comportamento de Joaquim Barbosa não é o seu ódio e seu desprezo pelas convenções jurídicas que, apenas para citar uma, fez todo o país crer que os condenados do chamado “mensalão” iriam cumprir pena em regime semi-aberto, revista, como foi, a duração de seus apenamentos após o julgamento dos embargos infringentes.

Crença que veio, como todos sabem, de um entendimento pacífico de que era assim que se poderia cumprir penas em tal regime, como fazem 100 mil outros apenados, salvo quando, por seu comportamento agressivo, podem causar prejuízos à integridade física da coletividade: homicidas, loucos furiosos, etc…

Acabamos de descobrir que Joaquim Barbosa tornou “de brincadeirinha” tudo aquilo que todos – inclusive seus pares do STF – achava que era a sério.

Ele decidiu, sozinho e por uma penada, que não vale para José Dirceu  o que valia para todos. Quem discordar tem um recurso: recorrer para que ele mesmo decida, também solitariamente, o que já decidiu.

Joaquim Barbosa pode ser um homem mau, como disse dele o jurista Celso Bandeira de Mello ou um psicopata, como o definiu o promotor  Rômulo Moreira, Procurador-Geral Adjunto do MP da Bahia.

Isso pode acontecer a um homem, mas não pode acontecer ao Estado ou à coletividade, embora hoje Ricardo Mello lembre que não se vê qualquer “fúria santa” de Barbosa com temas como os linchamentos, a superlotação carcerária ou os espancamento de sem-tetos.

Muito mais grave é o fato de  a sociedade estar sendo transformada em algo mau e adepta do exercício arbitrário das próprias razões, ainda que aqui não se as discuta.

Porque isso leva à histeria e, com ela, à barbárie legitimada.

O ódio político e o interesse eleitoral estão conspurcando o exercício da mais alta magistratura judicial do país sem que senão poucas vozes se levantem.

Embora à boca pequena  muitos liberais e até conservadores considerem que Joaquim Barbosa tenha se tornado um siderado pelo seu ódio, poucos têm a coragem de dizer, porque julgam que isso lhes é útil no processo político-eleitoral.

A mídia teve o condão de transformar quem pare para pensar em “cúmplice”.

E a sociedade em matilha.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

30 Respostas

  1. Eva disse:

    E os pares do barbosa? concordam com esse arbítrio? o stf é cúmplice.

  2. Leonardo disse:

    Mais uma vez: A OAB, ainda que timidamente, já se pronunciou. Quando o PT, Lula e nossa Gestora vão se pronunciar? Têm medo de cair na armadilha da mídia que fará discursos do PT defendendo “mensaleiros”? Estão esperando que Dirceu e Genoíno sejam assassinados durante uma “rebelião” durante os jogos da Copa?

    • Roberto de Paulo disse:

      PRONUNCIOU coisa nenhuma,quem tem que se manifestar,são os outros ministros,que são omissos,e os senadores,porque só o pt,este papo já é manjado,sempre acusando o partido,e LULA DILMA,sai coxinha disfarçado.

    • vinícius disse:

      Leonardo, quer um copo de água com açucar? Mantenha a calma, companheiro.
      Aqui no Brasil existe uma tal de independência entre os poderes!
      Você se lembra desse tema nas aulas de Organização Social e Política Brasileira?
      Se o Gilmar tem apoio da mídia para falar o que quer do executivo, deve ser porque ele tem autorização da mídia (o 4º poder) para fazer isso.
      Portanto, Leonardo, pare e pense antes de propor coisas sem pé nem cabeça.
      Aliás, a cabeça foi feita para pensar!

      • Márcio disse:

        Peço encarecidamente que não ofereçam água para a tucanada. Aliás não falem a palavra ”água” pq eles ficam em choque kkkk.

  3. Jeremias II disse:

    Acho que o odio das elites e apenas uma capa, que esconde ganancia e malandragem sem limites.

  4. Messias Franca de Macedo disse:

    SOBRE “LOUCURA” E LATA DO LIXO!

    Quando o barbosa concedeu permissão para o trabalho externo de alguns condenados no MENTIRÃO, ele não sabia que “os condenados ao regime semi-aberto não podem (poderiam) usufruir das prerrogativas LEGAIS do regime semi-aberto” (sic)? Portanto, quem avisou ao atual presidente do stf que “condenados ao regime semi-aberto não podem usufruir das prerrogativas LEGAIS que regem este instituto prisional”?…

    Somente sorrindo! Ou, quiçá, chorando pela nossa democracia de araque, republicanismo de fachada, enfim pelas nossas desgraças tupiniquins!…

  5. Messias Franca de Macedo disse:

    E Barbosa só pensa naquilo

    Por jornalista Ricardo Melo- Folha de São Paulo

    Vasculhei declarações sobre a selvageria contra Fabiane, mortes em presídios etc. O que se encontra? N-A-D-A
    O país vê linchamentos em série; uma mãe inocente é trucidada por cidadãos enfurecidos; namoradas tramam homicídios por ciúmes; presídios repetem cenas de horror; famílias choram a perda de parentes vítimas da criminalidade.
    (…)
    Mesmo chefiando o CNJ, que deveria ter a situação dos presídios superlotados como uma de suas preocupações, Barbosa não está nem aí. Um Pedrinhas a mais, outro a menos, tanto faz.
    Muito se especulou sobre planos de voo de Joaquim Barbosa. Vai ser candidato? Disputará a Presidência da República? Será advogado, coroinha, pregador? Pelo menos nós sejamos justos: ninguém sabe e ele não é obrigado a dizer. Mas, como se trata de preservar a democracia e de um personagem público de tanta importância, não é o caso de o pessoal da junta médica mudar de paciente?

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/165496-e-barbosa-so-pensa-naquilo.shtml

  6. Messias Franca de Macedo disse:

    Direito ou errado – [Joaquim Barbosa: BRASIL VAI DEMORAR A ACORDAR DESTE PESADELO]

    Por jornalista Janio de Freitas

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/165362-direito-ou-errado.shtml

  7. Messias Franca de Macedo disse:

    [ENTENDA ‘o fumaça do golpe’ da vez! O JB do golpe jurídico-midiático já consolidado no Brasil de hoje!]

    “Novos golpes no continente virão de mídia e grandes empresas”, diz presidente paraguaio deposto

    Vítima de golpe em 2012, atual senador Fernando Lugo discutiu histórico golpista da América Latina em evento na Grande SP –

    “Possivelmente, os novos golpes na América Latina não vão sair dos quartéis militares, mas das multinacionais e dos meios de comunicação.” A opinião é de Fernando Lugo, senador paraguaio e presidente deposto por um golpe parlamentar em junho de 2012.
    Em evento organizado na Grande São Paulo nesta sexta-feira (09/05) para discutir o processo histórico e político que permeou golpes militares no cone sul e o funcionamento da Operação Condor no contexto das ditaduras, o político paraguaio afirma que o manual da derrubada de governos democráticos hoje é outro: tem traços muito mais civis do que essencialmente militares.
    (…)

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/35198/novos+golpes+no+continente+virao+de+midia+e+grandes+empresas+diz+presidente+paraguaio+deposto.shtml

  8. alfredo de pádua disse:

    e eu pergunto: cadê a chefe do poder executivo, a ministra dos direitos humanos, o ministro da justiça e a maior liderança popular brasileira?

    • vinícius disse:

      E eu pergunto, Alfredo:
      é assim que a banda funciona?

      Vc já ouviu falar de independência de poderes?
      Sabe se o Ministério da Justiça pode interferir nas decisões do STF?
      Quem é a maior liderança popular brasileira?
      Esse líder popular pode interferir no STF?

      Fala sério, Alfredo!
      O que se pretende é respeito às normas.

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    Como a sociedade pode se proteger de futuros Joaquins Barbosas?

    Por jornalista Paulo Nogueira

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-sociedade-pode-se-proteger-dos-arroubos-ditatoriais-de-quem-preside-o-stf/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

    … O país não está de joelhos sob o jugo do verdugo destrambelhado joaquim barbosa, um reles RÁBULA PSICOPATA! Na verdade, o país está agachado sob a tirania da mídia fascigolpista, o tal do [nefasto e famigerado] PIG! O atual presidente do *”supremoTF” é, apenas, ‘o fumaça do golpe’ da vez! O temor está em relação às masmorras IMUNDAS do quarto poder: a “grande” imprensa! Donde talvez caiba uma pergunta suplementar: como uma sociedade pode se proteger de uma mídia hegemônica fascigolpista? A instituição da legítima Lei dos Meios? Ou a presidente Dilma Rousseff continuará a nos manter reféns do tal controle remoto, ‘remote control’ para aqueles que monitoram “o menino pobre que mudou só se for o ‘braZil'”?!…

    *”supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! Como podemos inferir, no Brasil, “o supremo” é absolutamente ÍNFIMO! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas!

    EM TEMPO DE GOLPE JURÍDICO-MIDIÁTICO: o golpe foi dado, já está consolidado! E cada um de ‘nois’ tem um pouco de “culpa no cartório”!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  10. Antonio disse:

    Fico meio que espantado com os advogados do Dirceu e Genoíno! Será que não há a quem recorrer? Ouvi falar que o Dr. Sobral Pinto requereu à Lei de Proteção aos Animais, para amenizar a tortura oficial ao Luis Carlos Prestes. Não seria o caso de recorrer ao Human Height? Ao Green Peach? À Comisão de Direitos Humanos da ONU? Não aguento mais ler os absurdo que são feitos aos dois. Só se gasta tinta e tempo.
    A propósito, como está sendo cumprida a pena do Roberto Jefferson. Com certeza ha regalias, pois ele não pode comer qualquer comida e necessita de exames e remédios constantes. Como não há notícias a este respeito no PIG, com certeza, há muita mordomia!

  11. ricardo silveira disse:

    O STF é um Colegiado que decide conjuntamente ou suas decisões dependem do presidente do STF? Por que nenhum ministro se manifesta contra o que está fazendo Joaquim Barbosa? Os demais ministros são omissos, impotentes, covardes ou concordam com o que está fazendo Joaquim Barbosa? E para que serve Ministro da Justiça? Por acaso o Senado não tem por função fiscalizar os ministros do STF ou estes depois de empossados podem fazer o que bem quiserem? Quem entre as instituições da República garante o Estado de Direito Democrático?

  12. Macunaima disse:

    JB é uma fraude. Não passa de um Idi Amin.

  13. Ester Ligoria disse:

    Este furor insano de Joaquim Barbosa não vai adiantar nada pois ele não conseguirá mudar NUNCA o DNA da pele nem do cabelo de José Dirceu…acho que só esta faltando isso.

  14. m.a.p disse:

    Pois é, infelizmente o povo brasileiro vai ter que “chupar essa manga” até a aposentadoria do “dito cujo”.
    PQP! Não daria para ser mais cuidadoso na escolha de ministros vitalícios.
    Falha monstro do ex-presidente Lula!

  15. Emilson disse:

    Se Joaquim Barbosa atua de forma ilegal, contra a lei, e seus pares se omitem de corrigir o arbítrio, não está na hora de processar o presidente do Supremo Tribunal Federal?

  16. Onda Vermelha disse:

    E a OAB e a classe jurídica como um todo o que tem a dizer agora que o julgamento foi concluído? Nada? Amplos setores como juízes (e suas associações) e advogados, com piadinhas de que acordam tarde, foram sumariamente desrespeitados pelo Presidente do STF, Joaquim Barbosa! Um dos fatos mais graves do julgamento, entre os muitos gravíssimos deste processo, é a meu ver a omissão deliberada do inquérito 2474 e do laudo 2828. Pois, comprometeu e feriu de morte o próprio princípio fundamental da ampla defesa e do devido processo legal. O que por si só já permitiria a anulação de todo o julgamento. Nos períodos mais importantes e agudos de nossa história figuras emblemáticas de nosso meio jurídico ocuparam papel de destaque na defesa de nossas liberdades democráticas e do estado de direito. Onde estão na atualidade? Tristes tempos esses! Parece que estamos vivendo uma espécie de clima de “caça as bruxas”, um “Marcartismo à Brasileira”…E a história se repete enquanto farsa!

  17. Guilherme disse:

    O Joaquim está tentando ser o Carlos Lacerda de 2014. Cuidado Dilma. A família do Aécio ficou só com a caneta do Getúlio(saudades do Henfil)

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    … Este sujeito depravado não deve ser tão ruim assim! Muito menos tão poderoso! Este sujeito é digno de pena: ele está sendo chantageado barbaramente pelas ‘mãos invisíveis’ de grupos e organizações fascigolpistas nacionais e transnacionais! Se nós tivéssemos uma ABIN eficiente e uma Polícia Federal verdadeiramente isenta, investigações facilmente levariam ao reconhecimento e à identificação destas forças obscuras que estão sórdida e criminosamente atentando contra o presente e o futuro da nação brasileira!…

    “Pense num absurdo! Na Bahia tem precedente!” *Octávio Mangabeira, ex-governador do Estado – EM “TEMPOS MODRNOS”: é só substituir a Bahia pelo Brasil!

    *Otávio Mangabeira, nascido Octavio Mangabeira (Salvador, 27 de agosto de 1886 — Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1960) foi um engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras.

    (…)

  19. Messias Franca de Macedo disse:

    … E “se der na telha” dos fascigolpistas de que é interessante(!) o atual presidente do stf, monocraticamente (sic), renovar a sua ‘jestão’ ad eternum?!… Mesmo porque – aconteça o que acontecer – o golpe já foi dado! Viva os 50 anos do penúltimo golpe no Brasil! Viva!…

  20. solange guedes disse:

    O que me assombra é o silêncio da oab(com minúsculas mesmo), do senado, e dos outros ministros.

  21. Concordo disse:

    barbosa esquece que esse país foi fundado pelas piores escórias sócias degredadas da Europa e deveria era continuar com a maioria aqui, considerando corrupto como bem feito da humanidade e que todo deveria era lamber a bunda dos Dirceus das vida

  22. marco disse:

    Não é somente o ódio que move as elites em qualquer lugar do mundo,até nossos dias,tirando-se raras exceções,o que preside tais sentimentos,é o medo terrificante que elas tem,de uma sociedade igualitária.Estranhamente de todas as manifestações que consegui ler,aqui nesse blog e noutros,ninguém se arrisca a propor A REVOLUÇÃO!Por que será.Medo talvez…

  23. Elisa disse:

    O ódio da elite sempre existiu, ele apenas se manifestou porque seus interesses foram contrariados, que é manter o Brasil como lhe convém. O ditador só se manifesta quando alguém se atreve a contrariá-lo, assim como o “dono” de escravos só manda para a chibata quem incomoda ou não obedece às ordens, para dar exemplo. O ódio não surge do nada, ele surge dos valores que cada um carrega.

  24. Daniela disse:

    O que fazem os grandes juristas desse país que mais criticam o Barbosa? N A D A. Nunca fizeram nada a não ser serem condecedentes com a corrupção que assola nosso país. E quando um homem, que enfrentou concursos públicos(homem das camadas populares) chega ao poder através dos próprios esforços. . . é massacrado por “entendedores das leis”( que falam muito bonito por sinal).Esses entendedores elitistas são os mesmos privilegiados que não estão nem aí para as injustiças do nosso país e fingem se preocupar com o ódio de Joaquim. Aliás o ódio dele pelos safados é o mesmo ódio de uma população cansada e arruinada que pede socorro. Portanto, amáveis(leia-se odiosos) entendedores das leis do nosso país, declaro em nome dos brasileiros que são também Joaquins: “Nosso herói é PRETO, usa uma toga de Batman e tem dentes de drácula pra sugar sangue de SAFADOS!”

  25. C.Paoliello disse:

    Tenho sistematicamente discordado e continuo discordando do uso da palavra “elite” para designar os “um por cento” muito ricos, que tentam controlar a vida nacional/mundial e que se tornaram milionários ou bilionários através de fraudes e roubos de todo o tipo, heranças vindas de pais igualmente desonestos, sonegação dos impostos e da previdência social, especulação financeira, uso de trabalho escravo ou semi-escravo, pagamento de fortunas à mídia para mentir descaradamente em seu favor (quando não são os próprios donos do veículo midiático), provocando guerras para vender armas, provocando “crises” financeiras para transferir dinheiro público para seus bancos e um sem número de bandidagens nas quais são os maiores especialistas.
    A ELITE de verdade é constituída pelos que trabalham honestamente e manteem o país funcionando e produzinho, são os professores, intelectuais, cientistas, trabalhadores e profissionais liberais em geral. Enfim a verdadeira elite não está entre a minoria endinheirada e sim entre os que vivem de seu trabalho, honestamente (não incluindo, é claro, especuladores financeiros, operadores da bolsa de valores, executivos do mercado financeiro, banqueiros e assemelhados que nada produzem para o bem comum).

  26. washington disse:

    esses políticos safados do PT são todos ladrões e criminosos e merecem pena de morte em praça pública,só assim para tomarem vergonha na cara essa politicalha no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *