O poder ilegítimo leva a poder algum

debret

O jornalista espanhol Tom Avedaño, em artigo publicado ontem à noite na edição brasileira do El País, diz que o Brasil é um país “em que os juízes tomaram o poder“.

A economia está em crise, a política gira em torno dos tribunais e o povo perdeu a esperança de que tudo fique melhor quando todos os culpados estiverem na cadeia. “A nova e definitiva era é de substituição de pessoas pelas instituições. Salvação, sim, sem salvadores”, afirma Ayres Britto, que foi juiz do Supremo Tribunal nomeado por Lula entre 2003 e 2012. Um futuro com a classe política atrás das grades, e que deixa a dúvida sobre quem liderará o país.

A “restauração da moralidade” – a pública, porque a privada segue ganhando imoralmente com a pobreza geral – que engana alguns trouxas, de fato, nos levou a esta estranha “democracia togada”, onde uma camada de “meritocratas” se substituiu ao povo na decisão de quem deve governar e, até, quem pode pretender governar pela via do voto.

 Moralidade, aliás, de uma casta que, alegremente, se autoconcede vantagens irrazoáveis e, várias delas, absolutamente imorais e vive, ao contrário do povo brasileiro, na fartura de quem – nas palavras do ex-presidente do Tribunal de Justiça de SP – vai a Miami comprar ternos.

Agora, o poder judicial volta-se para o processo eleitoral o qual, no fundo, desejaria abolir, o que faz na prática, ao pretender dirigi-lo.

O “povinho” deve clamar para que os iluminados bacharéis escolham quem eles poderão “escolher”.

A fórmula, para isso, é adaptar o seu poder de julgar de acordo com a lei em “julgar” por critérios absolutamente estranhos à lei: ideologia, moral, repercussão midiática e, até, obsessão patológica por exibir-se como “salvador da pátria” e refazedor, nos trópicos, de Cavaleiro das Mãos Limpas.

A disputa política, em nosso país, levada aos tribunais – e isso não é recente, vem dos tempos do “mensalão” – passou a ser travada quase que apenas na mídia, nos tribunais e nos mais imundos subterrâneos do parlamento, onde os personagens abjetos “servem” a propósitos desta ou daquela causa, ainda que depois sejam devorados e descartados pela máquina, como o foram Eduardo Cunha e Aécio Neves.

A que isso está levando, desde 2014, estamos vendo e, dolorosamente, sentindo.

Os únicos prazeres que se dão ao povo são os sádicos, a única expectativa é de que surjam mais escândalos.

O Brasil entrou num processo de dissolução que aboliu todas as nossas identidades, toda a nossa autoestima , toda a nossa capacidade de convívio minimamente  harmônico, em todos os graus, desde as famílias até o nacional.

Até mesmo as pesquisas eleitorais passaram a ser “comparativos de rejeição”, em lugar dos de apoio, uma espécie de “eu odeio este mais que odeio aquele”.

 É possível que suas Excelências, afinal, ocupem todo o poder e esvoacem suas togas como os militares desfilaram seus dólmãs, enquanto o poder real fica com aqueles com que o dinheiro lhes dá.

Comentários no Facebook

33 Respostas

  1. Luiz Carlos Breviglieri disse:

    A toga é o instrumento para destruir o país e o conceito de nação para que a economia trabalhe mais para a concentração de riquezas nas mão dos senhores da grande senzal

  2. Acab disse:

    A democracia esta sendo estuprada. Rasgaram a constituição.
    Hoje vivemos a ditadura da grande mídia e do judiciário.

  3. Antônio Vostras disse:

    Gostaria de me apresentar. Sou Antônio Vostras.

  4. Paulo Vasconcellos disse:

    pelo domínio do fato ,usado de forma errada por eles ,sem o menor escrúpulo ,são todos corruptos…..basta a evidente sociedade com a Globo,o maior de todos em corrupcão….
    aqui cabe o domínio do fato,pois a hierarquia está aberta no fluxo e timing dos fatos.

  5. Antônio Vostras disse:

    Acho um absurdo o que estão fazendo no Brasil. Espero que possa colaborar de alguma forma para que as pessoas entendam de uma vez por todas que não se pode matar politicamente uma ideia, que é a inclusão do pobre na vida do país.

  6. José Ademar disse:

    Que coisa fantástica seria se fosse assim no Brasil.Consegui assistir o GP da Inglaterra de Fórmula 1 hoje,16/07/2017,pela internet e por uma tv estatal de larga tradição na Europa.

    Não sei como mas consegui,já que pelo site da empresa não se pode ver direto porque a Globo Santinha tem exclusividade no Brasil.

    Se nós tivéssemos uma estatal de mídia forte no Brasil e só com especialistas de esquerda( 90% x 10% de direita) estávamos em uma situação melhor hoje,isso claro,só seria possível com um governo de esquerda.

    Esse é um dos graves problemas estruturais na América do Sul hoje.

  7. Antônio Vostras disse:

    Considero que agora, mais do que nunca, o nosso partido, o PT, que tirou o país do mapa da fome, possa lançar seu candidato em 2018. Mas não podemos pensar só em tudo que foi feito como referência, pois o povo brasileiro clama por ética e honradez. Para combater Bolsonaro com chance real da esquerda ganhar, o PT precisa de um nome ético, honrado. Por isso, sou da corrente interna que pede a desfiliação de todos que se envolveram com corrupção é pede que Paulo Paim seja escolhido para concorrer à Presidência da República. Para onde iremos se não tivermos ética?

  8. Ulan Bator disse:

    Vamos resolver este problema de uma vez por todas, vamos dividir esta joça, deixemos que o “cinturão paulista” e sua turma do atraso e dos golpes forme um novo país e vivamos livres nós mesmos.
    Simples assim.
    Deixa que se unam e rume para o abismo , SP, PR, SC, MT, MS, RO, GO e RS, se abracem e rumem para o abismo sob a batuta de Tio Sam, nosostros sigamos com o Brasil, FORTE, SOBERANO E LIVRE !!!!
    Quem quiser migrar que o faça livremente em um prazo de dois anos, depois que cada POVO viva sua vida.
    A outra opção é uma GUERRA CIVIL !!!

  9. Ulan Bator disse:

    Por falar e governo judicial e tutela sob a democracia, vi agora a pouco a figura triste do tal Thompson Flores . Nome e figura típicas de corno manso.
    Medíocre, solícito com os poderosos e abrupto e atroz com os mais fracos. Eis aí a fórmula para uma família se perpetuar nas estruturas do poder burocrático.
    Sem uma insurreição popular que coloque os dados na mesa, vamos conviver com esses almofadinhas ditando as regras por longos séculos ainda.

  10. Sidnei Brito disse:

    Sei que ninguém vai lembrar, mas eu já antevia isso, quando, durante manifestações, muitos expressavam preocupações com exaltações ao regime militar e pedidos de nova intervenção fardada.
    Já dizia que era bobagem, o novo golpe viria (já estava vindo) do Judiciário e complexo policial que com ele convive (MPs, polícia etc.).
    Alguma semelhança com 1964? Sim, o respaldo midiático e o apoio da classe média.

    • Ulan Bator disse:

      Por falar em classe média e coxinhas globotomizados….segue um presentinho pra eles…

      “Pois bem, ainda bem ela não esfriou naquele Congresso de corruptos, e o que eu disse se concretiza: milhares de trabalhadores sendo demitidos de bancos, do Correio, da Petrobras, da Eletrobrás entre outras, para em seu lugar colocarem horistas, do recém aprovado “trabalho intermitente”.

      Para a satisfação do mercado o Bradesco anunciou dia 13/07 seu Plano de Demissão Voluntária. Os Correios seguem no mesmo caminho e afirmam esperar a adesão de 8.200 empregados.

      A Petrobras abriu seu programa de demissão voluntária para 12 mil trabalhadores. A Conab, seguindo a rota do golpe, espera demitr 25% de seu quadro de pessoal. A Eletrobrás e suas controladas pretende degolar 4,6 mil funcionários”.

      INTEGRAL EM….

      https://www.brasil247.com/pt/colunistas/chicovigilante/306651/A-reforma-nem-esfriou-e-a-demiss%C3%A3o-em-massa-j%C3%A1-come%C3%A7ou.htm

  11. Antônio Vostras disse:

    Precisamos apostar num novo Brasil, sem corrupção.

    • Antônio Vostras disse:

      Não tem como Lula fazer parte desse novo Brasil se não for inocentado dos 5 processos criminais que responde.

      • Lenita disse:

        Pois Lula será inocentado porque é inocente. Ou vc pretende aceitar um golpe ? E vc se diz ser do PT e querer o Paim ? Por que não a Gleisi que parece competente e corajosa para enfrentar a Casa Grande ?

        • Antônio Vostras disse:

          Porque Gleisi precisa provar sua inocência também. Ou a senhora não sabe da lista da Odebrecht e dos empréstimos consignados.

          • Lenita disse:

            E desde quando existe alguma prova material para as delações que a envolveram ? Você tem certeza de que vc é do PT ? Claro que não, pensa que as pessoas são otarias ? Eu não sou filiada mas deve ter alguém aí do PT que vai verificar.

          • Lenita disse:

            O Senhor precisa apresentar provas, não pode acusar as pessoas sem provas.

      • Luís Ribeiro disse:

        Eu sou do tempo em que, de saída, a pessoa já era inocente; o acusador é que tinha de provar o contrário.
        Coisa de velho, liga não.

    • Lenita disse:

      Que Brasil novo vc quer ? Brasil novo era o que o PT estava construindo; vc tem uma melhor idéia que não passa pela inclusão e a cidadania plena do povo brasileiro ? De qual “novo” vc se refere ?

      • Antônio Vostras disse:

        Não estou falando disso. O PT não precisa ser corrupto pra promover o que promoveu. Infelizmente, alguns companheiros são inclinados ao dinheiro fácil.

        • Lenita disse:

          Não acredito que vc seja do PT. Você está aqui pra falar de corrupção ? Pois bem, então deves saber que o PT é ainda o único partido que foi e está sendo punido. Bom, não ? E veja que a maioria punida é inocente, não possuem contas no exterior nem malas de dinheiro ou conversas de bandido querendo matar. Enquanto isso …

          • Antônio Vostras disse:

            Senhora, a política brasileira se enlameou.

            No PT ao PSDB tem gente afundada em corrupção.

            O melhor caminho para o nosso país é justiça social, mas não precisamos ser corruptos para fazer justiça social. Não precisamos ter certas relações com empreiteiras, não precisamos nos desfrutar daquilo de melhor que o capitalismo pode nos oferecer.

            Os ideais socialistas são mais simples e puros. Veja o companheiro Mujica.

          • Lenita disse:

            Senhor, o Mujica apoia o Lula, a Dilma e o PT ! Você acha mesmo que o Paim é puro e socialista ? Você viu como ele entregou a rapadura rapidinho para a Casa Grande qdo as senadoras foram mais socialistas e corajosas do que ele ? O SENHOR não acha que precisamos de pessoas fortes para enfrentar os canalhas, canalhas, canalhas ?

            Conte mais sobre as chances do Paim ganhar uma eleição ? Talvez o Senhor o conheça melhor ?

  12. Antônio Vostras disse:

    Entre Paim e Lula ou entre Paim e Gleisi existe um hiato moral do tamanho do Rio São Francisco, Lenita. A senhora pensa em popularidade, eu penso em votar em alguém honrado do meu partido. A escolha de Gleisi como presidenta foi um tapa na cara das pessoas de bem do PT, e a minha história de militância e de docência não me permite fechar meus olhos pra algumas realidades.

    Quanto à votação da reforma trabalhista, Paim votou contra, mas entendeu que num processo democrático o seu voto é computado com os demais. Sentar na cadeira do presidente pra atrapalhar a votação não é nada democrático e o PT é e deve ser um partido democrático.

    • Lenita disse:

      Pois qdo o PT é democrático e republicano dizem que é frouxo ou vendido não é Senhor António ? De fato eu não sou filiada do PT e essas brigas internas me escapam. Então o Sr. diz que Lula e Gleisi são amorais ou imorais comparados com o Paim ? Prove o que o Senhor diz senão vamos pensar que o Senhor é o pai ou o filho do dito cujo. O Sr veio escrever aqui para falar de quem é bom e de quem é ruim no PT ? Melhor discutir isso no congresso do PT porque pessoas simpatizantes não podem simplesmente acreditar no que o Sr diz, essa é uma opinião pessoal. Tudo isso precisa ser PROVADO. Caso contrário diremos que o Sr é um impostor, e assim, sem provas, parece mais ilação e tentativa de denegrir o outro.

      • Lenita disse:

        Qto as senadoras: elas deveriam ter virado a mesa e provocado uma guerra aberta. Elas estavam lutando pela democracia e o que aconteceu naquela casa foi o estupro da Carta Magna que foi rasgada. Elas estavam enfrentando canalhas bandidos e usurpadores do poder e o Paim queria negociar com bandido ? Respeitar bandido depois de um golpe violento que tirou uma presidenta eleita legitimamente é uma piada mesmo ! É mesmo uma piada teus argumentos: respeitar bandido até mesmo quando eles te silenciam e cortam tua garganta. Não o Senhor só conseguiu trazer opiniões pessoais que não batem com os fatos.

      • Antônio Vostras disse:

        Impostor? Calce meus sapatos, ande pelo meu caminho. Apenas não sou cego.

        • Lenita disse:

          Então calce os sapatos do Lula e da Gleisi, mas acima de tudo PROVE tuas acusações. Por que o senhor seria dotado de visão e outros seriam cegos ? E quem são os petistas “pessoas de bem” ? Esse linguajar não pertence aos petistas ?! Enfim, todo o discurso do senhor não é coerente pois parte de sua opinião pessoal, sem PROVAS, não bate …

        • Ulan Bator disse:

          Antônio, estas a perder tempo camarada, infelizmente há mais patrulheiros que pessoas interessadas em verdadeiras mudanças.

    • Assim Falou Golbery disse:

      só pode ser uma bolsonito se fingindo de petista. Pois , petista legítimo não fica falando tais coisas do petismos em redes sociais, mas encaminha carta ao diretório ao qual é filiado que se se marca um horário para democraticamente ouvir as queixas do companheiro, caso em que se necessário for se liga para Lula para falar com o companheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *