O pior ano do comércio desde FHC, diz Serasa

grafserasa

O  movimento de vendas nas lojas de todo o país caiu 6,6% em 2016, comparado ao já péssimo 2015.

E foi  o pior resultado do varejo nacional dos últimos 16 anos, o mais baixo  desde o início do levantamento da atividade comércio pela Serasa Experian. superando o recuo de 4,9% em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso.

Em dezembro, fechando a série de quedas mensais, o comércio caiu 0,6 em relação a novembro e 2,9% sobre dezembro do ano retrasado.

A maior retração das vendas no ano passadoa conteceu no segmento de veículos, motos e peças,com  queda de 13,0% frente a 2015.Logo atrás vieram as s lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com 12,6% . E  menos  11,1%, nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática.Também caíram as vendas de  material de construção (-5,4%) e as dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-7,0%). Só escapou o segmento de lubrificantes e combustíveis, que subiu 1,8%

 

Comentários no Facebook

12 Respostas

  1. RicardãoCarioca disse:

    Isso que eu não entendo: Os rentistas no poder querem um capitalismo com pessoas sem renda. Como é que querem endividar governos se os mesmos não terão depois dinheiro para pagá-los? Nem adiantaria cortar todos os benefícios sociais. A conta não fecha. Aguardando a bateção de panela desse empresariado.

    • Roberto disse:

      Ricardão, vou dar um palpite: os rentistas não são capitalistas. Não no sentido original do termo, ou seja, uma pessoa que tem uma ideia ou cria uma invenção e constrói uma fábrica para produzir aquilo que criou. Os rentistas, mais do que nunca, querem produzir dinheiro do nada. Eles preferem que 90% da população viva na miséria, pois isso supostamente garante que eles viverão podres de ricos, só com juros. Só que, como você disse, a conta não fecha. O dinheiro circulando hoje no mundo é VINTE VEZES o PIB mundial. Ou seja, é dinheiro fictício, apenas zeros e mais zeros num extrato bancário. Na hora que essa bolha explodir…

    • Tomás disse:

      O problema reside no fato de que os empresários que se dedicam ou se dedicariam à produção ainda não entenderam que os banqueiros não são empresários e não fazem parte de sua classe. Os interesses entre eles são absolutamente conflitantes. Um banco nacional, quando cresce, não vira um grande banco nacional. Ele vira um banco internacional. E estamos vivenciando uma ditadura neoliberal de financistas, ditadura internacional, que com o golpe de 16 entrou em nosso país como faca entra na manteiga. Os verdadeiros empresários, nacionais, são reféns dos banqueiros e não o sabem, ou preferem não saber.

      • Tomás disse:

        Em tempo: O golpe foi patrocinado em última análise pelos banqueiros. Os empresários são meros caudatários, na maioria habilmente enganados ou mesmo levados pelo ôba-ôba.

  2. TheWhuEla disse:

    O golpisto mesoclítico e sua … são uns “jênios”

  3. Caue disse:

    Aqui no bairro uma porção de pequenas empresas -comercio e serviços – metidos a burgueses . Aquela turma do tipo que come sardinha e arrota caviar , que se juntaram -se a direita para protestar e bater panela a favor do golpe. Muitos já fecharam as portas outros falta muito pouco para fechar.
    Só a dor e o sofrimento tem mudado o pensamento desta gente. E meus votos que se ferem, que se danem. Por causa desta gentalha o pais esta sendo vendido a preço de banana.

  4. Manu disse:

    Se depender de mim vai piorar. Pois com esse governo ai só compro o necessário

    • Guilherme disse:

      Idem.

    • Johnny disse:

      Ultimamente só estou comprando só o necessário também. Nada de esbanjar gasto.

      Quanto mais se gasta mais se paga impostos. E pagar imposto para ajudar o governo golpista não mesmo. Por mim que se danem todos eles.

      Prefiro poupar meu dinheirinho suado de trabalhar na poupança. Sugiro que todos façam o mesmo.

      Se detesta o governo golpista? Não esbanje gasto se não estará pagando mais impostos e consequentemente ajudando o próprio governo e é tudo que eles querem.

      Não dêem se gostinho a eles. Poupem…Poupem…Poupem.

  5. Rogério Ramirez disse:

    O mercado é “Sábio” ele se “autorregula”.

  6. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Mercado é muito sábio. Querem desvalorizar o salário e esperam vender mais. “Jenialidade” assim só no meio asinino. E tem asno que aplaude esses “jênios”. Também, só faltam andar com viseiras, igualzinho aos seus pares que puxam carroças.

  7. João Paulo disse:

    A crise está afetando muito o Brasil por causa da Serasa q inventou o tal do score , isso impedi muito as pessoas ter cartão de crédito ou financiar um carro ou uma casa , eu estou passando por isso estou tentando financiar um carro já faz um ano mas nada de liberar e lembrando meu nome está limpo, os logistas falam q é meu score está baixo mesmo dando 30% do valor do carro , então meu ponto de vista acho q o Serasa deveria retirar esse score aí vcs vão ver a crise acabar……..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *