O Nordeste é um “problema”… Vota com o estômago…

semiarido

O Miguel já postou, mas eu acho legal resumir:

Na Bahia, onde o PT local está em dificuldades, Dilma tem 50% de intenção de voto ou 68,5% dos votos válidos.

Em Alagoas, 60% na pesquisa, ou 76% dos votos válidos.

Na Bahia, no 2° turno de 2010,Dilma teve 70,8% dos votos.

Em Alagoas, 53,63%.

E ainda não tem Lula na campanha, na televisão.

O resultado de Pernambuco que ainda aponta ligeira vantagem de Eduardo Campos sobre Dilma não tem solidez.

Depende de uma viabilidade cada vez mais distante de Campos em nível nacional.

De outro modo, os Cavalcânti migram, sem cerimônia, para Aécio.

E olhe lá que se possa confiar plenamente nos dados do Instituto Maurício de Nassau.

A informação que tenho é que o Ibope virá bem diferente disso.

A batalha eleitoral se dará de forma muito diferente do que imaginam muitos.

Não há sinal de que o voto do povão, que a direita pejorativamente chama de “voto com o estômago”  – porque, como se sabe, ela considera que estômago – é um órgão inferior na na anatomia humana – esteja se modificando.

O terreno perdido é político-ideológico.

Com o qual se ganha ou perde o voto com a cabeça.

Que é a  parte da anatomia humana que se disputa numa campanha eleitoral.

Comentários no Facebook

21 Respostas

  1. Leonidas Mendes Filho disse:

    Caro Fernando…

    como já o lhe disse, sou seu fã! E mais uma vez concordamos! Sou nordestino; moro no Para, mas, sou um “paraíba”, lá de Campina Grande! E concordo que “nós”, nordestinos, votamos com o estômago! Eu, por exemplo, quando vejo o Playboy das Neves ou o Dudu Traíra, meu estômago tem um embrulho, tenho que ir as pressas ao banheiro… E anota aí: O Dudu Traíra não ganha nem em Pernambuco – conheço os pernambucanos, povo forte, barrista, trabalhador, o “berço de nossas nacionalidade” não perdoa trairagem… Voce vai ver… E Lula ainda nem entrou na campanha… O bicho vai pegar… “É Pernambuco na base dos pés e minha mente na imensidão!”

    Leo Mendes Filho
    (Parauapebas/PA)

  2. Everaldo disse:

    Conversei na ultima semana com 3 pessoas de diferentes classes financeiras: uma com renda familiar em torno de R$4000,00, outra com renda em torno de R$1500,00 e a ultima com o salario minimo e pude constatar coisas em comum entre estas 3 pessoas: não votarao em Dilma por uma unica razão: falaram mal do bolsa familia. A que ganha mais fala que tem que dar emprego e que a pessoa se acostumou a este dinheiro facil. As outras duas sabem de pessoas que nao precisam, mas recebem e uma delas vai mais longe: tem parente e conhecidos que recebem 3 bolsas familias,,, e disse que o proprio irmao de uma cidade mineira nao precisa mas nao deixa de receber. Dificil ne?

    • heitor disse:

      Everaldo, também tenho ouvido muitos falarem que não votarão na Dilma. Mas quando lembro que a alternativa é o retorno dos tucanos, cai a ficha.

  3. Ailton C disse:

    No NE vota-se com o estômago, diferentemente do paulista que há mais de 20 anos vota tomando no … fígado.

  4. Sou mineira e voto em Dilma!Voto com cabeça,coração e estômago.Mineirada das Gerais, mostrem que são donos de seus votos e que Minas não é o curral do aecim! Em tempo,eu me orgulho do meu país!!

  5. Antonio Mota disse:

    Não duvide não, até os tucanos vão votar na DILMA. No fundo, no fundo eles sabem que o tal do playboy do Leblon não ASPIRA e nem INSPIRA confiança, entre uma carreirinha e outra – no calçadão – ele fica extenuado, nem mesmo o bafômetro ele encara.

  6. Arthur Félix disse:

    Com certeza Dilma será reeleita, não só pelo numero de votos que mostra a pesquisa, mas por tudo que tem feito pelo Brasil e ainda fará.Mesmo sem a companhia de lula nas campanhas da eleição ela conseguiu muitos votos, o que significa que o povo reconhece o trabalho que ela tem feito.É Dilma de novo!!

  7. luisa valdorf disse:

    Os pobres votam com o estômago e os ricos com o bolso. Para estes, bons tempos a época do proer de fhc.

  8. Alex Herren disse:

    A única coisa que me causa vergonha no Brasil, é a imprensa. Tanto é, que muita gente no exterior, já percebeu que essa mídia faz oposição ao atual governo. Façam uma reflexão, e verificarão que se não fosse a “imprensa”, o PSDB, o DEM e o PPS já teriam desaparecidos. Coitados!

  9. renato disse:

    Dilma 13 2014.
    Depois da eleição, não sei o que vou fazer…
    A Dilma ganha, e vou ficar uns dois anos sem
    ver pesquisas, %, Lula, PT….
    AH…vamos ter Olimpíadas, ” Não vai ter Olimpíadas”..
    Vamos começar tudo de novo..

  10. Geraldo Chaves disse:

    Aébrio pede estátua de FHC na Suíça.

    Link: http://www.youtube.com/watch?v=AgTyUbHqIrs

    Hilário!!!

  11. Nadja Chediak disse:

    Dilma reeleita! Dilma reeleita! Dilma reeleita! Para nosso bem e da nossa Terra Adorada…O Brasil. Sou também fã da nossa Presidenta Dilma Rousseff, uma senhora HONESTA E TRABALHADORA. Precisamos nos unir para defendê-la contra a mídia que vem constantemente atacando-a com as suas mentiras impressas. Essa senhora que nós elegemos para nos governar merece todo respeito, consideração e agradecimento pelo seu trabalho árduo para melhorar e muito o Brasil. Dilma 2014! Viva o povo brasileiro! Viva o Brasil!

  12. Luís CPPrudente disse:

    A minha cabeça está com a continuidade do Governo Dilma. Quero mais Dilma.

  13. Onda Vermelha disse:

    Kkkkk! Já está bombano na net!!! Divulguem!!! A Fantástica Fábrica da Tucanagem! Você acha que a inflação e o desemprego eram maiores no governo FHC? Acredita que a falta de água em São Paulo é culpa da má gestão do governo estadual? Pensa que o escândalo do metrô de São Paulo precisa ser investigado? Não se preocupe, você só precisa de um passeio pela Fantástica Fábrica de Tucanagem: lá, entra informação e sai ficção. Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! Padilha vem aí! E de jaleco branco! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=yl7q0lWPz1s

  14. Onda Vermelha disse:

    Se um dos argumentos para o movimento #NãoVaiTerCopa era a não realização(ou conclusão) das obras de infraestrutura aeroportuária e de mobilidade urbana. Então, agora, avalie você mesmo, a partir deste vídeo institucional com imagens captadas em maio de 2014 que retratam as obras para a Copa do Mundo nas 12 sedes do torneio, se realmente há algo para se orgulhar ou se envergonhar de seu país. Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=aPKTTpuJ6lA

  15. Onda Vermelha disse:

    Háháhá! Tá bombando na Net!!! Sensacional!!! É a música tema da Copa do Mundo no Brasiiiiil!!! Divulguem!!! Chuuupa Rede Globo!!! Chupa que é de uva!!! Piguenta!!!
    ????????????????????
    O Ali Kamel tá de cabeça inchada??
    E os coxinhas já viraram empada??
    O desemprego despencou e a inflação caiu??
    Vai ter Copa, sim, no Brasil!
    ?????????
    Chora Merval, chora Miriam Leitão??
    Chupa O Globo, Folha, Veja, Estadão??
    A tucanada vai ter que aguentar calada o baque??
    E se consolar com o William Waack.
    ????????????????????
    Vejam em http://www.youtube.com/watch?v=rdrwwW1gE_0

  16. Jurandir Alecio disse:

    Enquanto DILMA inaugura obras como a transcarioca, oaeroporto de Guarulhos, o onibus aéreo de PORTO ALEGRE, entrga centenas de casas da MINHA CASA MINHA VIDA, coloca OITO MILHÕES no PRONATEC, MAIS DE UM MILHÃO NAS UNIVERSIDADES (prouni),etc,etc… a oposição está empenhada em destruir a PETRBRAS. DILMA no primeiro turno.

  17. Pietro disse:

    Quem tem estomago,vota com o estomago,quem tem meio estomago,vota com o que têm,
    Numa eleição se vota em quem pode através da politica,saciar a fome de seu povo.
    Fome de comida e’ruim,mas fome de consciência e’ pior…

  18. Gilson disse:

    Meu voto é para aquele que olha para o estomago dos necessitados.No tempo do Bígamo, FHCnalha pobre fazia revezamento no rango ou seja:Comia 1 dia e folga 2.

  19. Gilson disse:

    Ratificando:Folgava 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *