O melhor da entrevista de Lula aos blogs? Escapar da “pauta-ditadura”

babel

Respondo na hora a quem me perguntar qual foi o ponto mais importante da entrevista de Lula a blogs e sites independentes, que terminou agorinha.

Foi poder falar o que ele quer falar, não o que querem que fale.

Alguém tem dúvida do que seria a “pauta-ditadura”  se a coletiva fosse uma “convencional”, só com os jornalistas da grande imprensa?

Anotem aí: Bumlai, Cerveró, Zelotes, Lava Jato e por aí…

Todos claro, pontos abordáveis, mas, como brincou ele ao final, foram daquilo  que o “filósofo” Vicentinho dizia: que o importante é o principal, o resto é “secundário””

Falando aos blogueiros e – com a transmissão ao vivo diante também da imprensa dita “convencional” – Lula escapou do tema e do “lead” combinado, que reduz suas declarações ao que a pauta da imprensa impõe.

Inverteu o jogo: ele produz as afirmações, a imprensa – “convencional”, inclusive – as reproduz.

É sempre, eu sei, inferior a uma boa entrevista, onde o entrevistador pode  ajudar a tornar idéias mais claras e profundas.

Mas é possível hoje isso no Brasil, quando todos os jornalistas estão quase sob o controle – seja pelo emprego, seja pela reputação “de mercado” – do partido único da imprensa brasileira?

Se toda a discussão vai ficar centrada em comentar papeluchos de supostos delatores e procurar intrigas com Dilma? Evidente que divergências existem e foram expostas  de forma clara e absolutamente respeitosa.

Então, o que acontece é o que se viu: os jornais publicando o que Lula quer falar, da maneira que quis falar e todo mundo pôde ver.

Sem poderem, como é praxe, “combinar” tacitamente o que – pela sua peneira – passaria como sendo aquilo que “Lula falou”.

É o caso de o ex-presidente pensar: porque não usar este recurso, que faria hoje o velho Brizola delirar com esta “Mayrink Veiga”  cibernética de que se dispõe.

Porque não pensar, talvez, numa videocoluna semanal, disponibilizada via web, que milhares de sites e blogs, gratuitamente, reproduzir, circulariam pelos youtubes, facebooks e tuítes de milhões e que, por isso, também a grande imprensa teria de registrar?

Com sinceridade e simplicidade – suas grandes armas – e não com aquela coisa de pronunciamento “feito” por marqueteiro.

Volto, depois, com os temas tratados com Lula, mas já fica aí o que penso ser mais importante e urgente.

O resto, dizia Vicentinho, é secundário.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

29 Respostas

  1. Roque disse:

    Nessa imprensa eu acredito. Os blogueiros ajudando a ‘pautar” o que precisa ser dito ao país. De mentira, interesses escusos da grande imprensa, de imbecilidade basta.

    • Alisson Souza disse:

      Lula criou a democracia!

      • L@!r [email protected]+3$ disse:

        Lula não criou a democracia, mas também não criou a corrupção e a miséria no Brasil como vocês afirmam.

  2. Re disse:

    Não se deixou de abordar as pautas que a “mídia corporativa” desejaria (mas que reduziria só a elas). O presidente Lula pôde falar, simplesmente isso, coisa que quase nunca acontece com os entrevistados pela grande mídia. E não foi editado – realmente uma boa maneira de bloquear as más intenções da mídia.

  3. Nelson disse:

    Entre os destaque podemos citar a fala sobre reforma da previdência e a venda de ilusão feita pelo governo para se ganhar a eleição. Os estatizados vão aceitar reformar a previdência? O guru mestre está dizendo que é necessário. E agora?

  4. Mauricio Gomes disse:

    Por isso os coxinhas golpistas e o PIG têm tanto ódio do cara, quando ele resolve falar é phoda! Se quiser ser candidato em 2018, leva de barbada. Para desespero do dublê de jornalista e antiquário Pedro “Medrosa” e do novo colunista da direita, o grande Kim Becil.

  5. Alisson Souza disse:

    Todo espaço a Lula em blogs como esse e nem um pio sobre o wiki-consultor.

    • Nelson disse:

      Já colocou o gato no telhado, ou seja, vão propor a reforma da previdência; Lula só veio dar o recado. Será que terão coragem de propor a reforma trabalhista também? Os estatizados vão infartar assim.

      • L@!r [email protected]+3$ disse:

        Vai trabalhar, Batman!

  6. henrique de oliveira disse:

    O LULA nunca perdeu o que o PT perdeu , o poder de comunicação via direta.

  7. Everaldo disse:

    “Porque não pensar, talvez, numa videocoluna semanal, disponibilizada via web, que milhares de sites e blogs, gratuitamente, reproduziriam, circulariam pelos youtubes, facebooks e tuítes de milhões e, que por isso, também a grande imprensa teria de registrar?”
    É isso FB…!!!!
    Perfeito.!
    Olá Instituto Lula-la-la: Tá dada a deixa..!!!

    • Dinio disse:

      “Falou e dizeu…Everaldo” tá dada a deixa e de grátis mesmo. Se fosse o pig cobraria roiyalts. Mas como é o velho FB de guerra, deu a ótima ideia de comunicação. Quem sabe a SECOM lê alguns blogs, tipo o TIJOLAÇO, pra se inspirar e se comunicar melhor. Aliás, LULA deixou bem claro o recado…vem pra briga da COMUNICAÇÃO…Presidenta Dilma !

  8. titus disse:

    O Presidente Lula e realmente um Estadista, Nao e atoa que o mundo inteiro o respeita!

  9. Alisson Souza disse:

    Lula disse que não existe nenhum brasileiro que seja mais honesto que ele. Os blogueiros estatizados não só acreditaram, como entraram em êxtase!

  10. Universitária disse:

    Sobre a vontade expressa do Lula em “visitar as periferias”.
    Moro próximo e frequento uma favela da zona sul de SP. Até hoje não encontrei um único militante do PT. Os moradores não falam em política e, quando falam é para repetir a mídia. Há exceções as quais aproveito sempre que posso para esclarecer algumas políticas que vem sendo tentadas no país: menoridade penal, terceirização, democratização da mídia, etc. Há um imenso trabalho de conscientização política a ser feito.

  11. renato arthur disse:

    Como a esquerda não tem voz nem direitos no Brasil, graças ao blogueiros, Lula pode falar o que pensa sem ser desvirtuado. Grande entrevista mostrando por que é o líder mais respeitado do país. Por certo Dilma já sabia o que o Lula pensa. A economia precisa crescer custe o que custar, gerar emprego e renda e deve se voltar ao mercado interno. Lula não tem igual, cresceu na dificuldade e sabe enfrentá-la. Não é atoa que querem freá-lo, se for p/ disputa ganha no primeiro turno.

    • Dinio disse:

      Certo, caro Renato. E o que LULA propõe, apostar no crescimento e consumo interno, como forma de girar a roda economia, é o que a China está fazendo. Pra quem se informa fora do pig, sabe que este é foco do governo Chinês, mercado interno, invertendo sua lógica até então, quando produzia mais para exportar. Produzir para exportar, agora para quem, se a UE e os USA estão cagados ? E a “urubóloga global” defeca ao dizer que a economia chinesa está em crise, porque cresce só…7 % …ora vai levar décadas pra China voltar a crescer como antes, quando voltada pra exportações…se voltar! Mas é uma economia sólida que quer privilegiar o consumo interno e o desenvolvimento de seu povo.

      • Nelson disse:

        Explica melhor estatizado como incentivar o consumo com as famílias endividadas até as tampas; desemprego galopante; inflação nas nuvens e juros na estratosfera? Acredita que aumentando o BF e salário mínimo são suficientes? Visão míope é fogo mesmo.

        • Dinio disse:

          MIOPE É TUA MÃE ANALFABETO POLÍTICO. SAI DA FRENTE DA GLOBO! E ESTA É A ÚNICA RESPOSTA QUE TERÁS O PRIVILÉGIO DE RECEBER DE MIM. NÃO INTERAJO COM IDIOTA…ABRI UMA EXCEÇÃO PORQUE USO ÓCULOS E RESPEITO AS PESSOAS MÍOPES.

          • Nelson disse:

            O bestial PHA está comemorando até aumento nas intenções de compra dos brasileiros. Durma nesse barulho. A proposito: como aumentar o consumo interno das famílias? Qual é sua proposta?

  12. Alisson Souza disse:

    O melhor da entrevista foi a piada. “Nêsti paíf não tem uma viva alma que seja mais honesta do que eu.” Pelo cinismo da cara de Lula ao dizer isso, ou ele é um piadista sem par, ou nutre profundo desprezo pela sociedade brasileira.

    • Alisson Souza disse:

      Fico triste, Fernando Brito, é de ver pessoas como você, inteligente, boa escrita, que só pelo fato de odiar os Estados Unidos e o PSDB, passam a defender pessoas como esse inominável.

    • ernesto disse:

      O nome grego é húbris. Da outra vez, quando ele falou que era um homem sem pecados, eles deixaram passar, afinal era um negócio meio cristão, outra área. Mas com essa os velhos deuses acordaram. Eles ainda estão sonolentos, mas pode acreditar que a arrogância sem limite desse patife mentiroso vai ter a sua paga.

  13. Irion disse:

    Parabéns, Brito, e parabéns, Lula – “o Cara” que descobriu o Pré-Sal e que (entre outros) tirou o Brasil do mapa da fome. Lulalá/2018! A propósito, o que FHC (P$DB) fez em 8 anos de governo? Alguém sabe dizer? Pois é mais fácil encontrar vida na lua do que descobrir uma obra feita pelo neoliberal entreguista privateiro.

  14. Eugênio disse:

    Sobre a Folha e etc. acabo de ler comentários do Professor Venício Lima no Cafezinho (segue trecho abaixo), “tirou daqui”, diria um antigo personagem do Jô.
    Praticamente TODOS os jornalistas progressistas (os outros são REGRESSISTAS, que “conservadores” que nada, quem dera), atuam como observadores da Imprensa Comercial.
    Ou seja, não adianta taparmos olhos e narizes ao passar numa banca de jornal, saberemos rapidamente a merda que estará lá… Dá vontade de alienar geral…

    “Eu acho um erro grave, há muitos anos, que o campo popular e os progressistas continuem prestando atenção na grande mídia. É um equívoco. Na época em que trabalhei numa instância de governo, eu me revoltava diariamente porque as pessoas não faziam nada sem primeiro fazer o clipping do que estava no Globo, na Folha e no Estadão”, conta Venício Lima (…)

  15. Paulo disse:

    Ta aí o x da questão !
    Comunicação clara e direta. Sem atravessadores.
    A falta deste canal vem massacrando tudo o q foi conquistado, pois impera so a notícia na base do ouvir dizer e na delação seletiva de bandidos.
    Estou de férias pela Costa Verde do RJ e eis q ainda ouço desde do mais humilde nativo ao turista brasileiro coisas do tipo: filho do Lula é dono da Friboi, abasteceu megaiate com trocentos litros de diesel, ….
    A falta de comunicação para contrapor isso ainda está muito longe do massacre q a mídia tradicional faz todo dia.
    A reação é com redes sociais e regulamentação (quem tem coragem de fazer ?).

  16. wilma disse:

    Sair processando agora? Usar do Judiciário como tábua de salvação? bem me lembro de sua submissão perante o Gilmar Mendes, Pres do STF, numa cena deplorável, abaixando a cabeça, , deixando-se humilhar, sendo “Chamado às Falas” por um párea, na época da mentira dos grampos do STF e da Operação Satiagraha!!!Sinceramente, Lula, essa história toda foi muito esquisita……Cadê o Paulo Lacerda, que vc botou na masmorra do planalto e baniu do país, como adido em Portugal?.a mando do Coroné de Diamantino! O Protógenes e o Juiz F Sanctis foram destruídos por sua convardia!!É, Lula, …quem semeia, colhe……infelizmente, o PT só foi uma bandeira para vc chegar ao Poder…Como vc conseguiu colocar um Tofolli no STF…meu Deus! Um Joaquim Barbosa!!!! Vc e a Dilma destruiram o STF ao colocarem inimigos do país em cargos vitalícios e que agora fazem todo o tipo de chantagem!!! Vc se rebaixar perante um Gilmar….sabe cumé: tragédia anunciada. Agora, não adianta chorar…As consequências estão aí. Vc trouxe seus inimigos para dentro de sua casa…agora tem que arcar com as consequências, vc e a Dilma. Isso infelizmente para esse país já tão sofrido. Espero que vc não volte em 2018. Que eu não tenha mais que votar em você, por falta de melhor opção…

  17. marco disse:

    Pois eu continua achando,que diante de QUALQUER JORNALISTA,os pessoas que são constantemente ” EDITADAS ” pelo PIG,notadamente todas ligadas ao atual GOVERNO e seus defensores,devem URGENTEMENTE,passar a dar entrevistas,SOMENTE AO VIVO E DE FORMA COLETIVA.Na tentativa,ainda que não totalmente eficaz,serem o que disserem,ou pensarem, EDITADAS.O EDITORIALISMO,é uma arma eficaz nas mãos de JORNALISTAS,PUBLICITÁRIOS E PRODUTORES DE GUIAS COMPORTAMENTAIS,desde que tenham veículos para publicizar.Infortunadamente,tirante hoje os BLOGs,são os únicos veículos,que oferecem a oportunidade do contraditório e da interlocução.

  18. Assim Falou Golbery disse:

    porém… mesmo que alguns desses talvez estivesse morrendo de fome se não fosse capilé de estatais, Lula tem que pensar como Fidel, pois mesmo havendo um super pente fino pra tais horas, ele nunca esqueceu do pente mais fundamental: das balas da sua pistola bem cheio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *