O jogo sujo contra as liberdades na rede

10168122_267870710047939_1949631113_n

No post anterior, ficamos sabendo que a direita “alugou” milhares de perfis falsos para tentar pressionar o STF a não aprovar os embargos infringentes. Isso foi apenas uma ação desse tipo. Eu já observei várias ações similares. O movimento #naovaitercopa, por exemplo, está cheio de robôs no twitter, alguns até falando em língua estrangeira – e sempre com associações pesadas de repúdio à presidenta.

Entretanto, há uma jogada ainda mais suja nas redes sociais que precisa ser denunciada, porque não se trata de robôs. E sim de gente de carne e osso. Robôs não podem ser processados nem intimidados. Pessoas sim.

Advogados de partidos de oposição tem obtido, na Justiça, decisões que obrigam empresas como Facebook, Yahoo, Google, a informarem os dados pessoais de centenas, quiçá milhares, de usuários que fazem comentários “negativos” contra esses partidos.

Pior, estão promovendo uma verdadeira caça às bruxas.

Eu recebi, ontem, mensagem de um internauta com a seguinte imagem:

988834_648567995215810_558437712_n

Advogados de partidos como o PSB têm, como se vê, oferecido “recompensa” a quem dedurar usuários que fazem comentários negativos contra eles nas redes. Marcio França, presidente do PSB-SP, não tem pudor de mostrar que apoia essa política de pagar “dedo-duros”.

Esses usuários, na maioria, são rapazes e moças que externam suas opiniões políticas nas redes por convicção ideológica. Não usam argumentos homofóbicos, sexistas, não falam palavrões, não usam de preconceito. Apenas dão sua opinião política, se aproveitando da liberdade que, em tese, a democracia lhes oferece.

É uma coisa que deve ser estimulada e não criminalizada.

O paradoxal nisso tudo é que eu tenho informações que o Facebook, por exemplo, não é um canal onde os “petistas” predominam. Ao contrário, há dias em que a grande maioria dos comentários nas redes são negativos para o PT. Ou seja, os usuários que fazem comentários negativos para a oposição e eventualmente defendem o PT são uma resistência minoritária no Facebook.

Uma resistência que agora é perseguida, cabeça a cabeça, por advogados dos partidos de oposição, que pelo jeito não aceitam que haja quem os critique.

Por aí se pode avaliar quem acredita na democracia. E quem prefere que tudo seja feito por robôs.

Comentários no Facebook

20 Respostas

  1. Eva disse:

    Como podemos inibir essas ações?

  2. Carlos N Mendes disse:

    Como posso evitar processo deses caras? Ninguém está seguro?

  3. MARCOS FERREIRA disse:

    O FACEBOOK esta apagando as páginas que fazem críticas ao PSDB da rede e deixando só as que criticam o PT, tinham que manter as das duas tendências na internet.

  4. Jefferson Teixeira disse:

    A título de esclarecimento informo que todos os procesos judiciais são decorrentes da prática de condutas caluniosas, difamatórias, bem como injuriosas, as quais ferem diretamente a honra objetiva e subjetiva das pessoas que represento.
    Ressalto que referidas condutas nao se tratam tão somente de críticas, ao passo que todas as críticas serão sempre bem vindas, mas sim de OFENSAS E VERDADEIRAS AGRESSÕES à incolumidade moral destas pessoas.

    • Frank disse:

      Meu caro, você diz no seu post que pessoas estão sendo processadas por emitirem comentários ofensivos AOS PARTIDOS que vc representa.

      A meu ver, o que você está fazendo em nome do PSB ou de qualquer outro partido não é correto. Vamos deixar que o povo decida, que este post corra o Brasil e que estes partidos resolvam por si só se continuarão deixando você ganhar uma graninha pessoal em nome deles.

    • MARCOS FERREIRA disse:

      O advogado vai me processar também por calúnia se eu disser que Aécio ou Campos caso ganhem a presidência será o período de maior censura que o Brasil verá, visto que o mineiro teve a sua disposição advogados que representam o banco Itaú para tirar do ar a página do FACEBOOK opovonaoehbobo.

      • MARCOS FERREIRA disse:

        Caro litigante criticas de natureza político ideológica não podem ser objeto de censura.Estão sendo excluídos todos os posts da rede e não só os que trazem difamações e calunias, não há o minimo critério.

    • igor disse:

      advogado pq me bloqueou lá do face? o sr. nao quer debater ou ficou sem argumentos? diga a todos aqui qual a recompensa para dedurar as pessoas da lista?queremos saber!!
      o deputado frança disse que a recompensa, era o de ter colaborado com a justiça, ué, chamar no inbox para ser recompensado por ter colaborado com a justiça.
      essa lista está expondo as pessoas advogado, para quem nao está bem informado, vão achar que se trata de criminosos periculosos e fugitivos da justiça…quando o mal que fizeram foram expor sua opinião, e divergir do deputado, por mais duras que fosses as críticas

    • Osório Salamanca disse:

      Injúria é o que o sr está fazendo contra a democracia. As pessoas que o sr representa irão provar em breve o sabor amargo do ostracismo. Pois é para lá que vão todos os personagens pequenos e mediocres que historicamente tentam suprimir a democracia.

  5. C.Paoliello disse:

    Pelo visto, se algum dia algum destes antidemocratas do PSB assumir a presidência vai sair censurando tudo que estiver à sua frente e aí adeus democracia conquistada a duríssimas penas e ainda precisando se consolidar no país e não ser derrubada.
    Agora está mais do que claro: o PSB é CONTRA a liberdade de expressão.
    O restante da direita, psdb, pps, dem já até apresentaram proposta de censura da internet pelo ex-deputado tucano Eduardo Azeredo. É aquele mesmo que está sendo inocentado pela justiça pois gente do seu partido é considerado inimputável pelo judiciário brasileiro.

  6. Macunaima disse:

    O Face nada mais é do que um dos braços de um polvo chamado USA!

  7. Wolney Castilho Alves disse:

    Sobre o número de mensagens pró ou contra PT no Facebook e nas redes em geral: ora, somos sem sombra de dúvida o maior contingente de pessoas (petistas, simpatizantes e partidos aliados). Se ocorre uma menor expressão nas redes é por falta de organização específica para isso e pelo domínio econômico de outros partidos e grupos que atuam profissionalmente.

    Isso tem de ser revertido.

  8. Jimmy Cricket™ – Guarujá – SP disse:

    ? Eu é que não me meto nesses furdunços de abilolados tipo feicebuque e afins. Só tem nabos! Prefiro esculachar a oposiçãozinha diretamente nos blogues dos cretinos pagos pelos partidinhos de m… que geram muito calor e pouca luz; além da fedentina…

  9. igor disse:

    tudo começou numa postagem no qual o deputado colocou a dilma dentro de uma bateria, sugerindo o que nesse post?? alguém pode interpretar que a batuque? isso não é incentivo a violencia.. aí começou as criticas ao deputado, a sua conduta política. Ele pode ofender a maior autoridade da republica e nós nao podemos critica-lo??

  10. Osorio Salamanca Del Castilho disse:

    Vivi à pouco um grande dilema. Inventei um fictício personagem no facbook como num gesto literário com a intenção de expressar minhas opiniões políticas sem causar conflitos entre amigos, clientes e até familiares, visto que a maioria destas pessoas tem posições claramente de direita. Ocorre que a minha verdadeira identidade foi descoberta. Recebi um telefonema de um destes “amigos” dizendo que estava completamente decepcionado por ter descoberto que eu era um petralha comunista. A principio achei que fosse brincadeira, mas não era. Sob o verniz dos conselhos cordiais percebi o grave tom das ameaças.Fui alertado de que poderia perder meus “amigos” e que até ficaria mais difícil dar proseguimento à alguns negócios. Por coicidência ou não alguns negócios meus, que eram certos, foram cancelados. Infelizmente dependo de fechar negócios para sobreviver e o capital neste caso gira mais à direita do que a esquerda. A fofoca se alastrou como fogo em capim seco. Tive que correr e retirar meu personagem do FaceBook.

    Não desisti de expressar minhas opiniões políticas e me reinventei. Mas percebo que o terreno está minado e que existe um renascimento das patrulha ideológicas, marginalizantes, que visam estigmatizar a reflexão de esquerda. Se você fala que na Venezuela não é bem assim os caras gritam dizendo que você quer uma ditadura bolivariana. Se fala que o bem comum e as polícas sociais devem ser o foco de qualquer governo, pronto você é um petralha corrupto. Parece que estas pessoas estão sofrendo de uma espécie de Joaquim Barborização extrema e perigosa onde vale tudo para conter o mal. Na visão destas pessoas ser um dedo duro é ser nacionalista é impedir que o mal do comunismo se espalhe. Como estamos retrocedendo tanto? Como voltamos à pauta da guerra fria? Meu amigo só encerrou o telefonema após quase 2 horas de catequese globotomizante onde só ele falava motivado pelo grande afeto que tem por mim.Em nome de querer me ajudar espalhou que sou um petralha comunista por quase todo o meu círculo de negócios e amizades. Com este pequeno exemplo contemporâneo de pseudo esforço cívico, cometido pelo meu “amigo” pude compreender um pouco a respeito do que aconteceu em 64 e verificar na prática que a intolerância e sobretudo a ignorância pouco mudaram. Meu “amigo”tem a mais absoluta certeza de que a Dilma pretende dar um golpe comunista no Brasil. Assim como em 64 pensavam o mesmo sobre o Jango.

  11. walter disse:

    Caramba isto é serio demais para ser deixado de lado…Não esqueçam começa assim….no primeiro dia entram no seu jardim….

  12. carlos disse:

    A meu juizo a OAB, tem como combater isso, como O CÓDIGO DE ÉTICA E A COMISSÃO DE ÉTICA, FALTA SIMPLESMENTE APLICA-LA.

  13. Maria disse:

    Cadê a OAB gente?

  14. Ana Cláudia disse:

    O que eu acho mais engraçado é que não se pode expressar questões ideológicas via FB contra os partidos de direita, mas se pode vaiar a Presidenta em rede internacional.
    Dois pesos e duas medidas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *