O “hábil” Temer erra e lança “pacote de recuos” na Previdência

medrou

Michel Temer mostrou que está apavorado com a possibilidade de rejeição total – ou quase total – de sua proposta de reforma previdenciária.

E, em consequência, anunciou um “pacote de recuos” na entrevista que deu hoje a José Luiz Datena, na Band: nas regras de transição para o novo regime; pensões; nas regras para trabalhadores rurais; nos benefícios de prestação continuada e na aposentadoria de professores e policiais.

Disse que inegociável é a idade mínima, mas também nisso terá de ceder, talvez nas próprias regras de transição e não tocou na questão dos 49 anos de contribuição, duas outras questões que geram imensa polêmica.

Tantos recuos de uma só vez enfraquecem a posição do governo na cooptação de parlamentares.

Na prática, tudo volta à estaca zero até que se anuncie, nas mudanças admitidas, quais serão as regras a serem votadas.

Dificilmente o relator, Arthur Maia, conseguirá, mesmo nisso, produzir uma fórmula mágica, aceitável a todos.

A esta altura, o Governo aceita aprovar qualquer coisa, para não sofrer uma derrota.

A questão, agora, é que a reforma já ganhou, pela brutalidade original, a rejeição pública e dela dificilmente se livrará com ajustes, por mais extensos que sejam.

E os deputado sentiram na prática a sua possibilidade de colocar o pé no pescoço do governo.

Como dizem os gaúchos antigamente, cachorro que comeu ovelha, não tem jeito, só matando.

Comentários no Facebook

15 Respostas

  1. Luiz disse:

    CADEIA PARA TEMER E SUA CORJA

  2. Lenita disse:

    Acho que só eu e o Xico Sá ficamos indignados com o tratamento dado à Dilma. Eu só comecei a comentar nesse blog por ter ficado estarrecida com os comentaristas – homens e mulheres – que com imenso prazer não mediam suas pedras em direção a Dilma. Ela era tratada na época (janeiro de 2015) de todos os nomes : vaca, anta, poste, dedo podre, e por ai vai … Não sou tb economista mas tinha entendido o que tinha acontecido entre eleições de novembro 2014 e os meses que se seguiram até Janeiro de 2015. Um vácuo onde Dilma tinha ficado praticamente sozinha e aí tirou o Levy da cartola. Face ao que tinha ocorrido na Grécia com o quadro de austericidio da Europa senti que ela estava sendo pressionada (com Eduardo Cunha apontando sua faca). Em seguida houve o afastamento do ministro Levy e deu pra ver que ela estava aberta para negociar com os movimentos sociais, o que realmente fez. Bem, isso tudo me parecia parte de um processo normal diante de uma crise nacional e internacional de ajuste econômico, político e democrático. Mas, apesar dos erros e acertos, as vozes machistas e misoginas continuaram a vomitar suas diatribes machistas e misoginas que eram por sua vez aceitas e naturalizadas por todos. Aliás, os machos de plantão, com ou sem “patronimicos”, no fundo pertencem ao mesmo clube de quintal.

    Parabéns ao Xico Sa que honra e desagrava Dilma da indecência que uma parte da população brasileira lhe impôs ao esquecer estar diante de uma das mulheres mais inteligentes, de fibra e caráter que governou o Brasil. A única, aliás. Conte conosco Dilma, você nos honra; temos orgulho de sua trajetória politica coerente, lúcida, humana e corajosa.

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/289066/Xico-S%C3%A1-contra-Dilma-m%C3%ADdia-brasileira-foi-pior-do-que-Jos%C3%A9-Mayer.htm

  3. Dimaris disse:

    Onde assino Lenita?

  4. C.Poivre disse:

    Os patos patetas da FIE$P na visão do Senador Requião:

    https://youtu.be/qKFYA1id2hc

  5. gilson sampaio disse:

    Não acho que seja recuo, nem acho que seja derrota. Isso tudo faz parte do script original. Ameaçam com o pau-de-arara, ‘recuam’ para tornar aceitável o choque elétrico. Tática manjada de tempos antanhos. Coisa parecida na outra ponta com o ‘vão-se os anéis, ficam os dedos’ – para a patuléia.

  6. Márcio Martins disse:

    MT está perdidinho…é só o princípio do fim! Se segura, malandro!

  7. A. Abreu disse:

    Apareceu a canalhada ole, ole, olá.

  8. FELIPE VICENTE disse:

    veja isso…

    https://youtu.be/fGTt1d92C5Q

    Seu Vagabundo!!!!!!!!!

  9. Rui disse:

    Ah se essa votação pro-Temer na previdência não fosse aberta. Estes ratos do esgoto fétido sambariam na mesma escola de malandros de todo o sempre. O problema é que quem tem traseiro tem medo e o povo não é bobo. Já perceberam que votar pro-Temer agora é a degola dos seus mandatos. Diz o Estadão que após a divulgação do placar, quatro deputados mudaram seus votos para contra. Estamos de olho. Cuidado senhores deputados, suas aposentadorias poderão ser precoces e o pior que muitos de vocês já foram chamados de vagabundos na votação do impeachment. Não terão segunda chance. E agora ou nunca…

  10. betinho disse:

    Que o Temeroso está mais perdido que cego em tiroteio, isso é fato.
    Porém não creio q esteja havendo “recuo” na questão da previdência, na vdd isso faz parte da estratégia do “bode no meio da sala”: Propõe-se inicialmente uma coisa absurda, surreal, pra ter “gordura pra queimar” depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *