O fim inglório de Joaquim Barbosa

joaquim_barbosa

Poucas pessoas são tão exemplares do poder corrosivo do ódio quanto Joaquim Barbosa.

Reduz a figura de um ministro do Supremo – e seu presidente! – a um mero carcereiro doentio, destes que se comprazem em provocar sofrimento.

Pior; subverte e usurpa funções autônomas do Judiciário, como faz agora, “tomando as dores” do pupilo que fez ascender à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, afastado pelo Tribunal Distrital por ter atropelado as regras e interpelado direta – e grosseiramente – o governador, o que é legalmente atribuição do Tribunal.

Produziu um despacho que reproduz, quase que ipsis literis, o ato ilegal.

Quer que o governador explique suposições que não estão mencionadas em lugar algum, a não ser em reportagens sensacionalistas e, pior ainda, se é capaz de cumprir suas funções.

Janio de Freitas, hoje, na Folha, descreve bem:

“No despacho em que acusa o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de não investigar as denúncias contra os presos do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa ora lhes atribui “irregularidades”, como certeza consumada; ora “fatos narrados”, o que nada assegura sobre fatos reais; “aparentes regalias”, ou meros aspectos; e, de repente, seguro e definitivo, ‘ilegalidades’.”

Mas é mais grave o que se passa.

Barbosa, segundo o Estadão, “também quer saber quais medidas serão tomadas a curto prazo para a retomada do comando do sistema prisional.”

O sistema prisional está desgovernado? Com que base o Dr. Joaquim faz essa afirmação?

Mesmo que tudo o que os jornais dizem, com base em informações vagas e anônimas, fosse verdade, um telefonema e um sanduíche do McDonald’s, por acaso, não são sintomas de um sistema prisional “descontrolado”, quando se sabe que tráfico, assassinatos e esquemas mafiosos são comandados de dentro das cadeias, sem que isso jamais tenha comovido o Dr. Joaquim.

Só uma coisa o move, aliás, o ódio.

E esse ódio o faz desrespeitar, com chicanas e pretextos, uma decisão judicial: a de que José Dirceu foi condenado a um regime semi-aberto.

Decisão que Barbosa não aceita e sobre a qual, usando seu poder de Presidente do Supremo,  despeja sua “sanha reformadora” para transformar, se puder, em prisão fechada, de preferência em solitária e perpétua.

Talvez não perceba, mas acabou o tempo em que a imprensa lhe dava a cobertura necessária para ser um atrabiliário.

O poder de Joaquim Barbosa chegou ao fim.

 

Comentários no Facebook

52 Respostas

  1. Claudio-SJ disse:

    Não se trata só de ódio, mas de vingança também. É de conhecimento público que o sr. Joaquim Barbosa procurou o Zé Dirceu antes de ser ministro do STF para apoiá-lo mas o Zé, republicanamente, não o fez.
    Tá ai a razão de tanto ódio.

    • alfredo machado disse:

      Claudio,
      Não é verdade. Zé Dirceu teve uma conversa com o advogado que pediu o encontro, e depois indicou o nome do pretendente a Lula, o então presidente que nomeou o fulano para o Olimpo. Erro grosseiro de Lula.

      • sergio m pinto disse:

        DE onde você tirou isso?

      • Maria Aparecida Jubé disse:

        Acredito que tenha sido o maior erro da vida do ex presidente LULA, não só de sua vida política, mas de toda sua vida de ser humano, só merece perdão porque a intenção foi nobre, se o privilegiado não estava a altura, talvez ele não tinha como saber, nobreza de caráter como LULA tem não é para todo mundo.

        • Luís CPPrudente disse:

          “Perfeito. Sem retoques.” (by João Neto)

          O Lula pretendeu colocar um negro no STF e o fez. Mas como vimos o Joaquim Barbosa não mereceu.

  2. João Neto disse:

    Perfeito, sem retoques.

  3. Francisco Cavalcante Souto disse:

    O Brasil inteiro está aguardando a decisão final desse ministro do stf (letra minúscula mesmo). Quanto ódio desse juiz contra o Zé Dirceu. E, parece que ele tem mesmo toda essa autoridade porque nenhum outro ministro ou qualquer outra Instituição (OAB e Senado, por exemplos) faz nada. Ficam silentes. Se ele quiser, pode continuar assim, até novembro/2014, quando terminar seu mandato de presidente da corte. Uma vergonha.

  4. Carlos Ribeiro disse:

    Descontrolado está o ministro! Holofotes? Isso não te pertence Maaaaaiss!

  5. HELBERT FAGUNDES disse:

    Bom dia,

    JB deferia tá preocupado é em cumprir a constituição de 88, onde a mesma relata que qualquer real de qualquer área afins deve ter um segundo julgamento para que se evite erros. Esse fato ele não vê, e isso quando olhamos em termos de Brasil pode nós acarretar problemas fora de nossas fronteiras. Isso se deve a nosso ser signatário de leis internacionais. Ele deveria tá preocupado com isso, ou seja, que o Brasil não sofra sanções impostas pela comunidade internacional dos direitos humanos.

  6. H.92 disse:

    Eleição para o Supremo Tribunal Federal!

  7. vicente arruda disse:

    Seu imenso complexo de superioridade o impede de voltar atrás. Como todo mundo, sabe que fez algo arbitrário e agora quer manter a qualquer custo o erro, mesmo cometendo essas barbaridades.

  8. Ailton C disse:

    Pergunta que não quer calar: Barbosa já perguntou ao governador de SP se ele consegue controlar o PCC?

  9. Joselito disse:

    O Judiciário está descontrolado, um caos!!! O Presidente da mais alta corte usa imóvel funcional para estabelecer a sede de sua empresa!!! rsrsrs

  10. Guilherme disse:

    Fernando, o PT é um fracasso em mídia. Estão esperando aproximarem as eleições para liberar o Dirceu e o Genoíno. Imagina a repercussão. Já são cinco meses de arbitrariedade, que podem se prolongar por mais uns três ou quatro. Acorda PT.

  11. PauloBR disse:

    Fernando, falando em chicaneiros… e o Gilmar ontem, hein? O que foi aquilo?

  12. augusto2 disse:

    Tenho de certa forma certeza de que, qualquer um de nós, estando na posiçao deste homem- no STF e tendo ja conseguido a condenaçao e execraçao pública de inimigos meus…
    e de SIMBOLOS daquilo que odeio, mesmo condenados com pena menor do que eu pretendia…
    respeitariamos suficientemente o cargo, a liturgia dele e a manutençao minima da letra e do espirito DAQUILO que tem que me pautar todos os dias. Non é vero? Com certeza, seria por ai.
    Dai pode-se inferir a que baixeza, baixura ou basura fomos levados no que tange ao mais alto cargo de um dos poderes da republica.

  13. Antonio - SC disse:

    O PT continua calado que guri cagado. O que está acontecendo só foi pior na ditadura militar. Num regime democrático é inédito no chamado mundo livre. Onde estão os deputados, senadores e a OAB que se calam diante de um déspota presidente do STF, que passa por cima da Constituição? Será que ninguém mais tem vergonha na cara? Ninguém move uma ação junto aos órgãos internacionais de direitos humanos? A OEA? Nesta hora eu sinto vergonha de ser brasileiro.

  14. Antonio - SC disse:

    O PT continua calado que nem guri cagado. O que está acontecendo só foi pior na ditadura militar. Num regime democrático é inédito no chamado mundo livre. Onde estão os deputados, senadores e a OAB que se calam diante de um déspota presidente do STF, que passa por cima da Constituição? Será que ninguém mais tem vergonha na cara? Ninguém move uma ação junto aos órgãos internacionais de direitos humanos? A OEA? Nesta hora eu sinto vergonha de ser brasileiro.

  15. antonio carlos disse:

    o moço de paracatu anda sumido dos holofotes, que aconteceu!!??????ao dr. barbosinha……

  16. Nikola disse:

    Se um preso recebe uma visita ilegal, o culpado é o preso ou o diretor do presídio ? Punir o preso sem punir o diretor é claramente uma distorção. Além disto, basta ver o portão de entrada de presídios em dias de visita. As famílias levam roupas, produtos de higiene pessoal, e alimentação para os presidiários. Logo, comer um sanduíche do Mc Donalds não justifica um inquérito policial. As intenções de Barbosa e da mídia, são inconfessáveis. Isso, se fosse necessário confessa-las.

  17. Heitor disse:

    Não tem preparo nem condição psicológica para estar do STF.

  18. Miriam disse:

    Este é mais um exemplo claro de quanto os romances universais como “Os Miseráveis” continuam atualíssimos. Perseguição e vingança, mas não JUSTIÇA.

    • joao luiz silva brandao costa disse:

      A diferença é que o Inspetor Javert se jogou no rio Sena, de remorso. Esse aí, nem na lagoa, – na parte rasa – ali pertinho da casa dele…

  19. nilda disse:

    Não consigo entender esse ódio de JB contra Dirceu e demais petistas. Será que ele pensa que essa elite racista que ora o apóia o teria guindado a tão elevado cargo? Pelo que observo de dentro do judiciário antes de mostrar as suas garras maléficas ele era apenas tratado como o “negro do Lula”, antes de se ter transformado em “o menino pobre que mudou o Brasil” (para pior!).

  20. Gilson disse:

    Não tenho orgulho do JB,mas tenho do MLK e do LILS.

  21. andre disse:

    Mas ontem o jornal nacional mencionou sobre o intimado que Joaquim fez ao governador Agnelo Queiroz. Como era contra Dirceu,a Globo destacou o assunto a favor de jb.

  22. Dinio disse:

    O J BBB não tem complexo de superioridade. Ao contrário -Froid explica-
    ele nunca se livrou do complexo de inferioridade. Pelo simples fato de que ele usa arbitrariamente, uma “posição técnica”, de um regimento interno, que estabelece revezamento no cargo, exatamente para aerar a função de presidente do STF, como se fosse um cargo conquistado por mérito e liderança. Quando sabemos que o verdadeiro Líder é aquele que conquista por admiração, não por autoritarismo, truculência, chicanas e grosserias. Daí fica claro que ele usa sua bestialidade como mecanismo de defesa e a necessidade de se mostrar superior, o que demonstra evidentemente, que ele é uma figura com um enorme COMPLEXO DE INFERIORIDADE, e vai morrer assim, na idade dele, não tem psiquiatra nem analista que concerte !

  23. Em um país sério e com uma democracia consolidada e em que todos os cidadãos respeitassem as leis, este tal de Joaquim Barbosa, jamais seria alçado a presidência da Suprema Corte do Brasil, pois não se preocupa com a ética que o cargo que exerce lhe atribui, ao posar todo sorridente ao lado do candidato da oposição Aécio Neves e do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, ambos do PSDB. Isto por si só já constitui uma afronta a democracia. Como um juiz como Joaquim Brabosa pode realizar um julgamento principalmente o de José Dirceu, sem ser imparcial. O que fico indignado, que OAB, e o ninguém do Judiciário, não tomam nenhuma atitude para repreendê-lo, parece aceitar tudo com naturalidade. Viva o Brasil.

  24. derli souza disse:

    Uma dúvida que está me tirando o sono: Como neste caso de Brasília o prazo foi de 48h, quantos milésimos de segundo o supremo ainda supremo presidente do supremo deu para o governo do Maranhão se explicar sobre aquele presídio, então?

  25. maria nadiê rodrigues disse:

    Jornalistas, juristas, e muitos do povo, gente comum, se sentem indignados com essa forma brutalizada de transformar José Dirceu num delinquente, que não o é. Todavia, nem no Congresso, nem em páginas de jornais ou revistas, vemos os petistas abraçarem essa causa, que é injusta demais. Há um silêncio sepulcral entre os camaradas de Dirceu. Isso deve doer muito nele, que deu seu sangue pela democracia, e tudo fez para mover o PT até onde ele chegou. Se teve seus erros, sim, teve,como todo ser humano, mas nenhum capaz de chegar a esse caos triste de vida, contando basicamente com um advogado, que por mais forte, permanecerá pequeno e fraco diante do leão feroz, que se move por um ódio incompreensível.

  26. Luís CPPrudente disse:

    Ainda bem que o poder do Babosão acabou. Agora, quando será que ele vai sofrer um processo de impeachment pelos erros e desvios que ele tomou conscientemente?

    Impeachment do Babosão!

  27. ricardo almeida disse:

    Na comunicacao temos que colocar a mulher do pizzolato que de cara perguntou para o reporter da globo ,se eles haviam pago o DARF que devem aos cofres do overno,ligeirinho esqueceram do caso pizzolato.

  28. MARIA MAGDA CAIAFA disse:

    Em 2012 escrevi a frase para Joaquim Barbosa:

    “Quem aceita ser Capitão do Mato, pode até sair da senzala, porém nunca vai chegar à casa grande e muito menos ter a grandeza de um Zumbi dos Palmares”

    Não precisava ter bola de cristal para saber que ele ia se ferrar!!!!!

  29. Valcir Barsanulfo de Aguiar disse:

    O seu Joaquim foi indicado por elemnetos(frei Beto e outros) que queriam a indicação de um negro ao stf, e o Lula aceitou a indicação; agora é preciso notar que até então ninguém sabia do caráter dúbio e insano do seu Joaquim.

  30. Cicero - Porto Velho/RO disse:

    O que mais indigna é a surdez/mudez dos demais ministros do STF. Será que são apenas moleques e molecas de recados??? Será que, ao arrepio da constituição federal, são subalternos de Joaquim Barbosa??? Fico arrepiado com a falta de brios desses ministros e ministras.

  31. ricardo silveira disse:

    Joaquim Barbosa revela-se um pobre coitado, deslumbrado com o descomunal poder que têm nas mãos, faz o que quer, como quer e a lei, ora, a lei sou eu. E os demais ministros do STF? É uma boa pergunta.

  32. Pereira disse:

    Quanta SANDICE NÃO!!!!

    Esse moço precisa URGENTEMENTE de um PSIQUIATRA!!!

    O estado patológico salta aos olhos!!!

  33. Teo Ponciano disse:

    Já vai tarde.

  34. Edimilson disse:

    O que me incomoda não são as atitudes de joaquim barbosa, que a maioria já sabe tratar-se de um arrivista sem qualquer compromisso com a ética e a compostura. O que me incomoda de verdade é o silêncio sepulcral que impera na Corte, onde uns se calam por conivência com o arbítrio e outros por pura e simples pusilanimidade. Não basta a um ministro do Supremo que seja pessoalmente íntegro, é preciso que vele também pela retidão da Corte e que não transija com qualquer tipo de abuso contra a cidadania, ainda que ao custo de colocar abaixo essa paz de cemitério que prevalece entre os pares. Cabe ainda perguntar onde está a OAB, tão ciosa de seu poder para meter o bedelho em tudo (ou quase), sempre pronta a montar palanque quando se trata de peitar o Governo Federal, mas que em relação ao Mentirão, nunca conseguiu mais que grunhir alguns resmungos ininteligíveis?

  35. Lukas disse:

    Barbosa está chafurdando em polêmicas atrás de migalhas de holofote da mídia.

  36. Chave no Fiofó disse:

    A ilustração mostra a razão das dores de j. barbosa. Não se trata de dor na coluna é que a chave ficou atravessada no fiofó :o)

  37. Messias Franca de Macedo disse:

    … Quem conferiu “poder” ao RÁBULA PSICOPATA foi o PIGolpista! Quem é joaquim barbosa?… O PIGolpista é experto também em ‘descartes’: ‘a dinâmica do golpe ora em curso, estúpido!’…

    Shopenhauer nos ensina: “não odeio os homens maus, apenas os desprezo!”

  38. Jose so disse:

    É triste vê que um homem recebe uma oportunidade fantastica e joga fora de forma tão ridícula. Coitado, culpa do Lula que não fez uma indicação acertada, o que será que o Lula queria com essa indicação? Todos cometem erros e esse foi um deles.

  39. Ricardo disse:

    “Janio de Freitas, hoje, na Folha, descreve bem:
    “No despacho em que acusa o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de não investigar as denúncias contra os presos do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa ora lhes atribui “irregularidades”, como certeza consumada; ora “fatos narrados”, o que nada assegura sobre fatos reais; “aparentes regalias”, ou meros aspectos; e, de repente, seguro e definitivo, ‘ilegalidades’.””

    Esse raciocínio torto, que vai de um lado para outro, acusa e se contradiz, não é por descuido ou dificuldade em raciocinar, como parece, mas puramente má-fé. Foi com essa mesma artimanha que o então relator do julgamento do “mensalão” (e não somente ele, mas vários outros juízes do STF) pisoteou nas jurisprudências e na lei para condenar os réus petistas sem que tivessem cometido os crimes que lhes foram imputados. Assim foi que uma acusação nunca comprovada de existência de mensalão se tornou “o maior crime de corrupção…”, reuniões partidárias, de agenda pública, noticiadas pela mídia, viraram acertos de suborno, supostos indícios viraram “provas robustas”, “fulano não tinha como não saber (de sabe-se lá o que)” e com isso se considerou ser então chefe de quadrilha (que aliás, não houve, segundo o STF). Barbosa fez o diabo como relator nesse julgamento. Só não ressucitou os mortos. Ou melhor, até ressucitou um, para com isso aumentar as penas na dosimetria, quando modificou a data da morte do ex-presidente do PTB, influenciando no voto dos demais juízes do STF. Posteriormente confessou ter fraudado a dosimetria também por outros meios.
    Tudo isso está filmado pela TV Justiça. Mas no Brasil, a hipocrisia é geral e todos fingem que não vêem.

  40. janio ieso disse:

    O nosso Hitler não se contenta enquanto não destruir o PT,como o alemão tentou riscar o povo judeu da face da terra.Eles ressurgiram mais forte ainda.,Assim será com PT.

  41. JM disse:

    Bateu o desespero! Foi abandonado à beira do caminho, sem lenço e sem documento. Pobre homem!!!!

  42. Ricardo disse:

    Não acho que seja ódio. Não um ódio pessoal, pelo menos. A perseguição a Dirceu e a outros petistas não foi somente de Barbosa. O suposto ódio de Barbosa contra Dirceu, assim como o declarado ódio de Roberto Jefferson, ou o ódio demonstrado da revista Veja, da Globo, do PIG em geral, do procurador geral Antonio Fernando (que após cumprir seu papel na trama, ganhou contrato da empresa de Daniel Dantas, um dos citados no processo que ele não denunciou), do PGR Gurgel, de Gilmar Mendes, Ayres Brito, Fux, Mellos, etc., não é nenhum ódio pessoal, mas sim um posicionamento político, motivado por interesses de classe e/ou econômicos e/ou pessoais que, para atingir seu objetivo golpista de enfraquecer e fazer sangrar o governo do PT, levou-os a passar por cima dos escrúpulos, das jurisprudências do STF e das leis. Como o papel de Barbosa não terminou com o fim do julgamento, pelo fato de além de relator do processo ele também ser o atual presidente do STF, ele teve de continuar mantendo-se no papel de algoz dos petistas, necessariamente passando por cima da lei (pois a lei beneficiaria os réus), mesmo após os réus terem sido condenados e presos. O ódio de Barbosa, assim como tudo que envolve o caso do caixa 2, transformado fantasiosamente em “Mensalão Petista” é uma atuação, uma farsa. Não que ele, Barbosa, não seja rancoroso e agressivo. Mas é acima de tudo, alguém que leu toda a peça e se preparou por anos para cumprir o roteiro, esperando, talvez, ser aclamado pelo público.

    Significado de Farsa no dicionário:
    s.f. Peça teatral de poucos atores apresentada através de um simples diálogo, ação trivial ou burlesca, gracejos, situações cômicas, ridículas etc.
    Ato ridículo, coisa burlesca.
    Fingimento.

  43. João Ghidetti disse:

    Para quem tem saudade de Janio Quadros, Joaquim Barbosa é o ideal!…

  44. J Campos disse:

    Não apoio totalmente as atitudes do Ministro Joaquim Barbosa, mas é um negro de alma branca, chegou ao Supremo Tribunal Federal, nas condições de Ministro e tornou-se presidente, e julgou com acerto; as pessoas que ali foram condenadas, tinha provas concretas contra elas, deputados com pequenos salários, que apenas davam para manter os seus luxos, logo ficaram ricos, compraram fazendas e mansões, da-onde saiu este dinheiro, senão dos cofres públicos, dos altos impostos pagos pelo povo, que vive as custas de migalhas. Ressaltando, que não se trata de uma perseguição aos petralhas, mas também aos demais membros de outros partidos, que comprovadamente restou cabalmente demonstrado, que participaram de coisas erradas, com a finalidade de se enriquecerem as custas da nação brasileira, inclusive o “chefão”.

  45. Luis Vasconcelos disse:

    Quem enxerga nesse senhor complexo de superioridade? Na realidade, na verdade verdadeira o complexo dele é de inferioridade e gritante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *