O cisne Moro cantou. Com medo e desafinado.

marcas

A sentença proferida hoje por Sérgio Moro é o canto do cisne do ex-superjuiz.

Juridicamente, seria uma peça risível, se não fosse um retrato trágico do que ocorreu com a Justiça brasileira e a motivação de um processo político autoritário que atirou o Brasil no caos institucional já registrado desde os anos da ditadura.

No post anterior, ainda de maneira superficial, pela pressa, fiz uma primeira análise jurídica da peça, como gostam de dizer os advogados, enxundiosa em suas 238 páginas(!!).  Enxúndia é aquela gordura de galinha ou banha de porco, untuosa e nojenta.

O essencial é o político, porém, num processo nitidamente político, com uma sentença flagrantemente política, onde boa parte se destina ao próprio juiz ora balbuciar sua autodefesa, depois suas arrogância – repito, sua crítica sobre Lula ter se omitido na na decisão de prisão antes de julgados os recursos, que é prerrogativa do STF, é de chorar de ver escrita numa sentença – e, afinal, sua fingida piedade magnânima, dizendo que poderia prendê-lo preventivamente (uau! nem segunda instância, prisão de 1ª instância, “miritiçimo”!) e finalizando com as lágrimas de crocodilo de sua trêfega afirmação de que a “condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal”.

E, no aspecto político, há algumas evidências que não podem ser descuradas.

A primeira é a de que Sérgio Moro cumpriu o seu ciclo e cai, agora, para um segundo plano. É possível que nem mesmo a sentença possa subir de imediato ao Tribunal Regional Federal, pois  é passível de recurso ainda na 1ª instância, embora a absolvição na questão dos arquivos sirva para tresloucada Força Tarefa – às vésperas de ser devolvida á sua estatura natural pela nova Procuradora-Geral, Raquel Dodge – também pretender seu brilhareco final.

A segunda é a de que a sentença, porque baseada, no que tange às ligações entre o “triplex” e os desvios da Petrobras não tem nenhum tipo de materialidade, sendo sustentada pelos depoimentos genéricos (e, em vários casos, negando conhecimento de qualquer participação de Lula naqueles negócios escusos) e apenas pela palavra de um delator que pediu e obteve, por isso, redução de pena.

A terceira: o fato de Moro ter antecipado, em relação aos prazos que leva, normalmente, para dar a sentença, funciona como um fugaz “fait divers“, para retirar a atenção da figura de Michel Temer, aquele a quem correu a cumprimentar, sorridente, e do qual seus amigos do PSDB relutam em desgrudar-se.

A quarta, e mais importante, é que ela atira o país num impasse radicalizado que deixará descoberta de legitimidade a disputa eleitoral de 2018, se Lula dela for excluído. Ou perigosíssima, caso não o tenham condições de fazer, tudo a indicar que o clima de ódio e a dissolução moral da dupla PMDB-PSDB levará a uma disputa entre ele e Jair Bolsonaro.

E ao risco de sequer termos a eleição.

Surtos de histeria, quase todos, terminam ou em tragédia ou em depressão.

Comentários no Facebook

36 Respostas

  1. Elí Mariott disse:

    Moro= Instrumento jurídico descartável do golpe.

  2. jacó josé gomes disse:

    Não existe sentença inapelável. Só na idéia obtusa e na arrogância de alguns.

  3. José Lopes disse:

    Migeul Reali Júnior é suspeito. Pertence ao Partido da IIprensa Golpista.

  4. Luiz Mattos disse:

    PARA A PODRE JUSTIÇA TEREMOS DE FAZER A NOSSA;MORTE A SÉRGIO MORO E SUA QUADRILHA DE PROCURADORES.

  5. Márcio Martins disse:

    Andre Souza: vai catar coquinho, junto com o Reale…

  6. HOCUS POCUS disse:

    NÃO É UM BANDIDO TUCANALHA COMO MORO QUE DECIDIRÁ EM QUEM A GENTE PODE VOTAR!!!!!!SAFADO GOLPISTA ,ENTREGUISTA !!!!!

    • moro fura teto disse:

      Moro protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

  7. Messias Franca de Macedo disse:

    JUSTIÇA BANDIDA!
    JUSTIÇA CRIMINOSA!
    justi$$$azinha de merda, vagabunda, salafrária, nazifascista &$ [mega]corrupta!
    Não à toa, no ‘mar de fezes’ destes safados golpistas pululam vermes a exemplo deste imundo DEMOTucano sérgio ‘mor(t)o’!
    Vigarista de toga, preposto sórdido da CIA!
    Mau-elemento desassuntado!
    “Canalha, canalha, canalha!”
    Perdão!
    Aos canalhas!

    E cadeia neste ‘molleque’ caipira de piso de quinta província!

    É a luta de classes, estúpido!
    Que a esquerda brasileira – mesmo quando no poder – teima em não enfrentar!

    RUA!
    Honesto povo trabalhador brasileiro nas ruas!
    E JÁ passou da hora!

    Hasta la Victoria Siempre!

  8. jose magno disse:

    O Miguel Reale Jr é o novo presidente do TRF-4? Qualquer sentença é apelável Sr. troll talvez isso não esteja configurado em sua participação nesse blog. Se você tivesse um espirito republicano como FB tem com você, talvez seus comentários fossem mais oportunos ou úteis.

  9. José Ricardo Romero disse:

    Não é o canto do cisne. Vem aí num próximo capítulo a retirada da licença do pt.

  10. robertoAP disse:

    Tecnicamente o Lula está recebendo de presente ,de um juiz federal, um apartamento triplex, que o próprio juiz deve ter adquirido junto à Caixa ou direto da OAS, proprietários anteriores.
    Não existe corrupção,pois o juiz não quer nada em troca, apenas está doando o seu imóvel para o melhor presidente que o Brasil já teve.
    Acho que o Lula deveria aceitar e pedir ao Moro a transferência para o seu nome, registrado em cartório.
    Em seguida quando ele for inocentado por um juiz superior, poderia vender ou alugar para um belo diretório do PT em zona nobre.

  11. Gilbert Santos da Silva disse:

    É fim da novelinha criada pela rede globo em parceria com o juizeco da” província” de Curitiba. E o desfecho esperado era esse mesmo, pois desde o início era esse o papel dele, onde condenar Lula com prova ou sem provas e o de atender “a casa grande” e a casa branca nessa trama semelhante ao livro “o processo” de kafka, um embuste da ópera bufa!

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    … Se não reagirmos agora, não haverá eleição presidencial em 2018!
    Quiçá, nem mesmo em 2022!
    Escrevam!
    E quem quiser apostar para ver, que assuma os riscos de mais desgraças surreais anunciadas!

  13. Hugo Diniz disse:

    Se a merda da oab não fizer nada, ta na hora de acabar com todos os cursos de direito do paiséco de merda, vamos começar a caçar, já que não tem lei, nem juizecos a respeitam , não precisamos respeitar também, não vamos mais pagar impostos e pregaremos a desobediência civil, não tem mais lei nenhuma.

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … Se o STFede não vale um peido podre do pilantra ‘mor(t)o’, imagine a porra da OAB sempre golpista!

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    Sérgio Moro, perdeu, playboy!

    Por ínclito e impávido jornalista Luis Nassif

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/sergio-moro-perdeu-playboy-por-luis-nassif

  15. Adelmo Ribeiro da Silva disse:

    Desde sempre, afirmei que Lula seria condenado.
    Não falo de culpa ou de responsabilidade, de que, aliás, não apenas não foram apresentadas provas como jamais houve interesse nesse sentido, a parte que pudessem ou não encontrar.
    O veredicto estava pronto desde antes que fosse iniciado qualquer processo. E o objetivo era, e continua sendo, eliminar Lula do cenário político nacional devido ao fato puro e simples que a ala reacionária da sociedade brasileira tem pavor a Lula pelo símbolo que ele se tornou. E, como essa ala já se deu conta de que não pode vencê-lo nas urnas, restava apelar para um processo desde sempre fraudulento sob condução de um juiz sabujo, falso moralista e incapaz de discernir entre o papel de um magistrado e sua opção político-ideológica particular. E, para satisfazer o mega-ego do juiz sabujo, nenhum preço (na pervertida percepção dele) seria demasiado elevado, nem mesmo a destruição das estruturas política, econômica e social do Brasil.
    Lula tinha que ser condenado porque essa era não somente a ordem que o juiz recebeu como o ato que ele queria praticar. Por isso, sempre afirmei que Lula seria condenado ainda que não encontrassem, como não encontraram, provas de ilícito!
    “Delenda Lula est!” (“Lula deve ser destruído!”) O final da novela estava óbvio antes de iniciado o primeiro capítulo!
    Agora é ver que as instâncias superiores sejam menos criminosas do que o “deus de Curitiba”.
    Caso contrário, é certo que tudo neste País se deteriorará ainda mais do que já está. E com riscos com os quais a confraria do juiz-bandido não se importa ou, quem sabe, deseja!

  16. Lenita disse:

    FB, o que mais me tranquiliza é a própria serenidade e lucidez do Lula. Ele deve estar aliviado pois agora ele está livre para se defender. Ele sabe que o povo está do seu lado. Nós sabemos que temos poucas pessoas de esquerda sólidas e confiáveis nesse momento instável, mas ainda assim acho que algumas verdades conseguem se impor simplesmente por serem o que são: verdades. Esse blog nos ajuda muito a aguentar tanta dor e tristeza. Você também suporta nossa loucura e nos ajuda com sua força, trabalho e dedicação. Venceremos, creia. Os bolsoasnos da vida acabarão inspirando os personagens da platinada e seu público de aloprados. Vamos apoiar o Lula. Ele tem luz e ele nos tranquiliza. :-)

  17. Carlos disse:

    Se alguém ver o moro por aí faz um favor dê um tiro na cara dele.

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    UFA!
    A partir do próximo ano, este excomungado depravado, descompreendido &$ pervertido irá morar com a ‘famiglia’ na Terra do patrão Sam!
    Lá, o deprezível canalha DEMoTucano ‘mor(t)o’ – &$ absolutamente DESmoroLIZADO -não será recebido nem mesmo pelo sub do sub do sub do oficial de ordens do ‘TRUMPaceiro’ de plantão!
    Boa viagem, mercenário excomungado!
    NOJENTO!

  19. Ciganinha disse:

    Lula vai dar a volta por cima, esse canalha do mo(r)to está fazendo isso para encobrir a podridão dos comparsas dele o tremendão e o pó branco.São todos farinha do mesmo saco.

  20. Ciganinha disse:

    Esse fedorento do Joana dias peida na farofa, é um velho chupador de bolas.

  21. Hugo Diniz disse:

    nos states ele não terá a segurança que tem vai ficar bem mais fácil.

  22. Maria Rita disse:

    A despedida do juiz de uma nota só. “E quem quer todas as notas ré, mi, fá, sol, lá, si, dó…fica sempre sem nenhuma, fica numa nota só”. Lula,ontem, Lula hoje, Lula 2018. SEMPRE LULA!

  23. Pereira disse:

    O final dos CANALHAS DA CIA é ser transformado em cabo anselmo

  24. maria disse:

    Caminho do desmonte pelo jornalismo investigativo:Sigam o dinheiro… morô?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *