O Brasil está reduzido a brincadeiras e molecagens

molecagem

Em 1991,  só alguns dias depois de tomar posse no Governo do Rio de Janeiro, Leonel Brizola compareceu a uma assembléia do Sepe – o sindicato dos professores do Estado – para discutir a pauta de reivindicações da categoria diante do caos financeiro deixado por Moreira Franco, inclusive com uma cabulosa “confissão de dívida” com as empreiteiras do Metrô.

Mal ele entrou na Concha Acústica da UERJ, o grupo mais radical da militância sindical explodiu numa sonora vaia.

Brizola ouviu, sorriu, deu meia volta e foi embora.

Depois, explicou aos repórteres: o problema não eram as divergências que surgissem do diálogo que, abertamente, estava disposto a travar, numa atitude – salvo engano meu – inédita entre os governantes: ir a uma assembléia de servidores tratar de suas reivindicações. O problema, dizia ele, era o método: que vaiava antes de sequer ouvir, não queria nem ouvir, nem falar, apenas debochar.

Era inevitável que a cena me viesse à cabeça hoje, com a grosseria dos tucanos e de seus aliados ao vaiarem Dilma Rousseff em sua ida ao Congresso para a abertura do ano legislativo.

Com a diferença que são parte de um poder da República.

Não querem ouvir, não querem falar, querem apenas debochar, enquanto o país se debate em dificuldades terríveis.

As cenas são fartas em mostrar deputados amolecados, de bonequinhos infláveis, num comportamento de fazer corar adolescentes.

É o “efeito Aécio” que se espalhou na política.

No Congresso e na mídia, estamos reduzidos à estatura de moleques.

Os jornais, parece, se regem pelos hidrófobos frequentadores de seus portais.

A Folha investiga um bote de lata.

O Globo, uma cota de um “pombal” no Guarujá.

O Estadão virou um boletim oficial dos vazamentos,

Ignoram que, se desonesto, Lula poderia ter estalado os dedos, tamanho era seu prestígio, e feito aparecer apartamentos e lanchas quanto os quisesse.

Todos se lixam para o fato de que o país e o mundo estão em grave crise e que isso significa que todos os dias gente perca o emprego e as condições de sustentar suas famílias.

Tentam ridicularizar  – e há meses – qualquer tentativa do governo de dialogar.

O diálogo é bom, positivo e civilizado em quase todas as circunstâncias, exceto numa.

Quando o desejo de fazê-lo torna excessivamente tímido, além do aceitável, o exercício de fazer o que é o dever de quem tem a delegação do poder popular.

Descobrimos que Kim Kataguiri, em espírito,  foi alçado não apenas a colunista da Folha, mas a líder da oposição parlamentar.

Não surpreende que outra manobra tenha levado à estaca zero o processo disciplinar de Eduardo Cunha num parlamento assim.

É mais um poder da República que desanda para a molecagem e para brincadeiras de marketing.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

34 Respostas

  1. roberto disse:

    Programa de governo dos tucanos:
    -Dilma………VTNC.
    -Lula ……FDP
    -PT……vai pra PQP
    Esse programa de governo,é mais primitivo , selvagem e grotesco do que um grupo de Neandertais tentando se comunicar.
    Certamente, o povo não votará nessas antas tucanas em 2018, e se continuarem cursando a Faculdade da Imbecilidade , vão morrer de auto combustão antes de 2022.
    Como os moleques da pré adolescência, ou se educam ou vão puxar carroça.

  2. Baba disse:

    A imbecilização do brasileiro promovida pela mídia lesa pátria deu frutos e uma parte destes idiotas, mal educados, chegaram no congresso para atender a interesses que não são da população. Aposto que os eleitores também não sabem deste comportamento de desqualificados. Que transformam a casa do povo em um circo ou em um carnaval. Falta de decoro.
    Infelizmente não identifico ninguém nesta foto. Aparentemente não são do meu estado.
    Alguém precisa dar nome aos bois que continuam a tumultuar e causar caos. Falta de respeito, falta de decoro, falta de democracia.

  3. Eliane ex-SP agora Rs disse:

    FB, em seu texto, perfeito,você abordou um aspecto: a infantilização em áreas da vida em que ela se torna ridícula e abjeta.
    Jean Willis,no final da cerimônia, também revoltado com o comportamento canalha de parte de seus colegas, abordou a questão do machismo.
    Nosso país e nosso povo não merecem isso. Triste, revoltante, repugnante.

  4. Leonel Inácio disse:

    ATENÇÃO … ATENÇÃO … ATENÇÃO … ATENÇÃO … ATENÇÃO

    .. GRANDE VIGÍLIA E MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DO LULA ..

    … Dia 17 de fevereiro a partir das 10 horas …

    ….. No Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo …..

    (onde será realizado o depoimento do Lula e de dona Marisa para o Ministério Público de São Paulo)

  5. Lauri Guerra disse:

    Fernando outra vez apontando para o fulcro da questão. Este infantilismo de muitos congressistas oposicionistas representa o encharcamento dos poderes da república com o ódio instigado pelo pig e asseclas sob o comando da CIA, a qual por toda a parte onde conspira, vale-se do ódio para alcançar a fissura do sentido de nação e o torpedeamento dos projetos nacionais de desenvolvimento independente. E conseguido este acirramento é mais fácil dominar, pois o que domina a agenda política de uma banda (no Brasil, a UDN rediviva) é o projeto de destruição dos inimigos do império e o amordaçamento do estado democrático, para afastar a participação popular da escolha dos destinos da nação (buscam avassalar o controle do estado ao poder principalmente do capital rentista, nacional e internacional).

  6. Mark disse:

    É simplesmente vergonhoso e inaceitável o comportamento destes senhores, embora não deva causar surpresa a ninguém. Afinal, essa gente desqualificada passou os dois últimos anos “trabalhando” ativamente contra Dilma e contra o povo brasileiro, apoiada por uma mídia podre e uma parcela de energúmenos que compõe a nossa população.

  7. Heitor disse:

    Os molequinhos aecistas não vaiaram o Cunha.
    Disso a mídia calou.

  8. marco disse:

    Faltou incluir ai,O ELEITOR DESSA GENTE,tão SEM VERGONHA,quanto.E naturalmente,se queixam da ATIVIDADE DO PARLAMENTO,onde se exerce A POLÍTICA,dentre outros ambientes em que eles,os ELEITORES SEM VERGONHA alegam que política é somente PARTIDARIZAÇÃO.Sabem,todos eles,os SEM VERGONHA ELEITORES DESSA CANALHA,que diuturnamente se faz POLÍTICA.Mas a tarefa principal,dos aparentemente ” ACÉFALOS “,é tentar afastar o POVO,da POLÍTICA.Por isso,GOSTAM E APOIAM AS DITADURAS.É a parte mais canalha da sociedade,OS ELEITORES SEM VERGONHA NA CARA,que elegem essa matilha de VIGARISTAS.

  9. Vicente disse:

    É exatamente o que disseste: Aecização do congresso.
    Deputados da oposição, em sua maioria, são filhos de papais ricos, nunca precisaram se esforçar pra nada e agora, há 13 anos sem ganhar eleição, ficam desesperados, não sabem lidar com frustrações e partem para agressões vazias e infantis.
    Os donos do oligopólio da mídia tem a mesma característica desses deputados.
    O que a Dilma tem a fazer é manter a seriedade e governar, deixar a creche chorando enquanto o governo trabalha.

  10. ernesto disse:

    Faltou a achincalhação original, que é a presidentA cujos discursos geraram um livro de humor e a corrupção e a incompetência do projeto de poder lulopetista. Mas gostei do “Lula, SE desonesto” como se alguém com mais de um neurônio pudesse ter dúvidas sobre isso.

    • Roberto Monteiro disse:

      Já que supostamente, tu tens mais de dois neurônios, nos brinde com a preciosa informação sobre as tais desonestidades do Lula. Não vale notícias de jornal nem as denúncias furadas o ministério público tucano de sp.

      • ernesto disse:

        Se uma desonestidade pública é descoberta, o caminho natural é que ela se torne notícia de jornal e denúncia judicial. Sem poder responder aos fatos que surgem, o que faz a direção petista? Determina que tudo que sair no jornal e virar denúncia não deve ser considerado. E os militontos seguem fielmente a ordem do partido, sem perceber o absurdo dela.

    • Roberto Monteiro disse:

      Outro pedido, já que supostamente tu tens mais de dois neurônios:

      Explica essa dúvida para nós:

      Delator que citou Aécio é buraco mal explicado na Lava Jato
      Enviado por Webster Franklin

      Da Rede Brasil Atual

      Delator de Aécio: em Brasília, delação; em Curitiba, dispensado
      Tem um buraco mal explicado na Lava Jato. Trata-se de Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará – o que revelou que Aécio, à espera de R$ 300 mil, era “chato para cobrar”
      por Helena Sthephanowitz

      Tem um buraco mal explicado na operação Lava Jato. Trata-se de Carlos Alexandre de Souza Rocha, apelidado de Ceará, amigo do doleiro Alberto Youssef há 20 anos. Foi preso em Balneário Camboriú (SC) na primeira fase da Operação Lava Jato, em 17 de março de 2014, acusado de ser doleiro pelas conversas telefônicas grampeadas legalmente.

      No mês seguinte, em 22 de abril de 2014, o Ministério Público Federal do Paraná apresentou denúncia contra Ceará por apenas um crime: operar, sem a devida autorização, instituição financeira de câmbio, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Não houve denúncia por formação de quadrilha ou organização criminosa, nem por lavagem de dinheiro.

      O MPF-PR pediu ainda na denúncia o pagamento mínimo de multa de R$ 5 milhões por danos causados ao sistema financeiro e econômico. No dia seguinte, a denúncia foi aceita pelo juiz Sérgio Moro. Em seu despacho, o magistrado soltou Ceará da prisão preventiva, colocando-o em liberdade com medidas restritivas, tais como retenção do passaporte, proibição de contato com Alberto Youssef, ter de avisar ao juízo em caso de mudança de endereço etc.

      Entre abril e agosto de 2014, em vez dos já rotineiros acordos de delação premiada, a defesa de Ceará negociou com o MPF-PR e conseguiu acordo para suspensão condicional do processo, ou seja, em vez de ir a julgamento, cumpriria medidas alternativas em liberdade. Isso sem ter de delatar nada. O juiz Sérgio Moro homologou o acordo em audiência do dia 4 de setembro de 2014. Em vez dos R$ 5 milhões pedidos inicialmente pelo MPF-PR, o valor ficou reduzido para R$ 100 mil, pagos em cinco parcelas mensais de R$ 20 mil, após cinco meses de carência. O acordo incluiu a liberação de bens apreendidos, sendo dois carros e quatro relógios de luxo da marca Hublot, que chegam a custar US$ 20 mil cada.

      Pelo acordo – lembrando que não era de delação –, o processo de Ceará ficou suspenso e, após dois anos, se ele andar na linha, será extinto. Sem delatar ninguém.

      Passados nove meses depois de livrar-se da Vara de Curitiba, sem condenação, sem ficar preso, e em silêncio sem delatar ninguém, ainda não se sabe exatamente por quais circunstâncias Ceará prestou 19 depoimentos sigilosos em Brasília entre 29 de junho e 2 de julho de 2015, em acordo de delação premiada na Procuradoria-Geral da República, em homologação pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascky. Revelou que carregava dinheiro vivo a serviço Alberto Youssef para intermediários que repassariam a alguns políticos ilustres, o mais notório é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), citado como suposto destinatário de uma propina de R$ 300 mil paga pela empreiteira UTC em 2013.

      No anexo 12 da delação, Ceará conta que, por volta de setembro ou outubro de 2013, Youssef o mandou entregar R$ 300 mil no escritório da UTC no Rio de Janeiro para um diretor de nome Miranda, que estava ansioso e desabafou, travando o diálogo:

      Miranda: – Rapaz, esse dinheiro estava sendo muito cobrado e tal.

      Ceará: – Por quem, doutor?

      Miranda: – Aécio Neves.

      Ceará: – Vocês dão dinheiro aqui para a oposição?

      Miranda: – Ceará, aqui a gente dá dinheiro pra todo mundo.

      Segundo Ceará, Miranda disse que Aécio era “o mais chato para cobrar e que estava em cima dele atrás desse dinheiro”.

      O diretor superintendente da UTC no Rio de Janeiro chamava-se Antonio Carlos D’Agosto Miranda, também conhecido como Kaká. No acordo de leniência da Camargo Correa junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por formação de cartel na construção de Angra 3, Miranda é apontado como “do alto escalão do cartel” e que “exercia papel de destaque nos contatos de cunho político”.

      A delação de Ceará foi vazada e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo só no fim do ano passado, na semana em que o povo estava distraído com as festas natalinas e de ano novo. Aécio estava de férias em Miami, badalando ao lado de celebridades como o piloto Felipe Massa na casa do deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) – que aliás está com R$ 622 milhões de seus bens bloqueados pela Justiça em processo por improbidade administrativa. A assessoria do senador chamou de “absurda e irresponsável” a citação sem provas, ao contrário do que faz quando delações atingem petistas.

      Como senador, Aécio tem foro privilegiado e só pode ser investigado pela Procuradoria-Geral da República, mas o referido diretor da UTC estaria na alçada do Paraná, junto com Alberto Youssef. Não há notícias de que ele esteja submetido ao método de prisão preventiva até delação para contar o que sabe sobre transações com tucanos sem foro privilegiado.

      O buraco mal explicado é porque alguns investigados só saem da cadeia em Curitiba quando delatam qualquer coisa, quase sempre com efeitos políticos que atingem a atual base governista federal, enquanto outros que tinham informações que atingem a oposição tucana foram mandados para casa em silêncio, ganhando benefícios como redução de multas, suspensão e extinção de penas?

      delacao_ceara_aecio.jpg

      suspensao_processo_ceara.jpg

    • Alisson Souza disse:

      Dilma só não fala dilmês quando lê teleprompter.

      • Vargas disse:

        Falar bem não é e nem nunca foi sinônimo de honestidade e de competência.
        Tenho visto o Aécio dar entrevistas…. Nossss…. O cara está mal mesmo quando aperta aqueles olhinhos embota tudo.

    • Vargas disse:

      Vc tem que egixir honestidade de quem vc vota, ernestinho.
      Aliás, em que alma sahonesta vc vota (presidente, governador, senador, deputado, etc etc) ???
      Compartilha com a gente aí.

  11. Tomás disse:

    É esse tipo de desvio de conduta que a mídia permite e estimula. Deputados do país reduzidos à condição de patetas alegres. Podemos francamente afirmar que nossa mídia ultra-conservadora é uma destruidora voraz da capacidade mental de muitas autoridades, que não se tocam da importância e seriedade de seus mandatos.

  12. Irion disse:

    Salvo terrível e improvável engano, a Embaixada Ianque tem feito um “bom trabalho” (a sua especialidade…) ao longo dos últimos anos, com a covardia e omissão da esquerda: semeou, semeou, nos meios e comunicação (internet, etc.), e está conseguindo nos transformando em bonequinhos infantilóides e colhendo o caos pretendido. O Pré-Sal é o butim!

  13. carlos disse:

    Esses vagabundos do PSDbosta e Denmoniocracia, compradores de currais eleitorais, deveriam por uma melancia na cabeça porque o que eles querem é transformar o povo brasileiro em circo, e é porque dizem que as eleições são fiscalizadas, se fossem fiscalizadas, esses lacaios teriam seus mandados cassados.

  14. Carlos disse:

    Resta dar os parabéns para os moleques de classe média do MPL que, em 2013, deram o pontapé inicial a uma sucessão de eventos que resultaram neste congresso e no fortalecimento dos fascistas. O congresso é esta grande m rda mesmo, mas tais políticos estão lá porque pessoas votaram neles. O congresso, dizem, é um retrato da sociedade brasileira…

  15. Maria Aparecida Jube disse:

    O Congresso ontem deu a maior prova que o brasileiro não sabe votar, em qual outro país do mundo o povo encheria de moleques a instituição que deveria o representar? E pensar que é o trabalhador que sustenta, com salários exorbitantes de milhares de mordomias, esse bando moleques.

  16. Marcelo Pereira disse:

    O pior Congresso Nacional de todos os tempos. Tomado por achacadores, imorais, corruptos e que estão pouco se lixando para o povo brasileiro.

  17. Marcos disse:

    Vamos lembrar que não é o povo que não sabe votar , e sim a participação do Capital e dos interesses espúrios organizados que pagaram as campanhas milionárias,daqueles mesmos que não queriam o fim do financiamento privado.Coincidências ?

  18. Lenita disse:

    Os partidos progressistas precisam continuar a reagir a essa palhaçada com vigor !! O povo na rua precisa defender Lula e Dilma; reiterar/exigir o afastamento do Cunha (sua presença faz crer que tudo é possivel no mundo dos Katakoquinhos do Congresso); exigir que o Congresso respeite o povo e a nossa mandataria acima de tudo !!! E muito importante que os blogs sujos continuem passando o pente fino no corporativismo golpista do PIG. Se é verdade que o PIG esta ha décadas jogando seu veneno, tb é verdade que estes, pela primeira vez, se sentem de fato ameaçados: o relogio do tempo não os deixara passar! Serão engulidos pela Internet porque são mediocres e mesquinhos! Assim como todos esses senhores racistas, machistas e oligarquicos (que se comportam no estilo do “coca-boy”) devem ser desmascarados sem descanso! O povo não é bobo!

  19. Alisson Souza disse:

    Engraçado, quando Afonso Florence e Paulo Pimenta quebraram urnas de votação da Câmara dos Deputados (dano ao patrimônio público), não vi nenhum comentário neste blog a respeito. Por que será, hein?

  20. Gomes disse:

    Vejam, já postei aqui algumas vezes e sou crítico ferrenho do governo petista, a última vez que votei no PT foi em 1994, mas não é isto que vem ao caso.
    Jamais, JAMAIS representantes de um poder de uma nação podem se comportar como sindicalistas abestalhados vaiando uma presidente da República, relembro aqui o caso de agressão ao saudoso Mario Covas por parte dos marginais da APEOESP, mas vá lá a instituição citada é loteada basicamente por marginais , imaginamos que o Congresso Nacional seja um poder que se dê ao respeito.
    Mas não, a lamentável vaia a Dilma (compreensível se vier de manifestação popular) mostra o tamanho que este país se transformou, a oposição bisonha e medíocre que este governo tem e o quão o PSDB se tornou um arremedo de partido, uma legião de moleques imbecis incapazes de dirigir este país tanto quanto é incapaz a atual mandatária.
    Estamos vendidos, e pior, sem o mínimo de decência comportamental, pobre Brasil, pobres Brasileiros.

  21. C.Paoliello disse:

    A oposição brasileira é um deserto de homens e de ideias, mas riquíssima em lobistas e a Câmara Federal é a de mais baixo nível da história republicana. Só lhe resta mesmo a molecagem.

  22. paulo disse:

    Aos deputados federais que não estão contente com a Presidenta, fiquem eles sabendo que existem milhões que os repudiam também, que os queremos fora da Câmara, são gatunos ou turma de moleques que denegriram a Instituição símbolo maior do país.

  23. Thiago Teixeira disse:

    PRONTO …. ZIKA VIRUS e MICROCEFALIA é culpa da DILMA … (com é bom ser prefeito e governador com petista no governo federal, eita vida boa).

  24. Valmont Santos disse:

    Aébrio representa a típica direita de república bananeira. É a cara de uma elite econômica CORRUPTA, RIDÍCULA E AUTORITÁRIA.
    E todos nós ficamos com cara de bananas, quando nos curvamos a essa PLUTOCRACIA RETRÓGRADA, ANACRÔNICA, ATRASADA.
    O cartel dos magnatas da mídia quer conservar o “Brazil” nesse nível de puteiro, pois, como disse Cazuza, “assim se ganha mais dinheiro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *