Não se vai julgar um crime, mas uma candidatura

jotaa2

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, diz ao UOL  que “ a Justiça não pode levar em conta, em um processo criminal, se um réu disputará ou não eleições”, dizendo que espera um julgamento justo, como o que seria devido a qualquer pessoa.

O doutor estaria certo se não fosse um pequeno detalhe.

Se Lula não fosse alguém capaz de disputar e vencer eleições presidenciais, nem sequer teria sido julgado em 1ª instância, menos ainda em Curitiba e, claro, nem estaria sendo submetido a uma corte de desembargadores.

Simplesmente, não haveria processo por falta de materialidade do suposto crime. Não há um mísero papel que indique posse ou propriedade – ainda que futura – do tal triplex, não há provas de seu uso, mesmo eventual e nem mesmo alguém diz ter prometido o apartamento a ele, nem mesmo o delator Léo Pinheiro, que, depois de meses encarcerado, acabou por dizer “ter sabido” que o imóvel estaria “reservado”. Não diz por quem soube nem como seria essa reserva, claro.

Mas, fique claro, nem isso existia quando do acolhimento da ação por Sérgio Moro.  Não havia nada, nem sequer a tardia alegação do empreiteiro. Tudo o que se alegava é que, por ter ido visitar o apartamento, o imóvel seria para Lula, acusação feita por aqueles histriônicos promotores paulistas e que foi fatiada para mandar Lula a Sérgio Moro. Isto é, ao “matadouro”. Todos os outros acusado foram absolvidos, por inconsistência da denúncia.

Lula foi, pois, processado com um resultado certo, ao qual tudo foi ajustado.

Como o crime de corrupção é o de “solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida” e Lula não solicitou (não há menção a isso no processo) e nem recebeu – o triplex segue sendo da OAS e até está penhorado por dívidas da empresa no DF – vantagem alguma, sobrou o finzinho do artigo: “aceitar promessa de tal vantagem”.

E como Lula aceitou? Porque foi ver? Não poderia, já que possui, legalmente, cotas do condomínio? Fez algum contrato com a OAS para “compensar”, ao menos contabilmente, a diferença entre as cotas que tinha e um apartamento maior? Pegou as chaves para experimentar o “cafofo”? Fez uma “visita secreta” ao apartamento com sete ou oito pessoas observando o “segredo”?

Ah, sim: para “lacrar” a corrupção, cria-se um “ato de ofício”representado por uma “caixinha” formada com sobrepreços em contratos da Petrobras de onde teriam vindo os recursos para bancar obras no triplex, algo tão vago que nem mesmo Sérgio Moro, na sentença, consegue afirmar que foi daí que veio o dinheiro, apenas que deve ter sido.

Qualquer advogado, promotor ou juiz sabe que, com o que se tem ali, ninguém vira sequer réu, quanto mais condenado.

Portanto, o processo só existe e teve este desfecho porque Lula é um potencial candidato a Presidente, não por outra coisa.

Assim, é um processo político, com um julgamento político.

Quem estará sendo julgado no dia 24 não é o cidadão comum Luís Inácio Lula da Silva, mas o candidato Lula, isto é claro como água.

E o resultado do julgamento, aquele que importa de verdade, é a sua inelegibilidade, não a pena, que pode até ser reduzida para aplacar o descontentamento com a manutenção da sentença de Moro.

“A  Justiça não pode levar em conta, em um processo criminal, se um réu disputará ou não eleições”, diz o advogado de Lula. Engano, doutor, é só isso que ela levará em conta.

 
 
contrib1

Comentários no Facebook

43 Respostas

  1. Paulo Mosanio disse:

    TENHO TANTA REPUGÂNCIA A ESTA POUCA VERGONHA, A ESTE ADULTÉRIO FLAGRANTE CONTRA AS LEIS E A JUSTIÇA, QUE PARECE UM PESADELO. MORO E A GAROTADA MIMADA CONCURSEIRA DELE E AMIGOS ATOLADOS EM DELAÇÕES PROPINEIRAS DEVEM TER UM CASTIGO EXEMPLAR

  2. Sérgio disse:

    São uns Canalhas, Canalhas!!!

  3. Chapiro disse:

    Repetirei aqui o que comentei no post anterior já que o assunto é o mesmo:

    Da coluna do Paulo Moreira Leite:

    https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/336802/Julgamento-de-Lula-deve-ser-suspenso-j%C3%A1.htm

    “Uma busca em cartórios em torno de bens da OAS, indispensáveis para a empresa enfrentar um processo de falência movido por empresários da cidade, mostrou que o 16-A faz parte do patrimônio da construtora. Em sua sentença, a juíza Luciana de Oliveira determinou, numa decisão irretocável nesses casos, que o imóvel seja penhorado em favor dos empresários de Brasília, numa segunda demonstração de que o ponto central da denuncia que levou Lula a ser condenado a 9 anos e meio de prisão — enfrentando o risco de ser impedido de disputar a presidência da República — não tem fundamento jurídico algum.”

    “Não há dúvida de que essa decisão cria aquilo que os juristas chamam de “fato superveniente”, que se sobrepõe ao que foi apurado e denunciado até aqui. A resposta coerente, num caso como este, é a suspensão do julgamento de 24 de janeiro, até que tudo possa ser esclarecido, caso apareçam recursos contestando a decisão da Juíza Luciana de Oliveira, o que é pouco provável. Caso se apresente recurso, o que depende do interesse das partes, o local adequado para exame é o Tribunal de Justiça do Distrito Federal — e não o TRF-4. “

  4. Cesar disse:

    Por que o Governo Federal tá fazendo propaganda virtual pelos sites, se foi suspenso por um juiz de Brasília?

  5. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Adianta provar tudo isso? A “convicção” se sobrepõe às provas na justi$$a lavajaten$e. Uma coisa é certa: todos que condenarem o Lula neste processo prá lá de político terão que prestar contas, mais cedo ou mais tarde. Manipular ou esconder provas é crime. A justiça séria e imparcial está na mão de 3 desembargadores. Vamos ver quem segue as leis e quem não segue.

  6. CESAR disse:

    O Governo Federal está usando a plataforma http://smartadserver.com.br/ pra poder veicular propaganda da Reforma da Previdência em sites parceiros. Isso não é um subterfúgio devido a restrição da justiça do DF da veiculação de propaganda da Reforma?

  7. Carlos disse:

    Veja bem: no final da década de 20 e início da década de 30, Augusto Cesar Sandino enquadrou os ianques que dominavam a Nicarágua. Aí, com a ajuda de bandidos nicaraguenses, assassinaram Sandino e empossaram uma ditadura leal aos EUA. Esta ditadura só foi derrubada em 1979. Acontece que pegaria muito mal encomendar o assassinato de Lula, então estão tentando apenas cometer o assassinato político, porque o assassinato de reputação não obteve sucesso.

  8. Messias Franca de Macedo disse:

    Deu xabu no CUnha do ‘mor(T)o’!
    E na cidade onde o estropício nasceu!
    DEU RUIM, HEUN Protesto de apoio a Sérgio Moro em Maringá; faltou gente para segurar a faixa.

    https://www.youtube.com/watch?v=x0VnYe_QH3Y

  9. Vitor Castro disse:

    E tudo isso ocorrendo de 2011 a 2015, quando não era mais agente público e sequer teria como praticar algum ato de ofício para beneficiar a empresa
    só pra complementar…

  10. Carlos roberto disse:

    pior é que há é de conhecimento cabal que o apartamento não é de Lula tá
    pouco há qualquer reserva pois o apartamento foi penhorado, portanto Curitiba é um tribunal de exceção é o trf4 caso mantenha a nefasta condenação também passa a ser outro tribunal de exceção

  11. André Caldas disse:

    A página do TRF4 no facebook tá parecendo página de partido político!!! Quanta propaganda política!!! Quantos benefícios sendo entregues à população pelo judiciário…

    É o partido do judiciário… kkkkkk! Da coalizão com o partido da lava jato…

    https://www.facebook.com/TRF4.oficial/

  12. Messias Franca de Macedo disse:

    Alexandre Padilha: Presidente do TRF deve investigar ameaças e não alimentar clima de ódio

    Postado em 13 de janeiro de 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/alexandre-padilha-presidente-do-trf-deve-investigar-ameacas-e-nao-alimentar-clima-de-odio/

  13. HOCUS POCUS disse:

    ——–O advogado de Lula, Cristiano Zanin, diz ao UOL que “ a Justiça não pode levar em conta, em um processo criminal, se um réu disputará ou não eleições”, dizendo que espera um julgamento justo, como o que seria devido a qualquer pessoa. ——-

    Ao que parece a intenção do Dr Zanin com esta frase , foi de deixar claro que desestimando o fato que ele irá disputar uma eleição ,a inocência do cidadão Lula deverá ser consagrada pelos TRF4.
    Mas é claro que pelo andar da carruagem, em forma CRIMINOSA o amigo do bandido de curitiba não se declarará impedido e seu chefe ,o tal de thompson não lhe exigirá tal coisa , restam poucas chances a Lula.
    Mas quem sabe SEJA O ESTOPIM QUE A MASSA ESTÁ PRECISANDO PARA VIRAR POVO,E CEIFAR AS CABEÇAS DO GOLPE.
    É o perigo que os togados correm caso continuem o processo criminoso de curitiba ,mas se o inocentarem,ACABA O GOLPE.
    SERÁ SEM DÚVIDAS UM DIA HISTÓRICO E SEREMOS TESTEMUNHAS E PARTÍCIPES DISSO.
    TODOS A PORTO ALEGRE !!!

  14. Messias Franca de Macedo disse:

    Pra não dizer que não falei de Flores
    Por emérito e intrépido jornalista e escritor Alex Solnik
    13 de Janeiro de 2018

    (…)
    Uma informação dessa gravidade, mais grave ainda por ter vindo de quem veio não poderia ter sido divulgada de forma tão imprecisa.
    Thompson Flores deveria dar a informação c0mpleta – quem, onde, como, quando e por que – a fim de dar veracidade às suas palavras e dizer se as ameaças foram denunciadas à polícia, já que até agora não circulou notícia alguma a respeito.
    (…)
    A declaração de Flores pode ser entendida, portanto, como tentativa de criar um fato político contra Lula – o que não deveria constar da agenda de um juiz, ainda mais em se tratando do presidente do tribunal – e de influenciar efetivamente para um resultado desfavorável ao acusado.
    Seu comportamento nesse caso do tríplex não tem sido nada irretocável.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/336858/Pra-n%C3%A3o-dizer-que-n%C3%A3o-falei-de-Flores.htm

  15. Messias Franca de Macedo disse:

    Ré é esta infame “justiça” em que um acusado roga para ser julgado – apenas e tão somente – de forma justa, imparcial e isenta.
    Ou seja, uma “justiça” absolutamente ‘DESmoroLIZADA’!
    “Justiça” com a bunda de fora!
    https://luizmullerpt.files.wordpress.com/2016/03/justic3a7a-de-bunda-de-fora.jpg?w=515&h=553

  16. alvaro disse:

    Um pequeno detalhe neste processo é o fata da pf, vulga política federal, não ter encontrado os registros do imóvel da OAS e nem a penhora do dito cujo junto a Caixa. Eita policinha esquisita não!

  17. emerson57 disse:

    “Quem estará sendo julgado no dia 24 não é o cidadão comum Luís Inácio Lula da Silva, mas o candidato Lula, isto é claro como água.”
    Sr. Fernando,
    Não concordo com o que diz essa frase. Além do que ela é contraditória.
    O correto é:
    Quem estará sendo CON-DE-NA-DO no dia 24 não é o cidadão comum Luís Inácio Lula da Silva, mas o candidato Lula, isto é claro como água.
    Nem o mouro acredita na condenação que proferiu. Mas condenou mesmo assim porque o seu cargo e a globo permitem.
    Os Desembargadores seguirão o voto do Gebran e a ordem do presidente do tribunal, o incrível e irretocável Flores.
    Com a presença maciça do povo nas ruas de Porto Alegre no dia 24, Lula será absolvido.
    Com uma votação maciça na eleição do fim do ano, Lula será eleito.
    Com uma votação majoritária nos deputados e senadores alinhados com as causas democráticas e populares, Lula conseguirá derrubar as antenas da globo e governar.

  18. asd disse:

    Minha maior revolta é que seguiremos discutindo Lula até o naufrágio, como se um projeto nacional fosse exclusividade do PT e seus acertos e contradições… isso realmente é um país de futebolistas e nada mais!!

    Se quisessem resolver o país apoiariam projetos alternativos, mas gostam mesmo é de antagonizar, do bate-bola em si, sem um objetivo maior!

    Um país de futebol e nada mais.

    • dinarte disse:

      Cite alguns projetos alternativos que são VIÁVEIS para o Brasil na atual situação e assim poderemos conhecer e talvez até apoiá-los.

      • asd disse:

        só existe um projeto nacional includente que aposta na inteligência hoje fora do Lula, mas não tenho pretensão de passar no seu filtro pessoal do que seja “viável”… quando votei em Lula antes de ser eleito, ele não era viável, por várias eleições seguidas votei no PT que não era viável… no entanto ele finalmente teve a sua chance, sua janela de atuação… discordo de quem acha que essa janela ainda existe, ou ainda seja minimamente viável… a falta de fé e esperança torna Lula maior que o Brasil, então nem vale a pena discutir o país mais… vamos naufragar sem nem ao menos discutir a viagem e o destino…

    • boneka 22cm disse:

      Tá de brincadeira….revoltada…, o alternativo tá ai , o golpe malandro.
      o golpe com tudo, com o fascismo controlando tudo, com venda do patrimônio nacional….
      Vá pra pqp, vira lata.

  19. José Ademar disse:

    Afinal como vai ficar a questão da decisão da justiça de Brasília essa semana que disse o triplex que a Farsa Jato quer emprestar ao Lula e a nós junto,mas já recusamos a oferta,é para pagamento de credores da OAS,o triplex da Farsa Jato e mais três nó mesmo edifício?

    Não cabe recurso pela anulação ou adiamento do julgamento político,já que fica comprovado pela milésima vez que o apartamento não é de Luizinho?

    Registro de imóveis essa semana também comprova que o apartamento é da OAS/CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

    Até no Campeonato Alemão de futebol faixa em apoio a Luizinho.

    Não tem jeito e o Kátia Flávia de Maringá-PR tem chance de perder no poker do trf4 por 2×1.

    Essa semana foi decisiva para a nossa vitória e a dúvida agora e quem será o nosso vice com Luizinho,se será Manoela d’Ávila,Fernando Haddad ou Requião.

    Agora pelas tragédias Jim Jones que a quadrilha do Mercado,mídia corrupta,CIA,Farsa Jato,Supremo com tudo,FIESP,FEBRABAN,AÉCIO,CUNHA,TEMER,PMDB,PSDB,PP,PTB e outras moléstias da humanidade,acho que vai consumir o primeiro mandato de Luizinho Lula da Silva todo para consertar essa tragédia Temer.

  20. Messias Franca de Macedo disse:

    SENSACIONAL
    Mulheres escracham Gilmar Mendes no exterior: “Não tem vergonha do que faz?” “Eu quero que Deus mande o senhor para o Inferno!”
    Por Joaquim de Carvalho – 13 de janeiro de 2018

    https://www.youtube.com/watch?v=MTKMe2zvexA

  21. Policarpo disse:

    120 anos depois já temos nosso caso Dreyfus, falta só um novo Zola e um novo Eu acuso

  22. Messias Franca de Macedo disse:

    O *PiMG acusa o golpe mortal desferido pela globosfera progressista e democrática!
    E revela: somos manipuladores da opinião pública; historicamente a grande imprensa mente e omite; estamos falidos – em termos de credibilidade e [falta de] grana!
    Confira!
    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas à frente

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Que jornalismo?
    12/01/2018

    Eis o fato amargo e incontestável: a imprensa profissional, uma instituição que definiu as democracias ocidentais no século XX, enfrenta a maior crise de sua história. É uma crise que pode aleijá-la permanentemente, imobilizando-a na lenta e inexorável decadência rumo à irrelevância social, cultural e política.
    (…)
    Antes da internet, veículos como jornais, revistas, canais de TV e rádios detinham o monopólio da comunicação em massa. Jornalistas, mediante critérios profissionais de equilíbrio e rigor, buscavam fatos relevantes e inéditos, determinavam se esses fatos eram de interesse público e, por fim, os ofereciam ao leitor, telespectador ou ouvinte. Havia uma oferta escassa de opções para conhecer os fatos do mundo. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a imprensa tornou-se a bíblia da democracia, como definiu um dos patronos do jornalismo profissional, o americano Walter Lippmann.
    (…)
    Há uma aparente contradição: no auge da pior crise da história da imprensa, nunca houve tanta notícia de qualidade à disposição do leitor. E nunca houve tantos leitores ávidos por jornalismo de boa qualidade. No Brasil e no mundo.
    (…)

    FONTE [IMUNDA!]:; http://epoca.globo.com/sociedade/noticia/2018/01/que-jornalismo.html

  23. Serjão disse:

    O Brasil e sua bandeira, Lula, X o verme ianque moro!
    Vamos de samba.
    O Samba da Resistência:
    https://youtu.be/kwGmou-BgJo

  24. Patrick disse:

    Seria interessante o Tijolaco abrir uma página no VK para divulgar seus posts

  25. Fabiano França disse:

    Não vejo mais posts acusando LULA após a sentença da juiza federal penhorando um triplex que é da OAS.. . acabou a convicção? Pior…os agentes públicos da justiça que mentiram do inicio ao fim cometeram crime….

  26. Messias Franca de Macedo disse:

    IMPRENSA MAFIOSA!
    Estes canalhas entreguistas lesa-pátria e inimigos do povo deverão ser escorraçados do Brasil!
    Logo após o retorno da democracia no Brasil!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FOLHA USA ROMBOS DE TEMER PARA FAZER LOBBY PELA PRIVATIZAÇÃO SELVAGEM

    Quebrar o estado brasileiro, com o golpe de 2016 e os rombos fiscais produzidos por Michel Temer e Henrique Meirelles, pode ter sido uma estratégia deliberada para abrir caminho para uma nova rodada de privatizações selvagens; este é o principal destaque da Folha neste domingo, que fala da arrecadação de cerca de R$ 450 bilhões, se tudo for vendido, incluindo Petrobras, Caixa e Banco do Brasil; detalhe: a soma representa apenas três anos dos déficits de Temer e Meirelles

    14 DE JANEIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/336873/Folha-usa-rombos-de-Temer-para-fazer-lobby-pela-privatiza%C3%A7%C3%A3o-selvagem.htm

  27. Messias Franca de Macedo disse:

    Sobrou até para o “juiz Mora”, DD, Carmén (IN)Lúcida do STFede, Mineirinho, O *PiMG com o restante dos nazigolpistas dentro!
    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas à frente!
    SENSACIONAL
    Empregada doméstica cobra mais honestidade por parte de procuradores de Curitiba e de Moro
    “AO VIVO no JN”
    https://www.youtube.com/watch?v=-6vw7Kpnh4k

  28. Messias Franca de Macedo disse:

    Mais uma coleguinha arauta das mentiras dos golpistas da laia do nazista &$ rascista william ‘Waaka’ enquadrada “ao vivo no ‘jornal NAZIonal'” da máfia Global!
    SENSACIONAL
    https://www.youtube.com/watch?v=yc2VVgKBgjc

  29. Messias Franca de Macedo disse:

    DEMoTucano gilMAU do STFede e dos Barata (sic) nos ônibus do Rio de Janeiro ganha marchinha de Carnaval
    https://www.youtube.com/watch?v=nIGZf83IljI

  30. Romero Machado da Silva disse:

    Eu só queria saber como as pessoas ficam ricas, milionárias da noite para o dia. Derrepente de um mero funcionário a um mega investidor. Se vocês me responderem eu absolvo nossos governantes e famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *