Não houve empréstimo de avião. Estadão confirma: Eduardo Campos participou da compra

uberaba

Novamente, o Estadão confirma,  com bom trabalho de seus repórteres, as informações que este blog tinha conseguido reunir e publicar, com os poucos meios de que dispõe.

No final da noite de ontem, Ricardo Brant e Andreza Matais publicam que o ex-governador Eduardo Campos aprovou, pessoalmente, a aquisição do Cessna do grupo AF Andrade, como já tinha ficado claro por uma publicação da Folha, no dia seguinte ao acidente, quando ainda não havia elementos para que a reportagem pudesse ver o quanto obscuro era o negócio.

Portanto, não houve empréstimo de avião dos empresários a Eduardo Campos: o ex-governador participou diretamente da compra do aparelho, dando a palavra final para sua aquisição, segundo os próprios empresários que estariam vendendo o aparelho.

João Carlos Lyra Pessoa de Mello, da JCL Factoring, marcou com os donos da AF Andrade o dia 8 de maio. Diz o jornal que “de Congonhas, o jato partiu com o ex-governador para Uberaba (MG), com o piloto da AF Andrade, Fabiano Peixoto. No dia, Campos visitou a 80ª Expo Zebu, em agenda de pré-campanha”.

Mas há mais fatos sendo confirmados.

Na noite de ontem, a Polícia Federal confirmou, com mais detalhes, o que havia sido informado aqui no sábado: Campos estendeu os incentivos fiscais dados à empresa Bandeirantes Companhia de Pneus.

Segundo o Valor: “O decreto do ex-governador eliminou limites de importação de pneus à empresa, estabelecidos na gestão anterior à de Campos.”

O dono da Bandeirantes é o próximo personagem que vai surgir: Apolo Santana Vieira,  dono da Bandeirantes. Não é à toa que o aparelho em que voava Eduardo Campos antes ca compra do Cessna, era um Learjet da Bandeirantes que, ao ser matriculado na Anac, teve escolhido o prefixo  (PP) ASV.

Este prefixo estava desativado desde 1966, quando pertencia a um Handley Page  HP-100 Herald, da então Sadia Transportes Aéreos, que viria a se tornar a Transbrasil.

E foi solicitado por causa das iniciais: Apolo Santana Vieira.

 

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

48 Respostas

  1. Manoel Junior disse:

    Ela e o Aécio não vão conseguir ¨desembarcar¨dos jatinhos.

  2. Paulo Brasileiro disse:

    Nunca vi um avião voar em tamanho lamaçal.
    Quanto mais cavar, mais lama sairá.
    A blabla é muito cínica!!!!

  3. Juba disse:

    Só uma correção. Lula não comprou aeronave. A atual da Presidência foi encomendada por FHC, e chegou quando Lula tinha assumido.

    • Edson Luis stinghen disse:

      Em fins de 1999, após grave incidente durante viagem oficial do então Vice-Presidente Marco Maciel à China, o governo brasileiro decidiu não mais utilizar os antigos Boeing 707 da Presidência, conhecidos como “Sucatões”, optando por fretar aeronaves conforme a agenda de compromissos internacionais. O antigo avião tinha ainda o sério inconveniente de sofrer restrições para pouso em diversos aeródromos, por não mais se enquadrar em normas de ruído e emissão de gases, tendo o governo de pagar sobretaxas e multas em cada pouso ou escala técnica, o que causava constrangimentos ao país nas viagens presidenciais ao exterior. Os fretamentos passaram a ser feitos a partir de 2000 em aeronaves Airbus A330-300, alugadas da TAM, empresa que venceu licitação aberta pela FAB, em sistema de “wet lease”. A configuração interna dessas aeronaves era a mesma usada no transporte de passageiros, e a tripulação e serviço de bordo eram providos pela própria TAM.

      A partir de 2003, sob a justificativa de que os gastos com fretamentos eram elevados, e considerando a inviabilidade financeira em se manter em uso os antigos “Sucatões” como aeronaves para transporte da Presidência, o Governo Brasileiro optou por adquirir uma aeronave mais moderna, econômica e segura para uso exclusivo em viagens oficiais, tanto domésticas quanto internacionais. Segundo a FAB, o gasto com uma viagem no Airbus chega a ser 71% menor, o que implica uma economia de mais de US$ 5 mil por hora de voo. O valor equivale a uma economia de US$ 5,2 milhões por ano. A nova aeronave foi apelidada de “Aerolula”.

      • Mariano S Silva disse:

        Em função do que ocorre no mundo hoje também seria uma precaução contra uma possível sabotagem de certa organização estrangeira…Lula de bobo nunca teve coisa alguma…

  4. RicardãoCarioca disse:

    Espero que essa candidatura da Marina seja impugnada.

    Se o PT está quieto agora para esperar o final do primeiro turno, quando o Aécio sair da jogada, para entrar com o pedido de impugnação da Marina, seria uma jogada e tanto.

    Porque se fizer isso agora, poderia cristianizar a fadinha, que derramaria sua unção sobre Aécio e aí não seria interessante.

    • Iskra disse:

      Caro , não creio em cassação da candidatura Marina e o PT sabe disso. Temos que sangra-la ou como se diz modernamente desconstruí-la.
      Mas escrever aqui é mole, somos corpos dóceis às atitudes do PT, temos que ir pra CIMA , ir pro embate fora dos blogs que já são nosso território.
      Discutir com a classe média suicida, com o povão iludido, com os sectários evangélicos e dar pau na mídia todo dia.
      38 dias para sangrar a Marina e arranca-la do segundo turno, senão vai ser difícil depois conter a manada.

      • Marcos F. L. disse:

        Conte comigo Iskra!

      • Mariano S Silva disse:

        Exatamente, Iskra. Ações tresloucadas podem levar a uma guerra civil. Não acho que o PT seja bobo ou covarde. Governos dispõem de informações que nem sequer sonhamos…
        Vale a pena ver um documentário que passou no EuroChannel sobre o esquartejamento da antiga Iugoslávia. Temos que ter muito cuidado para não fazer o jogo dos gringos, que adorariam ver um conflito entre paulistas e paranaenses e o resto do país. Vamos combater trabalhando a argumentação incansável contra a coxinhice.

    • Jaide disse:

      Se o PT pedir a impugnação da candidatura, o céu desaba sobre o partido e até um concorrente nanico vai ultrapassar a Dilma. A trama que urdiram nesta campanha não tem furos. Até se partir do MPE um pedido de impugnação, a campanha subterrânea vai conseguir emplacar entre os desavisados (a maioria) a certeza de que PT quer ganhar a eleição no tapetão. É tudo tão estranho que as vezes eu penso que tem mesmo o “sobrenatural” nesse rolo. Mas não é Providência Divina.

      • Iskra disse:

        Jaide tem mais coisas que o sobrenatural, veja só, Marina vai para o PSB na última hora.
        O PSB e a mídia lançam Eduardo acreditando que Marina lhe traria votos como vice.
        Passados alguns meses o Eduardo seguia estagnado, então cai o jato misteriosamente e mata o candidato.
        A mídia corre e lança Marina antes do partido se manifestar.
        O gravador de vôo nada registra sobre o acidente.
        Dados da caixa preta são mantidos em sigilo.
        Técnicos do ( sic) EUA viajam ao Brasil para tentar desvendar as causas do acidente.
        Marina Silva assume o leme e aparece com índices meteóricos na primeira pesquisa.
        Na segunda ultrapassa Dilma e a imprensa abandona Aécio com a maquinação do PSDB paulista.
        Marina acomoda o PSDB paulista em um suposto governo.
        Marina entrega o BC ao mercado.
        Detona os BRICS.
        Entrega o Pre-Sal aos gringos.
        Desnacionaliza a amazônia sob o pretexto de preserva-la.
        Inviabiliza o Mercosul.
        Em síntese, há uma mão invisível nisso tudo e não é somente da Globo.
        A CIA opera livremente no Brasil e o PT sempre se calou sobre isso.
        A guerra não é para manter o PT mas para termos garantida nossa soberania.

        • emerson57 disse:

          Na sua linha de raciocínio, mais informações aqui:
          http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/08/marina-silva-george-soros-e-mais-um.html
          onde se lê:
          ………Marina tem sido muito elogiada por grupos do ambientalismo patrocinado pelo Instituto Open Society [Sociedade Aberta], de George Soros. ……..

        • Yule Cristina disse:

          Isso é uma coisa que tenho em mente desde que Marina não quis a legalização de sua Rede de Mentiras,ela não viabilizou seu partido como o fizeram mais de trinta partidos, porque queria permanecer de vítima na mídia, como aconteceu, depois escolheu um partido que já tinha candidato, quando vários partidos lhe ofereceram a sigla para se candidatar, até o último momento mostrava a todos que era melhor candidata, que sua aprovação pelo eleitorado era muito maior do que a dele, aí ele morre em um desastre inexplicável logo depois de registrar sua candidatura como cabeça de chapa. Tem forças ocultas atuando nessa eleição, não forças do além, mas forças do mal, muito terrenas mesmo.

        • Mariano S Silva disse:

          Iskra, achei o documentário: O Peso Das Correntes – Boris Malagurski – Sérvia.
          Acho importantíssimo que todos os que estão lendo estes comentários vejam.

      • Yule Cristina disse:

        Concordo com você, até o meu filho que é um advogado, pós-graduado, no dia da morte do Eduardo teve capacidade de dizer que foi a DILMA, que tinha mandado mata-lo, e ainda disse que, por ironia, justo a Marina que o PT não tinha deixado legalizar o partido iria derrubar a DILMA. Me deu uma tremenda raiva, constatar que o tremendo sacrifício que eu fiz para lhe pagar os estudos, do maternal à faculdade, não serviu para livra-lo da manipulação desgraçada da Veja e da Globo News.

        • Marcio dos Reis Duarte disse:

          Yule como diria o Lula, comeu demais, estudou de mais. Seu filho não viveu ou não se recorda de como era o pais antes. Eu me lembro q minha mae me carregava de bicicleta pela cidade. Me lembro q pra comprar uma televisão ela sofreu por meses. Com muito sacrifício dela e do meu pai pude fazer colegial em um colégio pago e me esforcei muito pra entrar numa universidade publica. Hj eu sou formado eng florestal, tenho meu carro de 45.000 e ela tem o dela de 30.000, não usamos mais bicicletas. Ganhei com meu esforço? Sim, mas não posso deixar de reconhecer q hj compramos mais por causa do credito mais fácil.

          • Milton Coitinho disse:

            ÓTIMO, és mais um que dá os absurdos lucros aos sistemas financeiros. Na época do meu avô diziam que antes do Getúlio Vargas, o pobre não podia comprar rádio o Getúlio proporcionou essa façanha. É assim o mundo, na época do Collor surgiu o celular, já era antiquado em outros países. Carro em outros países, tem que pagar para descartar, é assim o mundo, em CUBA ainda é luxo carro da década de 50. Até o inicio do governo Collor, nosso melhor carro era o Opala, modelo 60 alemão.

  5. Márcio disse:

    Agora sim essa história de jatinho está começando a ficar boa ….

  6. Edison disse:

    Tem um coxinha aqui na rua com o adesivo: FORA DILMA no carro. Já mandei fazer um Ç, C cedilha, para colar no carro dele, entre a letra R e a A. FORÇA DILMA!! RSRSRS..

    • Iskra disse:

      Esse adesivo deve estar sendo pago pela mesma empresa dos cartazes da abertura da copa.
      Aqui no oeste paulista tá cheio deles, cada carrinho de dar dó e carrões também , daqueles donos que jamais votariam no PT.
      Mas o Partido não grita. Nada faz.
      Nem adesivos do PT se acha por aqui, parece que a vaca ta indo pro brejo mesmo !

    • Wladimir disse:

      Ótima idéia, Edison! Vou seguir sua sugestão; porém, vou mandar fazer com um cola tão “lazarenta” que se o desgraçado tentar tirar, vai ter que tirar junto o adesivo anterior! Abraços!

  7. Maria Amarantine disse:

    EDUARDO CAMPOS NÃO MORREU! ISSO TUDO É UMA FARSA!UMA TREMENDA ARMAÇÃO DE EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA!EDUARDO CAMPOS NÃO ESTAVA NAQUELE AVIÃO, GENTE! RACIOCINEM COMIGO…

  8. maria nadiê rodrigues disse:

    A mão que bateu tanto no PT deve ter ficado cansada para não bater nos outros partidos. Os problemas apontados sobre a compra ou empréstimo dessa aeronave não pode ser tratada como algo pueril. As piores consequências foram 07 mortes e muita destruição de imóveis particulares, mas outras estão aí a serem estudadas, investigadas, e concluídas, mostrando os abusos cometidos pelos políticos envolvidos.

  9. Onda Vermelha disse:

    Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que segui a do JN desta terça-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto. Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  10. Fabio disse:

    A nova Politica , esta mais para a Velha Republica de Deodoro da Fonseca,
    incentivo fiscal para importar pneu, que piada.

  11. Alex Herren disse:

    Não sei por que, mas eu fico com a impressão que este auê todo em torno da propriedade do avião, é para desviar a atenção de quem mandou derruba-lo. Tem muita podridão nesta “nova política”. De certa forma, está sendo até bom, pois estes partidos PSB,PSDB, DEM, PPS, etc… estão se esfarelando igual ao jato.

    • Alex Herren disse:

      Minha desconfiança se deve a quem está por trás da atual candidata do PSB, os mega sonegadores itaúúú e natura, e disfarçadamente a globo.

  12. renato disse:

    vAI FEDÊ!!!

  13. Djijo disse:

    Como funciona uma transação de carro usado? Ninguém vai reformar ele para não perder dinheiro. Vai deixar para o comprador. No caso do jato funcionou do mesmo jeito. Passou por um monte de atravessadores que queriam faturar sem gastar, deixaram para o comprador que achou que se desse pane era só ir para o acostamento e esperar o guincho.

  14. Cecília disse:

    Quando ouvi a notícia da queda instintivamente disse: – Uai! esse candidato tem jatinho luxuoso assim? Meu sexto sentido nunca se engana quanto a maracutaias.

  15. Baptista disse:

    Não tem preço apreciar FHC tertuliando com Gilmar Dantas (by Noblat) para aplicar o dormindo de fato pró candidatura do beato Arruda, no DF,lembrando do caso Gilmar/Lula, antes do julgamento do Mensalão. Como se já não fosse suficientemente hilário esse epísódio, pode existir algo mais divertido que acompanhar o ilibado Julio Delgado, do PSB, leoninamente querendo julgar e cassar André Vargas, ex-PT e ora sem partido, por ter pego carona em jato de doleiro, ao mesmo tempo que escancara-se ter o ex-candidato e a agora candidata, pelo seu partido a presidência, voado em jatinhos adquiridos, via laranjais pernambucanos, para uso na campanha? Afinal, FHC, é republicano seletivo ou simplesmente tucano divertido? E você, Julio Delgado, acha mais grave carona em avião suspeito alheio ou voar durante toda a campanha em jatinhos suspeitos e próprios?

  16. nilo walter disse:

    Esse avião foi um presentinho para o Eduardo .

    Agradecimento pela liberação de importação dos pneus .

    E Marina sabe disso .

  17. Seu Zé disse:

    O jingle da campanha da Marina:

    https://www.youtube.com/watch?v=d3iI-ktX2WI

  18. Roberto de Paulo disse:

    SE a família do Campos não sabia,é um duro golpe,e ainda por cima,apoiando uma cínica Evangélica,que sabia da negociata,e que a queria como vice,e quer ser Presidente,uma aberração.

  19. anac disse:

    É de propriedade de quem, então? O Eduardo autorizou a quem para comprar, aos empresários importadores dos (lixo) pneus usados? São tantos envolvidos.
    Gente, e as pessoas prejudicadas pela queda, como os donos do imoveis em Santos, ficarão a ver navios? Ninguém vai ser responsável para indenizar?
    A Marina já tirou o corpo fora e colocou a culpa nas vitimas, os falecidos Eduardo e o piloto. E o PSB também vai tentar se livrar da bomba?

  20. Muhamad disse:

    A Patroa de Marina vai mandar ela tirar o dela da reta e dizer que quando andou no Cessna foi forçada por Eduardo que a sequestrou. E ela tem testemunhas que confirmam a versão dela: os dois pilotos.

  21. Cláudio disse:

    Um banco querendo tomar de conta de um país inteiro?! Que audácia lastimável! Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente. Dilma, coração valente, nada nos segura pra seguir em frente.
    O que tá bom, vai continuar O que não tá, a gente vai melhorar (2x)
    Coração valente! Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  22. sergio disse:

    É por isso que o irmão dele (do Eduardo), muito bondoso, se propôs a indenizar o prejuízo do moradores de Santos.
    É a “nova política”!
    kkkkkk

  23. emanuelle disse:

    Gente, vocês estão de parabens pela alienação kkkkkkkk.

  24. vital j souza leao disse:

    Por que a rede globo tem tanto interesse q marina ganhe,sera quela vai perdoa o empretimo q rede globo pegou no bnds.e ninguem mas fala do caso do jatinho marina vai ser o 2 color nao podemos deixar ela ganhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *