Não é para moralizar, é para entregar o Brasil

gringopet

A matéria do Estadão é claríssima, melhor que desenhar.

Chamar só empresas estrangeiras para uma das raríssimas obras pesadas no Brasil da recessão, do desemprego e da crise não é, exceto para alguns imbecis, uma medida moralizante.

Ou será que, sob nova direção e com uma tonelada de caríssimos instrumentos de “compliance” e auditoria a Petrobras está cheia de Paulos Roberto Costa de boca aberta para roubar.

Conceda-se à camada de dirigentes colocada por Michel Temer este benefício – em alguns casos, duvidoso.

Eles não são capazes de controlar projetos, custos e pagamentos?

Ou os empreiteiros estrangeiros são intrinsecamente honestos e aquelas história todas que lemos sobre a Halliburton e outras são “mentirinhas”?

Então porque todas as 30 empresas convidadas a participar da licitação de uma das mais importantes unidades – a de gás – do Cppmplexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o Comperj  são estrangeiras?  Americanos, alemães, chineses, australianos e outros são “povos escolhidos” e não há ladrões entre eles?

Porque se não falta capacitação técnica entre os engenheiros brasileiros, porque chamar os “místeres”?

Quem roubou nas empreiteiras foram seus dirigentes e quem roubou na Petrobras foram dirigentes – e a maioria funcionários de carreira guindados a postos de direção – e seria insano dizer que elas não podem executar, sob rígidos controles, as obras que serão entregues aos estrangeiros.

Nem mesmo a sugestão da Associação dos Engenheiros da própria Petrobras, de dividir a obra em lotes menores, para que outras empresas, sem porte gigantesco, a pudessem realizar.

Não é insano, é traição. É coisa que gente que vai roubar, de outra forma: roubar recursos ao Brasil, roubar empregos a projetistas e engenheiros que serão contratados lá fora, roubar conhecimentos técnicos estratégicos desenvolvidos pela companhia. Isso se não chegarem a importar simples técnicos, porque boa parte delas nem escritório têm no Brasil.

São os frutos envenenados de Moro e sua Lava Jato: em nome da moralidade pratica-se a imoralidade da traição nacional.

Nem mesmo a ditadura militar fez isso à Petrobras.

Outro dia publiquei aqui um artigo do Mauro Santayana, divulgado pelo Clube de Engenharia sobre a morte da engenharia brasileira.

Não é simples morte. É assassinato.

 

Comentários no Facebook

30 Respostas

  1. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Culpa de um MP, STF, PGR e um certo juizeco que manda mais que todos estes juntos. Quebraram nossas maiores construtoras (ou quase quebraram) em nome de uma farsa para prender corruptores e corruptos, mas que todos sabem que ele só tem um objetivo: prender ou impedir que o Lula seja candidato em 2018. Paradoxalmente, ele e a Dilma são dos poucos políticos que nunca apareceram nas listas das construtoras. Mas isso não importa, pois eles tem o powerpoint para provar o contrário. Inacreditável que o Temer, o chorão dos 20 milhões, agora deixe a Odebrecht fora da concorrência. Chega a ser hilário. Mas a vida política brasileira tem nos mostrado o que é traição, e nada surpreendente nestes traidores. A fábula do escorpião se aplica milimetricamente no usurpador-mor. O que mais podemos esperar enquanto esses canalhas ocuparem o poder? Aos paneleiros que serão afetados por esse crime de lesa-pátria, meus parabéns. Vocês são cúmplices e vítimas desse golpe insano que jogou o Brasil no fundo do abismo. Quantas décadas serão perdidas agora? Quando sairemos desse atoleiro em que vocês, movidos por ódio e insensatez, nos jogaram?
    Valeu os gritos de nove dedos, anta, vaca, vagabunda, cachaceiro e outros adjetivos. Parabéns pela visão tacanha que vocês tem da política, parabéns pela burrice, parabéns pela desonestidade, parabéns pela estupidez. Sejam felizes, se puderem. Quando forem mandados embira de seus empregos, sejam honestos e digam para sua família “eu provoquei isso, por acreditar em factóides e en traidores do meu país”.

  2. renato arthur disse:

    Os traidores e criminosos do povo brasileiro tem nome e sobrenome. Mídia ( a Globo em primeiro lugar); stf, MP;Moro, os golpistas do parlamento, coxinhas c/ manifestações, e a CIA com Obama espionando o Brasil de olho no Pre-sal.
    Ó principal mentor dessa venda é Pedro Parente, ele foi presidente do conselho administrativo da holding Grupo ABC e está no conselho da RBS e da BMF&Bovespa. Fez carreira no Banco do Brasil e Banco Central e foi consultor externo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Por certo como conselheiro da RBS com a venda da Petrobras poderá consertar as finanças da RBS ( Globo) envolvida em falcatruas com a operação Zelotes no tempo em que ele estava lá, e que hoje foi abafada. O Golpe dado no Brasil é isso vender os ativos do estado e passar p/ o dinheiro para suas empresas. Esse é costume escravagista são os velhos PATRIMONIALISTAS, em que aquilo que é do estado é meu. Se o povo brasileiro se omitir nada sobrará desse país.

  3. Salvador disse:

    Fazendo uma concessão (indevida) a esses liberais de Facebook é o caso de se perguntar. Como um governo defensor do “Estado Minimo” ( e do Mercado Maximo) toma uma medida de alijar de uma “concorrência” um conjunto de players que daria mais concorrência à concorrência? E viva o “capitalismo” coxinha! Aquele que “privatiza” com dinheiro público, premia a má gestão com bens públicos, e tira de uma concorrência todo um conjunto de atores que podem até ajudar a baixar o preço da obra. Parabéns coxinhas, como sempre vcs continuam sendo enganados e não se dão conta.

  4. Vitor disse:

    Governo golpista! O PT lidou muito melhor com as obras de grande porte da Petrobrás!

  5. ernesto disse:

    Se a qualidade da sua tela (e dos seus olhos) for boa dá para ler no próprio print que ilustra a matéria, à direita, com fundo azul, o que está escrito sob o título “Por que apenas estrangeiros”. Já leram? Entenderam? Beleza.
    Mas eu acho que as empresas que foram cooptadas pelo esquema de corrupção institucionalizada dos últimos anos precisam zerar essa história para recomeçar. E isso inclui, é óbvio, uma confissão completa, que chegue ao grande chefe do esquema. Não que faltem provas para condenar o chefão, como veremos quando o Dr. Moro retornar de suas merecidas férias. Mas quanto mais, melhor. Então, me parece que só depende das empresas. Basta elas contarem a verdade para voltar aos negócios.

    • Roberto Monteiro disse:

      Se eles contarem a verdade, nem o teu ídolo moro sobra. Se eles contarem a verdade, a República precisará ser refundada. Se eles contarem a verdade, os da tua turma, não sobrará nem um vivente. E tu sabes disso, mas fica insinuando e desejando que o Lula esteja envolvido. Se até hoje, investigando até a terceira próxima geração da família do barbudo, não acharam nada, por que depois das férias do moro seria diferente? Vai crescer e virar gente, PATETA GOLPISTA. E que lindo, tirar emprego e divisas dos brasileiros e entregar para os estrangeiros, não é mesmo, PATO ENTREGUISTA? Agora fica de quatro e espera os estrangeiros.

      • ernesto disse:

        Um esquema de corrupção institucionalizada e comandada pelo PT? Imagina que o penta-quase-hexa-réu teria alguma coisa a ver com isso. Deve ser como no Mensalão, culpa de um Dirceu qualquer. É capaz até do Lula fazer como daquela vez, aparecendo cabisbaixo na TV para dizer que foi enganado. Vai ver que ele nem sabia que o filhinho cobrou 3 milhões pela “consultoria esportiva” prestada aos advogados beneficiados por suas medidas. Santo homem, vive da caridade dos amigos. Ainda bem que tem a sorte de ter filhos e sobrinhos que enriquecem repentinamente.
        De resto, espero que você tenha lido o trecho com fundo azul.
        E quanto ao que o Dr. Moro tem contra o chefe, veremos em breve.

        • Nilson disse:

          SABE A VIDA DO FILHO DO LULA E NÃO SABE DA VIDA DO PAULO, FILHO DO FHC, QUÁ´,QUÁ,QUÁ,QUA…

        • Nilson disse:

          Cobrou 3 milhões ,você viu na globo.? E quanto custou o apartamento do FHC em Paris que está no nome do Jovelino ?

        • Nilson disse:

          TU É TÃO CANALHA QUE DEVE SABER QUANTOS FILHO TEM A LURIAN FILHA DO LULA QUE FOI USADA PELA GLOBO E COLLOR NA PROPAGANDA ELEITORAL EM 1989 CONTRA O LULA. SUA DESONESTIDADE INTELECTUAL É ABISSAL.

          SUAS INFORMAÇÕES É PIGAL , QUÁ,QUÁ,QUÁ.QUÁ TUCANO ENGANADO PELA MÍDIA ASSASSINA DE REPUTAÇÕES DE PETISTA.

        • JWN disse:

          Vc é um alienado,cara.
          Cria vergonha nessa cara.
          Estão lhe enfiando a rosca grossa sem vaselina e ainda bate palmas. Estupidez tem limite.
          Se bem que qualquer troll é pago para tal. Não se esqueça que para quem traiu uma nação, lhe dar o pé na bunda é coisa corriqueira e sua hora vai chegar, espero que seja breve haha…
          Quanto a provas contra nosso herói se tem alguma, passe logo pro Moro da farsa a jato porque ele está em situação complicada na ONU e pode ser declarado bandido procurado internacionalmente, aí bau bau boquinha na CIA como espião.

        • Nelson disse:

          “E quanto ao que o Dr. Moro tem contra o chefe, veremos em breve.”

          Veremos que não passam de “convicções”, como diz o teu outro grande ídolo, o Dallagnol, não é Ernesto?

          Parece que não há mais remédio. O ódio irracional ao PT e ao “barbudo” consumiu o cérebro dos coxinhas. Como naquela piada, chama o padre para ver se ainda dá para salvar a alma, pois o corpo do coxinha já era.

    • Mauricio disse:

      Você não passa de um pedaço de excremento fascista, além de um poço de burrice e ignorância digno de pena.

    • Salvador disse:

      O que vc acha não tem relevância. Até porque não passa de um idiota repetindo mantras. E isso se comprova pelo seu “zerar essa história para recomeçar”, ou seja, um equivalente hodierno do “pare o mundo que eu quero descer”. Uma vez idiota, sempre idiota, nem coerência com aquilo que diz defender consegue manter. Mas um dia quem sabe se ele ler em uma economist ou num WSJ da vida algum economista nativo de uma das Nações que faz parte do “circuito dos povos superiores” ele vai passar a entender e até defender o óbvio.

  6. renato arthur disse:

    Não é que a Velhinha de Taubaté existe Verissimo.
    Como se sabe, existe uma velhinha em Taubaté que é a última pessoa no Brasil que acredita. Ela acredita em anúncio, acredita em nota de esclarecimento, acredita até nos ministros da área econômica. Depois que foi localizada, a velhinha de Taubaté, coitada, não teve mais sossego. Todos os dia batem à sua porta querendo saber que canal ela está olhando, que produto ela está usando e se a explicação do governo sobre o último escândalo foi convincente. Ela sempre diz que foi. Algumas agências de publicidade estão incluindo no seu approach de marketing um “Velhinha Factor“, ou a questão: isto passa pela velhinha? Muitas entidades públicas e privadas mantêm a velhinha sob constante observação. Fala-se mesmo que existe em Taubaté uma unidade médica em prontidão permanente, exclusivamente para atender a velhinha em caso de mal súbito ou escorregão. Há uma convicção generalizada de que, quando a velhinha se for, tudo desmoronará. A boa saúde da velhinha interessa tanto ao governo quanto à oposição responsável. Se ela morrer – ou deixar de acreditar -, teremos o caos, que não convém ao projeto político.

  7. Roberto Monteiro disse:

    Esta aqui vai pros PATETAS GOLPISTAS, tipo assim… desornesto, malissom…

    No curso do Mensalão Lula foi repetidamente acusado pela mídia — Veja sobretudo — de pedir a Gilmar Mendes que mudasse a data das eleições de 2012. Gilmar nunca desmentiu nada. Agora, numa entrevista ao Blog do Moreno sobre a carona de Temer, ele volta como que sem querer ao assunto Lula — e com anos de atraso o inocenta.

    “No caso de Lula, jantei inúmeras vezes com ele no Alvorada e as nossas mulheres sempre mantiveram um relacionamento de amizade. Mas nunca acenei com facilidades e Lula nunca me pediu nada (…).

  8. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Ah, ERNESTO, quer dizer que se culparem o Lula como “o grande chefe” elas estão perdoadas? Se você ler a tela com fundo branco, não com fundo azul, entenderás que é só isso que o Moro quer. Mas não conseguiram, mesmo pressionando 77 “testemunhas” conseguir uma só alma que acusasse o Lula. Isso deveria lhe parecer estranho. O GRANDE CHEFE, que comandou uma quadrilha que roubou bilhões, contentar-se-ia com um triplex ou um terreninho. Grande chefe burro, não? Sei não, mas se for assim, acho que o Lula é coxinha, pois nada no mundo pode ser tão burro quanto.
    Grato, meu professor de lógica. Ele sempre dizia que tudo o que sobe, desce. E a hora deste desgoverno chegará.

    • ernesto disse:

      É a lei de Newton: se você plantar um laranjal muito grande, uma hora os laranjas vão começar a cair sobre a sua cabeça.

  9. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    O fundo azul, referido pelo intelectual ERNESTO diz que existe uma “lista negra” elaborada pela própria Petrobrás. Uma barreira difícil de transpor, mesmo o Parente sendo nomeado pelo Temer como presidente da empresa.
    Deus, como pode haver tanta burrice no meio coxinha?

    • ernesto disse:

      Viste as datas? Não foi o Parente né?
      Depois pesquisa os motivos da “lista negra” ter sido elaborada.
      Um deles termina com 666, deve ser uma conspiração satânica.

      • Salvador disse:

        Pois é. Não foi o Parente, né? Deve ter sido elaborada pelo tal Reichtul ( aquele que afundou a P36) porque governo de esquerda não apura e nem pune corrupção, essa excelsa virtude pertence aos puros da direita.

  10. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Coxinha é dose. Morre abraçado ao seu orgulho e jamais admite o que todo mundo está vendo.

  11. Tomás disse:

    Isto é apenas cumprir o que estava planejado antes do ataque à Petrobras. Os golpistas estão presentes nos lados do balcão desta farra. Oportunistas estão se aproximando do butim como abutres se aproximam da carniça.

  12. Nelson disse:

    O Zanchetta é vendilhão da pátria, lambe-botas e sabujo empedernido, bem como aqueles aos quais está apoiando (Temer, Padilha – ops, Quadrilha -, Parente e tantos outros) e, ao que tudo indica, quer continuar assim até morrer. Fazer o quê?

  13. Betinho disse:

    Isso é só mais uma etapa do entreguismo. Agora vemos q as fases do DESMANTELAMENTO da Petrobrás e da entrega do pré sal estão sendo rigorosamente cumpridas.
    Quanto aos engenheiros, 99,9% dos q conheço bateram panelas contra a Dilma. Então FODAM-SE!
    Vão pedir emprego pro capanga Moro, agora!

    • leonardo disse:

      e bote rigorosamente cumpridas nisso. esse ano vai ser triste. estamos caminhando pro choro escancarado do patinho feio que cansado de ser humilhado chora e muito. mas ele teve um final feliz ao achar sua família de cisnes(a mãe e os irmãos). o brasil NÃO TERÁ esse final feliz.

  14. Bronco Capiau disse:

    Por que os petroleiros estão calados ?????

    Ajude ai PhD !!

  15. hcc disse:

    Depois do golpe, o caos. E a destruição da petrobrás.

  16. hcc disse:

    Desculpem senhores empresário; ninguem está negando a sua valorosa contribuição para o golpe, mas infelizmente os “homes” disseram que engenharia brasileira não. A petrobrás é deles e…
    Desculpem mas a vida é assim. Os bobos sempre fizeram este papel no mundo.
    Mas lembrem-se que foi divertido, aquela cara de bravo com o pt na globo e as manifestações com camisa da cbf do ricardo teixeira e da globo. Confessem, foi gostoso…
    Em um próximo golpe, contamos com vocês. Thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *