Moro, na sentença, critica Lula por não cometer um crime!

pistol

Um dos trechos mais ridículos da sentença de Sérgio Moro em que condena Lula está nos parágrafos em que ele reconhece o esforço de Lula no Governo para promover o combate à corrupção, mas diz que isso não prova nada, inclusive porque o ex-presidente não invadiu a competência do Supremo Tribunal Federal para mandar “prender logo” dos condenados, antes de esgotados os recursos – entendimento centenário de nossa Justiça .

793. É forçoso reconhecer o mérito do Governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fortalecimento dos mecanismos de controle, abrangendo a prevenção e repressão, do crime de corrupção, especialmente nos investimentos efetuados na Polícia Federal durante o primeiro mandato, no fortalecimento da Controladoria Geral da União e na preservação da independência do Ministério Público Federal mediante a escolha, para o cargo de Procurador Geral da República, de integrante da lista votada entre membros da instituição.
794. É certo que não se trata de exclusiva iniciativa presidencial, já que o enfrentamento à corrupção é uma demanda decorrente do amadurecimento das democracias, mas o mérito da liderança política não pode ser ignorado.
795. Algumas medidas cruciais, porém, foram deixadas de lado, como a necessária alteração da exigência do trânsito em julgado da condenação criminal para início da execução da pena, algo fundamental para a efetividade da Justiça Criminal e que só proveio, mais recentemente, da alteração da jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal (no HC 126.292, julgado em 17/02/2016, e nas ADCs 43 e 44, julgadas em 05/10/2016). Isso poderia ter sido promovido pelo Governo Federal por emenda à Constituição ou ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Deus meu! É escandaloso que um juiz, numa sentença criminal condenatória, que implica em perda de liberdade, “julgue” o comportamento de um Presidente da República  por não ter  mandado “emenda à Constituição” para acabar com a prisão somente após o trânsito em julgado das sentenças. E muito mais ainda sugerir que “ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”!

Como é que um Presidente da República “age para reverter jurisprudência” do Judiciário senão interferindo em outro poder, de forma espúria? O que o Doutor Moro está sugerindo, em sua sentença, que Lula deveria ter feito é cometer um crime!

Crime de responsabilidade, nos termos do Art. 4º  da Constituição Federal que elenca como um deles atentar contra “o  livre exercício do Poder Judiciário”.

Como seria a “ação” de Lula, Dr. Moro? Pressionar os ministros do STF a tomarem esta decisão? Nomear para o STF apenas quem se comprometesse a mudar a tradição protetiva da Justiça brasileira? Convocar uma manifestação “bolivariana” para a porta do Supremo, aos gritos de “prende, prende, prende!”

O juiz está sugerindo que se o réu tivesse praticado crime em favor da tese encarcerante que defende poderia ser diferente e favorável a sua formação de convicção sobre sua honradez?

Bem, é apenas mais um dos inúmeros absurdos contidos na sentença, como o foi o de considerar “hostilidade” a defesa recorrer ao Judiciário contra o que considerava abusos de Moro, dado que o recurso à Justiça é direito constitucionalmente abrigado…

Há outros, vários outros momentos chocantes na sentença, como aquele que diz que o fato de diversas auditorias não terem detectado os desvios na Petrobras não serve de razão para Lula, ou só “seria esta talvez uma questão relevante se o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse acusado da responsabilidade pelo esquema criminoso que vitimou a Petrobrás por omissão”. Mas como “a acusação é no sentido de que ele teria dele participado ativamente, inclusive beneficiando-se indiretamente”, embora não se prove a participação ativa, isso “não vem ao caso”.

A sentença de Moro é autoincriminatória e revela, por estas e por outras, que o juiz abordou o processo com convicções prévias e formou seus conceitos a partir da posição política hostil que guarda em relação a Lula.

Um juiz que critica e condena um Presidente da República, numa sentença, por não pressionar o Supremo a tomar tal ou qual decisão de sua exclusiva competência, teria, a rigor, de sofrer um processo no Conselho Nacional de Justiça.

Mas Moro é um deus, que tudo pode com aqueles que o fortalecem.

Comentários no Facebook

49 Respostas

  1. Luiz Mattos disse:

    ESSE CARA SÓ NÃO É RIDÍCULO POR QUE É UM CANALHA ,SE ELES FAZEM A JUSTIÇA DELES TEMOS O DIREITO DE FAZER A NOSSA.

    • Ulan Bator disse:

      Luiz, esse cara não é ridículo , talvez canalha, mas nunca devemos esquecer que se trata de uma marionete da CIA !!

      Como todas, descartável, tão logo receba seu prêmio que via de regra é a queima de arquivo.

      Ridículos são seus seguidores, estes sim , dando mostras da infinita capacidade brasileira de produzir imbecis, talvez a chave esteja na existência da Globoells.

  2. Marcos ferreira disse:

    ”E formoso reconhecer os esforços do ex-presidente no combate a corrupção.”

    • jose magno disse:

      Marcos por favor queira corrigir – ele disse “é forçoso”. E isso demonstra que o ódio é antigo, lá de trás desde do 1º mandato. É pena que o presidente LULA não conhecia o caráter partidário desse juiz, senão, o teria recomendado ao Aécio do pó, o seu aproveitamento como Secretário da Justiça de Minas Gerais no governo desastrado do mineirim meliante.Queira por gentileza comparar essa sentença do LULA com a sentença do Cunha.Alguma coisa semelhante com o nosso Senhor Jesus Cristo que teve
      sua sentença bem pior do que a de Barrabás, ladrão e malfeitor de notoriedade policial naquela época.

    • Zoé Brasileira disse:

      Presidente Lula é “O Cara”! E esse Juiz não conhece seu ofício? Como poderá explicar ao mundo esta perseguição e esses escritos distorcidos e ilegais? Colegas advogados do UK estão rindo muito. Nobody believes it ! Weird …

      • Tomás disse:

        Era só o que faltava uma figura secundária e intelectualmente fraca do tipo Moro querer fazer a crítica histórica do Governo Lula, e ainda por cima dentro de uma esdrúxula sentença contra ex-presidente.

  3. Valdir Rocha de Freitas disse:

    Jesus Cristo condenado, Tiradentes condenado, Nelson Mandela condenado, Lula condenado…. a História é assim inocentes condenados para a alegria de uma elite hipócrita.

  4. Antônio Vostras disse:

    Companheiros, precisamos entender que a oitava turma do TRF4 vai julgar a questão do triplex de novo e pode reformar a sentença imposta a Lula ou não. Tudo que dissemos antes disso não vai influenciar. A Veja vão escrever que a condenação tem que ser mantida; Tijolaço, Conversa Afiada e Viomundo escreverão que Lula tem que ser absolvido. O que o PT precisa fazer é construir uma nova história, sem dinheiro ilícito, sem empreiteiras, sem tráfico de influência, etc. Por uma nova história do PT no Brasil! #paulopaim2018

    • Assim Falou Golbery disse:

      Só um bostanito se fingindo de petista seria capaz de insinuar que o petismo algum dia teve nas mãos um centavo que fosse de dinheiro ilícito. Se tiver prova válida disso, não apenas ilações a la morianas, mande para o diretório nacional que no dia seguinte será decretada a extinção do partido e como disse Lula nunca mais será candidato a nada quando tiver isso por verdade. Empreiteiras, bancos, etc investiram em campanhas dos outros por corrupção, mas nas petista foram por amor ao Brasil

  5. alex disse:

    APÓS 3 ANOS DE LAVA JATO, QUAIS OS RESULTADOS?

    1. Destruíram a indústria naval,
    2. Indústria bélica,
    3. Plataformas de petróleo,
    4. A indústria da construção civil,
    5. PETROBRAS,
    6. Indústria nuclear,
    7. A logística brasileira,
    8. A dona Marisa e o Teori…Almirante Othon
    9. Diretores da Odebrecht, jornalistas e blogueiros tiveram suas vidas arrasadas.
    10. O emprego dos que estão lendo esta postagem,
    11. Teus direitos laborais,
    12. Pequenos empresários quebrados
    13. Saúde, Educação congelados.
    14. Salário mínimo desvinculado do PIB
    15. A tua aposentadoria… Teu futuro.
    16. A DEMOCRACIA.
    17. Logística brasileira,
    18. O Agronegócio.
    19. 20 % do PIB brasileiro,
    20. Fecharam as 10 maiores empreiteiras do Brasil (quiçá do mundo)
    21. Terceirização e seus 2 milhões de desempregados em menos de um ano,
    22. Demissões em massa para recontratar pela metade do salário
    23. Volta do trabalho escravo
    24. Matança de índios
    25. Acabou o conteúdo Nacional
    26. Empresas estrangeiras tomam o lugar do trabalhador brasileiro
    27. Transferência do FGTS p/ banca privada.
    28. 25% do BRASIL A VENDA

    Alguém acredita na boa fé de um juiz que destrói seu próprio país para justificar a prisão do maior presidente que o Brasil já teve?

    Alguém acredita na “Glo-Glux-Klan” e seu morogolpismo midiático?

  6. Pereira disse:

    É tudo uma questão de sanidade mental!

    A CIA torna seus agentes insanos!

  7. alvaro disse:

    A questão não é que o juizeco seja um deus, é outra, é que a ‘justissa’ se tornou uma organização criminosa comanda por alguns salafrários.

  8. Sergio disse:

    MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL É DESQUALIFICADO !

  9. Sergio disse:

    MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL E DESQUALIFICADO !

  10. dinio disse:

    Este cara é esdrúxulo…o que ele faz nesta sentença é ENROLAR…ENCHER LINGUIÇA…buscar conteúdo para justificar a sentença…PALHAÇO AO PÉ DA LETRA…SÓ QUE SEM GRAÇA !!!

  11. Lenita disse:

    FB, brilhante ! Isso mostra o nível do morinho. Onde mesmo esse cara se formou ? Tio Sam deve estar vermelho de ódio, eita juizeco jagunço limitado né ? Imagine que estão escrevendo um livro para mostrar ao mundo seus erros. Eita morinho, vc devia ter escutado o Lula: “esse juiz não sabe com quem está lidando”. Viva Lula ! Dia 20, 17h na Av Paulista – Apoio a Lula ! DIRETAS JÁ ! Fora Vampiro(s) !

    • Antônio Vostras disse:

      Já vi que você é apaixonada. Como boa petista, deveria querer a inocência de Lula com o esclarecimento dos fatos, não dessa forma.

      • Lenita disse:

        De que “forma” cara pálida Senhor ? Tudo o que o juizeco diz não são fatos são abobrinhas, não ? Do que falas ? Não achas ridículo uma sentença absurda e sem PROVAS ? (é disso que Lula fala e eu tb). O único apaixonado aqui é você, pelo Paim ! … Não será plim plim ? Fala aí das MARAVILHAS do Paim “puro” e “socialista” ?

  12. Antônio Vostras disse:

    Álvaro, Sérgio e dinio, eu li a sentença. Tem 218 pp em PDF. Vocês leram?

    • Zoé Brasileira disse:

      Eu li e dei muita risada. Meu companheiro é advogado criminal e ele então está rindo sem parar faz três dias. Outrossim, é uma tragédia, um verdadeiro escândalo.

    • Ulan Bator disse:

      Já que fazes este discurso almofadinha, acaso leste algo na vida acerca da Teoria da Prova ?

  13. renato arthur disse:

    Ele ele se perdeu completamente na sua tentativa de elaborar uma tese irretorquível em relação a condenação do Lula criando um calhamaço de 238 páginas sem uma única e sólida prova. Como não tinha o fundamental , acreditou que apresentando uma tese recheada de falácias poderia iludir e se consagrar, para tal criou toda a sorte de argumentos estapafúrdios para dar veracidade aos seus argumentos. Não sou da área do direito, mas em ciência ninguém aceita uma teoria sem as provas muito bem documentadas, que a sustentem. Apresenta uma tese sem comprovação é próprio de impostores e enganadores, sendo que no caso de um juiz ,o que é mais grave, esta peça de ficção tem objetivo de destruir a vida pessoal de um indivíduos através de suas perfídias e preconceitos. Tenho certeza que essa tese da condenação do Moro entrará na história da justiça Brasileira como uma das obras, de maior degradação da justiça Brasileira ao longo de sua existência. A teoria que ele escreveu o acompanhará para o resto da sua existência revelando o seu caráter.

  14. leonardo-pe disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. só rindo mesmo. o brasil atual virou isso. uma comédia pastelão. mas ai eu digo: BEM FEITO PRO PATETA DO LULA! continue apaziguando e babando essa imprensa. se você não se impor, o pessoal vai pra cima com tudo. outro PATETA é o Paulo Bernardo que foi humilhado em rede nacional nessa lava jato. foi o mesmo que disse”use o controle remoto”.quando engavetou o marco regulatório das comunicações!

  15. Antônio Vostras disse:

    Fernandinho, dileto blogueiro, acho que já sabe quem eu sou. Acabo de trollar seu blog, Lenita, você.

    Mas nem sempre fiz isso. Você sabe que comento aqui desde a época de meus companheiros Klaus e Bronco. Mas ao contrário deles, sempre usei meu nome mesmo. Sabe disso porque quando me bloqueou, liguei pro gabinete da deputada Jandira Feghali e lá me forneceram teu e-mail. Te mandei um e-mail que você nunca me respondeu.

    Não aguentei a abstinência do teu blog, aliás, o único da esquerda que merece crédito, por isso entrei como o cartunista que criou Mafalda (risos).

    Por favor, não sou troll, não quero ser troll. Não quero criar um e-mail pra brincar com Lenita e Patrice L aqui. O que eu quero é poder voltar a colaborar com seu blog antagonicamente nos comentários.

    Por favor, me desbloqueia.

  16. L'Amie disse:

    Pessoal, não acreditem que o ECOjuiz é um pobre e inocente personagem que vem sendo iludido pelo Esgoto do Detrito Sólido – gLobo. Ele é apenas um parafuso na engrenagem do G1olpe. A peça de fabricação nacional, mas de matéria prima importada, que se destaca em relevante importância tem codiname : ISSITIIF, é seu código de fabricação . Tudo funciona ao gosto do DEPSTATE por existir essa relevante peça. Nesta peça alguns botões são Importantíssimos e são manipulados conforme a situação e o timing. Temos : GM para todos os casos de retardamento de decisões, para selecionar e para confundir justiça com política. CL para dizer que certo substantivo de topo é genero único(pasmem, diferente do seu) e que nada o impede de se manifestar (shut up…). RT nada mais que um derivativo “gm”, apenas para o ” corum ” . LB que recebe a mensagem, registra na tela , mas não executa . E o que ocupa o Centro do Teclado; é, são cinco pra Lá e cinco pra Cá. Este ficou no lugar da tecla TZ que se perdeu em transito. Esta tecla central tem Liberado algumas Pastas Problemáticas que atrapalham o fluxo de Informações. O SM é apenas um celular que alimenta o PC conforme os interesses da Central de Informações, alojada no andar de cima. A energia vem do mega-transformador gGlobe Platinum. Os recurso financeiros são via Fiesp, Firjan, Febraban. A camaRÁ e o senADO são peças permeáveis e permutáveis que a qualquer momento perdem o valor, que já é mínimo, quase ZERO. O peão de Curitiba não será promovido a Rainha, será comido brevemente.

  17. jose magno disse:

    O crime comprovado na sentença do LULA sobre o triplex da OAS – Empreendimentos, a matéria feita pela Globo em 2010 (vide item 376) do papelório do juiz. Na verdade, essa sentença deve ser objeto de estudo em várias faculdades de direito desse país e até mesmo do exterior. Ela própria é cheia de contradições e pressuposições jurídicas, politicas e policiais. Erros de afirmações pululam em vários eventos.

  18. Ulan Bator disse:

    Meus caros , estamos dando voltas a esmo, pois a questão é sobre a famigerada Lei da Ficha Limpa !! Prova inequívoca que o clamor popular quase sempre leva a tragédia, aliás lembremos que foi o clamor popular que condenou Jesus libertando um facínora, se é que aquelas asneiras da bíblia são verdadeiras, mas serve como conceitos filosóficos bastante práticos.

    Não se pode encarcerar um homem sem o trânsito em julgado da sentença em instância final , logo, há um anacronismo flagrante na famigerada Lei da Ficha Limpa, uma vez que não transitada em julgado deve o candidato ser julgado pelos seus eleitores, sendo o restante apenas tutela judicial antecipada da democracia.

    Convenhamos, essa Lei da Ficha Limpa é tão esdrúxula quanto o Decálogo do Dalagnol…….puro sequestro da vontade popular.

    • Ulan Bator disse:

      Continuando……não há necessidade de EC, basta deixarmos de reticências imbecis e modificar a LC 135……deixar as hienas sem comida e os cães ladrando e lambendo as feridas.

      Há chances reais de aprovar uma modificação destas pois salva o pescoço de muitos prefeitos e deputados Brasil adentro, sobretudo dos partidinhos preferidos da coxinhada.

  19. abelardo disse:

    Avalio que ao se deixar seduzir e se deixar dominar por uma armadilha global midiática, Moro ganhou seus momentos de glamour e êxtase. Mas, por outro lado, ele também ganhava incentivos que potencializavam a sua inveja, o seu ciúme e seu odioso vício de aversão por tudo que se originou ou que se aliou ao Partido dos Trabalhadores. Assim, acorrentado cada vez mais aos interesses dos espertos patrocinadores, a opção da condenação serviu-lhe como uma espécie de tapete, onde, para baixo dele, foram varridas e escondidas as suas frustrações, a sua vergonha e até, talvez, algum arrependimento pelo imenso erro de avaliação que infantilmente cometera.
    A conclusão final é de que: nenhuma outra decisão mostraria, ao longo de toda a operação lava jato, um retrospecto de decisões tão parciais, tão preconceituosas, tão seletivas, tão irracionais e gratuitas, quanto essa condenação.
    As diversas atitudes tomadas, por Moro, ao longo do processo, pareciam ser mais um caso pessoal, seguida por uma caça feroz e muito determinada a um alvo que parecia lhe dar bastante prazer. E assim o fez de tal modo, que chegou a ponto de, como se fosse um dependente, cometer infrações ofensivas a verdade, a ética, a moral, a imparcialidade e a sua própria credibilidade pessoal e profissional.
    Moro se mostrou como um múltiplo mutante, que precisou atuar ao lado de lados obscuros, da política e das mídias, para tentar ganhar força. Porém, com todo o poderio em seu favor, perdeu vergonhosamente para Lula, e por isso apelou para uma covarde condenação. Lula, porém e ao contrário,mostrou que só tem lado: que é o lado do povo trabalhador, do povo desassistido, do povo ordeiro, do povo fiel as leis e que sabe muito bem qual é o lado da verdade.

  20. Leandro disse:

    Moro é o Judiciário e está mostrando que o Judiciário é tudo isso que as críticas colocam, porque o Judiciário homologa ou assina embaixo tudo o que esse procurador-juiz vem fazendo, seja por ação, seja por omissão, por permitir tudo isso. Um absurdo senhores magistrados!

  21. jose magno disse:

    Vou analisar melhor, determinadas colocações imputadas pelo juiz em sua sentença: afinal o bem triplex pertencia à OAS – Empreendimentos ou a OAS-Construtora? Na argumentaçao do juiz. o agente envolvido no crime foi o Grupo OAS. Essa imperfeição acusatória pode ensejar nulidade dessa sentença, por que a OAS Empreendimentos como detentora da propriedade e da posse do triplex, embora integrante do Grupo OAS tem patrimonio próprio e contabilidade também visto que é um coligada, e não participou de nenhum evento perante a Petrobrás e nem era fornecedora ou algo parecido, ao contrario da OAS-Construtora, essa sim, que eraa fornecedora da Petrobrás e tinha contratos com ela. E ao que tudo indica não era proprietária ou tinha posse de tal triplex.Esse erro juridico do juiz, ao afirmar que o triplex foi reservado para o LULA pelo Grupo OAS, está incorrendo uma inverdade, pois o conceito de Grupo na lei 6.404/76 é bastante claro, não tem personalidade juridica própria, visto que é um consolidação contábil das empresas coligadas e associadas. O espaço aquí é bastante diminuto para maiores explicações.Sugestão à defesa do LULA, buscar orientações e explicações de técnicos na área contábil para melhor fundamentar esse
    assunto face a fundamentação da acusação por parte do juiz, baseou-se integralmente nessa configuração, de que o triplex foi reservado ao LULA pelo grupo o que não poderia na realidade.Portanto, uma sentença construida numa falsidade ou ilegalidade

  22. Jose fernandes disse:

    A Maior evasão de divisas da história do mundo, mais de U$120 bilhões de dólares, foram mandados pra fora do País lá de fox do iguaçu ,Parana,quem era o juiz?
    nenhum tucano preso.
    fontes
    https://www.cartacapital.com.br/revista/874/a-semente-dos-escandalos-9478.html
    http://valepensar.net/maior-roubo-da-historia-foi-o-banestado-que-moro-abafou/

    • Gilbert disse:

      O juiz era o técnico “morinho”…rsrsrs. E a dona globo, Serra, Fhc, tudo encralacrado no Banestado!! Mais com tinha turma do PSDB pelo meio, num deu em nada…

  23. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    ORGANIZAÇÕES UNIVERSITÁRIAS TABAJARA.
    Só podia formar um jaguara desses. Politica e Direito nunca darão certo. É uma vergonha ter gente assim no MP.

  24. marco tourinho disse:

    O cara e um mitomano. Pensa q so sua opiniao e q vale e deve guiar o pais.

  25. Rosa Maria Cocco disse:

    o só fato do STF não julgar o MANDADO DE SEGURANÇA impetrado pela Presidenta Dilma eleita por 54 milhões de cidadãos brasileiros confirma que o PODER JUDICIÁRIO transformou-se em uma perigosa organização criminosa. Estamos perdidos, não temos justiça. Precisamos pedir ajuda no exterior como feez, exempli gratia, a Síria com apelo à Rússia.

  26. Tomás disse:

    Isto que Moro dia é crime contra a Justiça. Porque não sugeriu logo a Lula que fechasse o Supremo?

  27. Francisco disse:

    Moro não escreveu uma sentença. Escreveu um blog…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *