Mobilização da direita indica que greve será forte

laertegreve

Michel Temer anunciou corte de ponto.

Geraldo Alckmin foi à Justiça para impedir que metroviários e ferroviários nem mesmo parcialmente possam paralisar suas atividades – e a Justiça paulista, docemente, produziu uma decisão que abole o direito de greve.

João Dória, o “gestor Angélica” contratou táxis – taxis? eu sou um antiquado, foi Uber! – para levar os funcionários da Prefeitura paulistana ao trabalho.

Claro que tudo é factóide.

Mas é revelador do que se vem dizendo aqui há dias: o movimento grevista tomou corpo e há uma imensa preocupação no casal Temer-PSDB com sua repercussão.

Por mais que desidrate a reforma previdenciária – hoje o Valor diz que a economia de gastos , em 10 anos, caiu 25% ante o originalmente previsto – ela tem, desde o início, o estigma da rapina contra os mais pobres e disso não consegue se livrar.

A greve de amanhã está fadada a ter sucesso político, ainda que não logre paralisar todo o país – e os jornais e a televisão vão tratar com esmero aquilo que não parar.

Vai demonstrar que, apesar deles e contra eles há gente que se importa com a vida real das pessoas, algo que Janio de Freitas descreve, magistralmente, em sua coluna de hoje, na Folha:

As greves e os demais protestos previstos para amanhã, não importa a dimensão alcançada, justificam-se já pelo valor simbólico: há quem se insurja, neste país de castas, contra a espoliação de pequenas e penosas conquistas que fará mais injusta e mais árdua a vida de milhões de famílias, crianças, mulheres, velhos, trabalhadores da pedra, da graxa, da carga, do lixo, do ferro –os que mantêm o Brasil de pé. E, com isso, à revelia, permitem que as Bolsas, a corrupção e outras bandalheiras vicejem.

No meio do mar de propaganda idiotizante em que nos mergulham, onde o sucesso é apenas mérito pessoal – conquistado a que preço! – sobrevive a sabedoria atávica do povo, sua busca pela dignidade, sua compreensão de que somos uma coletividade solidária ou não somos ou seremos uma nação.

Porque, embora o maestro Tom Jobim tenha tido a genialidade de traduzi-lo em verso, cada um de nós, na nossa simplicidade, sabe que é impossível ser feliz sozinho.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

36 Respostas

  1. Ulan Bator disse:

    A Greve Geral é o começo, mas sem medidas e atitudes mais intensas as aves de rapina continuarão a desmontar a proteção social pífia inserta na CF de 1988.

    Talvez um final mais trágico possa aguardar os GOLPISTAS, espera-se que para tanto o POVO apresente suas armas, paus e pedras, quem sabe arcos e flechas contra as bestas armadas, togadas e de colarinhos brancos….aguardemos.

    Se a LEI não nos protege, por que teremos que acatá-la ???

    • Marcos Antonio da Silva disse:

      Concordo em gênero, número e grau. Chegamos a um ponto em que são necessárias medidas mais extremas para parar a canalhice que está sendo cometida contra o povo brasileiro e o país, com a venda de nossos maiores ativos e com a retirada de direitos conquistados a durissimas penas.

    • HOCUS POCUS disse:

      Os livros de história falarão desta data.A encruzilhada na que nos encontraremos amanhã,dirá se podemos nos considerar dignos de termos uma NAÇÃO ou que na verdade somos vitimas covardes de um estupro consentido.

  2. Lenita disse:

    Viva o POVO BRASILEIRO ! Viva Dilma, a Magnifica ! Viva Lula, nosso eterno melhor Presidente !
    GREVE GERAL ! A luta paneleiros ! Esperamos por vocês nessa luta que é de todos nos ! :-)

    • Carlos disse:

      Quero distância de paneleiros. Esta gente é feito biruta que vai pra onde o vento sopra. Lembre-se daquelas palavras que circulam por aí:
      – Quem estará a teu lado nas trincheiras?
      – E isto importa?
      – Mais do que a própria guerra.

      • Lenita disse:

        Vero Carlos ! Bem lembrado ! Eu, na verdade, não tenho contato nenhum com os paneleiros. Todos estão fora do meu círculo pessoal, e até profissional. A guerra continua brava. Alergia total ! Mas o FB escreveu um texto de União e é verdade que nesse barco que afunda veremos quem será o primeiro a ser jogado ao mar … rsrsrs

        • Carlos disse:

          O que eu acho é que eles não são confiáveis. Não por uma questão de safadeza, mas por uma questão pura e simples de burrice, mesmo.

          • Lenita disse:

            Concordo. Na verdade nunca confiei nessa gente. Sempre tive vergonha dessa maneira de “ser brasileiro” (viralata). São mais do que burros, são perversos mesmo.

          • jose magno disse:

            Carlos, acrescento mais, além de ” não confiaveis”, os coxinhas são canalhas, bandidos e sádicos. Estão vendo país ir pró brejo e estão aplaudindo os golpistas, ladrões e entreguistas por puro sadismo.São sacanas, mesmo…

  3. Fabio disse:

    Se não parar Brasilia de nada adianta

  4. JURIDICO disse:

    Calma essa questão de rasgar a CLT é igual a história do sapo e o Escorpião quando atravessaram o Rubicão ambos morreram afogados pois é da essencia do escorpião picar

  5. Marcelo Mar disse:

    Forate
    Merdória

  6. Carlos disse:

    Uma bola de neve começa pequena, uma avalanche começa com a primeira pedra. O caminho é longo, será espinhoso. Os ianques querem fazer da América Latina um novo Oriente Médio. Querem novas Líbias e Sírias para tomarem as riquezas que necessitam. É preciso começar derrubando as “elites brancas” locais que traem seus países em favor dos interesses estrangeiros.

  7. Maria Rita disse:

    Penso nos escravos que se rebelavam e fugiam arriscado o tudo ou nada. Não tinham nada a perder mais. Tiraram sua dignidade, sua humanidade, sua liberdade. Quem está perdendo hoje, tem entre nós, pessoas que nunca levantaram um dedo para que as conquistas fossem feitas. Por enquanto, ainda podem considerar moleza: 30 minutos para almoço, 5 dias de férias, sem 13o. salário, sem férias, garantias caindo rapidamente. O que sobra? Mercado de trabalho? Oferta de empregos com carteira assinada? Salários dignos ou de executivos? Sobra a volta da chibata no lombo do trabalhador! E, em breve, sem eleições, que é para fazer durar por muito tempo a nova Idade Média e a vassalagem.

  8. Ana disse:

    Lá vem o jumento escrever o potássio! Vai pastar sua dose diária de alfafa, vai, pato-coxa! Personifica a hiena e sua dieta calórica! Golpistazinho mewuetrefe!!

  9. Maria Rita disse:

    Amanhã, não trabalharei, não farei compras, não irei a nenhuma repartição pública, não estudarei, não irei a nenhuma consulta médica, não precisarei de transporte, não assistirei televisão nem netflix. A parada é radical.
    Quem por ameaça ou medo de retaliação, não puder ir às manifestações, se fizermos nossa parte, também não trabalharão por falta de público, clientes, consumidores.

    • Zoé Brasileira disse:

      Eu também não trabalharei e estarei com minha turma manifestando ao lado dos movimentos sociais. Depois iremos para minha casa para um bate papo. Já compramos tudo hoje para não precisar fazer supermercado amanhã. A gasolina também: estamos todos garantindo hoje para não ter que pegar o ônibus amanhã. Vamos buscar e levar os amigos para casa. Vamos parar TOTAL mesmo.

    • Guilherme disse:

      Apoiado!

    • betinho disse:

      ISSO AÍ !!

    • dosul disse:

      legal.

  10. C.Poivre disse:

    A aprovação da “reforma trabalhista” (apelido da extinção da CLT) foi o fato que faltava para fortalecer ainda mais a Greve Geral.

    PS – Sobre a extinção da CLT: Assim como o TRF-4 declarou que vivemos sob uma “justiça de exceção”, ou seja, sob a ditadura da globo, os Juízes do Trabalho também podem declarar que como a “reforma trabalhista” foi votada em plena ditadura golpista ela não ser acatada por eles e ponto final.

  11. Marco disse:

    Não há greve geral sem os coxinhas, que são o grosso do povo brasileiro, sua classe média. A esquerda sabe disso e por isso desse textos de conformação. A verdade é que enquanto o PT não conseguir resgatar parte da classe média que perdeu, por sua própria culpa e mérito, está perdido. Estão tentando nos últimos tempos, mas acredito que a classe média já tenha percebido que o intuito é usá-los para para obter o pdoer e salvar o Lula da cadeira, o que já conseguiram e fazem com a esquerda em geral.

    • Marco disse:

      poder*
      cadeia**

      • jose magno disse:

        Ô Marco, infelizmente, sua forma de pensar é assim e deve ser respeitada, todavia, sua afirmativa de que a maioria da população brasileira, são os coxinhas lhe digo que está redondamente enganado. Os coxinhas são os paneleiros sádicos que estão tomando no c… e dizem que isso é normal, “procedimentos dos urologistas…”

  12. Guilherme disse:

    Urgente: não satisfeito com a declaração da Price Water Coopers de que não viu indícios da influência de Lula na Petrobras, o roscofe do juizeco Moro começou a coçar novamente e agora pede uma declaração da KPMG (atual responsável pela auditoria) nesse sentido.

  13. fernando oliveira disse:

    GREVE GERAL JÁ!!!!!!!!!!!!!! Afinal das contas, o desgoverno temer já está parado desde sua usurpação do poder. E o judiciário nunca saiu desse estado(parado).

  14. Rui disse:

    Temer não está satisfeito com a votação da reforma trabalhista apenas pelos deputados fiéis que foram quase trezentos. Chamou os infiéis para entregarem seus cargos, moeda de troca número um em Brasília. Os tais infiéis foram convidados para escutarem a musiquinha da Marília Mendonça que é : ” IEEE infiel, eu quero ver você morar num bordel, estou de expulsando do meu coração, assuma as consequências dessa traição”.

  15. Laercio Silva disse:

    GREVE ! SEXTA ! Vamos todos parar ! Tinha que ter outra greve GERAL dia 6 de setembro, outra dia 11 de outubro e outra dia 01 de novembro . Não sei se resolve alguma coisa mas também ia ser uma delicia !

    • Rui disse:

      Quanta bobagem. Tratar uma greve desta natureza como uma oportunidade de descanso é realmente lamentável.

  16. betinho disse:

    Ver a direitalha e seus papagaios amestrados se borrarem de medo da CLASSE TRABALHADORA não tem preço!
    Profetizo q 28/04 marcará o fim da LETARGIA em q nos encontramos até agora!
    Esse jogo tá começando a virar…

  17. robertoAP disse:

    Ainda tem uns retardados da ultra direita 4%, escrevendo seus garranchos por aqui.
    É super fácil identificar esses panacas,pois escrevem bem pouco para não errar,o que não adianta nada já que em duas palavras cometem 3 erros de português, e resto completam com KKK.
    SÃO OS BEÓCIOS DO KKK.

  18. Nelson disse:

    Quando era para garantir gente nos protestos coxinhas, o podre Alckmin chegou a liberar as catracas do metrô.

  19. Vero disse:

    Acabei de avisar meu chefe aqui no trabalho que vou aderir à greve de amanhã. Vou sozinha, ninguém mais do lugar onde trabalho vai aderir. Pensei muito, por medo de eventuais consequências, mas tenho convicção de que é o correto a se fazer. Cheguei à conclusão que se não aderisse, me sentiria uma covarde e está na hora de deixarmos de ser covardes, porque é pelo medo que nós nos calamos e está na hora disso acabar. Boa sorte para mim, aconteça o que acontecer amanhã estarei me sentindo melhor cidadã e melhor exemplo para as crianças da minha família.

    • Rui disse:

      Parabéns, é por aí o carreiro. Se não parares amanhã, o teu amanhã será como eles quiserem. Eles quem? Os corruptos e traidores de Brasília.

    • Sergio L disse:

      Parabéns por sua atitude lucida e ousada! Precisamos de todos. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *