Michelle:”Eu sou Petrobras, você é Globo”. Uma gentil bofetada na mentira e na hipocrisia

michelle

Não precisa de qualquer comentário, exceto o de que há dignidade neste mundo, a carta da petroleira Michele Daher Vieira ao jornal O Globo e à repórter Letícia Vieira, autora do texto Petrobras: a nova rotina do medo e tensão na estatal.

Michele é uma das pessoas que aparecem na foto usada pelo jornal para induzir o leitor a que, de fato, há um clima de terror na empresa, com medo de “de represálias e de investigações”, além de demissões.

A carta de Michelle é um orgulho para os sentimentos de decência humana e uma vergonha para a minha profissão, que deveria ser a de buscadores da verdade e não da construção da mentira.

E a prova de que gente como Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e outros que engordaram roubando a Petrobras são um grão de areia entre milhares e milhares de homens e mulheres de bem, que trabalham ali não só como profissionais corretos e competentes, mas como brasileiros que amam o seu país.

Carta aberta à Leticia Fernandes e ao jornal O Globo

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que não estou falando em nome da Petrobras, nem em nome dos organizadores do movimento “Sou Petrobras”, nem em nome de ninguém que aparece nas fotos da matéria. Falo, exclusivamente, em meu nome e escrevo esta carta porque apareço em uma das fotos que ilustram a reportagem publicada no jornal O Globo do dia 15 de fevereiro, intitulada “Nova Rotina de Medo e Tensão”.

Fico imaginando como a dita jornalista sabe tão detalhadamente a respeito do nosso cotidiano de trabalho para escrever com tanta propriedade, como se tudo fosse a mais pura verdade, e afirmar com tamanha certeza de que vivemos uma rotina de medo, assombrados por boatos de demissões, que passamos o dia em silêncio na ponta das cadeiras atualizando os e-mails apreensivos a cada clique, que trabalhamos tensos com medo de receber e-mails com represálias, assim criando uma ideia, para quem lê, a respeito de como é o clima no dia a dia de trabalho dentro da Petrobras como se a mesma o estivesse vivendo.

Acho que tanta criatividade só pode ser baseada na própria realidade de trabalho da Letícia, que em sua rotina passa por todas estas experiências de terror e a utiliza para descrever a nossa como se vivêssemos a mesma experiência. Ameaças de demissão assombram o jornal em que ela trabalha, já tendo vários colegas sendo demitidos[1], a rotina de e-mails com represálias e determinando que tipo de informação deve ser publicada ou escondida devem ser rotina em seu trabalho[2], sempre na intenção de desinformar a população e transmitir só o que interessa, mantendo a população refém de informações mentirosas e distorcidas.

Fico impressionada com o conteúdo da matéria e não posso deixar de pensar como a Letícia não tem vergonha de a ter escrito e assinado. Com tantas coisas sérias acontecendo em nosso país ela está preocupada com o andar onde fica localizada a máquina que faz o café que nós tomamos e com a marca do papel higiênico que usamos. Mas dá para entender o porque disto, fica claro para quem lê o seu texto com um mínimo de senso crítico: o conteúdo é o que menos importa, o negócio do jornal é falar mal, é dar uma conotação negativa, denegrir a empresa na sua jornada diária de linchamento público da Petrobras. Não é de hoje que as Organizações Globo tem objetivo muito bem definido[3] em relação à Petrobras: entregar um patrimônio que pertence à população brasileira à interesses privados internacionais. É a este propósito que a Leticia Fernandes serve quando escreve sua matéria.

Leticia, não te vejo, nem você nem O Globo, se escandalizado com outros casos tão ou mais graves quanto o da Petrobras. O único escândalo que me lembro ter ganho as mesma proporção histérica nas páginas deste jornal foi o da AP 470, por que? Por que não revelam as provas escondidas no Inquérito 2474[4] e não foi falado nisto? Por que não leio nas páginas do jornal, onde você trabalha, sobre o escândalo do HSBC[5]? Quem são os protegidos? Por que o silêncio sobre a dívida da sonegação[6] da Globo que é tanto dinheiro, ou mais, do que os partidos “receberam” da corrupção na Petrobras? Por que não é divulgado que as investigações em torno do helicoca[7] foram paralisadas, abafadas e arquivadas, afinal o transporte de quase 500 quilos de cocaína deveria ser um escândalo, não? E o dinheiro usado para construção de certos aeroportos em fazendas privadas em Minas Gerais [8]? Afinal este dinheiro também veio dos cofres públicos e desviados do povo. Já está tudo esclarecido sobre isto? Por que não se fala mais nada? E o caso Alstom[9], por que as delações não valem? Por que não há um estardalhaço em torno deste assunto uma vez que foi surrupiado dos cofres públicos vultosas quantias em dinheiro? Por que você e seu jornal não se escandalizam com a prescrição e impunidade dos envolvidos no caso do Banestado[10] e a participação do famoso doleiro neste caso? Onde estão as manchetes sobre o desgoverno no Estado do Paraná[11]? Deixo estas perguntas como sugestão e matérias para você escrever já que anda tão sem assunto que precisou dar destaque sobre o cafezinho e o papel higiênico dos funcionários da Petrobras.

A você, Leticia, te escrevo para dizer que tenho muito orgulho de trabalhar na Petrobras, que farei o que estiver ao meu alcance para que uma empresa suja e golpista como a que você trabalha não atinja seu objetivo. Já você não deve ter tanto orgulho de trabalhar onde trabalha, que além de cercear o trabalho de seus jornalistas determinando “as verdades” que devem publicar, apoiou a Ditadura no Brasil[12], cresceu e chegou onde está graças a este apoio. Ao contrário da Petrobras, a empresa que você se esforça para denegrir a imagem, que chegou ao seu gigantismo graças a muito trabalho, pesquisa, desenvolvimento de tecnologia própria e trazendo desenvolvimento para todo o Brasil.

Quanto às demissões que estão ocorrendo, é muito triste que tantas pessoas percam seu trabalho, mas são funcionários de empresas prestadoras de serviço e não da Petrobras. Você não pode culpar a Petrobras por todas as mazelas do país, e nem esperar que ela sustente o Brasil, ou você não sabe que não existe estabilidade no trabalho no mundo dos negócios? Não sabe que todo negócio tem seu risco? Você culpa a Petrobras por tanta gente ter aberto negócios próximos onde haveria empreendimentos da empresa, mas a culpa disto é do mal planejamento de quem investiu. Todo planejamento para se abrir um negócio deveria conter os riscos envolvidos bem detalhados, sendo que o maior deles era não ficar pronta a unidade da Petrobras, que só pode ser culpada de ter planejado mal o seu próprio negócio, não o de terceiros. Imputar à Petrobras o fracasso de terceiros é de uma enorme desonestidade intelectual.

Quando fui posar para a foto, que aparece na reportagem, minha intenção não era apenas defender os empregados da injustiça e hostilidades que vem sofrendo sendo questionados sobre sua honestidade, porque quem faz isto só me dá pena pela demonstração de ignorância. Minha intenção era mostrar que a Petrobras é um patrimônio brasileiro, maior que tudo isto que está acontecendo, que não pode ser destruída por bandidos confessos que posam neste jornal como heróis, por juízes que agem por vaidade e estrelismos apoiados pelo estardalhaço e holofotes que vocês dão a eles, pelo mercado que só quer lucrar com especulação e nunca constrói nada de concreto e por um jornal repulsivo como O Globo que não tem compromisso com a verdade nem com o Brasil.

Por fim, digo que cada vez fica ainda mais evidente a necessidade de uma democratização da mídia, que proporcionará acesso a uma diversidade de informação maior à população que atualmente é refém de uma mídia que não tem respeito com o seu leitor e manipula a notícia em prol de seus interesses, no qual tudo que publica praticamente não é contestado por não haver outros veículos que o possa contradizer devido à concentração que hoje existe. Para não perder um poder deste tamanho vocês urram contra a reforma, que se faz cada vez mais urgente, dizendo ser censura ou contra a liberdade de imprensa, mas não é nada além de aplicar o que já está escrito na Constituição Federal[12], sendo a concentração de poder que algumas famílias, como a Marinho detém, totalmente inconstitucional.

Sendo assim, deixo registrado a minha repugnância em relação à matéria por você escrita, utilizando para ilustrá-la uma foto na qual eu estou presente com uma intenção radicalmente oposta a que ela foi utilizada por você.

Fontes:
[1] Demissões nas Organizações Globo:
http://www.conexaojornalismo.com.br/…/demissoes-do-globo-es…
http://radiodeverdade.com/tag/demissoes-na-radio-globo/
http://www.parana-online.com.br/editor…/almanaque/…/836519/…
http://www.portalimprensa.com.br/…/o+globo+faz+cortes+na+re…
http://blogs.odia.ig.com.br/…/globo-inicia-demissoes-no-jo…/

[2] Exemplos de o que deve e não deve ser publicado
http://www.brasildefato.com.br/node/31315
http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/globo-ordena-que-no…
http://www.conversaafiada.com.br/…/globo-censura-reporter-…/

[3] Objetivos
http://www.municipiosbaianos.com.br/noticia01.asp…
http://www.aepet.org.br/…/Prezado-a-companheiro-a-da-Petrob…
http://www.viomundo.com.br/…/sordida-campanha-dos-marinho-c…
https://petroleiroanistiado.wordpress.com/…/petrobras-sob-…/
https://fichacorrida.wordpress.com/…/rede-globo-de-corrupc…/

[4] Inquérito 2474
http://www.cartacapital.com.br/…/em-sigilo-ha-7-anos-inquer…
http://www.ocafezinho.com/…/inquerito-2474-ja-esta-na-inte…/
http://www.istoe.com.br/…/…/345927_ERRO+HISTORICO+NA+AP+470+
http://www.brasil247.com/…/Nassif-STF-vai-abrir-segredo-de-…

[5] Escândalo do HSBC
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-assombroso-silen…/
http://economia.ig.com.br/…/reino-unido-investiga-hsbc-por-…
http://economia.estadao.com.br/…/hsbc-entenda-o-escandalo-…/
http://economia.ig.com.br/…/receita-esta-de-olho-em-corrent…
http://www.brasil247.com/…/Sonega%C3%A7%C3%A3o-no-HSBC-%C3%…

[6] Sonegação Globo
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=4664
http://www.ocafezinho.com/…/os-documentos-da-fraude-da-glo…/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/injusto-e-pagar-im…/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-processo-de…/

[7] Helicoca
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-apresenta-no…/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-papel-cada-vez-m…/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/categorias/helicoca/

[8] Aeroportos Mineiros
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-midia-na…/
http://www1.folha.uol.com.br/…/1493571-aecio-neves-a-verdad…
http://www1.folha.uol.com.br/…/1488587-governo-de-minas-fez…
http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/trafico-de-cocaina-…
http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82339
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/aecio-nomeou-desem…/

[9] Alstom
http://www1.folha.uol.com.br/…/1281123-brasil-e-unico-que-n…
http://tijolaco.com.br/blog/?p=24684

[10] Banestado
http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-caso-banestado-a-petr…
http://www1.folha.uol.com.br/…/1267100-justica-anula-punica…
http://ultimosegundo.ig.com.br/…/lentidao-da-justica-livrou…

[11] Beto Richa e o Paraná
http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/beto-richa-quebrou-…
http://www.redebrasilatual.com.br/…/curitiba-a-pauta-da-reb…

[12] Globo e a Ditadura
http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/editorial-globo-cel…
http://www.brasildefato.com.br/node/25869
http://altamiroborges.blogspot.com.br/…/as-diretas-ja-e-o-c…
http://www.viomundo.com.br/…/faz-30-anos-bom-jornalismo-da-…
http://www.viomundo.com.br/…/fabio-venturini-no-golpe-dos-e…
http://www.viomundo.com.br/…/exclusivo-as-entrevistas-feroz…
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/abrir-empresa-em-p…/

[12] CF/88
Diz o artigo 220 da Carta, no inciso II do parágrafo 3°:
II – estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Já o parágrafo 5° diz:
Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
E o artigo 221. por sua vez, prescreve:
Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:
I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;
II – promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;
III – regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;
IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

58 Respostas

  1. Reinaldo disse:

    Que texto! que pessoa sensacional! queria seria uma honra poder conversar pessoalmente com essa funcionária.

  2. José Carlos disse:

    Sublime!

  3. Douglas disse:

    Temos de unir forças contra as atrocidades cometidas pelo Dr. Moro e seus jornalecos amigos.

  4. Douglas disse:

    Estou atônito com toda essa artimanha elaborada pelos grandes veículos de mídia e pelo judiciário partidário com o único objetivo de quebrar o país e entregá-lo às corporações internacionais.

  5. Douglas disse:

    Meus parabéns à Michele Daher Vieira. Essa carta mostra claramente que ainda temos esperança de salvar o país dessas víboras (Dr. Moro, Globo, PSDB etc).

  6. anac disse:

    Michele me representa. Dignidade!

  7. MARCOS FERREIRA disse:

    As pessoas jurídicas também podem mover ação de indenização por calúnia e difamação era o que Petrobrás deveria fazer com O Globo que na ânsia de colocar o PSDB de volta ao planalto faz um jornalismo udenista.

  8. Eliana Juiz de Fora -MG disse:

    Parabéns Michele!
    Essa foi no queijo dos golpistas imundos.
    Globo e PIG em geral querem destruir a
    democracia ,a Petrobrás e um governo popular.
    NÃO PASSARÃO!

  9. sergio conforti disse:

    Caramba, uma carta que dá orgulho!
    Pelo fato de o jornal ter publicado o retrato da Michele, não deveria ser obrigado a publicar esta bela carta?

  10. francisco disse:

    Resposta para lavar a alma!!!!

  11. Sta. Catarina disse:

    Michele, parabéns pelo texto e pela coragem.

    Saiba que muitos se unem à sua indignação. Seu texto rodará nas redes sociais (na minha já está), para que os desinformados ou mesmo mal intencionados vejam e reflitam.

    A Petrobrás continuará sendo dos brasileiros. Lutaremos por ela.

  12. Everaldo disse:

    Tá vendo aí Berzoini? A bola tá contigo…

  13. Vargas disse:

    A Globo não tem nenhum compromisso com seu futuro próximo. Ela já está agora na fase “ou tudo ou nada”, como a Veja entrou na fase final das eleições presidenciais de 2014.

    Eles não estão preocupados com possiveis consequencias do seu festival de desinformação, omissões, publicação de boatos, mentiras e toda a sorte de expediente jornalistico baixo que possa confundir o seu leitor. Este, também não quer informações corretas. Acessam O Globo para ter a sua dose de ódio diaria, para obter seu SPAM (comida para porcos) e compartilhar todo este lixo nas redes sociais.

    A Rede Globo espera derrubar o governo eleito soberanamente pelo povo no dia 15 de março. É toda a aposta. E, todas as ações estão sendo coordenadas entre o PIG e possivelmente parte do judiciário, para armar bombas e bombas paralelas, mentiras e boatos entre o dia 1 e o dia 15 de março.

    Mas vamos à um fato básico:

    A Petrobrás é o orgulho e a mostra da capacidade nacional da engenharia – ela gera a energia que o Brasil consome 24×7.

    A Globo é uma organização covarde, que apoiou a ditadura e enganou o povo brasileiro por 2 décadas. Ela não produz NADA a não ser boatos e desinformação, fofocas e desestabilização da sociedade brasileira.

    Uma faz o Brasil funcionar. A outra, faz o Brasil parar.

    Produção da Rede Globo:
    – publicação de vários boatos como se verdade fossem
    – publicação de várias e várias mentiras não desmentidas
    – publicação de intrigas e meias verdades visando desestabilizar o governo (eleito pelo povo)
    – enganor mais de 100 milhões de brasileiros por 2 décadas durante a ditatura
    – produzir novelas desintonizadas da realidade e tendenciosas visando manipular o povo
    – produzir noticiarios tendenciosos e falaciosos com foco em esconder os escândalos da oposição e os feitos do governo e ampliar os escândalos do governo e amplificar o que os seus parceiros cansaram de fazer no passado mas eles ficaram quietos.
    – alimentar uma legião de trols e MAVs com SPAM (comida para porcos) para que eles despejem nas redes sociais toda a sorte de lixo
    – mobilizar trolls dos mais variados matizes (da ultra direita ao mauricinho dos Jardins de Sampa) contra o governo.
    – Dar conotação de “movimento legítimo da sociedade” ao mesquinho interesse privado dos magnatas de R$ 30 bi que são seus proprietários.
    – ficar de joelhos para seus senhores do exterior.

    Produção da Petrobrás:

    – a energia que move este país 24×7.
    – demanda por obras que empregam centenas de milhares de pessoas em todo o país
    – excelencia em engenharia e pesquisa no ramo petrolífero

    Com quem vcs ficam ?

    Com quem só agita o país, enriquece e não produz NADA de concreto ou com quem realmente move este país ? (não espero nada de Coxinhas e assemelhados, cujo objetivo é o quanto-pior-melhor)

    Vc decide.

  14. Sérgio Rodrigues disse:

    Magnífica e exuberante Carta aos paus-mandados!…

  15. Lilian VV disse:

    Só passando para deixar meus parabéns à Michele por esta carta corajosa, verdadeira e tão necessária! Obrigada por defender a Petrobras e o Brasil diante de interesses tão poderosos, Michele! A verdade vencerá!

  16. Jorge Eduardo disse:

    Michelle, digna brasileira! Parabéns por seu belíssimo texto!!! Este PIG maldito, golpista, corrupto, sonegador de impostos deveria ser enquadrado numa reforma dos meios de comunicação. Berzoini, acorda! Por que o CNJ não enquadra este tal de Sérgio Moro? Um cara que tem ligações notórias com o PSDB golpista, tecebe prêmios desta imundície que é a Organização Globo (aliás, já passou da hora de a receita federal cobrar centavo por centavo as dívidas fiscais da “famiglia” Marinho), não honra a profissão de magistrado.
    Sinto orgulho de pessoas como você, Michelle, honrada brasileira!

  17. Luís Eufrásio disse:

    Michele, parabéns pela postura e coragem. Gostaria muito que no meu Partido dos Trabalhadores tivese algum parlamentar com a coragem e a dignidade de defender a Presidenta Dilma e a Petrobras como você.
    Tenho um profundo orgulho e admiração por pessoas da sua grandeza!!!!!

  18. Ildebrando disse:

    Esta mulher é divinamente uma obra prima!

  19. Arestides Fronza disse:

    Usando a frase do Jorge Eduardo ” Sinto orgulho de pessoas como você, Michelle, honrada brasileira!”

  20. Francisco disse:

    Letícia, se sobrou ainda um restinho, sabe…, daquilo, peça transferência do “jornalismo” e tente o BBB, auxiliando Bial. Faz mais sentido.

  21. Eduardo... disse:

    La pelos meus idos 19 anos começei a me interessar por politica, afinal quem nao quer mudar o mundo? Ingenuamente me perguntava como foi que deixaram 64 acontecer… Hoje aos 56 estou achando a resposta.. Letargia, covardia, bom senso e coisas do gênero que levaram a vida de nao sei quantos militantes e pessoas desejosas de um Brasil melhor…E parece que tudo vai acontecer novamente a nao ser que ficar alisando celulares mude alguma coisa…Quiça possamos cobrar um preço mais caro pelo sangue que corre em nossas veias…

  22. marco disse:

    penso que, como já foi postado anteriormente por outro leitor, as empreiteiras sendo so maaiores doadores para os políticos é muito estranho o que está acontecendo, não que os funcionários corruptos das mesmas devam ser impunes, mas a falta de defesa existente por politicos que receberam doações legais para que não quebrem. acredito mesmo que deveria se conseguir verbas das mesmas para bancar um contraponto veiculado na grande mídia do que realmente está acontecendo. CONTINUO REAFIRMANDO PAREM DE POR MEU DINHEIRO NO PIG! NÃO ADMITO QUE AS CONCESSÕES DE RÁDIODIFUSÃO EFETUADAS DURANTE E SOB INFLUENCIA DO GOLPE MILITAR CONTINUEM VALENDO EXIJO QUE ISTO SEJA REVISTO!

  23. Sidnei Marquesi disse:

    Me sinto, verdadeiramente representado por essa cidadã: Michele Daher Vieira.

  24. Heitor disse:

    A mídia legitima qualquer golpe
    A justiça brasileira está com as calças arriadas para a Globo.
    Vergonha.

  25. Precisa dizer mais alguma coisa senhorita Leticia? Se eu fosse você, no mínimo ficaria calado, para diminuir o nível da vergonha. Se tiver peito
    pede demissão.Deve haver lugar para jornalistas dignos em outras empresas.

  26. Lauro c. L. Oliveira disse:

    Um grande abraço Leticia.Você faz parte da Petrobras que aprendi admirar em mais de 30 anos de colaboração e companheirismo .

  27. marlene disse:

    Petroleira Michele, MUITO OBRIGADA pela sua expressão diante do ataque que ocorre em relação à soberania do Brasil.
    Não trabalho da Petrobrás, mas tenho um orgulho danado por essa empresa que, além de ter heroicamente escapado das privações criminosas do FHC, essa empresa tem a alma e o sangue do brasileiro.
    Muito obrigada!

  28. Leonardo disse:

    Nossa gestora vassala (ou ameaçada?) deveria dizer isso e lavar nossa alma. Deveria vir em rede nacional e acabar com o bolsa pig e dar 15% de reajuste na tabela do IR, além de criar uma taxa sobre grandes fortunas.

  29. Cláudio disse:

    :

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  30. niveo campos souza disse:

    Organizações Globo são um esgoto.
    Viva Michelle!!! Salve Petrobrás

  31. Fernando Moreno disse:

    Sensacional. Aceite meus parabéns, Michele. A melhor resposta a esse lixo chamado globo. Que a população brasileira do bem se inspire na Carta de Michele para começar a derrubar esse império do mal. Juntos conseguiremos. Parabéns mais uma vez, valente Michele.

  32. Laura Iensen disse:

    Trabalhei 25 anos na Petrobras, sai da labuta mas nao da luta. As pessoas que nao trabalham na Petrobras talvez nao entendam, mas a Petrobras e uma nacao.Os petroleiros ja passaram por tantas adversidades que parece que isso os une mais do que a maioria da populacao. Lembro com tristeza da greve de um mes nos anos 90, lutavamos contra a privatizacao, contra a Petrobrax. Lembro que naquela epoca a midia ja jogava a populacao contra nos, quando eu encontrava meus vizinhos eles me diziam: os vagabundos voltam quando a trabalhar. Foi duro, entramos na Repar, no Parana em um corredor polones feito por militares com baionetas nas maos. Entramos chorando com as baionetas encostando nas nossas cabecas. E por isso que somos unidos, somos unidos pelas dores e lutas que passamos. E com a midia cada vez mais traicoeira. Agora meus vizinhos nao me chamam de vagabunda, de quem nao gosta de trabalhar, apesar de trabalhar em turno, natais, dia de maes, ano novo. Muitos desses dias passei la dentro enquanto meu filhos nao entendiam porque eu nao podia passar o Natal com eles. Agora meus vizinhos me perguntam se eu consegui roubar um pouquinho, se sai com uma continha no exterior. Mas isso nao nos abala, faz parte de um petroleiro receber insultos pela sua condicao, quem somos nos para ir contra a toda poderosa midia. Por isso faco minhas as palavras da colega petroleira e reitero que a nossa luta continua e continuara enquanto estiverem de olho no nosso petroleo e no nosso orgulho.

  33. Héctor Igor disse:

    os mesmos 37 anos que esta senhora menciona são também os que conheço das mordomias dos funcionários da petrobras. Tinha 18 anos então quando meu pai foi trabalhar no canteiro de obras de São Roque na Bahia quando se construiu a a primeira jaqueta de águas profunda no Brasil, não lembro agora se Garopa ou Enchova. Mas vi meu pai ir trabalhar na execução do projeto, ficou longe de seu filhos na época adolescentes por vários anos para dar educação é uma melhor vida. O que vi lá e se repetiu em vários outros canteiros foi uma descarada mordomia dos funcionários da Petrobras e destas nenhum outro profissional que não fosse da petrobras tinha acesso. Eu fica olhando do lado de fora do cercado as festas e esbanjamentos dos funcionários da petrobras e suas famílias, coisa que muitos outros profissionais também teriam direito mas não, eles não eram petrobras, eram engenheiro, projetistas, desenhistas soldadores das empreiteiras que trabalhavam de sol a sol, sem desfrutar dos manjares , salas de jogos televisores moderníssimos que ninguém tinha na década 70/80 mas sim estas pessoas. Hoje meu pai a pesar de na época ter um bom salário comparado com profissionais de outros países, depois de anos arriscando a vida, pulando das cestas no mar agitado nas plataformas ou pulando de um helicóptero sem pousar arriscando a vida todo dia, hoje está aposentado pelo inss , porque não tem os mesmos direitos dos petroleiros recebe uma aposentadoria de pouco mais de 2 salários mínimos tendo que pagar mais da metade em medicamentos para sobreviver depois de tantos anos que trabalhou junto com os petroleiros mas estes sempre viram aos não petrobras como trabalhadores de segunda categoria, não se importando quanto estes tivessem contribuído para o que tanto eles querem defender. Na minha opinião, o que esta senhora e os que concordam com ela é o medo de perdes as tetas e tantas mordomias que muito poucos outros brasileiros gozam ou teriam oportunidade de gozar. Um dia o leite acaba e é disso que tem medo, não de defender a petrobras. Sinto nojo desse povo que só pensa em si usando a Petrobras como cortina de fumaça.

  34. Syk4 disse:

    PETROLEIRA ENTERRA SONDA NO PRÉ-SAL DE O GLOBO!

    😀

  35. zelia disse:

    parabens nichele,mas essa carta tem que ser lida no jornal nacional,e postasta emvaios veiculos de comunicaçao.envia esta carta para a presidenta dilma, quem sabe ela começa a ser menos republicane tao educada com esses golpista e que toma uma atitude antens que seja tarde de mais .nao tenha medo de ser julgada dilma o povo sabe que voce e honesta.bota pra quebrar se meta mais, nao de tanta autonomia para as autoridades eles nao querem tucanos eles querem voce o lula e opt fora da politica cuidado dilma.toma uma atitude nao confie na justiça porque a justiça quer voce.

  36. irineu Almeida Baptista disse:

    Michele vc procurou o caminho mais longo e mais honesto p/ fazer sua carreira profissional. Porém, não espere que todas as pessoas, homens ou mulheres, terão a mesma decência. Infelizmente, pra alguns ou algumas, é mais fácil chegar a fama se prostituindo. Seja financeiramente ou moralmente ou eticamente. Quem se sujeita a trabalhar em determinadas Organizações estão exatamente nesta situação onde a decência não faz parte do cotidiano. Portanto, Michele, parabéns a vc e não espere que sua carta vá causar alguma mudança de hábitos dentro de algumas Organizações. La dentro só existem os apaixonados pelos crachás e, dignidade, é uma coisa que se quer passa na porta de algumas Organizações e na vida de seus “funcionários”. Coloquei funcionários entre aspas pois se eu colocasse o que realmente penso deles eu seria processado. Um abraço e aceite meus parabéns.

  37. Jeni Neff disse:

    Deixo aqui os meus parabens a esta moca Michlle, pela coragem de desafiar e de desacatar de maneira tao eloquente, inteligente e sincera esse imperio global que baseia todas as suas materias em mentiras e inverdades porque eles nao tem nenhum compromisso com a verdade nem com o Brasil e muito menos com os brasileiros! Parabens Michele!!!

  38. Fernando Moreno disse:

    Um leitor deu uma sugestão: façamos adesivos com a seguinte frase: eu sou Petrobrás. Você é globo?
    Vamos começar a reagir contra esse mal chamado rede globo.
    Mais uma vez, parabéns Michele.

    • mineiro disse:

      concordo , temos que fazer alguma coisa contra esse cancer , e é uma boa ideia essa frase. quem petrobras veste a camisa , que é o pig esgoto veste a deles. tem que separar o joio do meio do trigo, antes que ele acabe com a plantaçao. é o que resume esse golpe orquestrado pelo pig golpista contra a petrobras.

  39. janio ieso disse:

    Esta Leticia só pode ser uma MULA sem CABEÇA,depois de levar um porrada na cara deveria pegar seu diploma de jornalismo,se tem mesmo este documento ir embora pra casa.Sugestão: lavar pratos e passar roupas, seria o melhor a fazer.Por que em matéria de jornalismo isso é uma vergonha.

  40. Mauro disse:

    Será que cabe um processo contra a Globo?
    Algum advogado poderia ajudá-la.

  41. mineiro disse:

    tem mais coragem do que nos todos e o pt bundao , travado , tragado e covarde. ainda tem gente de coragem e de vergonha na cara. como uma pessoa sozinha escrever uma carta defendo a petrobras. e nos todos todos parados e nao fazendo nada , igual ao pt , que borra nas calças de medo do pig. que vegonha de partido é esse.

    • mineiro disse:

      para alguma coisa acontecer tem que partir de gente assim de coragem. porque dos partidos politicos nao precisa esperar nada, ta todo mundo de conluio com todo mundo. e por isso ninguem faz nada, estao todos envolvidos em alguma coisa. esses vermes , m…………bundoes nao mexem um dedo , porque eles sao farinha do mesmo saco , e os que nao sao , sao covardes.

  42. augusto2 disse:

    A estranha emissora dos bilionarios Marinho, alem de tudo o mais, vive no seculo 19 e antes da princesa Isabel.
    Senao vejam: o principal produto da prostiplimpin, a novelona interminavel, mostra o que? Todas as novelas, padrao em que a trama se passa no tempo ATUAL, mostram pessoas andando e dirigindo Automoveis. E que automoveis por vezes.Mas SOMENTE as personagens de classe bem rica ou de classe media alta tem e usam carro na novela.
    Os personagens de classe media baixa ou os tipo “C” que na vida real pos Lula todos tem seu carrinho, JAMAIS aparecem usando na historia. Mesmo aqueles que, pela trama do autor, ganham um bom e suficiente salario aparente…Mas o pais mudou nessee aspecto, e como.
    Reparem!!! R-e-p-a-r-e-m ou peçam pra uma pessoa noveleira lhe fazer esse favor.
    Se assim for, que nome dar pra isso??????????

  43. Ester Ligoria - Bh disse:

    Salve, Salve, Michele. Que dignidade. Que honradez. Falou e disse. Parabéns!!

  44. Beto disse:

    Excelente! Essa carta é pra ser emoldurada e pendurada na parede !

  45. pigsty disse:

    Francamente, é um amontoado de tolices!Acho que a moça será convidada a ser a próxima “presidenta” da PetroBras…hahahahahahahaha!!

  46. lia disse:

    Acho lastimável esta sua ” carta”,Michele, a Petrobras nunca foi minha nem sua,e tem que ser militante mesmo!!político nem um vale nada!eu diria que você é inteligente, se neste saco de ” gatunos” você tivesse colocado os do seu partido (pt e outros nanicos) você é pouco inteligente, pois vê aquilo que seu partido diz para que veja!não interessa se verdade ou mentira…você deve ter filhos,que país quer deixar para seus filhos e netos? A liberdade é necessária… Este teu partido não deseja um país livre,olhe para os lados…esta bagunça,que aí esta,nos meus 70 anos nunca vi,e você defende este bando de ladrões? Não é capaz de pensar com seus neurônios? Alguem tem que dizer a você, o que deve pensar e fazer? Que lástima… Tenho pena desta geração que aí esta!

  47. lia disse:

    Para salvar a Petrobras,só esmagando a cabeça dos partidos políticos,nem um único se salva, sobre a Globo…faz 20 anos que não vejo a Globo, mas vocês, todos os dias lá estão vendo a mesma… e dando audiência…

  48. MARCOS TAVARES disse:

    PARABENS COLEGA PELA EXCELENTE DEFESA DA VERDADE.SAUDAÇÕES PETROLEIRAS AQUI DA BACIA DE CAMPOS NO NORTE FLUMINENSE ONDE ESTAMOS TRABALHANDO COM MUITA COMPETENCIA PARA DEFENDER COM NOSSO SUOR A PETROBRAS E O BRASIL DESSES MALANDROS CORRUPTOS.

  49. eu mesmo disse:

    Bordão de Manifestação: “SÓ NÃO É INVESTIGADO, QUEM É ‘HOMENAGIADO’ !!!”

  50. Susi disse:

    Essa foto com esse garoto raivoso é de perder a esperança no ser humano. A que ponto chegamos nós os “humanos”.

  1. 23/02/2015

    […] site Tijolaço publicou, em primeira mão, carta aberta da petroleira Michele Daher Vieira ao jornal O Globo e à repórter Letícia Vieira, autora do […]

  2. 23/02/2015

    […] Michelle:”Eu sou Petrobras, você é Globo”. Uma gentil bofetada na mentira e na hipocrisia | TI… […]

  3. 24/02/2015

    […] site Tijolaço publicou, em primeira mão, carta aberta da petroleira Michele Daher Vieira ao jornal O Globo e à repórter Letícia Vieira, autora do […]

  4. 24/02/2015

    […]  carta aberta da petroleira Michele Daher Vieira ao jornal O Globo e à repórter Letícia Vieira, autora do texto Petrobras: a nova rotina do medo e tensão na estatal, publicado dia 15 de fevereiro. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *