Merval pede que não abandonem Aécio. Avisa que algo pode “abalar Marina”.

aerina

Poderia parecer  tocante o esforço despendido por Merval Pereira para salvar seu candidato, Aécio Neves, da overdose de contaminação do processo eleitoral pelo fator Marina.

Na sua coluna em O Globo, ele pede que os eleitores que “temem Marina Presidente mas não querem Dilma reeleita” deem seu voto a Aécio para que ele tenha condições de, de olho num segundo turno, impor (como se fosse preciso) mais a sua agenda sobre a candidata do PSB.

Há algo, porém, que chama muito a atenção no seu artigo, sobretudo quando se sabe que Merval é uma espécie de alto diretor do comando dos interesses da mídia.

“Ele menciona a possibilidade de que Aécio ainda cheque ao segundo turno, ” caso Marina tenha sua candidatura  abalada nesses últimos 30 dias de campanha”

Quem conhece o comportamento da imprensa brasileira sabe que, a esta altura, está em curso um jogo de pressões e contra-pressões para saber se a candidatura Marina será “abalada nesses últimos 30 dias de campanha”.

O avião”pirata” usado na campanha está no centro destas decisões.

Por enquanto, a intensidade do noticiário serve apenas para deixar Marina ciente de que precisa “se comportar” em matéria eocnômica, entregando o cerne de seu governo aos grupos econômicos ominantes do meio financeiro.

Mas o assunto é pesado demais e a promiscuidade com gente envolvida em toda espécie de irregularidades é tanta que todos eles sabem que podem destruí-la com três ou quatro dias de Jornal Nacional e manchetes.

Merval, por isso, coloca a questão de forma extremamente prática: isso só acontecerá se for  possível levar Aécio Neves ao segundo turno.

Parece impossível?

Em condições normais, seria.

Mas eleições, no Brasil, não se disputam em condições normais.

Se fossem, nem existiria discussão sobre se o país deve escolher uma candidata que toma decisões usando uma “roleta bíblica“.

 

Posts relacionados...

Comentários no Facebook

35 Respostas

  1. Geraldo Bresciane disse:

    É o apelo desesperado por um lugar ao sol para o futuro inglório que se descortina para o PSDB. E é também um recado claro para Marina: comporte-se e te apoiamos, caso contrário…

    • Pois é disse:

      mervalmente esse pede que pelo menos Dilma ganhe para que a turma do Aécio ainda fique vive. Triste o dia em o petismo tem como um defensor de fato da mídia o Merval. Pois o restante é um bando de desesperado que podem até passar fome sem o capilé petista

  2. Mineirinho disse:

    Muitas pessoas têm suspeita de Marina como presidente.Ela não inspira confiança. Essa apreensão e incerteza do que pode acontecer num eventual governo Marina deveria ser mais explorado nas propagandas de Dilma, principalmente no horário eleitoral.

    • É o contrário disse:

      é a certeza da desgraça que irá acontecer num segundo governo Dilma o que faz votar em Marina e não o contrário.

  3. solange disse:

    Já estão ameaçando com a desconstrução. êta povim brabo……..

  4. Alexandre C disse:

    Marina tenta vender a “Nova política” mas essa candidatura dela já esta loteada pelos bancos e sitiada pela midia. Essa historia dos avião é uma espada que está pairando sobre a cabeça dela, esperando o momento certo para sangra-la.

    • Yule Cristina disse:

      Só não sangrou ainda porque ela é a esperança de tirar o PT do poder, se isso acontecer ela será a próxima vítima, o jato cai na cabeça dela, abrindo espaço os canalhas entreguistas.

  5. Maria Rita disse:

    A gente lembra bem como a imprensa tentou pegar carona nas manifestações que eram a princípio pacíficas, depois veio a onda da violência, a onda de derrubar ‘tudooqueestáaí’, a pressão para votações relâmpagos no Congresso,e não está no gibi o que apareceu de movimentação partidária e política, tudo a pegar carona. Tudo o que está aí. Não ia ter copa, a copa aconteceu, o pessimismo piguiano aumentou.O Aécio não decolava a não ser de Claudio. E veio o acidente trágico. E a Providência Divina, a favor da Marina. Só que eu acredito na razão humana também. Acho firmemente que ela não nos abandonará. E acredito que os caroneiros vão começar a nova movimentação, ainda muito incerta.

  6. Juliano disse:

    Brito, peço a tiq ue coloque em evidência o fato da Marina, em seu programa de governo, defender a terceirização absoluta, ou seja, também de atividades-fim. É o que pretende o projeto 4330 do deputado Sandro Mabel. Isso é simplesmente o fim do Direito do Trabalho no Brasil. Se eu já tinha milhões de motivos pra não votar nessa sujeita, esse é o mais definitivo de todos. Sei do que estou falando, trabalho dentro de um TRT e vejo o quanto a terceirização é responsável pela precarização do trabalho. Temos que colocar isso em primeiro plano e colaborar cormos para desmascarar essa sujeita, que é sem dúvida mais direitista que o próprio Aécio.

    • Laura disse:

      Pra mim Marina está a mando de interesses externos. Ela é o Golpe.
      Não é possivel que o programa dela continue escondido desse jeito. E DILMA NAO SABE EXPLORAR ISSO NA TV.

    • Geysa Guimarães disse:

      Valioso ALERTA, Juliano. Posso copiar seu comment e publicar no meu Face?

  7. Juliano disse:

    Esqueci de falar no comentário anterior: subsídios, inclusive com indicações das páginas onde é defendida a terceirização absoluta, no blog do Paulo henrique Amorim.

  8. Maria Betania disse:

    Marina, como diz o ditado: Tá com a faca e o queijo na mão…….Discursa o que o Povo Alienado quer ouvir…..representa o “Novo” que as Manifestações pediam o ano passado…….tem o poder da Oratória típica dos Evangélicos(Pastores) para convencimento…..A quantidade de Evangélicos no Brasil é Enorme, 42,3 milhões em todo o Brasil, representa 22.2 %, e infelizmente, muitos são Fanáticos Religiosos……Tá se aproveitando da Comoção pela morte de Eduardo…….A Mídia a todo momento Bombardeando com notícias Péssimas sobre Economia…….DEUS tenha Misericórdia!!! Firme com DILMA 13 para não Retrocedermos.

  9. Iskra disse:

    Há indícios muito fortes que a “mídia grande” vai começar a detonar o camaleão do acre !
    Vamos nos concentrar nela, Aécio é assunto para depois !
    Ô Fernando, vou perguntar de novo, não existe a chance dos blogs sujos realizarem uma sabatina com a Dilma e demais candidatos não ?
    Ia dar uma baita visibilidade e nós fazemos perguntas que o PIG não tem coragem.

    • Maria Rita disse:

      Aécio parece que nem liga mais se vai ou não para o páreo. Agora anda declarando que o PT não volta, parece até os black bloc dizendo #Não vai ter copa ou a Sininho furiosa #Não vai ter eleições. Nossos cuidados tem que ser redobrados.

  10. Luiza disse:

    fERNANDO, QUANDO A DILMA VAI DELATAR O GOLPE E DEIXAR AS PESSOAS SABEREM DA VERADADE SOBRE ESSA ELEIÇAO ??? BRIZOLA FEZ ISSO PARA DESMONTAR O GOLPE QUE O PREJUDICARIA…

    Tudo o que está acontecendo foi, sim, calculado.

    O golpe atingirá a eficiência das urnas também ( no meu comentário sobre “o contrato de papel de pao” deixei as alterações na legislação do TSE que fazem, acho, diferença e foram de propósito. Acho tudo estranho, principalmente com o Gilmar mendes aparecendo na alteração do prazo de substituição de candidatura para o dia 15/09, além da possibilidade que se abriu para substituir “diretor de cartório eleitoral concursado” por pessoa indicada. Esta eleição tem tudo para ser fraudada.. Veja lá.

    Concordo com você quando diz:
    “Mas o assunto é pesado demais e a promiscuidade com gente envolvida em toda espécie de irregularidades é tanta que todos eles sabem que podem destruí-la com três ou quatro dias de Jornal Nacional e manchetes”

  11. Fabiano Araújo disse:

    O sistema Globo hesita apoiar Marina porque desconfia que tal apoio pode ser um TIRO PELA CULATRA. Se Marina cedeu tão facilmente às pressões de Malafaia, como se comportará quando Edir Macedo fizer o mesmo? É bom lembrar que este, por ser proprietário da Record, tem maior poder de fogo econômico e comunicacional e ideologicamente Marina e Edir tem afinidades ideológicas (ambos são neopentecostais). Além do mais, Edir tem como objetivo ultrapassar e, se possível, destruir a Globo.

    • Heitor disse:

      Continue torcendo para as igrejas evangélicas serem desunidas como a esquerda brasileira, enquanto for assim, Edir Macedo nunca apoiará alguém ligado a Assembleia de Deus e Malafaia.

      • emerson57 disse:

        ” Edir Macedo nunca apoiará alguém ligado a Assembleia de Deus e Malafaia.”
        Ué…mas o deu$$$$$ deles não é o me$mo?

        • Heitor disse:

          Pode até ser o mesmo, mas não querem dividi-lo.
          Poder, influência e crescimento; dogmas neoliberais, uai! rsrs

    • Iskra disse:

      Se você acha que a GLOBO não apoia Mocreia da Silva , abre lá o OGLobo de hoje e procura o caso do jatinho .
      Se achar algo me avise !

  12. Edison disse:

    Olhem essa: Nova política de Marina aqui em SC; Marina apoia Paulo Bornhausen para o senado!!
    Alguém me belisca, por favor.. nova política com Bornhausen?? hahaha..

  13. marco disse:

    O Sabujinho da direita,está tentando dar recados.Contudo o mais interessante,politicamente falando,é que estão cada vez mais desesperados.Quanto a apoios a Blá-Blá,acho difícil,pois tem muito chinelo ao lado dela.Eles querem é a elite,e esta, está brigando entre si.São Paulo-Minas,Rio de Janeiro.Esta novela já aconteceu em l932.Uma vez como fato,outra como pantomima!

  14. revenger disse:

    É como num sequestro do avião fantasma: o resgate é o “alinhamento” político!

    Se não pagar, executa o refém, ou seja, frita essa fadinha na mídia!

  15. hi disse:

    Marina vai governar com “Agripino Maia” é mole?????

  16. Roberto de Paulo disse:

    Era o caso de convocar o Ciro Gomes,para a campanha,como foi em 2010,garanto que entra detonando os dois da oposição logo de cara.

  17. wladimir disse:

    60 motivos para votar na Dilma 01.09.2014 Sim, voto 13 Dilma Rousseff, 60 razões que o eleitor tem para votar em Dilma… segue a lista.
    1. 1–Sim pelo Prouni.
    2. 2–Sim pelo Pronatec.
    3. 3–Sim pelo Pronaf.
    4. 4–Sim pelo Minha Casa Minha Vida.
    5. 5–Sim pelo Luz Para Todos.
    6. 6–Sim pelo Água Para Todos.
    7. 7–Sim pelo Ciências sem Fronteiras.
    8. 8–Sim pela redução do desemprego a menos de 5%.
    9. 9–Sim pelo pagamento da dívida com o FMI e ainda virar credor do mesmo.
    10. 10–Sim pela inflação cortada pela metade.
    11. 11–Sim pelo Fome Zero que matou a fome de 30 milhões de brasileiros.
    12. 12–Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica.
    13. 13–Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos.
    14. 14–Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins.
    15. 15–Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo.
    16. 16–Sim pelas 18 Universidades Federais construídas.
    17. 17–Sim pelas 370 escolas técnicas construídas.
    18. 18–Sim pela destinação de 10% do PIB para a educação.
    19. 19–Sim pelo governo que pune doa a quem doer os responsáveis por atos de corrupção.
    20. 20–Sim pelo não racionamento de água em energia.
    21. 21–Sim pela triplicação da destinação da verba pra saúde e educação.
    22. 22–Sim pela quantidade de emprego farto.
    23. 23–Sim pela facilidade de se fazer curso superior.
    24. 24–Sim pela primeira vez em que cidades do interior se beneficiam de fato com investimentos federais.
    25. 25–Sim pelo PAC Infraestrutura.
    26. 26–Sim pelo PAC Mobilidade Urbana.
    27. 27–Sim pelo PAC Saneamento Ambiental.
    28. 28–Sim pela redução do desmatamento na Amazônia.
    29. 29–Sim pelo Pre-Sal.
    30. 30–Sim pelo Proinfa de estímulo à energia alternativa, limpa e renovável.
    31. 31–Sim pelo fortalecimento do MPF, CGU e TCU no combate à corrupção.
    32. 32–Sim pela política econômica de controle da inflação com inclusão social.
    33. 33–Sim pela liderança na criação dos BRICS.
    34. 34-Sim pela instituição de uma política de relação internacional que abre mercados nos países emergentes sem fechar as portas dos países industrializados.
    35. 35–Sim pelo fortalecimento do Mercosul.
    36. 36–Sim pela valorização das relações culturais com os povos latino-americanos.
    37. 37–Sim pela construção de uma nova imagem do Brasil perante o mundo.
    38. 38–Sim pela aprovação da Lei Maria da Penha que aumentou em 390% a rede de atendimento à mulher.
    39. 39–Sim pelo Mais Cultura, fortalecendo as artes, a tradição e o folclore brasileiras.
    40. 40–Sim pela estruturação da Defensoria Pública da União – DPU.
    41. 41–Sim pela realização das metas dos Objetivos do Milênio da ONU de redução da pobreza e da mortalidade infantil e aumento do abastecimento público de água potável.
    42. 42–Sim pelo compromisso de novas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
    43. 43–Sim pela destinação de 75% para educação e 25% para saúde dos royalties do petróleo.
    44. 44–Sim pela realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.
    45. 45–Sim para que o Brasil do neoliberalismo de 12 anos atrás não volte NUNCA MAIS!
    46. 46–Sim pelo aumento das reservas de 360 bilhões de dólares negativos no governo FHC para meio bilhão positivo no governo trabalhista;
    47. 47–Sim pela redução da inflação de 1,5% ao mês no governo neoliberal para 0,01% em julho 2014;
    48. 48–Sim pela abertura de 17 mil leitos hospitalares na rede preventiva de saúde pública;
    49. 49–Sim pela estruturação da órgão competente, formado por Procuradores da República, Delegados da PF e Auditores da Receita Federal para a recuperação de U$ 20 bilhões de ativos desviados pela prática de crimes de corrupção, exportação e lavagem de capital;
    50. 50–Sim pelas 2.300 operações da Polícia Federal – FHC de Lula e Dilma de combate à corrupção, comparadas às 40 realizadas durante 8 anos durante o governo FHC;
    51. 51–Sim pelo combate sistemático, organizado e institucionalizado de combate à corrupção (Paulo Octávio, do PSDB/DEM – DF, por ex., foi obrigado a devolver R$ 600 milhões aos cofres públicos);
    52. 52–Sim pela aprovação da Emenda Constitucional que enquadrou a corrupção como crime hediondo;
    53. 53–Sim pela aprovação e regulamentação das leis penais de tipificação dos crimes de quadrilha, organização e associação criminosa, tornando possível acusar, julgar, condenar, prender os criminosos de colarinho branco, além de recuperar o produto do crime (dinheiro e bens) para o patrimônio público e o erário;
    54. 54–Sim por liderarem um partido que, embora há 12 anos no Poder Central, é o menos corrupto do Brasil, segundo dados do TSE;
    55. 55–Sim pelo fortalecimento do esporte olímpico brasileiro, que passou a conquistar medalhas em setores nobres como ginástica;
    56. 56 – Sim pelo PRONAF de estímulo à agricultura familiar e à reforma agrária; 56 – Sim pelo Brasil Sorridente que incluiu o tratamento de dentes na rede pública de saúde;
    57. 57 – Sim pelo Viver Limites de atenção à pessoa portadora de deficiência física;
    58. 58 – Sim pelo apoio à luta do Movimento dos Sem Teto e do Movimento dos Sem Terra;
    59. 59 – Sim pelo Brasil Sem Miséria, o maior programa de ascensão social do Mundo;
    60. 60 – Sim por um punhado de outras conquistas, porque tenho que dormir para retomar o batente amanhã cedo…

  18. Laura disse:

    Pois é, porque apareceu o documento do avião na Folha hoje? Mas já sumiu….

  19. Vieira disse:

    Aécio só sabe cheirar pó e roubar.

  20. MARCOS FERREIRA disse:

    Vem chumbo grossso em cima da tartaruga sem casco do Itaú.

  21. Orlando disse:

    Nunca antes, a queda de Um avião causou tamanha ventania, e o vento desnudou muita coisas
    Infelizmente a luta é pelo poder e não pela nação ,isto está mais claro hoje do que nunca. destros e canhotos se nivelaram.

  22. sergio disse:

    A candidata Marina é um embuste, o Plano B da direita parasitária, uma tucana paraguaia.

  23. frederico disse:

    A pergunta que fica é a seguinte: um presidente, mesmo com maioria no congresso, defronta-se com sérias dificuldades para aprovar os projetos em favor do povo brasileiro. Ainda assim, precisa fazer uso do “toma-lá-dá-cá” para atingir seus objetivos. Diante das já conhecidas intransigências ideológicas da candidata Marina, o que se pode esperar do seu governo do “eu sozinha”?

  24. Iara Lopes disse:

    Desejaria ver comentada a notícia-http://www.rebelion.org/seccion.php?id=11http- Marina Silva candidata de Avina a la presidencia de Brasil. Paco Puche. (02-09-2014).

  1. 06/09/2014

    […] E você passa a contar apenas com raciocínio e intuição, para ver sinais estranhos no ar, como o que este blog destacou aqui, há uma semana, quando começavam os depoimentos de Costa: “Merval pede que não abandonem Aécio. Avisa que algo pode “abalar Marina”. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *