Lula, em artigo na Folha: a sombra do estado de exceção se ergue sobre nós

lulaart

Do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, hoje, na Folha:

Em mais de 40 anos de atuação pública, minha vida pessoal foi permanentemente vasculhada -pelos órgãos de segurança, pelos adversários políticos, pela imprensa. Por lutar pela liberdade de organização dos trabalhadores, cheguei a ser preso, condenado como subversivo pela infame Lei de Segurança Nacional da ditadura. Mas jamais encontraram um ato desonesto de minha parte.

Sei o que fiz antes, durante e depois de ter sido presidente. Nunca fiz nada ilegal, nada que pudesse manchar a minha história. Governei o Brasil com seriedade e dedicação, porque sabia que um trabalhador não podia falhar na Presidência. As falsas acusações que me lançaram não visavam exatamente a minha pessoa, mas o projeto político que sempre representei: de um Brasil mais justo, com oportunidades para todos.

Às vésperas de completar 71 anos, vejo meu nome no centro de uma verdadeira caçada judicial. Devassaram minhas contas pessoais, as de minha esposa e de meus filhos; grampearam meus telefonemas e divulgaram o conteúdo; invadiram minha casa e conduziram-me à força para depor, sem motivo razoável e sem base legal. Estão à procura de um crime, para me acusar, mas não encontraram e nem vão encontrar.

Desde que essa caçada começou, na campanha presidencial de 2014, percorro os caminhos da Justiça sem abrir mão de minha agenda. Continuo viajando pelo país, ao encontro dos sindicatos, dos movimentos sociais, dos partidos, para debater e defender o projeto de transformação do Brasil. Não parei para me lamentar e nem desisti da luta por igualdade e justiça social.

Nestes encontros renovo minha fé no povo brasileiro e no futuro do país. Constato que está viva na memória de nossa gente cada conquista alcançada nos governos do PT: o Bolsa Família, o Luz Para Todos, o Minha Casa, Minha Vida, o novo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o Programa de Aquisição de Alimentos, a valorização dos salários -em conjunto, proporcionaram a maior ascensão social de todos os tempos.

Nossa gente não esquecerá dos milhões de jovens pobres e negros que tiveram acesso ao ensino superior. Vai resistir aos retrocessos porque o Brasil quer mais, e não menos direitos.

Não posso me calar, porém, diante dos abusos cometidos por agentes do Estado que usam a lei como instrumento de perseguição política. Basta observar a reta final das eleições municipais para constatar a caçada ao PT: a aceitação de uma denúncia contra mim, cinco dias depois de apresentada, e a prisão de dois ex-ministros de meu governo foram episódios espetaculosos que certamente interferiram no resultado do pleito.

Jamais pratiquei, autorizei ou me beneficiei de atos ilícitos na Petrobras ou em qualquer outro setor do governo. Desde a campanha eleitoral de 2014, trabalha-se a narrativa de ser o PT não mais partido, mas uma “organização criminosa”, e eu o chefe dessa organização. Essa ideia foi martelada sem descanso por manchetes, capas de revista, rádio e televisão. Precisa ser provada à força, já que “não há fatos, mas convicções”.

Não descarto que meus acusadores acreditem nessa tese maliciosa, talvez julgando os demais por seu próprio código moral. Mas salta aos olhos até mesmo a desproporção entre os bilionários desvios investigados e o que apontam como suposto butim do “chefe”, evidenciando a falácia do enredo.

Percebo, também, uma perigosa ignorância de agentes da lei quanto ao funcionamento do governo e das instituições. Cheguei a essa conclusão nos depoimentos que prestei a delegados e promotores que não sabiam como funciona um governo de coalizão, como tramita uma medida provisória, como se procede numa licitação, como se dá a análise e aprovação, colegiada e técnica, de financiamentos em um banco público, como o BNDES.

De resto, nesses depoimentos, nada se perguntou de objetivo sobre as hipóteses da acusação. Tenho mesmo a impressão de que não passaram de ritos burocráticos vazios, para cumprir etapas e atender às formalidades do processo. Definitivamente, não serviram ao exercício concreto do direito de defesa.

Passados dois anos de operações, sempre vazadas com estardalhaço, não conseguiram encontrar nada capaz de vincular meu nome aos desvios investigados. Nenhum centavo não declarado em minhas contas, nenhuma empresa de fachada, nenhuma conta secreta.

Há 20 anos moro no mesmo apartamento em São Bernardo. Entre as dezenas de réus delatores, nenhum disse que tratou de algo ilegal ou desonesto comigo, a despeito da insistência dos agentes públicos para que o façam, até mesmo como condição para obter benefícios.

A leviandade, a desproporção e a falta de base legal das denúncias surpreendem e causam indignação, bem como a sofreguidão com que são processadas em juízo. Não mais se importam com fatos, provas, normas do processo. Denunciam e processam por mera convicção -é grave que as instâncias superiores e os órgãos de controle funcional não tomem providências contra os abusos.

Acusam-me, por exemplo, de ter ganho ilicitamente um apartamento que nunca me pertenceu -e não pertenceu pela simples razão de que não quis comprá-lo quando me foi oferecida a oportunidade, nem mesmo depois das reformas que, obviamente, seriam acrescentadas ao preço. Como é impossível demonstrar que a propriedade seria minha, pois nunca foi, acusam-me então de ocultá-la, num enredo surreal.

Acusam-me de corrupção por ter proferido palestras para empresas investigadas na Operação Lava Jato. Como posso ser acusado de corrupção, se não sou mais agente público desde 2011, quando comecei a dar palestras? E que relação pode haver entre os desvios da Petrobras e as apresentações, todas documentadas, que fiz para 42 empresas e organizações de diversos setores, não apenas as cinco investigadas, cobrando preço fixo e recolhendo impostos?

Meus acusadores sabem que não roubei, não fui corrompido nem tentei obstruir a Justiça, mas não podem admitir. Não podem recuar depois do massacre que promoveram na mídia. Tornaram-se prisioneiros das mentiras que criaram, na maioria das vezes a partir de reportagens facciosas e mal apuradas. Estão condenados a condenar e devem avaliar que, se não me prenderem, serão eles os desmoralizados perante a opinião pública.

Tento compreender esta caçada como parte da disputa política, muito embora seja um método repugnante de luta. Não é o Lula que pretendem condenar: é o projeto político que represento junto com milhões de brasileiros. Na tentativa de destruir uma corrente de pensamento, estão destruindo os fundamentos da democracia no Brasil.

É necessário frisar que nós, do PT, sempre apoiamos a investigação, o julgamento e a punição de quem desvia dinheiro do povo. Não é uma afirmação retórica: nós combatemos a corrupção na prática.

Ninguém atuou tanto para criar mecanismos de transparência e controle de verbas públicas, para fortalecer a Polícia Federal, a Receita e o Ministério Público, para aprovar no Congresso leis mais eficazes contra a corrupção e o crime organizado. Isso é reconhecido até mesmo pelos procuradores que nos acusam.

Tenho a consciência tranquila e o reconhecimento do povo. Confio que cedo ou tarde a Justiça e a verdade prevalecerão, nem que seja nos livros de história. O que me preocupa, e a todos os democratas, são as contínuas violações ao Estado de Direito. É a sombra do estado de exceção que vem se erguendo sobre o país.

Comentários no Facebook

57 Respostas

  1. Márcio Martins disse:

    Ahã…não disse nada do sítio de Atibaia, portanto está escondendo a propriedade do sítio…acabou de confessar: teje preso!

  2. Marinalva Barboza de Barros disse:

    Lula como cidadã você foi, é e sempre será o maior presidente do Brasil!
    Um conselho, entrega os seus perseguidores à Deus!
    Ele é o justo juiz!

  3. Mari disse:

    Acredito no Lula. A história salvará sua imagem.

  4. renato arthur disse:

    Este é o nosso verdadeiro líder político, aquele que ama o Brasil e seu povo. Seu projeto de nação , caso se mantivesse, nos tornaria uma potencia mundial, resgataria e daria vida digna a milhões de brasileiros. Figura ímpar da vida nacional, nascido na miséria, conhecedor do sofrimento do povo humilde. Homem de extraordinária inteligência e de um coração nobre e altivo. Lula é daqueles estadistas que surgem a cada 100 anos da história de uma nação. Como disse, não é a ele que querem destruir e sim o que representa o seu projeto de nação. A síntese dessa perseguição vem da frase de FHC ( o representante do capitalismo, da corrupção e da mediocridade). diz: “O PT sem Lula é um partido médio e com Lula é um perigo”. Perigo para quem quer que o Brasil se torne o que era. Uma nação de escravos de explorados uma colônia governada por ladrões da estirpe de um FHC, de Cunhas e Temers.

    • Lenita disse:

      Salve Lula ! Salve o PT, Salve nossa Presidenta Dilma !!!

      • Baron disse:

        A beócia sumiu e não deixou saudades. O calango prestes a se hospedar na PF Hilton, de Curitiba. E o PT na iminência de ser extinto…
        Pior, impossível. Troque urgente de partido.

        • Lenita disse:

          A béocia da tua mãe ? Mas ele não foi mencionada aqui ? E o calango do teu pai também ? Mas tb não o vejo por aqui ? Melhor é você começar a entender um pouco de politica para poder entender o Brasil. Esse papo plim plim ja não ganha cabeça de ninguém sério, alias, nunca ganhou mesmo, so’ midiotas e zumbis podem pensar assim… hehehehehe… Eh ruin hein ? …

        • Lenita disse:

          “Baron”: o mais novo contratado do Temer pra vir zoar com os blogs sujos (para alegria do FB!). O trabalho de troll deve estar ruim mesmo diante da crise absoluta da direita que de tanto virar a casaca ja não consegue esconder sua canalhice e falta total de legalidade; estão somente preparando o proprio caixão.

        • Carlos disse:

          Dá-lhe bolsa troll! Ou é apenas resultado da lavagem cerebral mesmo.

        • Virgilio disse:

          Só imbecis a serviço da direita entram aqui, certamente pagos, para escrever agressões deste tipo sem se identificar! Seja homem imbecil! Faça as suas acusações assumindo a sua identidade. Quem sabe vc não tenha que responder na polícia por aquilo que escreve a serviço da quadrilha que assaltou o poder?

  5. Lenita disse:

    hehehehe… Lula publicando na “Falha”… Nada como um dia apos o outro !!! Da-lhe Lula !!! Mostre a todos os trairas de esquerda/progressitas, e ao mundo, a força e a dignidade que lhe cabe ! Vamos ganhar essa guerra e derrubar os ratos de esgoto que abundam em todos os cantos do Brasil !!

  6. ernesto disse:

    É como disse Adolf Hitler, que também foi perseguido e preso antes de chegar ao poder: Sou inocente. Você viu algum vídeo onde eu matei algum judeu?
    Pobre trabalhador perseguido que não sabia de nada. E ele ganhou tão pouco, até o filho consultor esportivo e o sobrinho vidraceiro ganharam mais (por mera coincidência, é claro). Para culminar, o malandro ainda cita “as conquistas do PT”: o Bolsa Família (que era o Bolsa Escola do FHC), o Luz Para Todos (que era o Luz no Campo do FHC) …. parece brincadeira, só alguém muito ingênuo ou muito fanático para ainda levar esse safado a sério. E só um jornal repleto de petralhas como a Folha para publicar a carta escrita pelo seu assessor.

    • Jossimar Antonio Stelzer disse:

      Asnesto,
      Se nem o moro e o MPF, após dez anos de investigação, não conseguiram provar nada contra o Lula e por isto inventam propriedades para ele como é que você afirma que o Lula é ladrão?
      Se você tem provas disso envie para o morisco. ele está louco atrás delas e, tenho certeza, pagariam uma fortuna por elas.

    • renato arthur disse:

      vídeo em 1938?

    • Carlos disse:

      Herança maldita é isso: o cocô transborda do esgoto e acaba enroscando na porta da casa dos outros. Ou é completa falta de inteligência ou é meio de vida, mesmo. Esperar o quê, quando vídeos do youtube substituem livros de história?

    • Joao Maria disse:

      A falha é petralha. Hillary Clinton (vestida de vermelho) é petralha. Tudo é petralha. Pros coxinhas até Deus é petralha.

    • Neto disse:

      Você não conhece o livro ” Mein Kampf” de Adolf Hitler. Ali estão todas as ideias do futuro ditador que sonhou dominar o mundo. Hitler nunca escondeu seus planos de governo.

    • Ruy Acquaviva disse:

      Nelson Mandela, Gandhi e Martin Luther King também foram perseguidos exatamente como Lula está sendo e também se expressaram exatamente da mesma forma que Lula fez. Já sua diatribe sobre Adolf Hitler além de estúpida e boçal está completamente errada, o que não surpreende porque é evidente que se trata de um ignorante fanatizado que não tem nem um mínimo de conhecimento histórico e por isso escreve asneiras achando que qualquer coisa vale para expressar seu ódio cego e imbecilizado.

    • Rei disse:

      O SACO DE PANCADAS NÃO FALTA UMA… VEM SEMPRE APANHAR COM HORA MARCADA… DESSA VEZ NOS BRINDOU NÃO APENAS COM ANALFABETISMO POLÍTICO… COM PURA E SIMPLES BURRICE!!!

      É como disse Adolf Hitler, que também foi perseguido e preso antes de chegar ao poder: Sou inocente. Você viu algum vídeo onde eu matei algum judeu? VÍDEO DE HITLER MATANDO JUDEU EM 1930??? VOCÊ É BURRO ASSIM MESMO OU TA DE BRINCADEIRINHA??? HITLER NÃO FOI PRESO POR PERSEGUIR JUDEU… ANALFABETO… VAI ESTUDAR!!! É ESSE TIPO DE GENTE QUE VIRA DEFENSOR DA DIREITA BRASILEIRA??? NÃO SABE O BÁSICO DE HISTÓRIA… É POR ISSO QUE DEFENDE O GOVERNO FHC!!!
      Pobre trabalhador perseguido que não sabia de nada(SE ELE SABIA DE ALGO, FHC TAMBÉM SABIA, O ESQUEMA FUNCIONAVA DESDE ANTES DE SARNEY… ALIÁS, VC ACHA QUE FHC SABIA DA COMPRA DE SUA PRÓPRIA REELEIÇÃO POR ELE MESMO??? ). E ele ganhou tão pouco, até o filho consultor esportivo(GANHOU MENOS QUE O FILHO DE FHC, O PHC… MESMO ASSIM ESTÁ SENDO INVESTIGADO… JÁ PHC ESTÁ TRANQUILO COM SUAS CONTAS NO PANAMÁ) e o sobrinho vidraceiro ganharam mais (por mera coincidência, é claro)[NEM É SOBRINHO DO LULA… MESMO SE FOSSE… MAIS UMA VEZ, GANHOU MENOS QUE A FILHA DO SERRA, IRMÃ DE AÉCIO… MESMO ASSIM ESTÁ INVESTIGADO].
      Para culminar, o malandro ainda cita “as conquistas do PT”: o Bolsa Família (que era o Bolsa Escola do FHC)[PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS EXISTEM NO MUNDO INTEIRO, INCLUSIVE NO BRASIL DESDE A ÉPOCA DOS MILITARES… SÓ QUE ATÉ O GOVERNO LULA ELES ERAM COMPLETAMENTE IRRELEVANTES E MEDÍOCRES, NAO AFETAVAM EM NADA A REALIDADE NACIONAL… O BOLSA ESCOLA, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS PROGRAMAS SOCIAIS DE FHC NUNCA FUNCIONARAM… SE EU ESTOU ERRADO COLOQUE AÍ OS NÚMEROS E RESULTADOS DESSE PROGRAMA QUE VOCÊ DEFENDE], o Luz Para Todos (que era o Luz no Campo do FHC)[CITOU SÓ 2 PROGRAMAS??? LUZ NO CAMPO??? QUE REVOLUÇÃO!!! ESQUECEU DE FALAR QUE OS PROGRAMAS DE FHC SURGIRAM 3 MESES ANTES DA CAMPANHA ELEITORAL E NUNCA SAIRAM DO PAPEL, ERA SÓ DECRETO ERNESTINHO… ALGUNS OUTROS ERAM PROGRAMAS PILOTOS QUE FUNCIONAVAM APENAS EM ALGUNS MUNICÍPIOS HEHEHEHEEH SÓ ENGANARAM TROUXAS COMO VC MESMO!!! ] …. parece brincadeira, só alguém muito ingênuo(INGÊNUO DE ACREDITAR NO GOVERNO FHC??? ) ou muito fanático(FANÁTICO A PONTO DE FICAR DIARIAMENTE DEFENDENDO FHC E O PSDB EM FÓRUNS DE INTERNET SEM NUNCA APRESENTA ARGUMENTOS???) para ainda levar esse safado a sério. E só um jornal repleto de petralhas(FHC, SERRA, AÉCIO, REINALDO AZEVEDO, KIM… SÓ TEM PETRALHA NESSE JORNAL) como a Folha para publicar a carta escrita pelo seu assessor

      CONTADOR DE ARREGADAS DO ERNESTO: 8

      SÓ FOGE!!! NO COMEÇO RESPONDIA… MAS AS RESPOSTAS SÓ FAZIAM AUMENTAR A HUMILHAÇÃO… AGORA ELE SÓ CORRE MESMO… TENTA IR PARA OUTROS LUGARES MENOS COMENTADOS… RESPONDE ALGUNS OUTROS COMENTARISTAS… TEM MEDO DE MIM!!! COITADO!!

      DEPOIS DESSA DO VÍDEO DE HITLER VAI FUGIR COM MAIS VELOCIDADE AINDA HAHAHAHAHHAHAAHAHHA

    • Alisson Souza disse:

      E Fernandinho Brito tem orgasmos múltiplos com cada palavra falada com aquela língua presa.

  7. Nilson disse:

    Otavinho está tirando o pé do golpe llkkk

  8. Nilson disse:

    Depois do Cerqueira Leite, Lula . Savonarola está na fogueira.

  9. Baron disse:

    O alvo é Lula .

    ”Dois tubarões brancos (pai e filho) nadam em busca de alimento. Nisso, topam com uma embarcação afundando, com uma porção de náufragos se debatendo desesperadamente na água.
    — Siga-me, filho! – diz o tubarão pai.
    E nadam até os náufragos.
    — Primeiro – diz o pai -, vamos nadar em volta deles, mostrando apenas a ponta das nossas barbatanas fora da água.
    E assim eles fazem.
    — Muito bem, filho! Agora vamos nos aproximar mais e continuar nadando ao redor deles, mas com nossas barbatanas totalmente para fora.
    E assim eles fazem. De repente, o pai comanda:
    — Agora nós podemos atacar!
    E assim o fazem. Não sobra um náufrago. É um banquete. Ou uma carnificina, como preferir.
    Saciados, o filho, excitadíssimo com toda a experiência, diz:
    — Pai, foi muito legal! Incrível de verdade! Mas… por que nós não os comemos logo no início? Por que ficamos tanto tempo nadando ao redor deles?
    O sábio e experiente pai respondeu calmamente:
    — Porque eles ficam mais saborosos sem merda dentro!”

  10. Silas Mó Lá Craia disse:

    Parabéns aos leitores que não estão dando bola aos comentários imbecis, essa é a verdadeira força, nós somos mais.
    Tava na hora de algo assim, chega dessa bestialidade imbecilizante.

    • Lenita disse:

      Ei Silas, eu tb queria que fosse assim mas nessa parte debaixo aqui os Ernestos e Alissons são adorados: a maioria adora levar papo com eles. Dei um chega pra la no novo troll Baron pra ver se ele vai trabalhar em outro blog…

      • Carlos disse:

        Eu não leio mais do que uma linha que estes Hommers Simpsons escrevem, mas gosto de dar umas chineladas nas baratas de vez em quando, pra descontrair. Alguém perde mesmo tempo lendo o interminável festival de repetições daquilo que a lavagem cerebral promovida pela mídia fascista enfiou nas cabeças fracas deles ou mandaram eles escreverem? Agora, se nem perco tempo lendo, vou perder tempo argumentando?

  11. renato arthur disse:

    Aos contrários ao Lula, pergunto se ele é tudo de ruim como a Mídia e os golpistas dizem, porque não permitem uma eleição que o povo tenha o direito de escolher. Porque é necessário o golpe? Porque não escolhem um candidato de direita e façam um debate democrático de idéias do que é melhor p/ país. Por que é necessário prender o Lula, inviabilizá-lo em uma eleição? Por que sendo um ladrão um incompetente nos anos que governou nos tornamos a sexta potencia, tirou 33 milhões da miséria , criou mais universidades escola que todos os governos anteriores, teve a maior taxa de empregos com carteira assinada, a renda per capta subiu extraordinariamente, descobriu-se o Pre Sal, a Petrobrás se tornou uma das maiores empresas Petrolíferas do mundo o Brasil tornou-se plural nas ideias nas liberdades, e que temos hoje? Como alguém pode defender o Golpe a não ser que seja filho ou irmão de idéias de Cunhas, de Temer e desse bando de FDP que sempre assaltaram esse país.

  12. Carlos disse:

    “Estão condenados a condenar e devem avaliar que, se não me prenderem, serão eles os desmoralizados perante a opinião pública.”

    Tavinho Ditabranda está tentando tirar o dele da reta ao oferecer ao Presidente Lula espaço para se manifestar.

    • Lenita disse:

      Claro, o jogo da Felha é o jogo de sempre: oligarcas servem aos oligarcas, e qdo o barco esta pra afundar acomoda-se aqui e la pra poder afiar as garras. O Lula sabe muito bem o que faz e como faz…

      • Carlos disse:

        Isto vai servir apenas para que aquele pasquim da Barão de Limeira alegue que foi imparcial. Só que agora é tarde. Perderam parcela considerável dos leitores e como os mais novos tem a internet a seu dispôr, o jornaleco não conseguirá “repor” sua credibilidade e nem os assinantes e leitores perdidos. Só o programa bolsa-mídia salva aquela bomba da falência.

  13. Everaldo disse:

    FB, as manifestações finalmente estão começando a acontecer E não somente estão começando a acontecer contra esse governo/mídia/judiciário e todo esse congresso golpista. Querendo ou não aqueles que estiveram nas manifestações de rua pra retirar o governo democraticamente eleito, terão de voltar a essas mesmas ruas para não serem massacrados pelas medidas que esse governo usurpador está querendo impor. É inacreditável que 99% da população pesquisada ache essa PEC241 inaceitável e esse congresso aceite. Élógico que tem algo errado nos chamados representantes do povo e do estado. É inadmissível que 15 ministros estejam envolvidos em corrupção e permaneçam no cargo. É uma creditável que mais da metade dos deputados e senadores tenham problemas na justiça e continuem atuando. Definitivamente as coisas terão de mudar. E não vai demorar. A Folha abrindo espaço para Lula falar? O que você acha que tem por trás disso ?
    Grande Abraço

  14. Jose fernandes disse:

    Brasil:Estado de Exceção, Dias melhores virão.

  15. Maria Abadia Camargo disse:

    a Felha abriu espaço para o Lula – brilhante texto – sorte minha é que, como não acesso mais esse jornal golpista, posso ler nesse e em outros sites confiáveis. Obrigada.

  16. Joao Maria disse:

    Salve Lula, eterno e melhor presidente da historia do Brasil.

  17. James Gressler disse:

    O décimo parágrafo demonstra que há assuntos essenciais não abordados nas apostilas ou que não cairam nos concursos (certificadores de extraordinários e inquestionáveis saberes jurídicos e, de quebra, conduta ética irretorquível).

  18. Fabio disse:

    Lula escrevendo na folha ? mas o que está acontecendo ? é bom mais é ruim rsrsrssssss….

  19. aiaiai disse:

    Lula fez muito mais pelo país do que vários presidentes anteriores, porém o povo ingrato e manipulado quis lhe imputar a tarefa de acabar com a corrupção. Isso sim é endeusar Lula. Achar que ele pode transformar em 8 anos a cultura de malandragem que dura 500 anos e foi útil contra os colonizadores, mas agora atrapalha a evolução da sociedade. Acho que o que ele fez já foi histórico. A mudança cultural de acabar com a malandragem do povo que só sabe dar rasteira um no outro, essa mudança vai demorar, e tenho minhas dúvidas se vai acabar um dia. Basta ver como os Japoneses tratam brasileiros com máxima suspeição. Muitos vão pra terra do sol nascente e passam a roubar.

  20. Nai disse:

    Lula na falha de sp??????? O namoro quase casamento com savonamoro-vidigal acabou????? Explica aí FB!

  21. Messias Franca de Macedo disse:

    … Todo golpe tem um *PIMG que precisa!
    Portal uol/Folha dos mafiosos Frias da puta da ‘ditabranda’ estampam no topo da página principal a seguinte manchetona:
    ‘PT usa fundo partidário para pagar viagens a dirigentes para França e Cuba’
    E, aí, os(as) abilolados(as) ‘coxinhas’ leem e destilam o ódio figadal.
    No entanto, quem lê a matéria encontra nos últimos parágrafos:
    ‘A legislação que regula o uso do fundo partidário prevê que ele possa ser utilizado para o pagamento de passagens e de hospedagens a dirigentes e funcionários do partido.
    Não há proibição para que esses recursos sejam gastos no exterior, mas o órgão que fiscaliza a regularidade das contas prestadas pelos partidos, a Asepa (Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias), vinculada ao TSE, cobra que as viagens custeadas com recursos do fundo partidário tenham relação com a ação desempenhada pelas legendas. Um dos elementos considerados pelos analistas da Asepa é se as atividades custeadas no exterior correspondem ao que diz a Lei 9.069/1995 (a Lei dos Partidos Políticos), que estabelece que a ação dos partidos políticos brasileiros deve obedecer ao “caráter nacional”.

    RESCALDO:
    os dirigentes do PT deveriam ter viajado à Cuba e à França de jegue!
    Ou de bicicleta!

    Por fim, o nazigolpista usurpador ‘disenterino’ decorativo ‘Mimimichel TEMERário/TEMERo$$$o da CU(nha)’ aciona a máquina registradora do “Planalto dos porcos falantes Geddel &$ eliseu Quadrilha” direto para a sede da Folha, ao tempo em que a mesma Folha manda os escândalos do PMDBosta para a putas que os pariram!

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  22. Nilda Pais disse:

    stf, pg, stj, mp,ste, senado, câmara, pig, não estão nem aí para o Brasil. Todos estão a serviço da cia e do mossad. O stf poderia barrar a palhaçada do 17 de abri, o janot poderia dar ordens para algemar o CUnha, investigar a lista de Furnas. Eles tentam desesperadamente barrar a trajetória do Lula, o MELHOR Presidente que o Brasil já teve.

  23. Eliane ex SP agora RS disse:

    As máscaras estão caindo. Outras virão e também cairão.
    Em tempo: é maravilhoso ler o que o extraordinário estadista Lula escreveu, publicado na falha de sp, aqui no Tijolaço!
    Obrigada, blogues “sujinhos” rsrsrs

  24. J W N disse:

    Lula, o grande Herói dessa cambaleante republiqueta. Se tivéssemos pelo menos mais uns dois lulas a História desse paiseco seria diferente.
    Moros e Janôs não aceitam a tese de que ele é a pessoa mais honesta desse país… Isso é fato.
    “Se não tem crime agente inventa por convicção”

  25. Gilberto Barros Vieira disse:

    Sou Lula! Se for preciso morrerei lutando ao lado do melhor presidente q esse país já teve. Deus nós abençoa.

  26. Messias Franca de Macedo disse:

    … A Lei da Inércia na Física explica o por que o país ainda funciona:
    arremessemos uma pedra e por um certo tempo a mesma irá desenvolver uma trajetória até se esparramar em algo ou no próprio vazio de um ambiente qualquer.
    O Brasil dos honrados presidentes Lula e Dilma Rousseff cada vez mais perde aceleração!
    A frenagem se aproxima!
    Apertai-vos os cintos!
    E tremeis, golpistas vagabundos, irresponsáveis e estúpidos!

  27. betinho disse:

    1 – Lula: Melhor presidente q o Brasil já teve!! Devolveu a autoestima ao nosso sofrido povo, e isso essa elite imbecil e seus papagaios (alguns dos quais comentam – talvez mediante remuneração – neste blog), jamais perdoarão.
    2 – Agora, q a coisa está estranha, está! Pq a falha de SP está abrindo esse espaço ao MAIOR LÍDER POLÍTICO DO BRASIL???
    Será q já está abandonado o desgoverno do traíra, e vê como certa a vitória de Lula em 2018, pq o povo sabe q ele é o único capaz de tirar o país da FOSSA em q os golpistas o jogaram?
    3 – Ou será q deu-se algum revertério, alguma reviravolta na Lava Jato? Talvez a prisão, por esses dias, de algum PMDBista de alto escalão (Cunha?) – já q tucano é intocável?
    Acho q s próximos dias prometem fortes emoções!

  28. Patrice L disse:

    Veja agora no JORNAL SAVONAROLAL

    – Lula é culpado! Lula é culpado! Lula é culpado! E o PT é mau!

  29. Alisson Souza disse:

    Quem foi o ghostwriter de Lula nesse artigo de sua “autoria”?

    • Rei disse:

      Não sei, descobre aí pra gente… eu sei por exemplo, quem criou a teoria de Dependência que FHC plagiou ao escrever o livro que o tornou “Príncipe dos Sociólogos”… eu sei também em qual faculdade Serra tirou o diploma de economista antes dela fechar por vender diplomas… e qual hospital trata governadores de suas overdoses em Minas… descobre aí pra gente trocar informação!!!

  30. JULIO CEZAR DE OLIVEIRA disse:

    gostaria de parabenizar o moro,a globo,o moro,o stf,os senadores golpistas,os deputados golpistas,os EUA que querem comprar o nosso petróleo e o urânio da amazônia,mas lamento informar A CASA CAIU.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Riad disse:

    A verdade deve ser completa, e não só a metade boa

  32. Bronco Capiau disse:

    Ja falei aqui no ” brog” que Lula NUNCA sera preso !!

    Ele ja faz parte do “clube” onde ja se encontram FHC, Sarney, Collor, Aecio, Renan entre outros “notaveis” da politica brasileira !!!

    Aecio escreve na Folha
    Andre Singer escreve na Folha
    Kim escreve na Folha
    Boulos escreve na Folha
    Lula escreve (?) na Folha

  33. Eliseu Leão disse:

    Costa Gravas – Carta Maior – Cultura politica
    Leitura de atualidade inquietante nos dias que correm: 

    “Leis de exceção e a vergonha da magistratura”, um dos textos em destaque na nossa
    edição desta semana, que revisita um filme do consagrado diretor Costa-Gavras, 
    “Seção especial de justiça”,  de 1975.
     
    O enredo se passa na Paris ocupada pelo nazismo, julgo que se estenderia por 52 meses, entre junho de 1940 e agosto de 1944, período no qual a cidade e seus habitantes foram submetidos a um arrocho de guerra, com racionamento de água, luz, comida e, sobretudo, liberdade.

    A resistência logo mostraria que nem todos compactuavam com os nazistas, aliás a maioria discordava da vergonhosa colaboração das elites e dos seus marechais com os invasores.

    Costa-Gravas examina esse conflito entre adesismo e resistência democrática de parcelas da população sob a lente de um poder hoje em foco no Brasil: o judiciário.
     
    A ‘Seção especial de justiça’ a que se refere o título da sua obra descortina o malabarismo da cumplicidade desprezível com o nazismo. É nos bastidores das togas francesas que a conveniência infecciosa é elaborada em roupagem “jurídica” e a exceção especial da justiça se coloca como o enredo necessário entre a violência autoritária e a aparência de legalidade.
     
    O coroamento é selado em um julgamento publicitário de sentença previamente sabida 
    contra membros da resistência clandestina, única possível naqueles dias. A arquitetura da ‘exceção’ destinada a execrar e a eliminar a dissonância, de forma a destruir seu sentido aos olhos da população, cresce diante de nós como um gigantesco espelho no qual nos deparamos, de repente, com personagens de familiaridade amarga.
     
    A matéria oferece o link para a película de 1975; assistindo-a creio que fica ainda mais 
    ostensivamente urgente, para todos nós, construir a resistência democrática em 2016.
     
    http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Leis-de-excecao-e-a-vergonha-da-magistratura/39/37016&utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim_Carta_Maior_Doacao_18102016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *