Lula é o centro de 2018. Por Luís Costa Pinto

costapinto

Só numa – como ele mesmo chama – “mídia velhaca”, textos com a qualidade e a força dos que escreve o experiente Luís Costa Pinto não tem lugar nas análises políticas. Hoje, no Poder360, ele produz um vigoroso libelo contra a tentativa de artificializar – e, assim, deslegitimar – a política com o uso do Judiciário. Não é preciso mais comentários, apenas reproduzir trechos, recomendando a leitura da segunda parte, boa análise do jogo eleitoral que já começou e evolui a olhos vistos e a segredos ocultados.

Julgamento de Lula ditará
um ano já inesquecível

Luís Costa Pinto, no Poder 360

Dentro de 12 dias o calendário gregoriano oferecerá aos brasileiros a 1ª data marcante desse desde já incrível 2018. Qualquer resultado saído do TRF-4, em Porto Alegre, que não seja a absolvição de Lula, será inaceitável.

Inaceitável, sim. Não há sequer uma nesga de prova capaz de levar um tribunal isento a condenar um ex-presidente da República por supostamente se beneficiar de um apartamento cuja posse jamais foi sua. A ausência de provas fez o juízo tortuoso de Sérgio Moro atribuir ao petista uma promessa de ocupação do imóvel.

A partir da sentença do dia 24 saberemos se 50 anos depois do inolvidável 1968 seguiremos tendo um ano inesquecível em nossas vidas.

Pode-se ser simpático ou refratário a Luiz Inácio Lula da Silva. Pode-se ser lulista ou antilulista. Mas admitir a condenação de um líder popular da dimensão do petista numa ação eivada de vícios e com sentença marcada por forte sotaque de ativismo e politização judiciais é o mesmo que ficar de joelhos e curvar a espinha para um tirano.

No caso, a tirania é o Judiciário que há bom tempo está a manipular as cordas de uma parcela da velha imprensa. Mídia títere.

A crise conjugal dessa mídia velhaca, que entre 2014 e 2016 foi concubina do Ministério Público e manteve relações bígamas com a ala populista do Judiciário, trouxe o país a esse impasse: encenar um julgamento “justo” de Lula para não fazer o Brasil descer mais uma dezena de degraus no rol de nações civilizadas e depois mandar às favas as aparências a fim de absolver a horda de corruptos encastelada no governo ora em curso. Puro teatro.

Há uma década era impensável vir a público escrever que se pode classificar o resultado de um julgamento colegiado de Tribunal Regional Federal como inaceitável. Do ponto de vista das instituições republicanas andamos tão para trás em 2017 que desmerecer uma sentença judicial agora se tornou prudente. Para alguns, até elegante.

A isso fomos reduzidos porque juízes viraram comentaristas de costumes. Alguns não se dão ao respeito e sequer preservam aparências em redes sociais. O plenário do Supremo Tribunal Federal, em algumas sessões, assemelha-se a uma rinha de galos. A presidência pusilânime da ministra Cármem Lúcia, quando deveria expressar liderança necessária a fazer calarem os colegas mais ariscos, autoriza qualquer um a contestar a autoridade daquilo que outrora era juízo final. Não é mais final, nem fatal.

Absolvido ou condenado, Lula será o grande personagem desse ano eleitoral. Candidato até o fim do pleito, certamente estará no 2º turno e tem chances razoáveis de vencê-lo. Se vencer, é claro que deverá tomar posse e governar. A dificuldade de construir um leito de governabilidade será imensa, porém não há outro caminho a percorrer a fim pacificar um país atropelado pela aventura do impeachment de 2016 – aventura originada pela união da irresponsabilidade de Aécio Neves com os métodos chantagistas de Eduardo Cunha.

Siga lendo no Poder360.

Comentários no Facebook

44 Respostas

  1. Alisson disse:

    Regra processual e garantia constitucional: direito de recorrer à instância imediatamente superior.

    Assim, se da decisão da oitava turma do TRF4, o senhor Luiz Inácio não estiver satisfeito, poderá recorrer ao STJ.

    Esses direitos cabem a qualquer cidadão, e, mesmo sendo o ídolo de uma seita, Lula se equipara a qualquer cidadão.

    • ernesto disse:

      Como previsto, conforme a data se aproxima o desespero aumenta. Os fieis do deus molusco de mil tentáculos não se conformam em ver o seu mito ser tratado como um cidadão normal. Ah, se aqui fosse Cuba! Essa juizada ia toda pro paredão. Onde se viu querer julgar um de seus ícones?

      • Sérgio disse:

        Arnestinha Pederasta

        Basta ver o nome do Lula que começam os seus pruridos anogenitais !
        Você é só escrevendo merdas e tentando ser engraçadinha.
        Você também acha que a Bolsonara brocou? Você também é outra idiota. Ele deve ter brocado sua bunda, vadia.
        Escreva alguma coisa que se aproveite.
        Seu mito já era vagabinha !
        Kkkkkk
        Kkkkkk
        Kkkkk

    • Carlos disse:

      “O Mito” já era. E agora, vocês vão começar a trabalhar para O Picolé de Chuchu? É muito engraçado ler estas coisas que voc~es escrevem tentando parecer pessoas inteligentes e imparciais. Vocês sabem muito bem que tudo isto é uma farsa, que a justiça é um instrumento a serviço da classe dominante, mas não podem dar o braço a torcer. Pensem apenas no seguinte: se fazem isso contra um cidadão reconhecido e respeitado no mundo inteiro, imaginem o que não farão contra um cidadão comum. E sem direito de defesa.

    • Sérgio disse:

      Alícia

      Pronto ! Apareceu o nome do Lula e já começam os pruridos anogenitais ?
      O “mito” brocou ? Só se brocou o seu CU, cadelinha vadia.
      Se candidato de MERDA já era !
      Vagabinha !
      Impala de Thompson !
      Kkkkkkk

    • Caetano te acha burro disse:

      Cabem também direito à ampla defesa e presunção de inocência, que membros do MP e do Justiciário perpetuamente negaram a certos réus, em benefício da condução de uma narrativa pré-determinada. Narrativa esta já há muito denunciada por inúmeras mentes brasileiras não-anuviadas pelo ódio ou por ambições políticas.

      Sentenças pré-prontas de processos encenados do começo ao fim. Mas para vocês, a condenação é a única resposta possível, porque frente a fanatismo e convicção, esquece-se que o ônus da prova recai sobre o acusador, não o acusado. Lula, pra vocês, era culpado antes mesmo da acusação.

      Com todas as voltas que a lógica nos guia, nessa farsa que chamam de Lava Jato (já merece a aquele errezinho de marca registrada, pois é isso que se tornou, um produto de vendas para os otários) uma pergunta insiste em permanecer sem resposta: Cadê as provas de que apartamento pertence ao Presidente? Não me venha com “laranjas”, prática muito comum, mas que só pode ser comprovada com nomes, com contas no exterior, com transferências ilegais de dinheiro.

      Tudo que fundamenta a “condenação irretocável” (frase dita por tal embargador, em infringência clara à Lei Orgânica da Magistratura) do juiz moro é isso: “Me disseram que o apartamento iria para o presidente em troca de favores em contratos com a OAS”, da parte do seu presidente delator.

  2. renato arthur disse:

    O texto diz tudo, condenar Lula será jogar o Brasil mo maior dos infernos e quem vai se responsabilizado será o judiciário, que se tornou um vírus mortal para democracia, tudo para manter a odiosa escravatura que impede a acensão da classe trabalhadora a uma condição de vida mais digna. Como diz o autor, admitir a condenação do Lula sem nenhuma prova, é ficar de joelho e curvar a espinha para o Tirano. Não podemos permitir tal ignomínia.

  3. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    A situação atual brasileira pode ser resumida da seguinte forma: 3 juízes podem decidir a eleição brasileira com um canetaço, baseados apenas numa “convicção” de outro juiz, que faz política judiciária. 3 cidadãos, acima de qualquer suspeita, vão decidir, sem prova alguma, se seus votos valem mais do que o voto de 206 milhões de brasileiros. Dependendo do resultado saberemos quem realmente é acima de qualquer suspeita. Com a diferença que a justiça brasileira (sic), hoje, não lava as mãos, como Pilatos. Esse foi sábio, pois deixou o povo decidir.

    • renato arthur disse:

      Creio que seja abaixo da maior suspeição ,quase uma certeza pelo que se tem visto e depreendido das declarações, onde nesses tribunais o que menos se pratica é a justiça , principalmente quando fica nítido que a toga quer substituir as urnas.

  4. Beto disse:

    Belo e contundente matéria.
    Pena que o jogo de Compadres mostra-se insano e topa tudo, inclusive a dilaceração das togas, em virtude do desvio do Direito para atender interesses só Deus sabe de quem.

  5. Luiz Ribeiro disse:

    E tem ainda CANALHAS prevendo que Lula não terá chances por conta dos donos do poder. Esses canalhas que denigrem e desmerecem Lula continuam a comer sua alfafa diária enquanto o Lulão vai se tornando o ápice da política e da democracia. Lula 2018, sem arrego.

  6. Benedito disse:

    Os Desembargadores do TRF4 ficarão marcados pela história por esse julgamento de 24/1/18. Ali vai ficar evidenciada a diferença entre um Juiz e um despachante.
    O Brasil que queremos, independente de quem é Lula ou anti-Lula, torce que sejam juízes.

  7. Messias Franca de Macedo disse:

    … Os golpistas &$ mega corruptos transnacionais continuam a nos querer fazer de patos!
    Entenda!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    A chantagem da Standard para impor a reforma previdenciária
    Por José Carlos de Assis

    12/01/2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/a-chantagem-da-standard-para-impor-a-reforma-previdenciaria-por-j-carlos-de-assis

  8. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Por que essa ânsia em condenar o Lula? O PT não estava morto?

    • Messias Franca de Macedo disse:

      Prezado e consciente Luiz Carlos P. Oliveira,
      o jurista Rubens Rodrigues Francisco responde limpidamente:
      “condenar o inocente presidente Lula significa tornar a Petrobras uma massa falida.”
      E os crimes do Ministério Público.
      E do juizeco farsante de piso &$ títere da CIA ‘mor(T)o’!

      Exclusivo – advogado pendura fim da Petrobras (mais Tacla Durán!) no pescoço do TRF-4
      Sensacional!
      Excelente programa Duplo Expresso – Wellington Calasans e Romulus Maya, direto da Suécia e da Suíça, respectivamente.
      https://www.youtube.com/watch?v=_uiazh5ObUA

  9. Messias Franca de Macedo disse:

    MINISTRO DO TCU DEFENDE LULA NA ELEIÇÃO E DIZ QUE NÃO HÁ PROVA INCONTESTE

    Vice-presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, defendeu o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de disputar a eleição presidencial deste ano; “Temo que ele seja impedido sem que haja prova inconteste, quem ganhar vai ter muita dificuldade de governar se isso acontecer”, afirmou em referência ao julgamento marcado para o próximo dia 24, em Porto Alegre, no âmbito do processo sobre o triplex do Guarujá; para ele, a inclusão de Lula no pleito eleitoral fará bem à democracia e para o cenário político nacional

    12 DE JANEIRO DE 2018

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/336620/Ministro-do-TCU-defende-Lula-na-elei%C3%A7%C3%A3o-e-diz-que-n%C3%A3o-h%C3%A1-prova-inconteste.htm

    • ernesto disse:

      Bessias, o advogado do goleiro Bruno também disse que não tem prova incontestável. E no caso dele é verdade, nem o cadáver acharam, você pode contestar até o assassinato em si. No caso do chefe do Petrolao e do Mensalão a coisa é muito mais tranquila.

      • Carlos disse:

        “Petrolão” e “Mensalão”…. Vomitando a merda que a mídia fascista lhe enfiou goela abaixo, como sempre.

      • Sérgio disse:

        Arnestinha Pederasta

        Basta ver o nome do Lula que começam os seus pruridos anogenitais !
        Você é só escrevendo merdas e tentando ser engraçadinha.
        Você também acha que a Bolsonara brocou? Você também é outra idiota. Ele deve ter brocado sua bunda, vadia.
        Escreva alguma coisa que se aproveite.
        Seu mito já era vagabinha !
        Kkkkkk
        Kkkkkk

      • Messias Franca de Macedo disse:

        …Ô (DES)ernesto, por que não te calas?
        Que papel ridículo, “seu moço”!
        Tira um pouco do ódio seletivo do teu coração!
        Cuidado com o figado!
        E com as voltas que a vida dá!

  10. Messias Franca de Macedo disse:

    POR QUE OS GOLPISTAS, NAZISTAS &$ MEGA CORRUPTOS QUEREM CONDENAR O PRESIDENTE LULA?

    O jurista Rubens Rodrigues Francisco responde limpidamente:
    “condenar o inocente presidente Lula significa tornar a Petrobras uma massa falida.”
    E os crimes do Ministério Público.
    E do juizeco farsante de piso &$ títere da CIA ‘mor(T)o’!
    “Moro é um especialista em sofismar. Sofismar é o contrário de filosofar! Sofisma é o exercício criminoso da mentira.” Por egrégio e impávido jurista Rubens Rodrigues Francisco

    Exclusivo – advogado pendura fim da Petrobras (mais Tacla Durán!) no pescoço do TRF-4
    Sensacional!
    Excelente programa Duplo Expresso – Wellington Calasans e Romulus Maya, direto da Suécia e da Suíça, respectivamente.
    https://www.youtube.com/watch?v=_uiazh5ObUA

    • Messias Franca de Macedo disse:

      É o que o matuto velho vem reiterando há séculos (sic):
      o rábula ‘psicoPATO’ ‘mor(T)o’ não passa de um abjeto “bolinador processual”!
      E a serviço do capital vadio internacional, diria o ínclito e intrépido senador Roberto Requião.

  11. Messias Franca de Macedo disse:

    Família do *presidente do TRF-4, que julgará Lula, já mata os “da Silva” desde Canudos!
    Um produto abjeto da aristocracia secular no Brasil! Adendo do matuto velho!

    *”Thompson Flores do ‘mor(T)o'”, segundo a alcunha tatuada na testa do nazigolpista pelo mesmo matuto velho

    Por egrégio e impávido jurista Romulus Maya

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=82609

  12. cunha e silva disse:

    ” irretocável ” , disse flores . ” E para dizer que não falamos de flores ” . Todos as ruas dia 24/01/2018, parada total , vamos fazer coo o presidente do tribunal É FERIADO NO BRASIL “.

  13. Zoé Brasileira disse:

    Lula 2018 ……Está chegando o momento crucial, muita força e muita determinação Presidente.

  14. Frederico69 disse:

    Vai um Assaí da Wal?

  15. Lula disse:

    Ai ai aiai tá chegando a hora o LULADRAO já vem pra CADEIA meu bem eu tenho que rir agora kkkkkkkk. Viva Viva Viva

  16. C.Poivre disse:

    A meu ver o golpe nada tem a ver com o Mineirinho ou com o Cunha, que foram apenas alguns dos instrumentos do verdadeiro planejador, financiador (via embaixada dos EUA) e protagonista principal do golpe de Estado de 2016, com os mesmos métodos usados em Honduras em 2009 e no Paraguai em 2012. Nem foram os principais e sim a mídia e o sistema judicial facilmente convencido$ pelas verdinhas e pela intimidação do Grande Satã.

  17. RUI disse:

    Para refletir: É preferível uma democracia com seus quase 500 ladrões do que uma ditadura militar sem contestações esquerdistas com deputados fantasmas e fantoches fazendo o jogo da direita a serviço dos barões do norte. Bolsonaro é um dos fantasmas remanescentes desta triste história da política brasileira. Acredito que se a ditadura não tivesse existido, os direitistas não teriam obtido sucesso com o impeachment de Dilma Rousseff e até o PSDB poderia ser classificado como um partido decente, não como esta sendo visto: um grande capacho do sistema imperialista mundial. Realmente a ditadura fez estragos por duradouros vinte e cinco anos e reflete até hoje o mal causado aos patrícios daquela época. Ditadura nunca mais. Democracia sempre!

  18. Messias Franca de Macedo disse:

    … Segundo os eminentes e destemidos Romulus Maya e Wellington Calasans, “o maior doleiro do Brasil, Dario Messer, em dois tempos pode colocar na cadeia o arrivista sórdido e juizeco de piso ‘mor(T)o'”!
    NOTA: o mega doleiro Dario Messer opera no mercado da corrupção financeira desde antes do escândalo Banestado sob a égide da Privataria Tucana do ‘FHC Brasif’!

    http://www.duploexpresso.com/
    Direto da Suíça e da Suécia,respectivamente!

  19. Beto disse:

    Chama o Tacla que o Sérgio corre…

    • Messias Franca de Macedo disse:

      … É isso aí:
      Advogado Rodrigo Tac(l)a Dura(n) no CUnha do ‘mor(T)o’!
      Perdão!
      Kkkkkkkkkkk

  20. Messias Franca de Macedo disse:

    O juizeco protofascista ‘mor(T)o’ cada vez mais ‘DESmoroLIZADO’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TRIPLEX QUE LAVA JATO ATRIBUIU A LULA É PENHORADO A CREDOR DA OAS

    A juíza Luciana Correa Torres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, determinou a penhora dos bens da OAS, numa ação movida por credores; o detalhe surpreendente é que um dos ativos penhorados é justamente o triplex que a Lava Jato atribuiu ao ex-presidente Lula e que motivou a condenação determinada pelo juiz Sergio Moro – o que será objeto de julgamento no dia 24, em Porto Alegre

    12 DE JANEIRO DE 2018 ÀS 20:07

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://quidnovi.com.br/exclusivo-triplex-decisao-de-juiza-federal-absolve-lula-e-contradiz-frontalmente-moro/

    • Messias Franca de Macedo disse:

      O juizeco protofascista ‘mor(T)o’ cada vez mais ‘DESmoroLIZADO’!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      Sim, e como fica a solitária do outro canalha, mentiroso, leviano, irresponsável… O Tal Léo Pinheiro da OAS da ‘famiglia’ ACMalvadeza?
      Com a palavra o Paredón do Conversa Afiada!

  21. Messias Franca de Macedo disse:

    … Ainda sobre fakenews da “justiça” da imunda casa grande nativa!
    E “pobrecida”!
    ***
    DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA FALA SOBRE CASO LULA A RÁDIO DO RIO GRANDE DO SUL!
    https://www.youtube.com/watch?v=CDtiV8QlYak

  22. Messias Franca de Macedo disse:

    … Falando ainda acerca de silêncio nada inocente e mentira descarada…
    O ultradireitista Maílson da Nóbrega já prenuncia:
    “a deterioração do atual quadro econômico poderá – em breve – nos levar de volta a um cenário de hiperinflação.”

    Junte a esta premonição, uma pitada de intensa recessão, e tem-se uma situação de estagflação!
    Ou seja, o pior dos mundos!

    … Sem falar no desemprego em massa!
    (…)

    Sim, ah que bom seria se o Inferno fosse aqui!

    Viva o ‘braZ$&l’ dos ‘coxinhas’ &$ patos amarelos!

  23. asdskj disse:

    O Brasil evita a todo custo discutir um projeto nacional, então o que resta é discutir os arredores, sem atacar o problema em si, pois se o fizesse corriam o risco de falhar num objetivo real. Preferimos nem tentar mais, apenas fingimos que Lula é o projeto do Brasil. Podia o ser em 2002, mas agora é apenas, para citar Kurt Cobain, “a denial, a denial, a denial”…

  24. Pablo disse:

    Quando o professor Luis Costa diz de LULA ser o centro de 2018, o significado vai além do imaginado, aqueles que atacam LULA os vejo assim “tem um Diamante nas mãos e no lugar de usar luvas para evitar rascunhos, estão com martelo e punção para o deformar “? E de uma ignorância quase infinita e desconhecida passaram décadas e não Se aprendeu que a cada 100 anos nasce um ser especial e é o caso do excelentíssimo Sr presidente Lula da Silva e não existe comparação!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *