Liminar pode salvar Eletrobras da ‘queima total’ do governo Temer

eletrobras2
A decisão do juiz da 6ª Vara Federal de Pernambuco, Cláudio Kitner, suspendendo a vigência do artigo da medida provisória que Michel Temer baixou e que revogava uma lei de 2002 que impedia a privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias pode, tomara, ser o fator decisivo para a paralisação da venda da elétrica brasileira.

É que a medida já enfrentava forte resistência na Câmara, sobretudo nas bancadas do Norte e Nordeste, onde a empresa mantém o que resta de seu sistema de distribuição, depois das privatizações das distribuidoras mais rentáveis, feitas no Governo Fernando Henrique Cardoso. Temer não havia obtido apoio suficiente para a aprovação da venda da empresa e a Medida Povisória foi a forma que havia encontrado para começar a modelagem da privatização.

Se a Justiça Federal preferir esperar o exame de mérito da ação para depois apreciar algum recurso do Governo – o que seria, em condições normais, o natural, uma vez que não há urgência para ação que, na melhor das hipóteses, só poderia acontecer no segundo semestre – isso tornaria inviável o leilão da empresa antes da eleição.

Mas é bom não descuidar, porque a sanha privatista da dupla Temer-Moreira Franco e a temporada do “topa tudo por dinheiro” pré-eleitoral vão fazer o que puderem para entregar logo a empresa.

 

contrib1

Comentários no Facebook

9 Respostas

  1. jose magno disse:

    Interessante o comentário de um internauta sobre o assunto. Felizmente, deve se tratar de algum analfabeto econômico que não sabe discernir o efeito multiplicador do ganho social sobre o fornecimento de energia mais barato para os consumidores mais carentes. Colocar isso com deficitário é hilariante e muito hipócrita. Louve-se que a coxinhada imbecil está se esfacelando a cada malfeito do Temer e seus aliados politicos.

  2. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    No RS, na década de 90, o governo do PMDB vendeu 30% da CEEE, jurando de pés juntos que o Estado ainda ficaria com o controle da estatal. Venderam a distribuição, ficando com a geração e a transmissão. Os defensores da privatização acreditaram. Depois descobriu-se que esses 30% vendidos levaram 70% do faturamento da CEEE. Sobraram 30% do faturamento para investir em geração e transmissão. Privatização é bom para quem?

  3. Carlos disse:

    Antes de mais nada, recomendo que procurem o documentário “Saving capitalism”, na Netflix. Talvez alguns ardorosos defensores da nossa direita entreguista aprendam alguma coisa.
    A China está para desbancar os EUA como maior potencia. Estatais chinesas estão comprando “coisas” que o governo “privatiza”. A estatal norueguesa comprou campos do pré sal. O brazil privatiza, estatais estrangeiras agradecem. A comunista China está a ponto de desbancar os EUA como maior economia do mundo. Em Cuba, entre outras coisas, não há analfabetismo, nem sem teto, a saúde é universal. O controle de determinados setores da economia é fundamental em termos de soberania e segurança. Uma economia diversificada como a nossa não funcionará sem que um governo a organize, o mesmo está acontecendo em outros países “capitalistas”. Entre capitalistas já há a constatação de que o capitalismo está em decadência devido à praga neoliberal insuflada pelos bestalhões reagan e tatcher. Enfim, a piada é esta: o brazil “privatiza” e estatais ou empresas com apoio de outros governos compram nosso futuro.

  4. marco guerra disse:

    Nem tudo ta perdido.

  5. JoApaS disse:

    Daqui pra frente, OFICIALMENTE, o Governo Temer e a PF passarão a MONITORAR e CENSURAR a INTERNET (acho até que extra oficialmente isso já vem ocorrendo a muito tempo), … mas é essa SURPRESINHA que tenho pra eles, no meu caso, nas conversas com meus amigos e parentes, como segue abaixo..

    Amigos,
    aquilo que ALERTEI ainda em 2016, está chegando a HORA de USAR o meu IDIOMA “KRYPTO ANUNNAKI” visto que a INTERNET, no BRASIL, será MONITORADA e CENSURADA OFICIALMENTE”.

    Tai abaixo um trecho, de CONVERSA no MEU IDIOMA, que desenvolvi no 1o. semestre de 2016, para SABOREAREM como vou me comunicar daqui pra frente no BRASIL.

    ][,><,,&,”,|,?,}{,|,,b,[],}{,(),*,”,*,><,|,,b! …
    ?,=,+,=,/,,b,|,=,/,}{,,b,][,",,#,><,,b,(),}{,,b,@,/,=,(),?,=,,b,*,}{,,b,@,",=,|,&,,b!

    E assim vai .. quero ver o "GENERAL ETCHEGOYEN e a CIA" entenderem isso acima, na minha língua !!

  6. geraldo disse:

    Este vagabundo tinha que vender o congresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *