Jornal argentino diz o que aqui não querem ver: Libra é o Brasil se afastando dos EUA

Graças à dica no comentário do “Companheiro Luís”, aqui no blog, posso trazer a matéria publicada hoje pelo jornal argentino Pagina 12, assinada por Dario Pignotti, que diz aquilo que a mídia brasileira está vendo também, mas não tem coragem, por seu subalternismo, de publicar.

Diz que, amanhã, o noticiário eletrônico do Wall Street Journal e do Financial Times terão um dia agitado com as notícias sobre o leilão de Libra.

“Mas, debaixo das notícias em tempo real que nos sufocarão nesta segunda-feira, à base de índices de ações e de corretores com seus pontos de vista de curto prazo , encontra-se uma história se passou nos últimos anos , cujo recordar ajuda entender o que está em jogo : um rearranjo de forças na geopolítica do petróleo”.

E qual é a história que Pignotti narra?

Conta que, em julho de 2008, Celso Amorim, nosso ministro das Relações Exteriores,  recebeu um telefonema da chefe do Departamento de Estado dos EUA,  Condoleezza Rice, pedindo que fosse recebida sem preocupações a notícia da reativação da Quarta Frota e sua passagem pelo Atlântico Sul.  Fazia poucos meses da descoberta, em 2007, de grandes reservas de petróleo nas bacias de Campos e Santos, localizadas nas costas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Nem o chanceler Amorim, nem seu chefe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acreditaram na retórica suave do George W. Bush. Muito pelo contrário , houve alarme no Palácio do Planalto. Lula , Amorim  e a então ministra Dilma Rousseff , que estava emergindo como um candidata presidencial, perceberam que a passagem da Marinha os EUA pela costa carioca seria uma demonstração de poderio militar sobre os mais de 50 bilhões de barris de óleo de boa qualidade guardados a mais de cinco mil metros de  profundidade, numa área geológica conhecida como pré- sal”.

Além de ir aos fóruns internacionais, diz o jornal argentino, era pouco o que o Brasil poderia fazer para, de imediato,  “enfrentar a supremacia militar dos Estados Unidos e sua decisão que a Quarta Frota , o braço armado das petroleiras de  Exxon e  Chevron , apontasse sua proa para o Sul.”

“Lula e sua conselheira para Energia, Dilma , foram confrontados com um dilema: ou adotar uma saída mexicana  – como o atual presidente Enrique Peña Nieto , que mostrou uma vontade de privatizar a Pemex , embora o termo usado seja “modernização” –  ou injetar dinheiro para fortalecer a mística nacionalista Petrobras, para tê-la como vetor de uma estratégia para salvaguardar a soberania energética. Finalmente, o governo do Partido dos Trabalhadores ( PT) escolheu o segundo caminho e implementado um conjunto de medidas abrangentes”.

Quais?

“Capitalizou Petrobras para reverter o esvaziamento econômico herdado de (…)Fernando Henrique Cardoso e conseguiu aprovar, no final de 2010 una lei de petróleo “estatizante e intervencionista”,segundo a interpretação dada por políticos  neoliberais e o  lobby britânico-estadounidense, opinião amplificada por las empresas de noticias locais”.

Além disso, prossegue o Pagina 12, reativou os planos de construção, com os franceses, de um submarino nuclear (“que avançou menos que o previsto”) e pleiteou nas organizações internacionais a extensão da plataforma offshore , a fim de que não se dispute a posse das bacias de petróleo, “além de promover a criação do Conselho de Defesa da Unasul , apoiado pela Argentina e Venezuela e sob a indiferença da Colômbia”. Firmou, também, contratos de financiamento com a China para a Petrobras.

Diz o jornal que, enquanto isso era feito, a National Security Agency americana “roubava  informações estratégicas do Ministério de Minas e Energia e diplomatas (dos EUA) em Brasília enviavam telegramas secretos a Washington classificando o chanceler Amorim como diplomata “antiamericano”.

Garante o Pagina 12 que  até três meses atrás,surgiram as primeiras notícias das manobras da NSA , a presidente queria evitar a ” radicalização ” da situação , “porque eu acreditava em uma reconciliação com os Estados Unidos, onde ele planejou viajar para uma visita oficial em 23 de outubro” . Mas a posição de Dilma “tornou-se irredutível em setembro ao saber que os espiões haviam violado as comunicações da Petrobras”.

Apenas transcrevo o final da reportagem:

“A decisão de suspender a visita a Washington, apesar de Barack Obama ter renovado pessoalmente seu convite, não não deve ser entendida como um simples gesto , porque suas consequências afetaram  decisões vitais.

O fato e não haver petroleiras norte-americana amanhã, no leilão do megacampo de Libra e sim de três poderosas companhias chinesas , dos quais dois são estatais, indica que a colisão diplomática teve um impacto prático.

Fontes próximas ao governo terem deixado conhecer a formação de um consórcio entre a Petrobras e alguma empresa chinesa, revela que a geopolítica petroleira de Brasília se inclina em direção a Pequim, que é também o seu maior parceiro comercial.

E se isso não fosse o suficiente para descrever a distância estratégica entre o Planalto e a Casa Branca, na semana passada indigesto ( para Washington ), ministro Celso Amorim, agora no comando da Defesa, iniciou conversações com a Rússia para discutir a compra de caças Sukhoi.

Foi apenas uma sondagem , mas se essa compra é formalizada será um revés considerável para a corporação militar – industrial dos EUA imaginado vender caças SuperHornet ao Brasil, durante a visita que Dilma não vai fazer.”

Que povo imaginativo, o argentino, não é?

Comentários no Facebook

61 Respostas

  1. Gerson disse:

    Acabei de ler no R7 que os marginais mascarados dos “Black Blocs” já estão se articulando no Facebook para quebrar o pau no Rio de Janeiro amanhã.

    Deveriam ter marcado esse leilão para a Brasília, e não para o Rio de Janeiro, que no momento está infestado pelos garotinhos marionetes da CIA.

    Pode ter certeza que os “CIA Block” amanhã vão fazer de tudo para tentar manchar de SANGUE esse glorioso dia que marcará o início no grande salto na Educação brasileira, com a entrada dos bilhões dos royalties do petróleo no Fundo Social.

    Que a população brasileira repudie as ações dos Black Bloc da CIA amanhã!

    • Abel disse:

      A população que trabalha não vai participar dessa baderna. Mas vamos ver quantos BB a PM vão prender amanhã…

    • Jessica disse:

      Eh muita crendice de esquerda e sectarismo de sua parte dizer isso. Sai do século XX, velhinho.

      • Mauricio disse:

        Vai passear no shopping, nenem. Na vida real o buraco e mais embaixo!

      • Mauricio disse:

        Que Deus nao permita! Quero ver tua opiniao quando essa brincadeira machucar um parente teu.

      • Hélio disse:

        Sai do século 20 e volta pro século 19, Jessica?

        Black Bloc é a combinação do ludismo ignorante do começo do século 19, com o anarquismo inconsequente e imbecil de Bakunin e Proudhon da segunda metade do século 19.

        Grande “avanço”…

        “Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades…” (Cazuza)

    • Daniel Silva disse:

      Grande dia… Marca o inicio da colonização chinesa em brasilis! A China será amanhã oq os EUA são hoje. Com uma única e gigante diferença… Os EUA são uma democracia a CHINA uma ditadura! Os chinas tem potêncial pra ser 10x maiores que os americanos, ai quero ver o discurso e o entusiasmo dessa galerinha tapada amante de ditaduras para justificar as futuras intervenções dos chinas pra suprir as suas necessidades energeticas.

      • Mauricio disse:

        Vai um pastel com caldo de cana ai!

      • Henrique Macedo disse:

        Na verdade, existe uma diferença IMENSA entre a China e os EUA, e não tem nada a ver com “democracia” (coisa que os EUA não são, pois são uma plutocracia bipartidária). A diferença é: enquanto os Estados Unidos são uma besta assassina que invade países, usa armas químicas no Vietnã, bombardeia civis no Iraque, e patrocina golpes de Estado em países democráticos, a China é um país que respeita a soberania das outras nações, nunca apela para guerras e bombardeiros, nem se mete na política interna dos outros países, patrocinando golpes de Estado.

        A China faz NEGÓCIOS, buscando soluções que sejam boas para todas as partes envolvidas, e respeita as regras do jogo. Em um mundo com economia globalizada, a presença do capital chinês no Brasil é mais do que normal, assim como o capital brasileiro também pode investir na China na hora em que quiser. Isso não tem nada a ver com “colonização”. Isso é PARCERIA. Colonização é o que os americanos fazem, com suas ameaças, chantagens e conspirações golpistas (como a de 2002 na Venezuela).

      • airton disse:

        Caro Daniel, seu comentário é automático, alimentado no seu cérebro por alguém que não é voce mesmo. Faça as contas de quantos assassinatos a China já cometeu pelo mundo a fora e faça a mesma conta com os EUA e me diga quem é mais democrático.

  2. valeriosax disse:

    sou muito mais um acordo de cooperação comercial e tecnológica com a china e com a rússia do que com os americanos!!

  3. ROBERTO TONET disse:

    SONHO COM UMA INVASÃO NORTE AMERICANA NO BRASIL, E EU, PARTICULARMENTE ARRANCANDO CABEÇAS DE SOLDADOS YANKES FDP! VIVA O PT, VIVA A DILMA E O LULA !

    • Abel disse:

      Tem maluco pra tudo…

    • anac disse:

      Sonho com o Brasil livre e altaneiro sem precisar arrancar cabeça de ninguém. Como não temos a bomba devemos no aliar a China e Russia que têm.
      Gente vcs se lembram que uma das promessas de Serra foi a Chevron de que iria privatizar a PETROBRAS entregando tudinho? Esses tucanos são traíras mesmo. E podem apostar que o PiG judas traíra que representa o interesse estadunidense no Brasil vai aprontar poucas e boas até 2014.

    • Valdeci Elias disse:

      Sinto muito Roberto, más não vai acontecer uma invasão. Os EUA vão incentivar a divisão do Brasil, na verdade voce vai ter que enfrentar coxinhas armados pelos americanos, e apoiados moralmentes pelo PIG.

  4. obama barak disse:

    Gerson Celso Amorim é pessoa seria e junto com as forças armadas e seus comandos, não vão aceitar baderna amanhã no Rio de Janeiro, disso tenho certeza.

    • obama barak disse:

      roberto tonet

      Quero ser seu parceiro, mais primeiro vamos pegar os brazucas que se entregaram ao patriotismo Americano.

  5. RicardãoCarioca disse:

    Se comprar caças americanos, depois iremos ver no PiG tudo o que se passava dentro deles em terras tupiniquins. Isso se a NSA não quiser apertar um botão para explodir os caças aqui.

    É uma pena termos uma elite entreguista. Mas é à base de muito nacionalismo que podemos sonhar termos uma nação com um patriotismo coeso, tal qual nossos amigos do BRIC, num futuro, espero, não muito distante.

    • Abel disse:

      Também acho que tem alguma limitação de tecnologia nesses armamento que eles vendem. Aliás, alguns equipamentos só são vendidos se forem operados por militares americanos.

      • anac disse:

        Hoje com a informatização generalizada eles sabotam até automóveis, quanto mais jatos. garanto que num conflito com os USA não saem do chão. Conflito que pelo pre-sal e sintomática ativação da 4a. Frota logo após a grande descoberta do pre-sal está mais perto do que longe de acontecer. Os USA vivem em eterno conflito militar no mundo.

  6. renato disse:

    Beatfull, congratulations.
    The book on the table.
    USA, vai depender mais do petroleo de
    Venezuela.

  7. Abel disse:

    O SINDIPETRO caiu muito no meu conceito. Comparar Dilma com Joaquim Silvério dos Reis, como fazem nos anúncios de rádio pagos por eles, é fazer o jogo do PIG e da oposição radical (PSOL/PSTU). A única coisa que realmente interessa para eles são os 15% de aumento – que não vão ter.

  8. carlos fleck disse:

    BRASILEIROS QUE SE ORGULHAM DE SEU PAÍS E QUEREM O BEM AO BRASIL!!!!!!!
    Difundam o que os argentinos já sabem e escreveram!!!

  9. Manoel disse:

    Tentei abrir o arquivo do artigo sobre o eixo (Brasília) e JK e não consegui. Algum problema???

  10. Scan disse:

    Pois é, mas o Gabrielli faz o akerta:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/gabrielli-modelo-adotado-em-libra-parece-o-de-fhc.html

    Talvez fosse mais prudente o governo suspender e dar mais tempo para o debate sobre Libra, pois tem gente que manja do riscado a favor e outros tantos, de idêntico gabarito, contra.
    E nós aqui no meio…mais perdidos do que cupim em metalúrgica.

  11. José Rocha disse:

    99,9% da população não tem acesso a essas informações. E a Secretaria de Comunicação do Governo continua pagando milhões de reais pra globo insistentemente tentar desestabilizar o país.

  12. yansen disse:

    Em que pese a disputa entre “los hermanos” e Brasileiros, seja pelo futebol, mercosul, e outras, tem-se que admirar o claro entendimento dos mesmos “hermanos”, no caso dessa disputa de petróleo, de reservas colossais brasileiras, “los Hermanos” estão anos luz a frente da mídia brasileira e alguns poucos brasileiros, se é que se pode chamá-los de brasileiros, pois apostam no afundamento de nossa maior indústria, ou empresa, estatizada como querem outros, e que está dando um banho de mercado, tanto no nacional, quanto internacional, de como se age contra adiversidades “criadas”, que dificultam a vida dos cidadãos BRASILEIROS, incluindoáí, mesmo que alguns não o queiram, políticos corretos e honestos, leia-se “PT” entrelinhas…..

  13. PH disse:

    Boa estratégia num possível negócio com a China. Pq se alguma empresa ocidental ” Pq sempre foi esse o jogo” ter parte nessas reservas, futuramente cairá nas mãos dos norte americanos e ingleses.

  14. delmar dos santos rios disse:

    eu tbm queria saber sobre “libra” e o leilão, gostei. a presidente DILMA fez o que os brasileiros gostariam q fosse feito, xooo americanos vagabundos espiões… parabens pela matéria…!!
    quanto aos’ BLACK BLOCS” mandem a pólicia fecharem as bocas de ruas e baichem o pau, e os JUÍSES parem d desmoralizar os policiais. eles soltam pq ñ a casa deles q são destruidas…

  15. Mário disse:

    A comunicação do governo é ruim porque temos uma mídia que trai e sabota o Brasil. Precisamos urgente de uma regulamentação dessa mídia corporativa e traidora.

  16. Daniel Silva disse:

    kkkkkkkkk!!! Como é divertido ler esse tipo de artigo! Os comentários são ainda melhores!

    1- Gerson 20 de outubro de 2013 às 17:40

    Acabei de ler no R7 que os marginais mascarados dos “Black Blocs” já estão se articulando no Facebook para quebrar o pau no Rio de Janeiro amanhã.

    Deveriam ter marcado esse leilão para a Brasília, e não para o Rio de Janeiro, que no momento está infestado pelos garotinhos marionetes da CIA.

    Pode ter certeza que os “CIA Block” amanhã vão fazer de tudo para tentar manchar de SANGUE esse glorioso dia que marcará o início no grande salto na Educação brasileira, com a entrada dos bilhões dos royalties do petróleo no Fundo Social.

    Que a população brasileira repudie as ações dos Black Bloc da CIA amanhã!

    2- ROBERTO TONET 20 de outubro de 2013 às 18:38

    SONHO COM UMA INVASÃO NORTE AMERICANA NO BRASIL, E EU, PARTICULARMENTE ARRANCANDO CABEÇAS DE SOLDADOS YANKES FDP! VIVA O PT, VIVA A DILMA E O LULA !

    Pqp só em países subdesenvolvidos esse tipo de “pensamento moderno” ainda é pregado kkkkkkkkk! É INACREDITÁVEL!

  17. brito disse:

    para um bom entendedor: http://www.rothschild.com/

  18. alexandre disse:

    Faltou dizer que o Lula foi correndo na China oferecer petróleo para eles, como alternativa a seu fornecedor principal, que é a Rússia. Com a perspectiva do oriente médio todo na mão armada dos americanos, o Brasil precisa de apoio dos chineses… e eles tem uma sede enorme por petróleo, e uma dependência desagradavel dos Russos.
    Sinceramente, teria sido melhor dar o petróleo A QUEM PAGASSE MAIS…

  19. Marcos Paulo disse:

    Isso sim é jornalismo! Faz tanto tempo que os jornais brasileiros deixaram de fazer jornalismo para virar panfletos da oposição que tinha esquecido como é lindo o jornalismo imparcial comprometido com a verdade, com dois pontos de vistas diferentes ou com um posição clara e transparente.

  20. Luciano disse:

    Fontes por favor!

  21. Luciano disse:

    Se afasta dos EUA e se torna dependente da China! Mudou muito! No lugar de leiloar, se é para explorar esta caixa de Pandora então deveríamos fazer nós mesmos.

  22. Yacov disse:

    A comunicação do GOVERNO é uma grande CHAGA !!!!

    ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU ‘MERCADO’ & SEUS LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  23. VIÇOSO disse:

    Não é atoa que a Argentina elege até Papa.

  24. Márcio Vieira disse:

    Só se fosse por bilhetinhos, como Jânio Quadros. O PIG não publica nada que seja para o bem do Brasil. Infelizmente, só temos os blogs, Caros Amigos, Cartacapital e hoje, a Revista Isto é, com pouca coisa e substância. Os Argentinos, com o Clarin, órgão do PIG de lá também estão supondo o que acontece no Brasil, tentando voltar como o Menen e provavelmente com a Editora Abril, em boa hora expulsa de lá pelo Peron, nos idos de 1950/60

  25. Snowmeow disse:

    A Argentina sabe o que é perder sua capacidade petrolífera para os estrangeiros (Sua YPF ficou nas mãos da espanhola Repsol), portanto acompanha os lances do Brasil com maior imparcialidade.

  26. Randi disse:

    “Capitalizou Petrobras para reverter o esvaziamento econômico herdado de (…)Fernando Henrique Cardoso e conseguiu aprovar, no final de 2010 una lei de petróleo “estatizante e intervencionista”

    Tá de brincadeira, né??? Jogaram a Petrobras no lixo ao transforma-lá no maior cabide de emprego do mundo e na empresa mais endividada do mundo. Seria melhor ter privatizado, pelo menos o pais teria alguma compensação financeira.

  27. Estou achando que esse Fail do CASO LIBRA, essa instrumentalização politica feita com uma montanha de alarmismos e mentiras, até e principalmente da imprensa que também perdeu a mascara DE NOVO, e agora a verdade vir a tona assim, destruindo a ilusão dos partidários e até das pessoas simples que acreditaram nas palavras da imprensa e do PSDB e agora vendo a verdade DOS FATOS, se sentem usadas como gado eleitoral, e sem esquecer do caso de vir a Tona que o FHC queria vender esse mesmo campo por 250 mil reais quando a Dilma consegue 900 Bilhões…

    Bem… Bem… Bem…

    Se o PT souber instrumentalizar a seu favor todo o “Hall de Fakes” que a direita patrocinou no caso Leilão LIBRA, a eleição em 2014 teria terminado hoje, hoje mesmo, um dia depois do Leilão, VITÓRIA DO PT!!

    Porque Hoje?? Pois foi Hoje que todos viram e souberam a verdade dos fatos sobre esse Leilão, e viram os NÚMEROS REAIS e PERCEBERAM que tudo no que acreditavam até ante ontem era FALSO, TENDENCIOSO E MENTIROSO…

    Eu sabia que mais cedo ou mais tarde essa politica da pregação de ódio gratuita cometeria um erro fatal, e parece que foi justamente o CASO LIBRA.. esse pode ser o fim da estrada pra oposição em 2014!! E pelo visto o Lula também sabia, sempre ficou em silencio em praticamente todas as campanhas difamatórias, e no caso LIBRA fez a Dilma ficar calada demais antes do Leilão… “O Cara” é escaldado na politica, e sabe que a elite do país joga sujo, acusa sem provas e difama fácil sempre que pode… obvio que cairia por si mesmo cedo ou tarde… pelo visto se deu bem DE NOVO!!

    Não é à toa que “O Cara” tem tanto consenso na população, ele é relamente inteligente politicamente, ele dessa vez realmente “SABIA” como o pasquim sempre o acusou… ele sabia mesmo!!

    Agora é esperar a instrumentalização politica de tudo isso por parte dos VERDES pra ver o dano que podem fazer à campanha do PT e do PSDB no ano que vem… o PT venceu o PSDB hoje, mas não está sozinho no mundo… Por mim PESSOALMENTE é sempre mais do mesmo, pois eu não voto em ninguém, eu voto sempre em Branco que tem o mesmo valor constitucional do nulo, então… não me importa o partido que esteja no poder, basta que não seja entreguista pra dar grátis algo de muito valioso!

    Valeu!!

  28. Tais Neres disse:

    O brasileiro vai ter quer aprender como se fala “yankes go home” em chinês.

    Gildo Araújo.

  29. Seria cômico se não fosse absurdo.

  30. Tais Neres disse:

    O brasileiro vai ter quer aprender como se fala “yankes go home” em chinês.

    Gildo Araújo.

  31. Tais Neres disse:

    O brasileiro vai ter quer aprender como se fala “yankes go home” em chinês.

    Gildo Araújo.

  32. Liza Moretti disse:

    Dilma é uma fofa!! <3 Desculpa aí... To cheio de amor pela minha presidenta!! E Juan tem cara de de gente boa!!! Estas mocinhas da foto também deviam reconhecer o quão estúpidas foram, e pedir desculpas publicamente.

  33. só uma pergunta…este Blog é independente?? Fala-se tanto em imprensa golpista, diz-se que os meios de comunicações deveriam ser imparciais, mas o que vejo é que não há uma imprensa imparcial. É isso mesmo ou é só impressão quem cada um puxa sua sardinha pra sua brasa??

  34. Outra diferença é que a Petrobrás é a operadora do campo, ou seja, compras e mais compras de plataformas e produtos e serviços nacionais. Muitos outros bilhões de Reais e milhares de empregos ficam por aqui.

  35. Leilão?? onde!! preço mínimo!! nadinha de ágio!! fracasso total!! PRIVATARIA PETRALHA e BURRA!

  36. Tais Neres disse:

    O governo Lula barra Dilma é muito mais neoliberal do que Margaret Tchatcher.

    Lamentável!

    Gildo Araújo.

  37. só uma pergunta…este Blog é independente?? Fala-se tanto em imprensa golpista, diz-se que os meios de comunicações deveriam ser imparciais, mas o que vejo é que não há uma imprensa imparcial. É isso mesmo ou é só impressão quem cada um puxa sua sardinha pra sua brasa??

  38. Rodrigo Mércio disse:

    Sinto muito. Comigo o papo é reto : O leilão foi realizado, Ponto. Nova linha: Como o Leilão era aberto que manobra é essa que garantiria o afastamento do Brasil dos Americanos? Se a Exxon e Chevron quissessem participar seriam impedidas de dar lances? Este artigo é apenas uma tentativa de justificar o injustificável:a entrega das riquezas minerais do Brasil a grupos estrangeiros. Se o leilão fosse importante para os americanos eles teriam entrado nele(afinal estavam “espionando”), nem que fosse para inflacionar e obrigar o consórcio com os chineses e os Ingleses(Shell) a gastarem mais e assim elevar os custos afim de inviabilizar ou dificultar a extração. Só que não .O preço atingido foi o mínimo. Isto é conversa para dormir de Pequeno Burguês, que nas questões de interesses do Povo defende o Capital. E a Shell que participa do consórcio vencedor(Inglesa e Holandesa) é anti – americana, anti imperialista? A Francesa Total idem? As duas juntas ficarm com 40% os chineses com 20%. Ah tá . Forçaram esta hem? Libras deveria ser do Povo Brasileiro. Falta agora achar um artigo em um Jornal Paraguaio para defender o PT.

  39. DÉCIO ABRAMO disse:

    COMO SEMPRE O MAIOR ROUBA O PIRULITO DO MAIS FRACO……. NÃO HÁ NOVIDADE NISSO!

    A NÃO SER QUE O BRASIL, OU SEUS DIRIGENTES, SAIBAM TIRAR VANTAGEM DISSO TAMBÉM!

  40. Gi disse:

    Não entendo nada de geopolítica. Mas tenho uma técnica para saber de que lado ficar. No caso desse leilão, vejo a direitona dizer que é um absurdo essa tal de partilha. Do outro lado vejo uma esquerda sem apoio dizer que há uma privatização do campo de Libra. Mas como? Se a Petrobrás vai ficar com 40% do consórcio e mais 30% da operação?
    Então concluo que o Brasil fez o certo. Vai começar a explorar o pré-sal antes que caiam em cima dele e ainda por cima numa posição bem favorável.

  41. MARIO DE SOUZA disse:

    Se o acima mencionado é verdade, porque os PETRALHAS não veem a público explicar o porque de sua política internacional.
    O que vejo é uma guinada para o comunismo e todas as suas desgraças, tem gente que acha a CHINA o sonho, porém se esquecem que os Estados Unidos tem uma democracia sólida e respeita seus adversários, esse nosso ministro da Defesa, é um sem qualificação.

    • Marcos Ferreira disse:

      Sr. Mário, os Estados Unidos amarelaram perante o poderio militar russo, se a frota americana invadisse o mediterrâneo para atacar a Siria os misseis MOSKIT russos farias cinzas dos navios YANKEES.

  42. airton disse:

    Matar vários coelhos com uma só cajadada é o que o governo fez e, alguns, até bem intecionados, não perceberam. O petrólleo está lá. Já descoberto. Mas a Petrobras tem muita tecnologia e pouca grana para todo esse empreendimento. A China não só entra com uma boa parte da grana como freia a cobiça americana de uma possivel invasão.
    Como mostra esta reportagem, toda a área em torno do pré-sal já está cercada pelos ianques. Com a participação do gigante asiático os EUA ficarão menos tentados a uma aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *